Irritação futura.

Sally e Somir não gostavam do Bolsonaro, mas não estão felizes com a troca dele pelo Lula. Junto com o novo presidente, novas formas de encher nossa paciência… mas qual a pior? Os impopulares fazem suas previsões.

Tema de hoje: O que vai ser mais irritante no governo Lula?

SOMIR

Os bolsonaristas fingindo que são perseguidos… se tinha algum alento no governo que se despede em 2023, era a presunção de poder que a turma da conspiração tinha. Fica meio complicado se fazer de perseguido político quando o governo está do seu lado, não? Por mais que eu não veja muita complexidade mental na turma que pede intervenção militar alienígena, isso pelo menos baixava um pouco a bola deles.

O bolsonarismo é o nome brasileiro da ideologia conservadora-conspiratória que se formou nos EUA nas últimas décadas. Não, os americanos não inventaram o conceito de doutorado em ignorância, mas como sempre, souberam transformar isso num grande negócio. A rejeição à intelectualidade e à ciência é um padrão comum na história humana, mas nunca teve tanto suporte tecnológico para angariar e manter uma base ativa de simpatizantes.

E da mesma forma como vimos nos Estados Unidos, durante o período que estiveram no poder, o problema fundamental dessa ideologia de rejeição à modernidade e ao consenso sobre o que é a realidade gera um governo fraco e incompetente que acaba ridicularizando seus defensores. Bolsonaro passou quase quatro anos no poder e saiu com uma imagem pior que entrou. Não estou dizendo que tudo feito no seu governo tenha sido ruim, estou dizendo que quando ele errou, errou de forma tão retumbante que perdeu a batalha pela narrativa na mente das pessoas.

O que eu quero dizer é que o Bolsonaro era um dos piores inimigos do bolsonarismo: toda vez que teimava contra a realidade e seguia a ideologia maluca copiada e colada dos americanos, acabava com situações vexatórias na melhor das hipóteses e algo muito próximo de genocídio na pior. Estar no poder não era a melhor das situações para o movimento. Afinal, quem está no poder acaba responsabilizado pelos erros.

Tanto que só quando o seu gado acreditou em uma conspiração para tirá-lo do poder que vimos a extensão do suporte que ainda tinha Brasil afora. Durante a pandemia, os bolsonaristas latiram bastante, mas não chegaram a morder. E não fosse o colapso psicológico do Neymar do Executivo ao perceber a derrota nas urnas, talvez seus defensores tivessem sido ainda mais agressivos.

Não foi o caso, ainda bem. Pior que a democracia da estupidez que domina o Brasil agora, só uma autocracia da estupidez. O brasileiro médio correu para o que considerava o lado oposto e elegeu Lula. Isso tirou os poderes do líder do bolsonarismo, mas ao mesmo tempo deu uma grande oportunidade do movimento se sentir em casa: permite que o gado verde e amarelo se sinta perseguido pelo gado vermelho. E melhor ainda, os erros a partir de agora podem ser atribuídos ao PT sem a desconfortável resposta de que eram eles que estavam no poder.

O tema de hoje é o que vai ser mais irritante, e eu aposto minhas fichas nos bolsonaristas ficando mais animados e eficientes na captação de novos adeptos com a posição mais confortável de estarem fora do poder. Para quem precisa da ideia de estar sendo oprimido pelas elites satânicas pedófilas para fazer senso do mundo, não estar no poder é um lugar feliz. As conspirações podem correr soltas, afinal, não tem mais como dizer que eles estão no controle.

Eu não gosto do prospecto de uma narrativa de perseguição animando a base bolsonarista nos próximos anos. Ainda mais considerando que o Lula pegou um país bagunçado pela incompetência de muitos ministros malucos, militares inúteis e presidente frouxo com o poder que ele entregou para o Legislativo e o Judiciário nesse meio tempo. O governo petista tem tudo para ser complicado mesmo se Lula fizesse tudo direito. Já dá para notar que nem isso vamos ter… Haddad de ministro da Fazenda já é um sinal de que o sapo barbudo vai querer controlar tudo sozinho. Deu super certo quando a Dilma fez, né?

Quanto mais Lula errar, mais munição para radicalizar o brasileiro médio que mal sabe diferenciar o braço esquerdo do direito, quanto mais entender política. Nesse combo nefasto de conservadorismo, religião e rejeição à realidade com conspirações, vejo muito espaço para o movimento crescer e contaminar ainda mais gente.

População com interesse em política é uma boa coisa, população com interesse em campeonato de opressão é o total oposto disso. Os lacradores vão continuar com a chatice de sempre, mas ainda tem um pouco de controle por causa dos intelectuais que ainda fazem parte do movimento; os bolsonaristas basicamente só tinham o Olavo de Carvalho. Que era uma besta, mas pelo menos tinha um pouco mais de assunto que Ursal e rituais satânicos (não muito mais, mas tinha).

O bolsonarismo está numa fase que permite o crescimento de novos líderes, e pela forma como se desenvolveu nos últimos anos, esses líderes provavelmente vão ser influencers de teorias conspiratórias que sabem se comunicar em vídeos curtos e nada mais. A parte política do movimento começa a debandar para o lado do poder vigente, peneirando os mais malucos/midiáticos como suas cabeças.

A tentação de ir 100% para o lado conspiratório vai ser grande, e eu duvido muito que quem ganha a vida com isso vai se controlar. Vai ser de terraplanismo para baixo na luta por audiência nos próximos anos, tudo com o bônus de “não ter culpa” por nenhum dos problemas brasileiros. Talvez Bolsonaro faça como Trump e tente retomar a cabeça do movimento nos próximos anos, mas a versão americana me pareceu mais resiliente, sem ficar de chororô pelos cantos. Veremos.

E antes que reclamem: eu sei que se você é de direita não é necessariamente bolsonarista, e eu sei que não é todo mundo que votou nele que fica com esse culto de personalidade bizarro; só que não dá pra tirar o seu da reta de vez, afinal, você no mínimo está tolerando esses malucos por conveniência. Eu sou o “chato dos direitos humanos” em quase todas as conversas que tenho, mas não defendo ideologia anticientífica e lacração com fins lucrativos.

Lembre-se do Capitão Nascimento estapeando o maconheiro: não financie isso. Eu tento me lembrar sempre que vejo os progressistas perdendo a linha.

Seja como for, prevejo muita irritação no futuro.

Para dizer que já desistiu faz tempo, para dizer que prefere qualquer coisa aos lacradores, ou mesmo para dizer que o pior vai ser quem vem depois do Lula: somir@desfavor.com

SALLY

O que vai ser mais irritante no governo Lula?

A turma do lacre detonando quem não reza pela sua cartilha. Já vimos esse filme antes, não é achismo meu ou especulação. Por sinal, já estão começando a fazer esse movimento.

Eu costumo brincar que o Desfavor é um microcosmos, uma pequena e limitada amostra do país. Não que a gente tenha relevância nacional, felizmente nossos esforços para manter o Desfavor o mais desconhecido possível continuam um sucesso, mas, como escrevemos sobre tudo, o Google sempre acaba jogando todo tipo de gente aqui.

Isso nos permite ver quem é o grupo mais “ativo” no momento. Seja pelos comentários, seja pelas buscas que fizeram a pessoa chegar até aqui, fica bem claro quem é o grupo alfa da vez e qual é o seu discurso.

Nos últimos anos foi um misto de negacionista, terraplanista, armamentista e malucos conspiracionistas no geral. Desagradáveis? Com certeza. Porém, acreditem, foram anos tranquilos.

São pessoas que desfilam uma superioridade intelectual que não tem, mas que pouco e nada atacam. Eventualmente dizem sentir pena de você, de como você é manipulado por acreditar em vacinas ou na Terra redonda e se exaltam como detentores da verdade. Raramente vão além disso.

Em novembro a coisa começou a mudar de figura. Aqueles que se sentem oprimidos e cujo sonho é oprimir de volta, aquela gente com ranço se branco hetero, aquela turma do lacre violento voltou. E com eles as ameaças de agressão física, de estupro, ameaças à minha família, pedidos de minha demissão no meu trabalho e outras coisinhas mais, típicas desse grupinho “paz & amor para os meus”. E está só começando.

Vou citar um exemplo, para que vocês visualizem exatamente sobre o que estou falando: eventualmente, conseguimos a proeza de irritar ambos os lados em um único texto, e quando isso acontece, fica clara a diferença entre eles. Vamos usar como exemplo o texto sobre limpeza e higiene, que escrevi faz pouco tempo, falando sobre a periodicidade na qual devem ser lavadas as roupas e outros hábitos de higiene.

Teve gado do direitisticamente correto reclamando e até deixando uns desaforos: me chamam de neurótica, falam que eu não sei o que estou falando e que preciso procurar terapia pois tenho mania de limpeza. É o clássico modus operandi: te desvaloriza, quer fazer você pensar que é maluca e desacredita tudo que você fala sem qualquer argumento técnico para isso.

Mas o gado do esquerdísticamente correto… ah, esse não falha! Não importa o que você diga, é tudo sobre eles e sobre como você os ataca! Coisas como “a branca não suporta ver a senzala subir na vida que já fica chamando a gente de sujo”. Em momento algum do meu texto eu vinculei higiene (ou a falta dela) a qualquer atributo específico (cor de pele, classe social, religião ou o que mais quiserem). Mas a carapuça serve. Mais de 50 comentários (obviamente, não aprovados) me chamando de racista. Curioso como os próprios negros se percebem sujos, não? Que vida triste essas pessoas devem ter.

Isso é chato. Isso enche o saco. É um disco arranhado, que repete sempre as mesmas frases, não importa o contexto. E é um disco arranhado que eu fiquei escutando (contra a minha vontade) por 20 anos. Sempre vítimas, sempre colocando o outro no papel de agressor, sempre virtuosos, mas, curiosamente, sempre ameaçando fisicamente e te desmerecendo também usando atributos físicos (mesmo sem me conhecer).

O gado patriota é chato, porém, existe um mínimo de limites, principalmente no trato com uma mulher. Mas o gado piolhento, esses vêm com ódio legítimo, um rancor sem precedentes, um recalque monstruoso. Que pessoas amargas… Que inferno deve ser viver dentro da cabeça delas. Não tem força motriz mais tóxica do que um ódio cultivado, acumulado e alimentado.

O gado verde e amarelo é patético, mas ao menos ele é aquilo ali, mostra exatamente o que é. O gado Projac não, é uma coletividade travestida de virtuosos, tolerantes e humanitários, mas na real é uma turba enfurecida violenta, agressiva e discriminadora, que busca apenas favorecimento pessoal, aplausos e desfilar virtude quando seus atos são abomináveis.

Eu prefiro pessoa lixo, porém coerente do que um falso virtuoso que, por debaixo dos panos, faz tudo que diz condenar. Para muitos o esquerdisticamente correto é mais palatável pois, ao menos no discurso, eles são agradáveis. Para mim é justamente o contrário: prefiro um discurso bosta mas sincero e coerente com os atos da pessoa do que um discursinho hipócrita de quem, na prática, faz tudo ao contrário.

Os próximos quatro anos serão assim: tudo será racismo, machismo ou qualquer “ismo” que possa de alguma forma fazer essas rinocerontas de cabelo rosa, esses homenzinhos horríveis magrelos maquiados, essa gentalha que grita para idosa com câncer para tirar o turbante pois é apropriação cultural lacrarem de forma alta, pública e notória, em busca do reconhecimento e aceitação que o papai nunca deu. Certo está o pai, se eu tivesse um filho assim, também saía para comprar cigarro e nunca mais voltava – e olha que eu nem fumo.

Do limão, como sempre, faremos uma limonada. Esperem pela provável volta da coluna Processa Eu, esperem por textos que ultrapassem em muito a linha do bom-gosto e do bom-senso e por qualquer outra forma nova que eu consiga pensar para ser um contraponto a essas sarnas ambulantes da Federal. Minha paciência com essa gente e seu discurso vitimista-agressivo acabou em 2018, daqui pra frente é tijolada na boca.

Eu tenho essa possibilidade: vir aqui e falar o que quero. Mas vocês, que moram no Brasil, não terão. Essa gente adora um processo, um barraco intimidatório no meio da rua, uma cena. E por isso eu lamento muito: vocês terão que aturar calados um monte dessa baboseira. E isso é muito mais irritante do que um fulano vestido de amarelo pendurado em um caminhão. Acreditem, vocês vão sentir falta dos patriotas, eles ao menos têm um lado divertido.

Para me chamar de racista (espera só pelos meus textos de 2023), para dizer que o pior lado vai ser Haddad na Fazenda ou ainda para dizer que Desfavor vai melhorar 200% ano que vem: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (32)

  • Não vinha no Desfavor há anos, lamentavelmente. Adorava os textos exaltando a qualidade e obra de Chico Buarque. Mas com relação ao tema, eu tenho certeza que o mais irritante nos próximos 4 anos vai ser ver Lula e seus comparsas posando de honestos e injusticados. E, pior ainda, inchando o Estado pra aumentar a fatias de suas mordidas no dinheiro público, repetindo toda a pilantragem que já vimos por ai.

    • Sim, tudo isso vai acontecer. Além do lacre, o PT tem essa característica: o negacionismo agora é econômico. Vão inchar o Estado, distribuir Bolsa Qualquer Coisa e todas aquelas manobras populistas que já conhecemos.

  • Sally,

    li seu texto sobre higiene e cuidados com as roupas, e agora sabendo que teve asno imputando racismo a você, vejo ainda mais o quanto o pessoal da esquerda identiOtária cirandeira lacradora é cretino, hipócrita e autoritário!
    Além de um excelente texto, nem consegui imaginar que algum ser humano pudesse pensar em racismo! Esse pessoal presta um tremendo desserviço a qualquer causa importante!
    Deixando claro que sou de esquerda, mas sinto uma imensa ojeriza desse povo! São ótimos cabos eleitorais pra bolsonaro e sua turma de criminosos! Tem uma tal de Marcia Tiburi mesmo, que é completamente lunática e oportunista na lacração! A fisólofa desse povo! A Olavo de Caralho do gênero feminino e sinal vermelho!

    • São desprezíveis, mas pior do que isso é que são dissimulados, se revestem de um manto de boas pessoas que lutam por minorias. Nem todo mundo consegue ver o quão filhos da puta e asquerosos são.

      • Moisés Bonniek

        Verdade! Enganam gente pra caralho! Vejo inclusive muita gente boa se enganando com esses merdas! Se revestem no manto de um falso altruísmo!

    • Moisés, é simplesmente monumental o besteirol que essa “esquerda identiOtária cirandeira lacradora” é capaz de perpetrar apenas para tentar fazer a realidade “caber” nos seus delírios e visões de mundo completamente distorcidas.

      • Por aí mesmo! Eles torcem a realidade da formas mais absurdas pra se dizerem certos em tudo! E são fascistas na forma de agir! Esse pessoal não aceita diálogo com pessoas e ideias diferentes!

  • É bom ler o Desfavor depois de tanto tempo distante
    Concordo muito com a ideia de que o Bolsonarismo pode crescer sendo oposição, mas não vejo sustentação em um movimento sem uma intelectualidade por trás. A esquerda tem isso desde o século passado no Brasil. Tem a mídia com as pautas progressistas e também tem o senso comum aqui no nordeste de que a esquerda valoriza o pobre. A longo prazo, se a esquerda fosse uma ação, eu compraria ela com certeza.

  • Lacradores são manipuladores por natureza. Inclusive esta é uma ideologia que fecha o bingo do famoso “cluster B” (o grupo de transtornos que abrange narcisismo, borderline, histrionismo e até psicopatia) com sucesso e com louvor: Manipulação, vitimismo patológico, exibicionismo exacerbado, falta de empatia, falta de remorso, etc…

    Lacração é caso de psiquiatria pesada de remédio tarja preta, com certeza

    P.S: Super animada com a volta do processa eu! Queeeeroooo!!

    P.S 2: Próximo ano completo 15 anos com vcs! Que felicidade, e a volta do processa eu será um presentão pra mim, hahaha

  • Finalmente um ponto ‘positivo’ (?) no mar de merda que está por vir!
    Mal posso esperar pelo Desfavor 2023: O inimigo é sempre o mesmo.

  • Vcs tão sabendo que vai ter uma lista de palavras da língua portuguesa que vai ser proibido falar no futuro? Eles querem criminalizar expressões como: de meia tigela, fazer nas coxas, nega maluca, e até cousas que não se referem a racismo como ESCLARECER. Esclarecer significa dar uma luz. Como vai falar que quer esclarecer um assunto sem usar o termo que a lacração proibe? Aquele animal chamado macaco vai ter que mudar também? Bota lacrador ignorante pra criar lei dá nisso. Vamos ter que nos comunicar em libras porque querem proibir palavras.

  • Lacrador enchendo o saco é sempre pior pq infelizmente esses filhos da puta tem o aval da mídia pra isso (por mais que os bolsoloucos digam que não, infelizmente a mídia ainda é poderosa por aqui). Por outro lado, como já tem 10 anos que esses vagabundos estão relinchando, meu lado otimista ainda quer acreditar que em algum momento eles perderão força (chamar alguém no Twitter de “machista-racista-nazista-homofobico” hoje já não tem mais o mesmo impacto de anos atrás). Lula tá no bico do corvo, não deixou sucessor (diferente do Bolsonaro que já tem uns 10 aloprados na fila pra ocupar o lugar dele), ganhou por diferença mínima… Eu, se fosse progressista, estaria com o cu na mão.

    Bolsominion se fazendo de perseguido também será um inferno, mas ao menos eles, por enquanto, não são levados a serio.

    • Heliagar Romeu Pinto

      Não deixou? O caralho… A Janja vem arrombando geral e mostrando por A mais B que quer ser a Lula de saias… Mas daí a ela ser convincente pra ganhar a presidência de bandeja são outros quinhentos.
      Souberam que a Janja foi puxar o tapete da Tebet? Pois bem… É porque a velhaca quer o cargo só pra ela.
      Se for depender dessa babaca egocêntrica e narcisista, #hahahaHADDAD e Boulos vão continuar na segunda divisão.

  • O que me deixa puto é que a esquerda “raiz” tem como finalidade apenas lutar por condições de vida melhores para o trabalhador usando as ferramentas que têm à mão: greve, (mais recentemente) sindicatos, discussões políticas e pressões no Congresso, essas coisas. Mas como se trata de ir contra a opressão, então todas as minorias oprimidas se identificaram com o movimento e grudaram a ele como craca, e de um tal modo que hoje são praticamente indissociáveis esquerda e lacre. Aí, o que era uma coisa autêntica virou numa brigalhada violenta estimulada por esses oprimidos que, sem sequer terem chegado ainda à posição de opressores, já agem como eles, destruindo reputações usando uma causa maior e que – pasmem! – não é a deles.

    É um povo que berra muito e realmente intimida, mas a verdade é uma só: a turma do lacre não é nada diferente dos malucos que estão batendo cabeça em quartel.

    • “A turma do lacre não é nada diferente dos malucos que estão batendo cabeça em quartel”. Concordo totalmente.

      • Heliagar Romeu Pinto

        A diferença da turma do Lacre pros malucos que batem estão batendo cabeça em quartel é que os que batem cabeça em quartel são um bando de iludidos que acreditam que as Forças Armadas podem dar um golpe de estado (não vão dar) que jogue a turma do Lacre pra escanteio (não vão conseguir).
        Já a turma do Lacre, bem, quer impor sua pós-verdade a tudo e a todos e ai de você se mijar fora da casinha.

  • Eu nem sei dizer o que vai ser ruim a partir de 2023 (quando foi bom, mesmo?).
    Como ninguém paga as minhas contas, to ligando o foda-se, como sempre.
    Que não me falte saúde e trabalho, o resto eu dou conta.
    Fodam-se todos os ismos, me excluam das listas dos dois lados.
    Tem muita gelatina se achando creme-brülee.

  • Acho que considerando as perspectivas econômicas do Bostil, acho que isso será até irrelevante, mas como anti-petista, com certeza o que vai mais me irritar é o cinismo da esquerda que larpa de resistência… e o sorriso debochado dos jornalistas e artistas que voltarão a encher o cu de dinheiro.

  • O pior vai ser aquela ladroagem que a gente já viu nos outros mandatos e há conhece muito bem. Não que o Bozo fosse honesto, mas a gente poderia ter tirado ele sem trazer o ladrão de volta né! Lacração e mimimi sempre teve, não vai ser novidade.

  • Lacradores, com certeza. Esses militantes que dão porrada apenas quando não é da turminha deles.

    Lacrador pode ser machista, homofóbico, racista, sempre tem uma razão pra passarem paninho. Uma das maiores merdas a se fazer na vida é confiar pautas sérias a lacradores, pois eles vão trai-las se for conveniente.

    Esses mesmos arroubos de autoritarismo, carteirada, descompensação emocional de lacradores é justamente o que faz gente comum que só está muito puta com algo, sair do armário como bolsonaristas, neonazistas e outras merdas.

  • Nem dá pra dizer que com o retorno do Lula nós voltamos à estaca zero, porque desta vez a merda vai feder mais, muito mais. Convivo com gente que teme que a esquerda reassuma agora o poder pra não largar nunca mais. Mas o que mais irrita mesmo é a confirmação de que, no Brasil, as coisas só mudam pra pior. Não tem como não ficar puto com um país que fica eternamente marcando passo, girando em falso sem sair do lugar.

    • A esquerda não tem o poder de “não largar nunca mais”, são vocês que vão decidir isso, votando, pressionando, jogando bastante merda neles

    • O que eu creio que vai acontecer é o retorno da estratégia das tesouras, em que a esquerda vai usar dois fantoches – o PT e um PT azul, que pode voltar a ser o PSDB ou algum substituto caso o PSDB afunde – e vamos seguir décadas a fio tendo que escolher entre dois candidatos de esquerda sancionados pelo STF e pela grande mídia. Simplesmente não vai haver espaço pra um novo candidato como o Bolsonaro porque a imprensa não vai cometer o mesmo erro que cometeu com ele, e se por um acaso ele comece a despontar, o TSE vai rapidinho cortar as asas dele.

      • Exatamente, Anubian. Penso da mesma forma. E, no fim das contas, vai continuar tudo como dantes, quartel de Abrantes…

  • Sally, tô contigo nessa. Lidar com lacrador(a) é sempre pior. Estão sempre dispostos a atacar da forma mais baixa e, se você ousa revidar, te pintam de monstro e se vitimizam até não dar mais. Basta uma simples discordância pra você virar o Hitler da semana. Insuportáveis

    Obs: Animada pra volta do Processa Eu!

  • Eu acho que a turba fedorenta vai irritar mais com seus sentimentos feridos e microagressões que só existem na cabeça deles. São tiranos mas tudo é “do bem”.
    Exemplo foi o caso da tatuagem do menino negro. O cara errou em usar uma imagem sem pedir autorização, mas se dispôs a resolver da melhor forma possível com a família. Mas a mãe queria encontrar quem foi o tatuado só para para “conversar numa boa”, só que não precisa ser nenhum gênio para saber oq ela realmente queria, expor e destruir a vida de uma pessoa….e ficou revoltada pq não conseguiu encontrar a pessoa e nem obrigar o evento a dizer quem era.
    Enfim, eu me mantenho afastada dos dois lados, tenho poucos amigos mas tenho paz. As teorias dos dois lados enchem o saco.

  • Pior vai ser o escaralhamento da economia, isso sim me afeta, porque não desaparece ao fechar a guia do navegador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: