Comunicação Canina.

Você entende o seu cão? Você entende a forma como o seu cão se expressa e o que ele está tentando te dizer? A maior parte das pessoas acha que sim, baseadas em mitos, informações ultrapassadas e lendas urbanas, mas, na verdade, o que vemos é cães fazendo um esforço muito grande para se comunicar conosco e nós, humanos egoístas, interpretando tudo de forma errada. Isso acaba hoje: Desfavor Explica – Comunicação Canina.

Antes de começar o texto gostaria de lembrá-los que durante muito tempo muita informação equivocada sobre cães circulou como verdade. Natural, não havia estudos, tecnologia ou sequer interesse em conhecer melhor nossos amados doguinhos. Mas hoje existem informações novas, estudadas e confiáveis que substituem muita coisa que você achava que sabia a respeito dos cachorros. Como tudo na vida, vale a pena se atualizar e dar ouvidos a aquilo que a ciência tem a dizer.

Vamos começar com uma das informações mais importantes: entender quando um cão está desconfortável. Compreender quando estamos invadindo o espaço pessoal do animal é importante para não importunar e estressar o doguinho de forma desnecessária e também é crucial para evitar ataques e agressividade de cães que não são nossos.

O primeiro sinal de que o cão está de alguma forma desconfortável é o bocejo. Sim, o bocejo, aquele que todo mundo pensa que é um sinal de sono e relaxamento: “olha que bonitinho, eu peguei esse filhotinho no colo e ele começou a bocejar, está relaxado, vai dormir!”. Não. Está estressado e está tentando dizer que ele está estressado, incomodado, chateado, mas a pessoa insiste em interpretar a comunicação animal como se fosse comunicação humana.

Cães filhotes e adultos bocejam quando tem qualquer situação que os está perturbando, incomodando ou estressando. Sim, cães também bocejam quando estão com sono, mas é muito fácil saber a diferença: se o animal está na sua caminha, deitado, relaxado, sem ninguém por perto e bocejou, ele está com sono. Se o cão está acordado, sentado ou andando e, logo após uma interação humana ou um estímulo ele bocejar, ele está estressado e desconfortável.

Pode ser um beijo, um barulho, a proximidade de algo ou alguém. O bocejo é seu cão dizendo claramente “Eu não gosto disso, isso me faz mal, por favor pare”. E a maior parte das pessoas ignora. Depois vem gente dizer que o cachorro “é maluco” e ficou agressivo “do nada”. Nenhum cachorro fica agressivo “do nada”, maluco é você de interpretar a comunicação de um cachorro como se fosse humana. O que para seres humanos significa uma coisa, para cães pode significar outra.

Outro sinal de que o cão está desconfortável é a lambedura, quando ele lambe o próprio focinho ou os próprios lábios. Muitas vezes é um gesto rápido, como se ele estivesse ajeitando a boca. Muita gente acha que é normal, mas, apesar de discreto, esse gesto indica um profundo desconforto.

Se o cão está sentado e você dá um beijo no rosto dele, é provável que ele dê essa lambida, já que cães odeiam beijos no rosto. Outra boca perto do seu rosto pode ser visto como uma ameaça ou como uma invasão do seu espaço pessoal. Mas, como não é nada muito expressivo, a maior parte das pessoas nem percebe que o animal o faz.

Obviamente se você está servindo a comida dele e ele está se lambendo, provavelmente está apenas achando a comida suculenta, novamente, tudo depende de contexto. Se não há comida envolvida ou algum estímulo que justifique o cão se lamber, isso quer dizer que ele está desconfortável com algo no seu entorno e seria muito bom que você preste atenção a o que é, para que ele possa ter uma vida menos estressada e um comportamento mais calmo e assertivo.

Desviar o olhar também é um sinal claro de incômodo, desconforto e estresse. O cão está dizendo “isso não está bom para mim, por favor pare”. Da mesma forma virar de costas ou levantar e se afastar. Se cães falassem, todos esses gestos que eu narrei até aqui (inclusive bocejo e lambedura), são sucessivos avisos. Como você se sentiria se pedisse para alguém parar com um comportamento dezenas de vezes e fosse ignorado?

Os chamados “olhos de baleia” também são um forte indicativo de que o animal está estressado, de que não está confortável com algo. Quando um cão está relaxado você dificilmente pode ver a parte branca do seu olho, mas quando ele está tenso, incomodado ou assustado, a parte branca se torna visível nas laterais, como você pode ver nesta foto. Muita gente atribuí sentimentos humanos, como o cão estar “envergonhado” ou desconfiado. Não é. Se a parte branca da lateral dos olhos está visível, é um sinal de que algo está estressando muito o animal.

O rosnado, único sinal de estresse, desconforto e incômodo que o ser humano entende, é o último recurso: quando o cão já tentou te dizer de todas as formas que está se sentindo desrespeitado, incomodado e estressado com algo que estão fazendo com ele ou perto dele. Se o cão chegou ao ponto de rosnar, pode ter certeza, ele está muito estressado e tentou avisar de outras formas menos agressivas.

Como o ser humano entende o rosnado, sabe que ele é um “chega pra lá” e acaba repreendendo-o: “o que é isso? Está rosnando para mim só por eu ter sentado aqui? Não pode!”. Um cão nunca está rosnando para você “só por algo”, para ele chegar nesse ponto, você o desrespeitou muito, insistindo em invadir seu espaço pessoal e ignorar milhões de sinais de desconforto. São coisas que para você talvez sejam atitudes inofensivas, mas, no mundo canino são comportamentos inaceitáveis.

Se você quiser saber mais sobre os sinais que seu cachorro dá quando está estressado, incomodado ou descontente, sugiro este vídeo e qualquer outro do Bruno Leite ou da Halina Medina, eles são uma fonte confiável de informação sobre cães.

Se a coisa chegou a ponto de rosnado, o erro é do humano, não do cão. E repreender o cão pelo rosnado não vai te ajudar em nada. O cão aprende que se está incomodado não pode rosnar, portanto, não pode avisar que está incomodado. O que ele vai fazer? Aguentar a situação que o estressa o máximo que pode, até não aguentar mais e explodir, provavelmente atacando o humano.

“Mas Sally, então eu tenho que deixar meu cachorro rosnar para mim?”. Claro que não. Mas não se trata de corrigir aquele rosnado e sim de mudar de atitude perante o seu cão em tudo. Você não está se comportando como uma pessoa confiável, não está sabendo conviver e, acima de tudo, não está sendo um líder para essa matilha.

Aos olhos do seu cão, vocês são uma matilha e, para conviver bem, ele precisa confiar em você. Se você tiver o controle da situação, se não se mostrar apto para manter a matilha em segurança, o cão assumirá a liderança. Não é que ele esteja te desafiando e queira se sobrepor a você, acredite, ele não quer isso: ser o responsável pela matilha é estressante, tem que estar sempre atento, tomar conta de tudo, cães realmente não gostam desse papel. Mas se ele não sentir que existe alguém confiável cuidando de tudo, ele não terá escolha a não ser assumir esse papel de liderança.

E, um breve esclarecimento aqui. Quando eu falo de liderança não é aquela liderança ultrapassada estilo Cesar Millan, isso já foi desmentido e refutado pela ciência. “Vou mostrar para esse cachorro que quem manda sou eu” e aí a pessoa entra em uma competição infantil de medir forças com um animal de quatro patas. Começa a tomar coisas do cachorro para que o cachorro veja “quem manda” e fazer coisas no estilo para mostrar que é líder. Assim você não é um líder, você é apenas um babaca que cria um ambiente hostil que vai estressar seu cão ainda mais.

Pense no seu chefe. Um chefe escroto, abusivo, hostil não é um bom líder. É ele quem manda, mas… que vontade as pessoas têm de segui-lo? Um bom líder é calmo, equilibrado, toma a iniciativa quando é preciso, de forma pensada (não impulsiva) e gera tranquilidade a todos. Se, na sua casa, você grita (com o cachorro ou com terceiros), está estressado, se descontrola ou tem qualquer outro comportamento desequilibrado, o cachorro vai se sentir inseguro e fatalmente vai viver estressado.

Então, basicamente, para ter um cachorro equilibrado não tem que corrigir o cachorro, tem que corrigir a você mesmo. Por sinal, saiba que você é a causa de qualquer comportamento indesejado que seu cachorro apresente. A correção está sempre em você e na sua postura.

Muita gente culpa o cão como se ele fosse assim de nascença: “ele é mal-educado, então não pode ficar com as visitas”. Cães não conhecem protocolos de educação humana, se o cão é “mal-educado” é culpa do tutor que não lhe ensinou como deveria que comportamento é esperado dele. Ensinando da forma correta, cães aprendem e tem prazer em atender a expectativa de seus tutores, se o que for pedido não for contra sua natureza.

Voltando à comunicação canina: você sabe o que significa abanar o rabo? Muita gente pensa que é alegria, e de fato pode ser, mas também pode comunicar outros sentimentos. Preste atenção ao corpo, ao rabo e ao contexto, pois existem diferentes abanares de cauda.

Se o rabo está apontando para cima, se o abanar é com movimentos amplos e numa intensidade normal, é provável que seu cão esteja feliz. Se for um abanar muito frenético, com movimentos mais curtos e rápidos, pode ser também um sinal de ansiedade. Mas, se ele está abanando o rabo baixo ou em altura média (seguindo a linha do corpo, na horizontal), é mais provável que esteja triste, inseguro ou preocupado. E se abanar só a ponta do rabo, pode estar se sentindo ameaçado.

Um equívoco comum é interpretar que um cão desequilibrado, nervoso e ansioso está feliz. Cães equilibrados estão relaxados, calmos, com a boca entreaberta, orelhas relaxadas e cauda relaxada, para baixo (não entre as pernas, apenas baixa). Cães tensos, atentos ou nervosos estão com a boca fechada (ou aberta arfando), orelhas alertas, cauda para cima.

Você já deve ter ouvido que quando um cachorro te lambe é o equivalente a um beijo humano. Só que nem sempre uma lambida é um sinal de afeto, ela pode ter outros significados.

Por exemplo, uma lambida na parte da boca ou do queixo pode ser um sinal de reverência, de submissão. Vejo muita gente brigando com o cachorro, o cachorro lambendo o queixo da pessoa e a pessoa gritando “Não adianta tentar me comprar com beijo não, você sabe que errou!”. Isso é projetar um comportamento humano no cão. Um cão é incapaz de agir desta forma.

O cão está “pedindo desculpas”, se colocando e posição de submissão e a pessoa continua gritando com ele. O que ele pode pensar? “Estou sendo submisso e essa louca continua agressiva comigo, se eu quiser sobreviver, vou ter que atacar”. Aí o cachorro se torna agressivo e os donos falam que o cachorro é “maluco”. Malucos são eles de assumirem a responsabilidade de criar um cão sem estudar antes como esse animal se comunica.

Uma dica para quem tem um cachorro que faz um escândalo quando se chega em casa: não brigue, apenas abaixe e permita que ele cheire ou lamba o seu rosto. Pode ser que isso o acalme e te poupe de todo o escândalo. Vai ter quem te diga que tem que “ignorar o cachorro até ele ficar calmo” e só depois dar atenção a ele, mas, acreditem, esse jeito é menos exaustivo.

Na matilha, quando acontece de alguns membros se separarem por algum tempo (por exemplo, machos que vão caçar e fêmeas que ficam com filhotes), há um ritual de “cumprimentar” quem voltou com lambidas no rosto. É uma forma de dizer “seja bem-vindo” e também de dizer “nós ainda somos uma matilha”. Por isso, quando chegamos em casa alguns cães tentam replicar esse comportamento – e ficam muito nervosos se não conseguem.

Então, se seu cachorro faz escândalo quando você volta para casa, pode ser que ele apenas queira te dizer isso e confirmar que vocês ainda são uma matilha. E pode ser que você só esteja reforçando a angústia dele ao não falar com ele por causa de um conselho que eu desaprovo por completo: “ignora ele até ele ficar calmo”. Não, não ignore. Abaixe-se e deixe ele cheirar seu rosto, muitas vezes isso basta para acalmá-lo.

“Quer dizer que é ele quem manda em mim? Quer dizer que eu tenho que fazer o que o cachorro quer?”. Não. Quer dizer que você entende de comportamento animal e não é uma pessoa arrogante e babaca que tem a expectativa delusória, equivocada e irreal de achar que um cão educado vai se comportar como for mais conveniente para o ser humano. Cães são cães, cães se comportam como cães. Se o comportamento canino é um inconveniente para você, compre uma planta.

Os ruídos que os cães fazem também são comunicação. O rosnado, por exemplo, não é necessariamente uma ameaça de agressão. O rosnado é um aviso de que o cão não está gostando de algo. Não é nada pessoal com você, nem contra a sua autoridade, é a forma que o cão tem de dizer que algo o está aborrecendo. Pode ser lido como “pare, por favor, isso me faz mal”, sem qualquer tom ameaçador.

Obviamente não é desejável que um cão rosne para o seu tutor. Durante a vida do cachorro eventualmente ele será submetido a coisas que ele pode não gostar para o seu próprio bem (banhos, injeções, etc.). Mas, como eu disse, se você for um líder confiável, seu cão não vai rosnar para você, não importa o que você faça, pois vai confiar. Se ele não está confiando em você, seria o caso de você pensar no motivo, em vez de brigar com ele. Lembre-se: o comportamento sempre deve ser corrigido em você.

E não vamos confundir grunhidos com rosnar. Rosnar é levantar os lábios e mostrar os dentes, com os pelos das costas eriçados, numa postura claramente agressiva. Grunhidos são como resmungos, reclamações ou até um pedido por algo. O cão deve ter o sagrado direito de grunhir, é uma forma de se expressar. Ele pode apenas estar dizendo “ai que saco!” em vez de uma ameaça.

E, dizendo o óbvio pois sempre tem quem precise: não estamos dizendo que um grunhido deve ser ignorado. Se o seu cão está interagindo com você, pare o que você está fazendo e preste atenção, ele quer te dizer algo. Só estamos sugerindo que você não brigue com ele. Lembre-se, você é tudo na vida do seu cão: amigo, família, lazer. Imagine que terrível deve ser que alguém que é tudo para você te ignore, te trate mal ou não te entenda e reaja de forma bizarra a uma tentativa de comunicação.

Muita gente brinca bruto com seus cães e muitas vezes acaba na dúvida se o cachorro continua brincando ou se está ficando bravo. Para saber se seu cão está na intenção de brincadeira, observe se, durante a brincadeira bruta, ele emite um som similar a um pequeno espirro pelo nariz, uma baforada de ar que faz barulho. É assim que eles comunicam entre eles que estão brincando, não importa quão bruto é o movimento, se tiver esse “sopro” no meio, é sinal de que é pura brincadeira, sem qualquer aborrecimento.

Espreguiçar. Quando um cão se espreguiça ele está fazendo muito mais do que um despertar. É um gesto de confiança: cães só se espreguiçam com quem se sentem confortáveis. É quase que uma saudação a você, uma forma de dizer “estou aqui para você, vamos começar o dia?” (ou a tarde, ou seja qual for a hora). Ele está te dizendo que está ao seu dispor.

Por fim, os latidos. Se você é um tutor atento, sabe exatamente o que significa cada latido do seu cão. Se você não é, sugiro que se torne, pois cães não podem aprender a falar, mas você pode aprender a entender os latidos, então, faça-o: sua vida (e a deles) vai ficar muito melhor se você conseguir entender o que querem te dizer. Não projete sentimentos seus nos latidos dos cães, observe como eles latem em cada situação e você vai descobrir os padrões.

Observe a intensidade do latido, o intervalo entre latidos, a altura e muitos outros fatores. A diferença entre um latido de alerta de perigo para um latido chamando para brincar é enorme. E, muita atenção, alguns cães latem quando estão com dor, então, antes de brigar com o “cachorro chato que não para de latir”, certifique-se de que suas necessidades básicas estejam atendidas (comida, água, afeto e passeios diários) e que ele não esteja com algum problema físico que gere dor.

Muitos comportamentos que você pode interpretar como maldade, desaforo ou vingança são, na verdade, seu doguinho tentando te mostrar que ele está sofrendo, desconfortável ou assustado. Então, é hora de entender melhor a comunicação canina. Eles estão fazendo tudo que podem para se comunicar com você, você está fazendo o mesmo?

Este texto foi apenas uma rápida pincelada, recomendo a todos os tutores de cães que estudem em profundidade comunicação canina e parem de tentar medir forças com um animal de quatro patas, se adaptando e respeitando a forma de comunicação dos cães, para uma convivência mais harmoniosa. Você (e mais ninguém) é o responsável pelo bem-estar e felicidade do seu cachorro, assuma a responsabilidade e seja o melhor tutor que puder.

Para dizer que seu cachorro não precisa passear pois mora numa casa grande (todo cachorro precisa passear na rua, de coleira, isso é inegociável), para dizer que seu cachorro late para te irritar (cachorro algum faz coisa alguma para irritar alguém) ou ainda para dizer que você não consegue se comunicar eficientemente nem com humanos, muito menos com cães: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (6)

  • Sally, que texto legal! Já aprendi demais sobre a relação humanos – cães com alguns textos seus aqui, mas esse foi o que mais me agregou. Eu não tenho nenhum cachorrinho, só 2 coelhinhos, mas se no futuro tiver com certeza vou usar todas as dicas.
    Uma dúvida: existe isso de uma raça ser mais assim e outra mais assado? Sei que tem os cães que são mais pra companhia, outros mais pra aventura, outros pra crianças, mas digo em relação a comportamento mesmo…existem raças mais mais desconfiadas, mais afetuosas, menos obedientes ou que gostam mais ou menos dos humanos por natureza?

    • Felina: aos olhos do seu gato você é uma grande bolsa de carne que existe para servi-lo e adulá-lo.
      Brincadeira, gatos são afetuosos e fiéis, só expressam isso de uma forma diferente. Vou fazer um sobre comunicação felina sim!

      • Também quero um sobre gatinhos. Minha mãe tem nove bichanos em casa e, embora todos se comportem de forma ais ou menos semelhante, cada um também tem uma “personalidade” própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: