Skip to main content

Colunas

Batalha animal.

O Desfavor é pautado pela relevância de seus temas, com foco naquilo que realmente importa para o seu público. Dito isso…

Tema de hoje: em um combate físico, quem ganharia: três leões ou um hipopótamo?

SOMIR

Qual é o animal que mais mata pessoas na África? Começa com H e termina com ipopótamo. Sim, esse bicho que parece um paio com dentes mata mais de 500 pessoas por ano. No imaginário popular, o hipopótamo é um gigante gentil que fica fazendo borbulhas na água; na vida real é uma máquina assassina como poucas nesse mundo.

Se a pergunta fosse uma disputa entre 20 leões adultos e um hipopótamo, eu ainda votaria no hipopótamo. A questão central aqui é que a mãe natureza desenvolveu um tanque de guerra para as savanas africanas, e deu tão certo que um “lento” pacote de carne e gordura desse tamanho não foi caçado até a extinção.

As lições que o ser humano foi aprendendo em milênios de guerra já estão no DNA do hipopótamo. Armadura é uma ferramenta poderosa em qualquer disputa. Claro, ela tem o seu custo em mobilidade, afinal, armaduras boas costumam ser pesadas; mas existe uma lei da natureza que eu adoro: se força bruta não está resolvendo, você não está usando o suficiente.

A armadura do hipopótamo é um absurdo, um exagero até: além de ter um couro muito grosso e resistente, ainda tem uma camada de gordura considerável logo abaixo. Os órgãos vitais do hipopótamo estão abaixo de uma proteção que nem mesmo balas conseguem perfurar com consistência. Ao invés de algo muito sólido como o casco da tartaruga, ela é feita de materiais deformáveis, que absorvem impacto e podem ser regenerados.

É uma defesa que não trinca e tem muita resistência a ser rasgada. Conseguir entrar na pele do hipopótamo já é um sacrifício, rasgar ela depois muito mais. Só dois animais tem alguma chance de vencer o hipopótamo na natureza, um rinoceronte muito sortudo e um elefante muito irritado. E eles só tem essa chance porque tem como perfurar a pele do hipopótamo fundo o suficiente para pegar algum órgão vital. Mas a tendência é que só um ser humano armado consiga matar um hipopótamo de forma consistente.

E olha que para essa discussão a gente teve que sair da água. Porque qualquer luta aquática dá uma vantagem incontestável para o gigante africano. Só por diversão: o hipopótamo bóia por causa da gordura, consegue prender a respiração por muito tempo e ganha de volta toda a velocidade que perde na terra. Eu me arrisco a dizer que só uma orca teria alguma chance de matar um hipopótamo debaixo d’água.

Voltemos à terra firme: leões são caçadores poderosos, trabalham em equipe e tem dentes e garras que conseguem atravessar até metal. O problema na luta contra o hipopótamo não é incapacidade de atacar, é incapacidade de gerar qualquer ferimento mortal. É meio como se um gato estivesse tentando destruir um pneu… ele vai desmaiar de cansaço antes de conseguir sequer mudar a forma do objeto. Sério, imagine três gatos tentando furar o pneu de um carro e você vai ter a exata noção de como é a briga entre três leões e um hipopótamo.

Na natureza, leões ficam com fome, com muita fome… e já existem vídeos de grupos atacando hipopótamos. Mentira… hipopótamo. Nem o mais faminto dos leões se mete num grupo desses animais, o Rambo com uma metralhadora em cada braço perde a briga contra um grupo de hipopótamos, quiçá um leão.

A mandíbula do leão não consegue fechar no corpo de um hipopótamo, se muito conseguem cortar fora o hilário rabinho do bicho. Leões matam suas presas por sufocamento, eles mordem o pescoço da presa para cortar o suprimento de ar e sangue para o cérebro. Leões nem sabem muito bem o que fazer sem esse golpe de finalização disponível. É um leão, não um cirurgião experiente, o animal sabe matar de um ou dois jeitos e só. Vai ficar tentando morder alguma parte vital do hipopótamo e só vai achar couro e gordura se pegar muito forte.

Imaginou os três gatos atacando o pneu? Agora imagine que o pneu ataca de volta. Não bastasse a armadura basicamente impenetrável, o animal ainda tem uma das mordidas mais violentas da natureza. Aqueles dentões que parecem tão bonitinhos nos desenhos não perfuram tão bem quanto o dos leões, mas qualquer coisa que não seja feita de metal ou rocha que estiver entre eles numa mordida é uma ex-coisa.

O leão é rápido, mas não é perfeito. Qualquer vacilo o hipopótamo acerta uma mordida. E se ele acertar só uma, é um leão a menos no mundo. Se pegar na cabeça acabou, se pegar no corpo vai causar ferimentos inescapáveis como barriga aberta ou coluna quebrada, se pegar em qualquer membro, o leão vai mancar para sempre. É uma prensa hidráulica em forma de animal.

E ainda tem a questão metabólica: animais gigantes ficam gigantes porque é uma forma mais eficiente de armazenar e gastar energia. O hipopótamo vive numa velocidade menor e tem reservas de energia para durar meses. Os leões precisam dormir quase que o dia todo para lidar com seu gasto de energia imenso. Felinos são focados em explosão muscular, não em resistência. Se a condição dessa luta é ir até a morte, os leões iam desmaiar uma hora ou outra, o hipopótamo só teria o trabalho de dar uma mordidinha na cabeça deles e vencer.

Não dá, três leões não vencem um hipopótamo numa luta até a morte. A única forma de causar dano no bicho é se uma das feridas superficiais virar infecção generalizada. E nenhum leão vai conseguir manter uma briga contra um hipopótamo por tempo suficiente para que isso aconteça. E eu até argumento que nesse caso, foram as bactérias que venceram.

Os leões já sabem disso, agora você também. Não irrite um hipopótamo.

Para dizer que um sol de leões venceria, para dizer que o colesterol mataria o bicho primeiro, ou mesmo para dizer que eu estou de parabéns por não ter mencionado a arma mais mortal do hipopótamo: somir@desfavor.com

SALLY

Em um combate físico, quem ganharia: três leões ou um hipopótamo?

Uma questão relevantíssima para a vida de todos nós, não é mesmo? Fundamental o tema de hoje. Para piorar, as opiniões ainda são de leigos e com zero embasamento, visto que não é algo que nenhum de nós tenha presenciado. Esse é o lado bom de não ter compromisso financeiro: podemos ser insanos nos temas às vezes.

Salvo algum imprevisto muito improvável, estando todos os animais em sua melhor forma e sendo todos adultos, eu acredito que quem ganharia essa seriam os leões.

Além de estarem em maior número, leões (ou no caso, mais provável, as leoas) possuem múltiplas armas: dentes e garras. Podem ser menores, mas tem muito mais agilidade do que um hipopótamo. E sabem trabalhar em equipe, distraindo a presa, induzindo-a a ir para um lugar ou para o outro.

Basta um leão na frente ameaçando o hipopótamo para que os outros dois possam agir sem serem vistos. Não precisa muito, um grande sangramento, dilacerar alguma veia importante já cumpre a missão. Depois é só esperar sangrar até morrer.

Sem contar que não precisa ser um ataque único: podem ir mutilando e enfraquecendo o hipopótamo aos poucos. Quando o leão que ataca cansa, troca de lugar e vira isca, enquanto o que era isca passa a atacar.

É uma realidade que se aplica até mesmo para brigas entre seres humanos: força sem agilidade é inútil. Sim, um hipopótamo poderia pisar em um leão e matá-lo, mas dificilmente vai conseguir. A mandíbula de um hipopótamo pode estraçalhar um leão, mas isso de nada adianta se ele não tiver agilidade para efetivamente pegar seu rival.

E a explicação para isso é muito fácil: terra não é o ambiente no qual o hipopótamo se sente mais confortável. Seu design é muito eficiente para a água (hipo = cavalo, potamo = do rio), tanto é que o bicho passa a maior parte da sua vida submerso, só sai da água quando precisa se alimentar. Então, ele lutaria em desvantagem, em um ambiente que lhe é hostil.

Na água, o hipopótamo performa muito bem, tem agilidade, chega inclusive a correr e trotar. Mas na terra… Na terra seu peso o esmaga e ele vira um bicho lento e pesado. Ele é mais forte que os leões, sem dúvida, mas o ponto é: de que adianta ser mais forte se não tem agilidade para acertar o golpe?

Eu sei que todos os anos morre muita gente atacada por hipopótamo, inclusive, salvo engano, é o animal que mais mata seres humanos. Mas 1) geralmente o ataque acontece na água, ambiente no qual o hipopótamo consegue ser ágil e 2) ser humano não é um predador felino com garras, dentes e experiência grupal de caça. Portanto, continuo firme nos leões.

“Ain Sally, mas não tem como saber”. Não, não tem. São opiniões com base em suposições tiradas da cartola. Entre no clima ou este texto não terá graça para você.

Leões são carnívoros, portanto, tem muita prática em atacar animais para comer sua carne. Hipopótamos são herbívoros, portanto, não são tão bons assim de briga. Ao longo da vida podem até brigar com seus semelhantes em disputa territorial ou por uma fêmea, mas é basicamente um sumô de boca aberta. Esse tipo de combate não serve de nada contra três leões ágeis e coordenados.

Não dá para simplesmente desconsiderar a superioridade numérica. Se fosse um leão contra um hipopótamo, eu apostaria no paquiderme, mas são três leões. Quando são três, não precisa encarar frente a frente, dá para emboscar, atacar na trairagem, principalmente quando falamos de um animal que está acostumado a caçar em grupo e já tem estratégias prontas para isso.

“Ain mas tem um vídeo…”. Sim, nós procuramos. Tem vários vídeos. Em alguns o hipopótamo vence, em outro os leões vencem. Justamente por isso virou um tema da coluna, pois é controverso.

Outro critério que deve ser levando em conta é a motivação. Leões podem comer hipopótamos, porém, hipopótamos não podem comer leões. Portanto, o leão, além de estar lutando por sua vida (ambos estão) ainda está lutando por alimento.

E, vamos combinar que um leão deve se sentir muito mais ameaçado por um hipopótamo (que é muito superior em tamanho) do que o inverso, então, se alguém errar por excesso de confiança, não será o leão.

Outro ponto a ser considerado: a dinâmica de vida de ambos os animais. Um leão, para sobreviver, passa muito mais perrengue que um hipopótamo, que não tem que travar uma batalha de vida ou morte cada vez que quer comer. Hipopótamo come plantinha, e plantinha não reage. Leão tem que sair na porrada com cada refeição, o que o torna muito mais bem treinado.

“Mas Sally, se ele ganharia, então por qual motivo leão não caça hipopótamo sempre?”. Convenhamos que é muito mais fácil pegar uma zebra ou outro animal pequeno, né? O fato deles vencerem essa disputa não quer dizer que seja a opção mais inteligente. Uma coisa é lutar pela sua sobrevivência, outra é lutar por opção.

Por fim, finalizo com um argumento que nada mais é do que uma opinião pessoal: leões são mais estéticos do que hipopótamos, portanto, se existe um Deus, uma inteligência superior, alguma força regendo este mundo, ela vai pender para que vença e sobreviva um belo felino e não uma massa adiposa que caga girando o rabo e espalhando fezes por todos os lados. Vamos ter fé.

Para dizer que eu consigo ser gordofóbica em um texto sobre a natureza, para dizer que o rinoceronte daria uma surra em ambos ou ainda para perguntar se estamos ficando sem ideias para temas (jamais!): sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

animais

Comentários (10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: