Sete anos (sem crise?)! A nossa República Impopular faz mais um aniversário e preparamos uma semana de novidades para vocês. Vamos apresentar quatro colunas novas nessa semana, e vocês vão escolher qual a que deve ser mantida. A votação começa hoje e termina às 23:59 da sexta-feira. A coluna com MAIS votos fará parte do nosso repertório a partir de então. Hoje Sally e Somir apresentam suas preferidas, e durante a semana vocês vão poder ver cada um em ação para decidir melhor.

Tema de hoje: qual coluna deve ser adicionada ao desfavor?

SOMIR

Antes de tudo, feliz aniversário para nós. Sete anos sendo do contra como nós somos não é para qualquer um. Esse grau de dedicação com certeza já teria rendido muito dinheiro se fôssemos vendidos. Mas, como não somos, vamos comemorar entre nós! Como os sete anos são considerados como o ano da crise numa relação, vamos dar uma apimentada nas coisas. Trazemos quatro colunas novas e daremos uma semana para vocês escolherem qual delas vocês querem que fique. Eu vou defender duas, Sally vai defender duas, mas vamos escrevê-las todas até sexta-feira. Você pode escolher agora, pode escolher depois, pode mudar de ideia… vote na que mais gostar, pelo conceito ou pelo exemplo.

As duas que eu escolhi para defender são:

Não Fode!

Sexo vende! Mas nós aqui não somos vendidos (ou pelo menos não pagaram o suficiente…), uma coluna só sobre sexo no desfavor seria bem diferente do que se vê por aí. A ideia da “Não Fode!” é abordar tudo o que tem a ver com a sexualidade humana (e talvez interespécies em momentos mais trash), mas sem aquela babaquice de revista de ficar dando dicas que todo mundo já sabe ou ensinando posições sexuais desconfortáveis.

É o sexo pela lente desfavor. Mas sem a pressão de se conformar a um estilo ou outro de coluna: falamos de sexo em Desfavor Explica, em Flertando com o Desastre, em Ele Disse, Ela Disse… mas fica sempre condicionado ao jeitão daquela coluna. A Não Fode! vai ser polêmica quando quiser, vai ser explicativa quando for o momento, mas sempre focada no assunto sexo.

O que permite dois pontos de vista: o nerd e o feminino. Eu vou abordar uma série de assuntos que você provavelmente nunca imaginou que seriam abordados numa coluna sobre sexo, Sally vai trazer seu ponto de vista sincero (vulgo: falando o que muitas não tem coragem) sem necessariamente seguir o estilo “Sally Surtada” de ser. Além de tudo, vamos poder discutir notícias, falar sobre mitos, sobre o mercado dos produtos eróticos, falar mal das outras colunas sobre sexo que existem por aí… vai ser uma experiência antropológica! Todos temos a ganhar com essas informações.

Quer dizer, eu pretendo fazer vocês perderem algumas coisas quando escrever, principalmente a esperança na humanidade. Depois de vários anos de fascínio com as coisas mais malucas que o ser humano faz nessa área, posso apresentar a vocês os fetiches mais inimagináveis. Vai ser baixaria, mas baixaria bacana, baixaria informativa com análises que vão além de apontar o dedo para quem “é estranho”, não é só crítica, é uma tentativa de entender o ser humano nesse momento tão íntimo.

E eu prometo que se for exemplificar, faço com links, para ninguém ser pego de surpresa no trabalho. Vamos aprender muito com a Não Fode!, aprender o que queríamos saber, e muitas vezes o que adoraríamos não saber que existia… difícil não escolher essa, não?

A outra é:

Des Atualizados

Essa é a coluna que no fundo eu mais queria que ganhasse, mas tenho menos esperança que consiga. A premissa do “Des Atualizados” é a seguinte: voltar no tempo e comentar algum assunto como se fosse hoje. Fazer uma coluna “normal”, mas perdida no fluxo temporal.

A visão desfavor em temas que o desfavor nunca teve a chance de tratar. Vocês já tiveram um gostinho disso nas nossas semanas históricas, mas dessa vez tem uma diferença fundamental: não é uma narrativa, é como se fosse um Flertando com o Desastre ou um Desfavor da Semana, analisando só os fatos e a repercussão social de algum momento histórico, mas como se estivesse acontecendo naquele dia.

Podemos fazer isso com uma notícia que saiu um ano antes do desfavor, ou podemos fazer isso com um fato histórico há dois mil anos atrás. Ninguém está seguro: de Gezuiz ao Hitler, de Nero ao Lula… todos podem ser alvo dessa coluna. Além do fator de curiosidade, ainda calha de todos se beneficiarem das pesquisas feitas. Tem muito fato histórico que não conhecemos direito, muitos dos quais inclusive temos visões bem distorcidas por livros de história capengas.

E além disso, podemos fazer vários paralelos entre o passado e o presente, bem dizem que quem não conhece história está fadado a cometer os mesmos erros. Talvez o mundo de outrora não fosse tão diferente do atual, talvez o tipo de visão do mundo mais comum aqui no desfavor fosse consideravelmente diferente em outros tempos. Des Atualizados parece apenas uma brincadeira com o passado, mas na verdade pode abrir nossos olhos para muita coisa. Tem profundidade nessa coluna.

E sem precisar ser chata, pelo menos não mais chata que os meus textos habituais… será que o Somir ou a Sally do passado não teriam previsto algumas das merdas com as quais convivemos hoje em dia? Será que teriam errado grosseiramente na sua futurologia. E vocês, como reagiriam diante de vários eventos históricos? Quais seriam suas opiniões? A história humana é cheia de momentos terríveis que acabaram “enfeitados” no imaginário popular.

Temos milhares de anos de história para tratar. Temas jamais vão faltar, e provavelmente não vão faltar oportunidades de relacionar os temas atuais com os antigos, é uma coluna que pode ser extremamente atual mesmo falando de séculos atrás.

Essa tem um potencial enorme, cabe a nós descobri-lo. Bom voto também.

Para dizer que se eu estou defendendo vai ser chato, para falar que foi ganho quando escrevi “coluna sobre sexo”, ou mesmo para dizer que depois de sete anos isso é muito pouco: somir@desfavor.com

SALLY

Pode parabenizar, hoje Desfavor completa SETE anos de atividades. Sete anos de postagens, brigas, estresses, imprevistos e ameaças de processo. Mas também sete anos conhecendo pessoas bacanas, aprendendo coisas novas, novos pontos de vista e rindo muito. Até quem não gosta da gente tem que nos parabenizar, sete anos com quatro páginas por dia? Ainda não vi ninguém fazer.

E para celebrar mais este aniversário, resolvemos dar um presente aos leitores. Uma coluna nova. Faz tempo que a grade de colunas não tem uma renovação, graças ao Somir, que acha que já temos trabalho demais. Depois de quase virar uma madrugada discutindo sobre a necessidade de uma nova coluna, consegui convencer o Somir a abrir essa exceção para o aniversário do Desfavor. No entanto, ele foi categórico: apenas uma nova coluna. UMA.

O problema é que para pensar em merda, somos profícuos. Tivemos ideia para umas 20 colunas novas, o que foi um problema. Com muita dor no coração, reduzimos o numero para duas cada um, não apenas por nossas preferências, mas por aquilo que entendemos que casa melhor com o Desfavor. E aí empacamos. Estamos em uma dúvida mortal entre essas quatro e não conseguimos decidir, mais por medo de acabar cortando a que vocês mais gostariam. Optamos então por delegar esta decisão a vocês.

Então, vamos apresentar a vocês o projeto de quatro colunas novas, duas minhas, duas do Somir, e deixaremos que vocês decidam, por voto popular, qual vocês querem que fique em definitivo.

Esta semana escreveremos uma amostra de cada uma, uma por dia. Mas se você já gostar de alguma delas só pela descrição de hoje, pode começar a votar! Mas atenção, não é para escolher uma minha + uma do Somir. É para escolher APENAS UMA entre as quatro.

Não custa informar que qualquer coluna que vença poderá ser escrita tanto por mim como pelo Somir, independente de quem tenha partido a sugestão. A votação termina sexta-feira, às 23:59. O resultado será divulgado oficialmente na terça-feira da próxima semana, para que o Somir tenha ao menos um dia para fazer as alterações estruturais necessárias no Desfavor para receber a nova coluna.

Vocês podem votar quantas vezes quiserem, nós apreciamos quem dedica tempo ao Desfavor. Além disso, nada impede que depois de ver a coluna pronta, a pessoa mude de ideia e queira que ela fique. Como a última coluna nova só vai ao ar na sexta-feira, todos terão tempo de se arrepender e votar nela. Além disso terão dois dias de final de semana que normalmente oferecem mais disponibilidade de tempo para votar à vontade depois de ter visto todas as candidatas.

Também é permitido debate aberto sobre as colunas novas, sugestões de temas e exposição de suas preferências nos comentários durante toda a semana. Debater é saudável, muitas vezes alguém te mostra um ponto de vista bacana que você ainda não tinha percebido ou a real dimensão do potencial daquela coluna. E, de boa? As colunas do Somir são ótimas. Hoje nem tem o que antagonizar. É defender minhas filhas e ponto. E por falar em coluna, hora de falar das colunas em si.

Minha primeira coluna nova se chama “Não é o fim?”. Consiste em reescrever finais de histórias famosas: filmes, seriados, livros, contos infantis, não importa. Qualquer história cujo final tenha nos incomodado ou que achemos que seria mais interessante de outro jeito, pode ser reescrito. O formato é livre. Nem mesmo precisa ser um final ruim, como o de Lost ou Dexter, pode ser apenas um final que, nos dias de hoje, está desatualizado ou irreal.

O bacana dessa coluna, além de tirar a frustração de um final que não agradou permite um exercício criativo e convida a todos a pensarem em novos finais e novos desdobramentos. Se você parar para pensar, tem muita história bacana com final cagado que merece ser reescrito. Seria como um Des Contos, mas com uma história prévia conhecida.

Também seria possível criar finais para aquilo que ficou inacabado. Tem muita história inacabada aí, desde seriados que foram extintos abruptamente até mesmo desenhos como Caverna do Dragão. Ou então, se não dar final, dar continuação a uma história, acabando com o mito de que foram felizes para sempre. Enfim, as possibilidades são infinitas.

A segunda coluna se chama “Des Avisados”. Consiste em trollar celebridades, empresas ou quem mais tivermos oportunidade através de algum contato, provavelmente por e-mail. Mais ou menos o que aconteceu, involuntariamente, com Dr. Leôncio nos tempos do texto sobre a doadora de leite que processou o Danilo Gentili. Vale tudo, desde SAC de empresa, empresário de subcelebridade, político e até o próprio Pilha. Em uma aproximação fraudulenta, tentaremos conseguir reações interessantes, passíveis de uma reflexão mais profunda.

O contato será registrado, bem como a resposta e a nossa réplica. A dinâmica vai funcionar da seguinte forma: a coluna já começa com o nosso contato e com a resposta. Uma análise debochada e detalhada do evento será feita. Nos comentários, vocês sugerem o que nós devemos dizer no momento da réplica, de responder à resposta que nos foi dada. Esta resposta que decidiremos depois de um brainstorm nos comentários será encaminhada, e se gerar uma reação divertida, podemos ter uma segunda edição da coluna, dando continuidade ao debate. Caso contrário, a coluna volta algum tempo depois, com um novo contato.

O plus é: vocês podem sugerir a vítima. Não precisa necessariamente ser alguém famoso, basta que renda uma boa história que tenha uma reação engraçada. Podemos chegar ao ponto de trollarmos uns aos outros, inclusive.

Uma coluna estática, unilateral e outra dinâmica e imprevisível. Uma coluna clássica e atemporal e outra que se desenrola em temporeal. Difícil competir com uma coluna de sexo (Somir apelou), mas acho que as minhas propostas atendem a todos os públicos. Tem um pouco de tudo que eu sei fazer: roteiro, escrita, mentira e deboche. E também tem a minha marca registrada: gostar de interagir com vocês.

Reflitam e votem. Sem pressão, eu acho as colunas do Somir sensacionais e não vou ficar nem um pouco chateada se votarem nele.

Para reclamar que deixamos a pior parte para vocês, para nos parabenizar por sete anos sem nenhum processo ou ainda para dificultar ainda mais a situação sugerindo novas colunas: sally@desfvor.com


VOTAÇÃO

A votação vale até dia 27/11/2015, às 23:59

Qual a coluna nova que você quer no desfavor?

  • Não Fode! (27%, 4.207 Votes)
  • Des Atualizados (27%, 4.203 Votes)
  • Des Avisados (23%, 3.719 Votes)
  • Não é o Fim? (23%, 3.701 Votes)

Participação Impopular: 15.830

Carregando ... Carregando ...

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

O que você achou?

Loading spinner

Etiquetas: , ,

Comments (36)

  • Parabéns, Desfavor!!! (aplaudindo de pé) Que orgulho é fazer parte dessa história! E que venham mais sete, quatorze, vinte e um…

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Por que vcs não acrescentam novas colunas todo ano? Não precisa retirar as que já tem, basta variar. Tipo Siago Tomir, que não é fixo, é aleatório e fica muito legal. Eu gostei das 4, comofas???

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Primeiramente, parabéns por sete anos de excelentes textos! Conheci o desfavor há pouco mais de um ano, e definitivamente vocês me impressionam todo dia com um texto melhor que o outro!

    Segundamente, votei na coluna Des Atualizados. Todas são excelentes ideias, foi realmente difícil escolher uma apenas. Vou apostar na proposta de jogar uma ótica atual sobre acontecimentos do passado, vai ser muito interessante fazer essa análise

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Não tem nas opções, mas nada no mundo desfavoriano é melhor que um bom e velho SALLY SURTADA! ou mesmo os comentários sobre a fantástica erudição da musica popular brasileira na atualidade (leia-se: quadradinho de oito, bigode grosso e adjacências).

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Parabéns!!!
    Obrigada por cada texto, cada aprendizado, cada gargalhada entre tantos ganhos que obtive aqui.
    Dúvida mortal entre: “Des Atualizados” e “Não é o fim?”…

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Quando o seriado tem final ruim, já metem o pau no Des Cult, que nem marretaram Lost, Dexter, etc. Não acho que precisem criar uma outra coluna tão semelhante. Tirando essa opção que eu achei dispensável, as outras 3 e tem potencial pra renderem ótimos momentos.

      O que você achou?

      Loading spinner

      • Veja bem, uma coisa é crítica, outra é prestação de conteúdo. Uma coisa é criticar, falar mal de algo que não gostamos e outra bem diferente é reescrever um final novo. Faltou cognição no seu argumento.

        O que você achou?

        Loading spinner

  • Sempre achei o máximo a coluna SAC-aneie do extinto Cocadaboa e, portanto, voto na alternativa Des Avisados por recuperar o mesmo espírito de trollagem de grandes corporações.

    Vida longa ao Desfavor e seus mantenedores! Vocês são um dos motivos pelos quais ainda não mandei essa internet de merda à puta que a pariu!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Parabéns pelo esforço e dedicação ao desfavor! Estou curiosa sobre as próximas colunas.
    *bom saber que não sou a única que assiste “Deu a louca na história”. agora aquela música da morte não sai da minha cabeça.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Primeiramente parabéns, vocês fazem há anos um trabalho de qualidade invejável que consegue surpreender a cada dia numa internet cheia de mesmices.

    Sobre as colunas, puta que pariu, tá tudo tão lindo… Acho a ideia do Não Fode! interessante, mas gosto de como o assunto é abordado nas outras colunas de vez em quando, sem chamar atenção de muitos BMs.

    Por enquanto fico com Des Avisados , adoro essa ideia da trollagem, me dá uma nostalgia do não vivido. Não acompanho o Desfavor desde o começo (acho que faz uns dois ou três anos) mas imagino que a época das comunidades no Orkut, a era pré-desfavor, tenha sido incrível… Acho que é uma coluna que vai dar a oportunidade de trazer um pedacinho disso de volta.

    Vamos ver como os textos vão rolar pra ter certeza, até porque a proposta do Des Atualizados é bacana pra caramba e eu acho que tem um potencial gigantesco… Imaginem Sally e Somir cobrindo a inquisição, a revolução francesa, a queda do Quilombo dos Palmares e a Revolta da Vacina!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Parabéns, Sally. Parabéns, Somir. Nem parece que faz sete anos! Sei que manter o Desfavor em pé durante todo esse tempo – e sem unca se trair ou se vender – realmente não é fácil. Agradeço por todos os textos, reflexões, esclarecimentos e risadas. Agradeço também pela convivência. Ah! E parabéns também aos Impopulares, que em muito contribuem para fazer do Desfavor e da RID o que são.

    Quanto às propostas apresentadas, vendo por enquanto apenas a descrição, fico com a “Des Atualizados”. Adoro ler sobre história – especialmente a não oficial – e, como o próprio Somir disse, “essa tem um potencial enorme, cabe a nós descobri-lo”. Imaginem só as possibilidades….

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Obrigada. Parabéns a todos nós (vocês, por aturarem a gente)

      Chocada que a coluna de sexo não está liderando as votações…

      O que você achou?

      Loading spinner

      • Chocada que a coluna de sexo não está liderando as votações…(2)

        Parabéns aos dois e ao Desfavor! 7 anos é miita coisa, eu bem sei disso! =)

        O que você achou?

        Loading spinner

  • Gostei muito da proposta da “Des atualizados”, mas acho que “não fode” pode ser mais útil ainda por cima escrito por vocês.

    Super parabéns ! Cada centavo aqui é super bem investido.
    Minha assinatura anual é garantida.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Gostei da não fode sexo sempre gera muitos assuntos e temas interessantes afinal a sexualidade humana é uma caixinha de surpresas, além disso seria uma boa oportunidade pra abordar fetiches mais complexos que muita gente nem sabe que existe, eu adoraria um texto falando sobre bissexualidade entre outras nuances da sexualidade humana, que todo mundo finge que é preto no branco por medo de revelar seus fetiches mais “estranhos”.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Não sei se a “não fode!” é uma boa ideia não… vide aquele “ele disse, ela disse” sobre fantasias. Vai que dá problema de novo? Acho que às vezes vocês esperam que o público seja mais maduro do que realmente é.
    A Des Atualizados parece ser interessante. Mas não vou votar em ninguém agora, quero ver como se sairão durante a semana.

    Feliz Aniversário!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Antes de tudo parabens! Vou esperar as colunas para votar. Fiquei na duvida…
    adorei a ideia de todas na verdade….

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Pois é, acho que é este (e não o passado) o primeiro aniversário da RID em que “estou aqui ao vivo”, já é a principal vitória (risos).

      Já votei na “Des Atualizados”, mas se “Não é o Fim ?” for mesmo a que ficar, melhor ainda ! xD

      O que você achou?

      Loading spinner

  • Não vou votar ainda. Quero conhecer primeiro.

    Mas, se eu fosse votar a partir das informações que deram hoje, votaria na coluna “Des Avisados”. Porque tem tudo a ver comigo. A minha alma é troll, embora eu já tenha feito promessa para todos os santos para tentar me livrar dessa desgraça de praga que é o deboche. Eu não acho que gente troll seja normal, não.

    Também tenho um certo receio do que vocês podem fazer com esta coluna. Isso de “trollarmos uns aos outros” num lugar em que as pessoas levam muito a sério (Será? Será?) o anonimato é brincar com o fogo do imprevisível, porque eu já vivi o suficiente para saber que não temos controle sobre a falta de bom humor dos trollados. Não sabemos nada, nada, nada sobre o que o ser humano é capaz de fazer quando sua máscara é arrancada.

    E, olha o perigo: “Trollar uns aos outros”? Será que quem votar nesta coluna se considera espertão o bastante para achar que não corre o risco de sair ferido quando a trollagem se voltar contra eles?

    Enfim, não vou votar enquanto não tiver uma amostra das colunas.

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Vc entendeu certo, vota aí! Não precisa de test drive, vai ser ótimo o espírito troll aventureiro detonar vítimas que merecem.

      O que você achou?

      Loading spinner

      • Leitor,

        Como não precisa ver antes de votar? E se a “Des Avisados” for uma trollagem dentro de um texto sobre trollagem?
        E se os desavisados formos nós que rimos e apontamos o dedo para os outros?
        Sempre há um esperto mais esperto…
        Tudo bem que a maior trollagem é não haver trollagem alguma e que provavelmente é só uma coluna sobre “os outros” mesmo. Mas não é sábio votar no escuro.

        (PS: Estou me sentindo a “sábia” dando conselhos sensatos óbvios. Quem não sabe que sempre há um esperto mais esperto? hahahahahahahahahaha)

        O que você achou?

        Loading spinner

  • Des Atualizados
    (…)
    Podemos fazer isso com uma notícia que saiu um ano antes do desfavor, ou podemos fazer isso com um fato histórico há dois mil anos atrás.

    Essa proposta é muito interessante. Aliás, uns dez anos atrás na TV Cultura passou um programa americano que fazia algo parecido com isso: era um telejornal, apresentado por um âncora real da TV, que fazia a cobertura de um grande fato histórico, inclusive com boletins de última hora. No intervalo das notícias, passavam comerciais com invenções e produtos da época histórica que estavam noticiando.

    Por exemplo, em um dos programas, eles cobriram a tomada de Constantinopla (em 1453), com repórteres na linha de frente, na cidade prestes a ser invadida e entrevistas exclusivas com Constantino XI e os invasores turcos. E, durante os intervalos, comerciais vendendo a chaminé, perfumes e especiarias.

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Só uma coisa: o código de citação é com “<" e ">” e não com colchetes.

      Eu corrigi da última vez antes de aprovar e gerei o falso positivo que funcionava.

      O que você achou?

      Loading spinner

    • Tem o Horrible Histories (Deu a louca na história) que passa na TV Escola. Sempre tem pedacinhos de telejornal como se estivesse no momento do acontecimento, com entrevistas e tudo. Talvez tenha sido este que você viu. É bem legal e era produzido pela BBC. Os clipes são os melhores.

      O que você achou?

      Loading spinner

      • Obrigada, Ginger, por essa indicação, também bem interessante. Mas o programa que assisti era um telejornal por inteiro mesmo.

        O que você achou?

        Loading spinner

      • Também adoro o Deu a Louca na História. O quadro do Bob Hale é de rachar de rir. Outro dos meus prediletos é o “Morte Tola, Morte Boba”.

        O que você achou?

        Loading spinner

  • Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O que vocês fazem aqui é totalmente único.

    Conheci o blog em 2012 por meio do texto “O lado negro da gravidez” e nunca mais consegui parar de ler. Eu comento muito, mas leio muito mais. Gosto de muitos textos que escreveram em 2008, 2009, 2010. Desfavor é atemporal.

    O que leva duas pessoas comuns, com contas para pagar e toda uma vida para administrar fora daqui a se dedicarem tanto, durante 7 anos, a algo não-lucrativo? O amor. Desfavor é puro amor!

    Não entendo vocês, não conheço vocês, não compreendi até hoje a paranoia do anonimato, sou muito diferente de vocês, não me sinto “impopular”, mas sou uma leitora brasileira média que admira de verdade o resultado deste trabalho anônimo maravilhoso que fazem, dia após dia. Desfavor é um delicioso pacto com o imprevisível.

    Parabéns! Simplesmente não há outro blog melhor.

    Vida longa ao Desfavor!

    O que você achou?

    Loading spinner

    • PS: “O lado negro da gravidez” foi a coluna que mais trouxe brasileiros médios para o Desfavor. Mas a maioria deles apareceu, xingou muito em um dialeto confuso da língua portuguesa e depois desapareceu. Mas eu, não. Eu fiquei. Hahahahahahahahhahahahaahaha

      O que você achou?

      Loading spinner

  • A votação termina sexta ou domingo?
    No texto aparece as duas informações:

    “Vamos apresentar quatro colunas novas nessa semana, e vocês vão escolher qual a que deve ser mantida. A votação começa hoje e termina às 23:59 da sexta-feira.”

    “Não custa informar que qualquer coluna que vença poderá ser escrita tanto por mim como pelo Somir, independente de quem tenha partido a sugestão. A votação termina domingo, às 23:59. “

    O que você achou?

    Loading spinner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: