Bolsonaro preso?

Desde que perdeu o poder, o cerco parece estar se fechando contra Bolsonaro. Todo dia surgem novas denúncias, mas ordem de prisão que é bom, nada. Sally e Somir concordam que ele deveria estar preso desde 2020, mas não votam parecido sobre o futuro dele. Os impopulares puxam a ficha corrida.

Tema de hoje: Bolsonaro vai ser preso?

SOMIR

Não. Que fique claro que eu estou falando sobre eventos pregressos. Se ele for pego cometendo um crime em flagrante no futuro, pode acontecer, mas o foco de hoje é sobre as acusações que já pairam sobre ele. E nesse caso, eu continuo achando que no Brasil nada acontece, feijoada.

Mas Lula foi preso, podem dizer vocês. Sim, mas eu acho que é hora da gente aceitar que a Lava-Jato foi um acidente de percurso na história política brasileira. Uma tempestade perfeita que veio, nos deu uma falsa sensação de justiça, mas que já foi devidamente arrasada pela PGR e o STF. A mensagem foi passada: político ser responsabilizado por roubalheira não faz parte dos valores brasileiros.

Estamos de volta ao padrão: o sistema se protege, e sabe que a forma mais tranquila de continuar operando é fazendo acordos para livrar a cara do corrupto da vez, mantendo o povo desmotivado. Terminar em pizza é mais do que soltar os amiguinhos corruptos, é uma forma de esmagar o espírito do povo e o fazer se acostumar com a ideia de que corrupção é normal.

Por isso, eu acho que Bolsonaro escapa: temos até uma delação acontecendo, mas daí a transformar isso em provas sólidas tem chão. E considerando o atual estado mental do sistema, se eles não precisarem prender um político popular, eles não vão fazer isso. Claro, Alexandre de Moraes e outros estão putos da vida com as provocações de Bolsonaro e devem estar se divertindo fazendo ele ficar com medo, mas eu não vejo um desejo forte de pegar ele mesmo.

Até porque, como já disse num texto recente, Bolsonaro cometeu vários crimes muito piores durante a pandemia e a classe política “perdoou”. Quem está no poder não parece gostar da ideia de ter esse tipo de responsabilidade por incompetência e/ou ganância. Como vemos no governo atual, faz parte do jogo rifar a saúde pública para deixar felizes os aliados. Bolsonaro contribuiu para o Brasil ter 3% da população mundial e 11% dos mortos na pandemia, mas isso não é motivo para prisão.

Um relógio roubado seria? Novamente, por mais que Lula tenha sido preso por causa de um sítio e um apartamento (e não pelos BILHÕES roubados na Petrobrás), o momento político era diferente. Estavam limpando a velha guarda da corrupção para instaurar uma nova geração. Moro e cia. tiveram uma liberação pontual para pegar os corruptos (e fizeram um monte de besteiras no processo); Lula se mostrou mais resiliente do que os outros e conseguiu voltar ao poder, por isso, ganhou o direito de voltar às tetas do dinheiro público. Não se pode dizer que não existe meritocracia na política, não?

O Centrão botou as mãos nos cofres da república, e Lula aceitou a manutenção do governo paralelo de Lira e seus comparsas. O clima político atual não presume punições severas para reorganizar os esquemas, já está tudo muito bem-organizado. Prender Bolsonaro pode até dar algum prazer para quem está no poder agora, mas provavelmente não vale o risco de forçar a barra sem provas inescapáveis.

Até porque criariam um mártir, com patriotas querendo ganhar do gado lulista que ia toda manhã berrar “bom dia presidente” em Curitiba. O poder é mais esperto que isso, se deixaram a Lava-Jato ir tão longe é porque perceberam como eles fatalmente enfiariam os pés pelas mãos. O processo que corre contra Bolsonaro agora é 100% do sistema, não tem nenhum juiz querendo aparecer disposto a arriscar tudo pela fama.

Se uma prova inegável cair no colo do STF ou do PT, uma que faça até mesmo o gado bolsonarista mugir em desaprovação, talvez. Mas não é o que está se desenhando agora. Estamos vendo um processo muito parecido com o do Lula: a lógica diz que não tem como ele não ter participado de corrupção, mas não tem nenhuma bomba de informação que o afaste de sua base fiel. Prender Lula era um risco, prender Bolsonaro também.

Não acho que tenha alguém no meio do processo que esteja disposto a seguir o caminho de Moro, odiado pelos dois lados da cerca. É mais confortável continuar batendo em Bolsonaro para ir enfraquecendo seu poder político do que criar a narrativa “perfeita” para ele se vitimizar para os patriotas. Brasileiro esquece fácil. Muita gente que comemorou a prisão de Lula votou nele anos depois.

Prender Bolsonaro agora daria tempo dele escapar da prisão com algum acordão por baixo dos panos (Lula vende tudo pelo poder) e eventualmente voltar à presidência (direta ou indiretamente). E considerando que Bolsonaro pode ser bem mesquinho com seus desafetos, ninguém vai querer ele de volta com poder. É mais prático deixar ele se desidratar e ficar como messias apenas de um pequeno grupo de fanáticos.

Às vezes a melhor jogada é não jogar. Se continuarem enrolando Bolsonaro e fazendo mais e mais lama aparecer ao seu redor, talvez surja alguém mais maleável e menos rancoroso na liderança da direita populista. Eu já quebrei a cara muitas vezes aqui presumindo que as pessoas tomariam as decisões mais lógicas, mas quando a coisa tem a ver com manutenção de poder e controle da concorrência, o sistema brasileiro é bem mais esperto do que lhe dão crédito.

Desde os tempos da coroa, as coisas são resolvidas no jeitinho, no acordo sujo em salas fechadas. Momentos mais dramáticos são uma raridade, até porque quem tem experiência de Brasil sabe que esse povo se amarra numa passionalidade, e troca racionalidade pelo emocional sem pensar meia vez. Prender Bolsonaro é contraproducente para quem já está com a caneta e o cheque na mão, e eu aposto que vão querer defender essa parte, a que realmente importa.

Se ele não foi preso depois da pandemia, é porque o sistema realmente não liga para crimes cometidos por pessoas poderosas. Espero estar errado, mas sei não… acho que não estou.

Para dizer que ele está sendo perseguido (foram todas escolhas dele), para dizer que Lula merece ser preso (sim, também), ou mesmo para dizer que se a economia estiver melhor ninguém se importa: somir@desfavor.com

SALLY

Bolsonaro vai ser preso?

Percebam que não estamos perguntando se você gostaria ou não que ele seja preso, estamos perguntando o que você acha que vai acontecer.

Normalmente as pessoas projetam suas fantasias na realidade e acabam fazendo “previsões” do que elas gostariam de ver – e por isso erram tanto. Então, tente ser imparcial e objetivo: com as informações e o cenário que temos hoje, você acha que o Bolsonaro vai ser preso?

Sim, eu acho que vai ser preso.

Não é sobre ter cometido crimes ou não (cometeu coisa muito mais grave do que não devolver um relógio), é sobre a realidade e seu entorno.

Estamos falando de uma pessoa burra, incapaz de fazer as coisas direito, deixando diversas provas contra si, que foi colocada em um cenário altamente desfavorável, com seu antagonista no poder e sem apoio nenhum, visto que o próprio Bolsonaro sempre deixou seus apoiadores fritarem sem ajudar.

Não sei se fica muito tempo preso, não sei se vai fugir, não tenho ideia do desfecho (o última ex-Presidente preso voltou, tá?), mas eu acho que em algum momento ele acaba preso, nem que seja às vésperas da próxima eleição, para que ele não concorra, já que, apesar de tudo, ele ainda parece ter alguma força política.

Não vou discutir a parte técnica nem jurídica, pois isso deixou de existir no Brasil. É crime o que o STF diz que é crime, é condenação o que o STF diz que é condenação e é descondenação o que o STF diz que é descondenação. Então, provas, legalidade e Constituição são meros detalhes.

E, vejam bem, não estou dizendo que não existem provas. Os ignóbeis encarregados de apagar e-mails comprometedores esqueceram de apagar a lixeira, esse é o nível. Pessoa que pega Rolex e coloca no penhor, esse é o nível. Deve ter prova de sobra. Meu ponto é: faz tempo que o STF não precisa de prova, de coerência e legalidade para condenar ou descondenar alguém.

A maior evidência de que não é sobre justiça são os motivos. É um absurdo que quem fez o que fez na pandemia não seja preso para o resto da vida por isso. Deixar morrer pessoas por falta de vacina, negar a existência e a letalidade do vírus e até fazer experimentos em seres humanos não deveriam passar impunes.

Mas, pelo visto, o filho da puta vai cair por causa de um relógio, algo que o Lula também pegou e só não foi punido porque, vejam que argumento sensacional, “voltou à Presidência e o Presidente pode desfrutar dos presentes dados aos Presidentes anteriores”. O Brasil é de fazer cair o cu da bunda.

Mas o STF não se importa com as atrocidades cometidas na pandemia, ao que tudo indica, elas não são um motivo forte o bastante. O que o STF precisa para condenar alguém é: troca de favores, dinheiro, poder e desejo de vingança. Tudo isso abunda, portanto, estão presentes as condições necessárias para prender o Bolsonaro.

A chance que ele teria de escapar seria uma carta na manga muito poderosa, um podre de alguém, uma resposta a essa prisão que trouxesse sérios problemas e que custasse um preço caro demais para se pagar. Eu não acho que ele tenha isso, por motivos de: burrice, arrogância e excesso de confiança.

Não só ele, mas todos no seu entorno são burros, toscos e rudimentares. Ninguém tem nada, e se tem está malfeito, mal planejado ou será mal executado. O nível é gente que usa lanterna de celular para pedir intervenção alienígena, gente que se agarra a para-choque de caminhão em movimento, gente que invade o Congresso para quebrar móvel e defecar na cadeira de juiz.

Então, ele não pode impor uma represália que preocupe o STF ou qualquer pessoa envolvida em sua prisão. A prova disso é que já estão sambando na cabeça dele em questões menores, como por exemplo, invalidar a invalidação que ele havia recebido por parte do IBAMA, por pesca ilegal. Se ele realmente tivesse algo que assustasse alguém, não fariam isso.

Muito pelo contrário. Ele tem é muito telhado de vidro. Além dos filhos bandidos, tem uma boa quantidade de pessoas dispostas a envolver seu nome em delações. Tem toneladas de provas que ele mesmo forneceu contra si mesmo em gravações de lives, postagens em redes sociais e muitas outras formas. Ninguém tem medo do Bolsonaro.

A única coisa que poderia impedir a prisão dele é sutil demais para ser percebida: o efeito rebote, que por sinal, aconteceu com o Lula. Pode ser que, se preso, isso desperte a militância a favor dele e faça os que estão na dúvida ter alguma simpatia, acreditando tratar-se de uma perseguição ou covardia.

Não espero que os idiotas da vez percebam isso, pois também são burros. Provavelmente pensam que vão acabar com o Bolsonaro se o prenderem, e de fato, talvez acabem mesmo. A arrogância deve impedir que os idiotas atualmente no poder vejam que prender Bolsonaro por um relógio (coisa que Lula também fez) pode sair pela culatra.

Tá fácil prender o Bolsonaro. Uma confluência de fatores torna sua prisão muito fácil. Como o outro lado é mesquinho, pensa pequeno e também é burro, é bem capaz de achar que prender este filho da puta por causa de um relógio é espertíssimo e levar isso até o final.

Da nossa parte, só comemoraremos realmente quando ele for responsabilizado por todos os danos causado por negar a ciência na pandemia. Menos do que isso não é prisão, é promover esse sujeito ao status de vítima. E brasileiro adora uma vítima…

Para dizer que a Presidência do Brasil será um eterno ciclo de ex-presidiários, para dizer que já não se importa mais ou ainda para dizer que se vai permitir que condenado seja presidente então tem que aceitar a candidatura do Pilha: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: