Nomes de Blocos de Carnaval

Dando seguimento à nossa semana “Dedo no Cu e Gritaria”, na qual temas sérios, instrutivos e decentes estão proibidos, vamos perder nosso sagrado tempo com mais uma imbecilidade: analisar os nomes dos blocos de carnaval que circulam pelo Brasil.

Duas coisas me fascinam: o tempo que deve ter sido gasto para definir o nome de um evento de bebedeira e putaria que não acrescenta nada para a sociedade (em alguns tem até votação!) e os resultados merdas que saem dessa incursão. Desde o Fuleco tenho a convicção que, se chamado a opinar, o brasileiro vota no nome mais cagado possível.

Não se pode negar que há criatividade. Obviamente também há trocadilhos que nos fazem querer bater com a cabeça na parede, muito desrespeito e até algum grau de plágio. Vamos fazer um tour por estes nomes fascinantes?

Na categoria “Homenagem Ofensiva” temos os nomes que se inspiraram em obras ou artistas que já existem e acabaram mais sujando seus nomes do que exaltando-os. É o caso de Amelie Pulando, A Madonna Tá Aqui, Arianu Suassunga, Jamirovai, Levando os Elepês da Gal para Passear, Ritaleena e Quem Matou Odete Roitman.

Temos ainda Quero Morrer Amigo do Metallica, Samby e Junior, Tô de Bowiee, New Kids on The Bloco, BloQueen. O que mais me dói é que muitos dos “homenageados” estão mortos e não podem se defender. Definitivamente vida após a morte não existe, caso contrário alguns já teriam voltado para expressar seu descontentamento.

Na categoria “Respeite os Animais” temos nomes nada honrosos citando os pobres coitados dos bichinhos. É o caso de A Ema Gemeu de Canto a Canto, Acadêmicos da Cerca Frango, Acadêmicos do Gato Mia, Amigos do Boi, Balaio de Gato, Bloco da Vaca, Bloco das Formigas, Bloco do Panda, Siri com Tódi e Bloco do Sapão.

Temos ainda Clementinas de Perus, Galo do Samba, Jegue Elétrico, Macaco Cansado, Pitbull Banguela, Sovaco de Cabra, Unidos do Bagre Alado, Vaca das Galáxias, Suvaco de Gato, Siri com Câimbra e Pirikita em Chamas. Certeza de que muitos dos que participam se dizem protetores de animais ou defensores da causa animal, mas não hesitam em humilhar os bichos com esses nomes escrotos.

Na categoria “Trocadalhos do Carilho” temos os blocos que acham que conseguiram um grande trocadilho. É o caso de Amoribunda, Bantantã, Batekoo, D.rrete, Bloco de Concreto, Bloco dos Zattrevidos, Bloco Ex Folei, Baiacú de Alguém, Mostra o Fundo Que Eu Libero o Benefício, Há Jacu no Pau, Põe na Quentinha? e Bloco Je Treme Mon Amour.

Temos ainda o Bloco Me (M)amem, Filhos de Glande, Heteronormadiva, Hidrataasom, Kiparada Jewish Bloco, Carvalho em Pé, Marchistas, OlimPICAS, Tatu A Pé, Tomojunto, Só O Cume Interessa, H Romeu Pinto, Vamo ET, Mulheres de Chico, Trema na Linguiça. O mais intrigante é que provavelmente a maioria dos participantes não entendem a referência nos nomes, ou vai dizer que o brasileiro médio sabe o que é um Kipá?

Na categoria “Desnecessário” temos os nomes que atingiram um patamar especialmente desagradável. É o caso do Bloco da Xuca Feita, Carnakoo, Sim Fodemos, Siriricando, Tia É O Caraleo, Rola Preguiçosa Tarda Mas não Falha, Segura no Meu Pau de Selfie e Balança, Incha Rola e TOC Transtorno Obsessivo Carnavalesco.

Temos ainda Xupa Mas Não Baba, Já Comi Pior Pagando, Lavou Tá Limpo, Ejaculasamba, Fogo na Cueca, Pinta Mas Não Borra, Se Eu Cozinho Todo Mundo Come, Encosta que Kresce, Antes Aqui Que Na UTI, É Pequeno Mas Não Amolece, É Pequeno Mas Vai Crescer, É Pequeno Mas Estica. Bastante nome sobre pau pequeno, não? Peço perdão a todos que inevitavelmente visualizaram a materialização de alguns desses nomes.

Na categoria “Ah se fosse um branco hetero falando isso” temos os nomes que, se repetidos em voz alta podem gerar cadeia dependendo da cor da sua pele. É o caso de Bixa Preta Vc É Linda, Bloco Feministas Vacas Profanas, Chacoalha Bichona, Dramas de Sapatão e Japa Bloco. Ok, hoje em dia tudo depende, além da cor da sua pele, em quem você votou, mas como nós falamos mal de todos os lados, provavelmente apanhariamos.

Temos ainda Kriolinho e Kriolão, Nega Véia, Rolezinho das Crioulas, Se Joga Viado, Siga Bem Caminhoneira, Calma Sua Piranha, O SUS Resiste Eu Não e Chulé de Santa. Certeza absoluta de que se eu usasse qualquer um desses nomes no meu texto como forma de tratamento de um grupo me acusariam de racista, nazista, fascista e ciclista.

Na categoria “Nome Apropriado” temos nomes que nos parecem apropriados para o evento. É o caso do Bloco Chorume, Bêbados e Nojentos, Carne de Segunda, Chernobyl, Cornomania, Descontrole Folia, Discórdia Pura Sem Limites, Deliga da Justiça, GoPobre, Eu Não Venho Mais Aqui, e Doentes da Sapucaí.

Temos ainda Esfarrapados, É Uma Bosta Mas A Gente Gosta, Frita Comigo, Fígado de Aço, Me Beja que eu To no SPC, Me Interna que Tô Loko, RabuSuju, Só Quem Tem Problema Em Casa, Que Merda É Essa? e Sem Noção. Parece ser um raro momento de autocrítica do brasileiro, não posso deixar de aplaudir.

Na categoria “q” temos nomes simplesmente inexplicáveis. É o caso do Bloco das Vampiras Safadas e Seres Fantásticos de SP, Bloco do Risca Fada, Bloco do Tesãozinho Inicial, Bloco dos Programadores, Bloco Eletro Afro Muriçoca Soul, Bloco Emo, Bloco Infantil Os Cabecinhas Tântricos e Boca de Veludo.

Temos ainda Dollynho: O Amiguinho, Estamos Todxs no Cio, Favela Med Mex (com “e” mesmo), Manifestações Carnavalescas Populares Paralelepipedo, Me Fode Que Eu Sou Produção, Putas Vampiras, Unidos do K-Pop, Acadêmicos da URSAL, Vila Mimosa Eu Também Tenho Cu, Virilha de Minhoca. Se por um lado os nomes não fazem o menor sentido, por outro, não fazer o menor sentido condiz com essa festa suja, fedida e oleosa que é o carnaval.

É com um misto de vergonha alheia e esperança de que o Somir faça um “Histórias de Vida” sobre a origem do nome de algum desses blocos que me despeço. Como este ano tem eleição no Brasil, nos veremos novamente para falar de nomes bizarros em breve…

Para escolher seu nome escroto favorito, para dar sugestões de nomes escrotos ou ainda para sugerir que usemos um desses nomes no meio de um texto e quando a militância vier reclamar usemos a cartada do bloco: comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: ,

Comments (12)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: