Sally Surtada: Ateus.

Em recente pesquisa realizada, foi perguntado a pessoas de todo o Brasil, com o objetivo de mensurar a intolerância sexual, o grau de repulsa que determinados grupos provocavam. O resultado foi tão surpreendente que hoje abro uma exceção e deixo de lado os relacionamentos afetivos para tentar fazer uma reflexão sobre o tema. Eu realmente não tenho uma resposta, me limito a expor os fatos e quero a opinião de vocês para tentar entender algo que para mim é incompreensível. Vamos a uma das perguntas da pesquisa: Foi perguntado por qual destes grupos o entrevistado sentiria repulsa:

Dados da pesquisa. Ateus odiados.

Sabem de qual grupo o brasileiro sente mais repulsa? Dos ateus.

No Brasil, a título de repulsa social, é melhor ser uma puta drogada e criminosa do que um ateu. Alguém consegue me explicar isso?

Dentro desta pesquisa também há outros resultados surpreendentes. Por exemplo, perguntados sobre quais as pessoas que menos gostariam de encontrar, os ateus ficam na frente dos ex-presidiários! Quer dizer, melhor encontrar com um ser humano que matou outro ser humano do que encontrar com um ser humano que não acredita em Deus.

O objetivo aqui não é fazer propaganda contra ou a favor de qualquer crença ou religião, não teria a prepotência de fazer isso por acreditar ser uma escolha pessoal de cada um. É apenas trazer um questionamento racional do resultado desta pesquisa, que me chocou profundamente.

Fanáticos religioso já cometeram atrocidades pelo mundo: massacres, assassinatos, atentados terroristas, genocídio e outros tipos de barbaridade, muitas delas em nome de Deus (todo fanatismo é ruim, certo?), no entanto, as pessoas sentem menos repulsa por eles do que por ateus. Não tenho notícias de atitudes violentas por parte de ateus. Aliás, ateus são muito discretos, não tenho notícia de nada com nada por parte de ateus. Porque será que eles despertam este tipo de sentimento?

Falo por mim, e apenas por mim, sem pretensão de dizer uma verdade absoluta, apenas a minha opinião (um saco fazer essas ressalvas que supostamente estariam implícitas no meu texto, mas é necessário, se não vem meia dúzia de almas raivosas xingar minha mãe nos comentários), mas se teve alguém que já me desrespeitou com intolerância foram os fanáticos religiosos. Já fui abordada por mais de um no meio da rua tentando me “converter” à religião deles, muitas vezes com argumentos preconceituosos, colocando seu Deus como o único e verdadeiro e desmerecendo quem não aderia à sua religião.

Nunca vi um ateu tentando convencer um religioso a deixar de ser religioso. O ateu pode até expor seu ponto de vista, dizer que ele não acredite em Deus por tais e tais motivos de ordem racional, mas não fica tentando angariar gente para sua crença. E mesmo se existe algum que o faça, eles não explodem aviões de encontro a prédios, não amarram bombas em seus corpos e detonam escolas nem matam aqueles que acreditam em Deus.

Historicamente, ateus não tem um rastro de intolerância. Ateus nunca discriminaram mulheres, ateus não cometeram genocídio, ateus não jogaram pessoas na fogueira. Porque será que causa tanto temor/repulsa nas pessoas? O que há de tão prejudicial para a sociedade em uma pessoa que não crê na existência de Deus?

Será que uma pessoa é incapaz de ser boa e digna apenas porque não crê na existência de Deus? Com certeza a recíproca não é verdadeira, pois sabemos que existem pessoas que acreditam em Deus e valem menos que uma paçoca. Até onde eu entendo, o ser humano tem a capacidade de discernir o certo e o errado, o ético do não ético, independente de crença religiosa e fé.

Comecei a pesquisar o assunto, porque queria saber se esta repulsa é exclusividade dos brasileiros. Achei uma pesquisa realizada nos EUA onde se perguntava à população em qual destes grupos não votaria de forma alguma para presidente. Vejamos o resultado:

NÃO VOTARIAM PARA PRESIDENTE SE O CANDIDATO FOSSE:
CATÓLICO
4%
NEGRO
5%
JUDEU
7%
MULHER
11%
HISPÂNICO
12%
MÓRMON
24%
CASADO PELA TERCEIRA VEZ
30%
72 ANOS DE IDADE
42%
HOMOSSEXUAL
43%
ATEU
53%

Ateus constituem um grupo pacífico. Provo meu ponto: Fico me perguntando se, em ambas as pesquisas o maior índice de rejeição fosse contra negros ou judeus, qual seria a reação deste grupo perante a divulgação destes resultados. Perdão pela expressão informal, mas iam quicar no calcanhar. Fariam barulho, passeata e escândalo. Os ateus não, foram sumariamente rejeitados, acredito que de forma preconceituosa, e ficaram na deles, totalmente blasé. Gente chique.

“Mas Sally, negros e judeus tem um histórico de perseguição e discriminação, por isso reagem assim”. Ateus também. Quantos ateus foram para a fogueira nos tempos da inquisição? Isto só para citar um exemplo, uma vez que diversas culturas e religiões são predatórias com ateus. E nem por isso eles levantaram uma bandeira. Estou certa que no mundo morreram mais ateus do que judeus, no entanto, o mega-evento histórico é o Holocausto. Levantamos as bandeiras do não-preconceito e da não-discriminação com tanto entusiasmo… para no final descobrir que continuamos sendo preconceituosos com aqueles que não nos exigem constantemente respeito. Será que só conseguimos não ter preconceito com a eterna vigilância social?

Então vejamos… Ateus não tem histórico de perseguir, matar nem torturar pessoas que pensam diferente deles. Ateus foram perseguidos, mortos e torturados e não fazem disso um evento. Ateus ficam na deles, apenas se limitam a dizer que não acreditam em Deus (algumas vezes chamam de burro quem acredita, mas até aí, direito deles pensar assim), porque esse estresse com ateus?

Quem “perde” com o ateísmo são os próprios ateus. Em minha humilde opinião, a fé tem seus benefícios. Está comprovado cientificamente que pessoas com fé expandem seus limites, seja por auto-sugestão ou seja por influência de Deus, como queiram. Por exemplo, uma pessoa com muita fé pode (eu disse PODE) se curar de uma doença com o auxílio de sua fé. Fé é capaz de fazer isso, a ciência comprovou. Logo, aqueles que não conseguem ter fé, não se beneficiam deste tipo de coisa, (que pode ser atribuído a uma causa bioquímica ou a Deus conforme a crença), mas que de fato pode curar ou ajudar a curar, se a pessoa acreditar com vontade. Repito: Quem perde com o ateísmo? Os ateus. Só eles. Não fazem mal a ninguém.

Não creio que fé seja questão de escolha. Ou você tem, ou você não tem. Como culpar uma pessoa por algo que ela não escolheu? Fé não se explica, não se racionaliza, não se questiona. Se uma pessoa não tem fé, isso faz dela NECESSARIAMENTE uma pessoa pior?

Sentir repulsa ou discriminar uma pessoa pela falta de religião é tão nefasto quanto discriminar uma pessoa pela religião que ela escolheu. Um ser humano é muito mais do que sua religião. Acho pouco usar a religião (ou a falta dela) para afastar pessoas da nossa convivência.

Temos o sagrado direito de simpatizar ou antipatizar com religiões, eu por exemplo, simpatizo com budistas e espíritas. Mas me recuso a fazer um juízo de valor definitivo de uma pessoa com base apenas em suas (não) crenças. Existem pessoas bacanas e pessoas filhas duma égua em todos os grupos étnicos, sexuais e religiosos. O que faz a pessoa é seu caráter e não sua escolha sexual ou religiosa.

O problema é que é socialmente aceitável bater em ateu. Por isso as pessoas pintam e bordam. Todo mundo dá uma pedrada. Isso só me faz respeitar mais ainda os ateus, que vem desprezando silenciosamente este preconceito em vez de se unir em um grupinho (que seria inevitavelmente uma nova forma de religião, a religião dos que não acreditam em porra nenhuma) e se vitimizar. Acho digno o comportamento deles. Espero que nunca se tornem uma panelinha vitimizada.

E para quem acha que ateísmo é um limitador, recomendo que procurem na Wikipédia a listagem dos ateus famosos (impossível citar, até mesmo selecionando os principais nomes, são muitos) e imaginem viver em uma sociedade sem eles e sem suas contribuições, para quem sabe assim, mensurar que independente de religião, tiveram um papel social importante e forma pessoas louváveis.

Para me chamar de herege, para passar atestado de analfabeto funcional e dizer que eu fiz uma postagem contra religião, para dizer que deseja me crucificar e para sugerir temas: sally@desfavor.com

Para quem tiver curiosidade, aqui estão os resultados da pesquisa.

http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=1773

FALTAM 5 POSTAGENS PARA A 200ª

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (45)

  • Naziteístas tendem a odiar tudo. Não só ateus. O ódio gratuito é prova cabal de inferioridade: coisa de quem não carrega o sentimento do sagrado e precisa de um ou mais deuses para pseudocompensar o buraco da infeliz debilidade espiritual que os acompanhará para sempre. BEM FEITO !!!!!

  • Oh, quanto tempo… mas comento assim mesmo.
    Bom, o fato de boa parte da população ter repugnância a ateus só prova que eles fazem o contrário do que Deus quer (me refiro aos que se dizem cristãos). Está escrito: “Honrai a homens de toda sorte”. Bom, um ateu, só pelo fato de não acreditar em Deus, deve ser desprezado? Não! Pelo menos o ateu exerce completamente seu ateísmo, não crendo. O pretenso cristão, ao contrário, faz o que Deus não manda, não faz o que manda.
    O fato de as cadeias estarem cheias de pessoas crenters num Deus não vem a provar que Deus causa o crime, só vem provar que esses são hipócritas. Pois está escrito que devemos respeitar as autoridades estabelecidas, não descumprir suas regras.
    E também, ser ateu não quer dizer que a pessoa não será ruim. Não conheço nenhum ateu pessoalmente (digo, nenhum que tenha sólidos argumentos), mas para mim são gente comum, merecedora de respeito. Se me respeitam mesmo eu acreditando em Deus, eu os respeitarei mesmo eles não acreditando.
    .
    Agora, outra coisa, tem que tirar aquele “Deus seja louvado” do dinheiro. Imagina se quem pensou nisso fosse, sei lá, umbandista, aí colocasse “Ogum seja louvado”. Duvido que a sociedade gostaria. Devia-se pensar no outro. Ou, menos plausível, estivéssemos em uma ditadura satanista. O que escreveriam na nota de real? E o povo poderia reclamar? É meio o que acontece com essa inscrição na nota hoje.
    .
    Pense-se nisso. Pense-se que nem todo religioso, teísta é alienado, nem todo é fundamentalista.

    • HAHAHAHAHA

      A repugnância do povo pelos ateus é culpa dos próprios ateus porque eles não fazem o que Deus quer?

      Tem que perguntar para esses religiosos: você casou virgem? Você faz sexo só para reprodução? Você usa anticoncepcionais? Hipocrisia pode voltar para morder a pessoa na bunda…

      • Não, não, não! Eu escrevi a frase meio errada. Quando falei da culpa me referia aos cristãos, não aos ateus. Os que se dizem cristão são hipócritas por não cumprirem uma regra bíblica, mas odiar ateus. Os ateus é que não tem culpa, desculpe…

        • Eu entendi! Mudei a construção da resposta porque ela era direcionada aos católicos e ficou parecendo que era para você, mas não era!

  • O preconceito é grande. E parece estar ficando cada vez pior.
    Como disse o Prefeito em Uma Família da Pesada “Eu preferia ter um terrorista vivendo entre nós do que um ateu, pelo menos eles acreditam em um deus. Mesmo que seja um deus moreno e mal vestido. ”
    E você Sally? Teve coragem de sair do armário? Na sua vida profissional, as pessoas sabem que você é “atoa”?

    • karen,

      Não tenho como sair do armário porque nunca entrei nele. Nunca escondi de ninguém meu ateísmo, nem tem como, pois perguntas como “onde você foi batizada?” ou então o fato de não saber uma Ave Maria ou um Pai Nosso me entregam…

  • Compreendam, se ateus já mataram um dia… não mataram pelo ateismo, mataram por qualquer outra coisa! Agora os cristãos e muitas outras religiões anteriores ao cristianismo, mataram e mataram muito. Muito mais que que Hitler (que há controvérsias sobre seu ateismo) Stalim e Mao Tsé-Tung. Mataram em Favores de Deus, ou como punição a blasfêmia! Se a Santa Inquisição não foi do Deus da Igreja Católica Apostólica Romana, eu jogarei meus livros de história no lixo… E se você é protestante e me diz que o Deus da Igreja católica não é o mesmo Deus da Igreja Protestante, então cuspo na tua cara!

  • Ao Anônimo acima… Hitler era ateu? Desde quando? Muito pelo contrário, era católico fervoroso, e tinha a benção do papa da época quando subiu ao poder Alemão. No Mein Kampf, ele faz várias referências à sua religiosidade.
    Mas bem, para ter postado como Anônimo deve ser só mais troll querendo causar discussão à toa…

  • A sim ,ateus são melhores que os religiosos. Digamos que Mao Tse Tung com o seu comunismo ateu que matou cem milhões pessoas, assim como Stalin matou cerca de 40 milhões, Hitler seis milhões de judeus (dizem), fora os que morreram na guerra insana, e outros tantos, todos estes eram Estados ateus cuja a religião não fazia a mínima diferença. A sim, a inquisição da igreja católica foi em nome de Deus, mas, há controvérsias quanto ao deus. Quanto a pesquiza, sigo a maioria, ser ateu é o pior dos defeitos humanos.

  • Olá… Deixando brevemente minha opinião: o ponto pacifidade dos ateus é bem verdade. Estou de acordo com todos os argumentos citados aqui (e não só por ser atéia também)… Faltou um argumento: os ateus normalmente não se usam de sua crença para se promoverem – você já viu algum ateu saindo por aí, batendo no peito e dizendo "Eu sou ateu!"? Acho que não, né? Como você disse, somos discretos, não vemos necessidade em ficar expondo nossa posição quanto à religião por aí, porque respeitamos a opinião e as escolhas alheias – e seria muito bom se as outras pessoas também respeitassem isso.

  • Gustavo Andreiolo

    Ola, minha primeira vez aqui, gostaria primeiramente de lhe dar meus parabéns pelo texto, gostei muito! Sou agnóstico, porem leio pouco, talvez por isso não tinha a real idéia do quanto os brasileiros têm repulsa pelos ateus. Queria apenas deixar dois comentários: Um sobre a parte em a que a senhora diz que os que têm fé podem se curar com a ajuda da fé. Concordo com a sra, porem em uma pesquisa que estive lendo recentemente, os ateus têm menos chance de ter doenças tais como depressão e câncer. O ultimo e também a favor do seu texto, é com relação a escolha de ter fé ou não, não sou religioso talvez porque minha primeira influência, minha mãe, não se preocupava muito com minha religião, apesar dela ser católica. Já na adolescência, tive um grande amigo (e ainda o tenho) que era ateu, contribuiu muito também para que eu me tornasse a pessoa que sou hoje. Penso que se minha mãe fosse religiosa praticante, eu também seria um. Sinto-me um homem feliz por viver nos dias de hoje, apesar de ainda presenciar alguns atos tristes contra a liberdade de expressão, podemos discutir assuntos tão importantes para a espécie como a apresentada acima! Um grande abraço!

    Gustavo Andreiolo, 22 anos, Rio.
    budokenz@hotmail.com

  • Gostei de ver um texto assim.

    Geralmente o que se ouve é "Fulano matou a irmã, o pai e a mãe, destroçou em pedaços, deu para o cachorro comer, então ateou fogo no cachorro e ficou gargalhando enquanto via ele morrer? Quem faz esse tipo de coisa não tem Deus no coração…"

    Politeístas poderiam dizer, quanto a esmagadora maioria de monoteístas nas cadeias, "eles não têm deuses o bastante no coração"…

    É uma das coisas que, me parece, que as pessoas vão inventando um preconceito pessoal totalmente fictício, meio enredo de filme de terror/psicopata, sem nem se dar conta. Parece que supõem que, tudo que eles fazem de bom, ou que ouviram falar que é errado, os ateus devem fazer, ou querer fazer, essencialmente o contrário. Como se a moralidade e um comportamento razoavelmente civilizado tivesse sido invenção original das religiões (quando é argumentável que na maior parte o que chamamos de civilizado veio do iluminismo, em relativa oposição ao pregado pelas religiões até então… mas, felizmente, foram absorvendo e se apropriando… hoje, queimar bruxas deve ser "coisa de ateu", quem sabe)

    Mas essas proto-ONGs de ateus me dão medo. Queria ser teísta para rezar para que não dê em ***** qualquer de suas militâncias que inventarem de fazer. "Dia do orgulho ateu", "tirar o 'deus seja louvado' das notas de real"… temo pela imagem dos ateus quando essas vozes fizerem mais barulho… penso até em me dizer alguém que "acredita no Google", em vez de ateu ou agnóstico. Só para fugir da associação.

    :/

    Ah, e sobre o ponto de "fé pode curar"… bem… nem preciso dizer que sou suspeito para falar… mas enfim… fora todo o aspecto placebo e etc… a fé pode ser bastante nociva à saúde se isso implicar em fé como alternativa à medicina tradicional (com médicos, operações, remédios com mais do que água agitada, testados, etc). Não quero fazer pregação ateísta, então acho interessante defender essa perspectiva conciliadora com uma piada que ouvi.

    Estava um homem religioso andando pelo meio da floresta, quando cai num pântano, e fica atolado, afundando lentamente, há alguns minutos de se afogar se não conseguir sair dali, o que ele não conseguia fazer sozinho. Mas ele dizia: "Deus irá me salvar! Deus irá me salvar!", confiante. Em uns minutos, passam umas duas ou três pessoas e tentam ajudá-lo a sair, com cordas, galhos, até uma escada. Mas ele recusa, dizendo que Deus irá ajudá-lo. E morre. Mas vai para o céu. Lá chegando, pergunta para Deus "por que não me salvou?" E Deus respondeu "E eu não mandei dois caras para te ajudar? Um com um galho, e depois um com uma corda, e até um com uma escada?"

    Hehe. Enfim, substituam caras com galhos e cordas por médicos e medicina baseada em evidências, e é essa a minha mensagem.

    Como uma nota final, de reforço à aceitar a ajuda materialista que, talvez possa ser interpretada como ajuda divina. a fundação Templeton, uma fundação voltada a premiar coisas científicas e filosóficas de alguma forma favoráveis a religião, teve a decência surpreendente de publicar (não sei se premiar) um estudo por cientistas que descobriram que é inversamente proporcional a relação entre orações para um doente, e sua recuperação. Ou seja, descobriram que quanto mais rezam, maior a chance de morrer. Obviamente não é causal (a menos que creiam que Deus seja muito sacana e fique de saco cheio com gente torrando o ouvido dele, matando os doentes para ter um pouco de paz), significa apenas que as pessoas tendem a rezar mais para pessoas que já estão mais para lá do que para cá, e que… infelizemente, não adianta mesmo assim. Ao menos não o suficiente para ter um efeito estatisticamente detectável, ainda que possam haver muitos casos de pessoas que, sob um ponto de vista materialista, tiveram sorte, e por acaso, se recuperaram; sob um ponto de vista religioso, uma ou outra que, teve sorte, e pelos mistérios dos designios divinos, foi atendida.

  • EvAnDrO vEnAnCiO

    Seu post é perfeito! Uma moldura de quadro!

    Suas palavras são as palavras de todos aqueles que se sentem injustiçados pelas forças opressoras da religião!

    Para achar um estado de equilíbrio na sociedade precisamos aceitar as diferenças, e eles, que pregam tanto a paz, esquecem até mesmo dos preceitos cristãos na hora de atacar. Incrível!

    Parabéns!

  • Muito boas as colocações! Na verdade Sally, os ateus são perseguidos com certo furor mundo afora. Em muitas nações islâmicas, ateus podem ser condenados à morte, só para citar um exemplo.

    Eu tenho a experiência pessoal de me aproximar das pessoas com quem convivo (trabalho, faculdade, etc) e depois de um tempo informar que sou ateu. E as pessoas se surpreendem: "Você é um ateu bonzinho". Oras! E quem disse que ateus são maus? Não tem cabimento. Ser ateu é apenas um posicionamento filosófico. Ponto final.

  • O cara aí de cima falou tudo.
    Colocaria indiferente também, porque só depois de conhecer bem uma pessoa você pode pensar o que quiser dela…
    Tenho amigos gays, ateus, evangélicos, católicos, espíritas, e mais um tanto, e apesar de não acreditar nas crenças deles (sou ateu, falando nisso….) a gente se dá muito bem.
    Parabéns pelo ótimo texto Sally.

  • Daniel Reynaldo

    O dito popular diz que "há males que vêm para o bem". Como bom cético que sou eu não gosto muito de ditos populares, mas ler este texto me fez um bem quase tão grande quanto o mal que ler o resultado das pesquisas me fez, principalmente porque parece que todo ele foi escrito por uma crente em deuses.

    Aliás, o que me faz lembrar (o fato de saber que um texto tão bacana e respeitoso foi escrito por uma religiosa ou por uma "simpatizante de algumas religiões") de que o resultado desta pesquisa não é horrível por colocar os ateus na posição de escória da humanidade. É horrível por revelar que ainda há pessoas (e tantas) que conseguem sentir ódio de outra, com as quais nunca falaram, às quais nunca viram, das quais nada sabem, apenas por terem sido informadas da sua religião ou da forma como gostam de fazer sexo ou de que possuem uma doença…

    De todos os grupos questionados eu responderia "indiferente" em relação a todos porque só depois de conhecer bem uma pessoa, de ver como ela age com as outras, de observar atentamente o quanto ela busca o bem coletivo ou o quanto é desinteressada pelo bem-estar alheio (que no fundo é sempre a principal matéria prima do nosso) é que eu posso saber se de fato ela merece ou não meu respeito.

    Antes disso ela é só uma pessoa como outra qualquer, que como outra qualquer merece meu respeito a priori.

    É triste… é por demais triste ver este tipo de coisa.

    Ps.: obrigado pelo texto, lí primeiramente sobre esta pesquisa em um blog ateu, mas de certa forma foi você que salvou meu dia.

    Mais do que abraços: beijos!

  • Achei que essa discussão pró-ateísmo não ia chegar ao Brasil tão cedo…
    Bom, só para constar: não troco meio Tomás de Aquino por vinte Richard Dawkins…

  • Macaco, mande o texto para a Senhora Sua Mãe.

    Duvido que ela te odeie. Ela deve odiar a sua escolha. Em todo caso, não ser livre para fazer uma escolha personalíssima sem ser recriminado é uma coisa muito ruim.

    Tente colocar na cabeça dela que somos muito mais do que nossas crenças religiosas…

  • Caraca, adorei seu post! As pesquisas eu já havia visto, afinal, sou ateu. Mas ler seu comentário foi ainda melhor. É triste mesmo saber que ignorância humana é infinita. Eu sofri um puta preconceito da minha própria mãe, o que me deixou muito triste, ser negado como filho dela, apenas por não crer no deus dela, ou em nenhum outro. Fiquei com vontade de mandar seu texto para ela com a adição de uma frase minha: “obrigado mãe por se juntar ao imenso número de pessoas que me odeiam, não podia ser pior!” Porém, como vc mesmo disse, somos discretos demais, prefiro ficar na minha. Ela me odeia por eu não acreditar em deus, eu não acredito, e ainda assim a amo por ser minha mãe. ;)

  • Também acho que pesquisas são muito tendenciosas, como muitos falaram. Mas mesmo assim, me choca que exista algum grupo que pense desta forma medonha…

  • Bom, acredito que sou ateia, não acredito no deus criado pelos cristãos, mas eu adoro aprender sobre religiões.

    Todas elas, são muito interessantes. Adoro conhecer as histórias e tudo mais, mas não acredito em muitas delas.

    Pessoalmente, me considero ateia, por que não acredito em nada espiritual além do espirito humano. Acredito sim que exista algo além de carne e osso, algo “mágico” (que não é entendido pelas pessoas) que nos une, mas não acho que isso seja “personificado” em algum tipo de deus ou energia superior.

    Na minha humilde existência, nunca dei muito ouvidos ao que os outros pensam do que eu acredito ou não. Acho que é por isso que os ateus nunca se rebelaram como negros e judeus fariam, ninguém liga pra eles, logo, eles não ligam pra ninguém. Bem, eu não ligo.

    Enquanto existir uma sociedade inteira que não se importa se eu estou me estressando com crentes chatos, eu também não irei me importar caso a sociedade inteira de crentes chatos ache que eu sou uma “herege”, afinal, que diferença faz?

    No que eu conheço meus amigos não-crentes (ateus), eles também pensam o mesmo. Não ligam pro que falam ou pro que os outros julgam, afinal, alguém que acredita em algo que eu julgo incoerente tem a capacidade de fazer um julgamento válido das outras pessoas? Eu penso que não, então… melhor não contrariar.
    _________________________________

    Israel: “Os drogados têm a porcentagem igual a dos ateus, porque não são apenas religiosos que odeiam drogados.”
    Eu odeio drogados, e não considero isso nenhuma forma de preconceito, e sim, de auto proteção. Todo mundo sabe que pessoas quando estão ‘altas’ tem tendencia a se tornarem mais agressivas. Sem contar que eles movimentam todo um subsistema de tráfico e violência. Não acho que ninguém tenha o direito de ser drogado, até por que, isso não é nada natural, não é nada pessoal, você não nasce drogado, se droga por que quer. Escolher fumar um baseado é igual a escolher transar sem camisinha, (você escolhe fazer, mas aceite as consequências). E dizer que “drogados só fazem mal a si mesmo” é passar atestado de imbecil egoísta, pois fazer uso de drogas ilícitas faz mal a muita gente, mas é difícil enxergar um pouco além do próprio umbigo.

  • Sally,

    Creio que as pessoas ataquem os ateus pois, perdoem o trocadilho, são justamente as que demonstram ter a maior paz de espírito nesse mundo…

    E o conceito de fé do Vinícius é perfeito. Creio que hátambém o sentido do desapegar-se do resultado. Fazer algo direito, fazer algo bem, fazer a sua parte, justamente pela percepção de que deva fazer alguma coisa, sem dar a mínima se esse ato lhe trará algum benefício ou mesmo um retorno divino.

    Nesse sentido, somente os ateus são capazes de realizar um ato 100% altruísta por alguém, pois um religioso o faz muitas vezes para “buscar a salvação”. Ou seja, o ateu não acredita que precisa ser salvo de coisa alguma e nem o faz porque Deus aprovaria, e o bem praticado por ele tem muito mais valor nesse sentido.

    Se há um Deus, ele quer demonstrações de bondade, e não demonstrações de BONDADE CONDICIONADA.

    Suellen

  • Acho que essa pesquisa reflete a totalidade de um determinado segmento da sociedade (um dos mais hipócritas, é claro).
    Se vc fizer essa pesquisa na saida da missa e fizer na saida de algum renomado centro de pesquisa os resultados obviamente serão diferentes.
    Odeio jornalistas em geral pela grande capacidade que eles tem de manipular dados e jogar como se fosse verdade absoluta.
    O texto foi otimo sem duvida, por nos fazer reletir sobre os pensamentos de algumas pessoas do nosso convivio.
    Lamentavel que aqui não seja a Suiça.

  • (As pesquisas são dados brutos, não são nada sem um análise. Tenho uma teoria: mentira. Acho que as pessoas ficaram com vergonha de dizer que odeiam homossexuais, prostitutas, etc, porque hoje em dia falar isso sempre dá briga.) ²

    Exatamente o q eu ia dizer! Inclusive pelo número mto expressivo de “indiferença” (= não quero me comprometer).
    Pesquisas sobre esse tipo de assunto, mais complexo e sobre opiniões, demandam pesquisas qualitativas, mais aprofundadas! Esses dados jogados não devem ser tomados como verdades!

  • Sabe, eu não odeio Ateus, mas infelizmente a ideia de ter um conhecido ateu não me agrada.

    É mais pela visão das coisas sabe? De algum modo, qualquer pessoa que crê em Deus (seja qual for) se sente norteada por essa “Força”. E ao se confrontar com alguem que não tem isso, dá um sentimento estranho.

    Eu não julgo quem é ateu, eu simplesmente não entendo. Acho que a sociedade em geral, costuma repelir coisas que não entendem ao certo. Talvez venha daí os dados dessas estatisticas.

    Além, logico, do que foi citado acima. Ninguem vai falar que odeia homosexuais. Mas se você for até uma roda masculina de conversa, o argumento “Bicha boa é bicha morta” vai aparecer bastante. Acho que essa “vergonha” vale para justificar as margens de presidiarios, negros (eu sou negro, falo logo para não parecer preconceito xD), drogados e etc. Menos pra Ateus, que são mais na deles.

  • Excelente post, Sally!

    Creio que as pessoas se sentem muito sozinhas, fracas e precisam de uma orientação, um Deus, afinal, como já foi dito, é mt bom saber que dps de uma vida de sofrimento, teremos o paraiso cheio das virgens (no meu caso, dos nerds gostosos), contudo, essas pessoas são pegas “desarmadas” e começam a não pensar racionalmente, deixam que alguem os guie e, lógico, que qualquer lider dessas religioes mais “populares” tem que ter um “inimigo” e uma missão, que não se engane, não é fazer é bem, é atrair mais e mais gente, espalhar a palavra, whatever, logo, qnd se deparam com pessoas que não vao aderir a tendencia da estação, se revoltam, e muito mesmo!

    Sinto muito pelas pessoas que, antes de tudo, não pensam por elas msms e ainda são tão pequenas espiritualmente que não entendem as diferenças. Penso que se deus existe ou não, o seu caráter e que rezar, adorar e contribuir em 10 vezes sem juros no cartão :)

  • Estou com lágrimas no olhos…

    Nunca vi tantos comentários tão profundos aqui. Fico muito feliz que pessoas do nível de vocês sejam os leitores do nosso blog!

  • Saly
    adorei teu texto. e olha que não odeio ninguem e quando se espantam que sou ateu o maximo que faço são piadas….
    bom, pra ser verdadeiro, não gosto muito de gente rica. Mas, fazer o que, nasci pobre e aprendi rapidamente que é melhor ficar longe desse pessoal….

  • Bah! Eu tenho repulsa dos drogados, bêbados, assaltantes, assassinos. Sentir repulsa por causa de crença é o Apocalipse! Eta povinho ignorante… Os que mais matam, roubam e destroem, são justamente os religiosos, porque pra eles basta em seguida pedir perdão a “Deus” e tá tudo certo. Ateus são honestos, porque pros ateus o que conta é a própria consciência. Por isso que esse país tá na merda, com essa mentalidade.

  • Vinícius D'Avila

    “Está comprovado cientificamente que pessoas com fé expandem seus limites, seja por auto-sugestão ou seja por influência de Deus, como queiram. Por exemplo, uma pessoa com muita fé pode (eu disse PODE) se curar de uma doença com o auxílio de sua fé. Fé é capaz de fazer isso, a ciência comprovou.”Na verdade o que você chama de fé, neste caso, eu chamo de motivação! Sou ateu e tive uma doença grave… quase não pude voltar a andar.. eu realmente iria passar o resto da vida em uma cadeira de rodas! Preciso de Deus para me motivacionar? Não, nunca precisei! Precisei é de força de vontade e hoje, felizmente estou curado!

    Luiz Carlos:

    “Sally, só uma correção: Ateus podem ter fé isso não é problema, já que fé é apenas acreditar em algo. Eu por exemplo tenho muita fé nos médicos, nos processos terapêuticos e na ciência.”Não, ninguém tem fé na medicina! As pessoas tem uma visão precipitada do que é ter fé. Procure em um dicionário:

    Fé: “uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.”

    Enfase: “sem NENHUMA prova de que este algo seja verdade!”

    Ninguém tem fé na ciência… as pessoas a entendem ou não, pois todos sabemos que são baseadas em provas de que seus métodos realmente dão certo.

    Saudações!

  • Religião é um assunto extremamente delicado de se falar, por isso evito falar sobre isso para que não aja preconceito. Aprendi aos poucos a ficar quieta ou desconversar quando o assunto é religião, pois concerteza a pessoa não me moverá da minha opinião e não me interessa mover a pessoa da opinião dela, meu interesse é apenas que a pessoa aceite minha opinião sem querer me mover dela…o que geralmente não acontece, principalmente quanto essa pessoa é um fanático religioso! O fato de eu ter nascido e sido batisada como católica e não me consideram como uma, causa muitos olhares tortos. Com Ateus acontece o mesmo, sempre tem olhares tortos voltados a eles. Pessoas tem direito de pensar o que quiserem e acreditar no que quiserem, certo? Então, porque não deixam que pensemos o que queremos e que acreditemos no quizermos?? Está além da minha compreensão entender porque pessoas gostam tanto de impur seu pensamentos a outros e de cuidar da vida dos outros!!!

  • Sally, só uma correção: Ateus podem ter fé isso não é problema, já que fé é apenas acreditar em algo. Eu por exemplo tenho muita fé nos médicos, nos processos terapêuticos e na ciência.

    E meus parabéns pelo texto.

  • As pesquisas são dados brutos, não são nada sem um análise. Tenho uma teoria: mentira. Acho que as pessoas ficaram com vergonha de dizer que odeiam homossexuais, prostitutas, etc, porque hoje em dia falar isso sempre dá briga. Mas com os ateus, isso não acontece, quem liga? E os drogados são mais controversos, não há ninguém lutando pelo “direito a ser drogado”, pelo menos não quem está de fora.

    Notem que as pessoas que odeiam ateus são religiosas, então a intolerância em relação aos ateus por parte desse grupo deveria ser a mesma em relação aos outros “pecadores”. Acho que não pega bem crucificar um irmão, mesmo pecador, mas se o cara renega a Deus, aí pode. :) Os drogados têm a porcentagem igual a dos ateus, porque não são apenas religiosos que odeiam drogados.

  • Também estou chocada. MESMO. Odeio gente, puta que pariu.

    Aliás, sugestão de processa eu: Holocausto. Tenho a pulga muito atrás da orelha com isso, sei lá, talvez não seja a única.
    Ok, é um evento, não uma pessoa… mas mesmo assim: ser processada por mihões dá até uma emoçãozinha a mais, não?

  • Ótimo tema Sally! Entrei recentemente numa comunidade de ateus (a “UNA”), e o meu primeiro pensamento é de que seriam um grupo de ateus se lamentando do quanto são rejeitados, e como você mesmo disse, fazendo disso uma religião de “pessoas que não acreditam em porra nenhuma”. Mas por incrível que pareça a maioria lá é bem sensata. Obviamente discutem sobre o preconceito da sociedade (inclusive essa pesquisa também foi comentada), mas sem vitimismo.

    Aliás, postei o link do Desfavor lá. Tenho certeza que irão gostar do texto.

  • Acho que além disto que o Somir colocou o problema é que tem muita gente ignorante, que acha que ateu é sinônimo de satanista. Sério. Eu sei que é ridiculo, mas tem gente que acha que quem não crê na existencia de Deus, é devoto do diabo. Non sense total, já que o ateu não acredita em porra nenhuma, nem em Deus, nem no diabo, nem em anjinhos, nem no unicornio rosa que realiza desejos…

    Ainda bem que até hj eu nunca fui vítima de preconceito, mas pra falar a verdade evito ficar ostentando minha não-fé, pra tentar não ofender as pessoas. A simples afirmação que acreditar em Deus é ilógico ofende muita gente.

  • Ninguém gosta de ser confrontado com a idéia de que acredita em algo ridículo.

    Os ateus são um espinho no mundinho de fantasia dos religiosos.

    “Quer dizer que tem gente que acha que eu não vou para o céu depois de passar a minha vida toda sofrendo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: