Desfavor Explica: Educando Gatos.

Um erro muito comum que as pessoas cometem (inclusive Siago Tomir) é pensar que ao adquirir um gato o animal vai ser autodeterminar de forma livre e imutável e que não existe nada que o humano possa fazer para educa-lo. Isso é mentira, se alguém te disser que um gato não pode ser educado ou até mesmo adestrado, a pessoa está enganada. Ter um gato não significa deixar o animal livre para fazer o que quiser, gatos precisam de educação e limites.

Evidente que gato não é cachorro e justamente pela enorme diferença que existe entre eles, os métodos usados com cães não costumam dar certo com gatos. Isso quer dizer que um gato não possa sofrer a intervenção humana para moldar seu comportamento? De forma alguma, pode e deve, qualquer animal mal educado é um inferno. Qualquer animal ao qual se permite fazer o que quer é mal educado. Porém a estratégia adotada com os gatos deve ser diferente. Leia o texto e conheça algumas formas de educar e até mesmo adestrar seu gato.

A relação do gato com o humano não se baseia em subordinação/dominação como ocorre com os cães. O gato não se sente subordinado ao dono, por isso, não espere que um gato obedeça com base no medo, na intenção de te agradar ou da violência. Conforme-se que você não vai ter dominância sobre ele, mas pode ter autoridade. E autoridade já basta para educa-lo. Autoridade e inteligência, pois muitas vezes para conseguir o que se quer de um gato é preciso trollar o animal. Sim, você vai precisar de tempo e paciência, se não tem ambos compre uma planta.

A primeira coisa que você tem que saber é que o gato apenas se importa e respeita o ser humano ou animal ao qual ele está afeiçoado. Não espere que visitas ou estranhos consigam algo do gato. Uma vez que estabelece um vínculo de afeição, o gato tende a observar e imitar o ser humano ou o animal ao qual ele se afeiçoa. Quem tem gato e cachorro que convivem harmoniosamente desde pequenos sabe que não raro o gato levanta a perninha para fazer xixi, por ter observado o cão fazer o mesmo.

É por causa desta observação que gatos acabam aprendendo a abrir portas, abrir geladeira, e outras condutas que seriam exclusivamente humanas. Não, ele não é “espertinho”, é um medo imitador. Seu gato está de olho em você e provavelmente vai tentar copiar muitas condutas suas que lhe gerem algum benefício. Ênfase no “que lhe gerem algum benefício”. Um gato dificilmente fará algo com a única intenção de agradar seu dono, isso é coisa de cachorro. O gato faz algo que lhe gere algum tipo de benefício ou recompensa: comida, carinho, brincadeiras, etc.

Então, existem três formas de lidar com seu gato: reforço positivo, premiando quando ele faz algo certo, punição quando ele faz algo errado e trollagem quando a punição se mostra ineficiente. Independente destes três estímulos, existe um exercício para reforçar sua autoridade que eu particularmente sou fã e recomendo que se pratique regularmente: pegue seu gatinho pela pele do pescoço (forma como a mamãe gato carrega seus filhotes), o que por si só já vai deixa-lo em estado de atenção. Depois deite seu gato de lado (recomendam deitar do lado esquerdo do gato, mas para mim tanto faz) e, mantendo-o deitado de lado, coce sua barriga com leves (eu disse LEVES) arranhadas. Se tudo der certo, as perninhas dele vão encolher e ele vai ficar imóvel. Isso reforça sua autoridade sobre o gato, faça de tempos em tempos para que ele lembre bem qual é o esquema na casa onde vive.

O reforço positivo é muito eficiente, mas para isso é preciso que o gato efetivamente faça algo certo. Pode ser um petisco, um carinho ou até mesmo alguns minutos de uma brincadeira que o gato goste. Deve ser imediatamente depois do ato que se pretende encorajar, caso contrário o gato não fará a associação desejada. E cuidado para não transformar o reforço positivo em chantagem: depois que o animal entender que você está encorajando o ato, depois que isso ficar bem claro, recompense algumas vezes sim e outras não, se não periga do bicho só fazer a coisa certa quando ganha recompensa, te chantageando.

No caso de gatos que estão fazendo besteira, é necessário punir. Mas é preciso muito cuidado na hora de punir. Primeiro que a punição tem que ser NA HORA em que o gato estiver fazendo besteira, não adianta punir depois, quando chega em casa e encontra o desastre feito. Se não for na hora, não resolve e ainda causa mais problemas. E mesmo sendo na hora, uma surra, gritos ou demonstrações de ira não tem qualquer eficiência com estes animais. Se o gato perceber que você está se voltando contra ele, ficará chateado e passará a se afastar de você, te respeitando cada vez menos. O máximo de punição física que uma pessoa pode tentar de forma produtiva contra um gato é dar umas cutucadinhas de leve com o dedo na bochecha ou na cabeça do gato, como se estivesse imitando uma patada dada pela mamãe gato. Atenção, a força tem que ser similar a uma patadinha de um gato, não é para sentar o dedo no bicho!

Se estas dedadas de leve não resolverem, você pode tentar uma outra opção para repreender o gato. Trave sua mandíbula fechada e assopre com força. Vai sair um barulho, algo como um “fffffffttt”, similar ao ruído que os gatos fazem quando estão brigando ou se sentindo ameaçados. Alguns gatos são altamente responsivos a esse estímulo sonoro e param na hora o que quer que estejam fazendo. Outros nem tanto. Se o seu gato compreender que esse ruído é sinal de que aquela conduta não será tolerada ótimo, se não, parte-se para a última solução, mais radical: o ataque direto causando mal estar no animal.

Não é para bater, não é para gritar. Lembre-se, você não quer que seu gato tenha medo de você, se afaste de você. Quanto mais ele se afastar, menos vai te respeitar e te obedecer. Por isso, nesta última alternativa, quando o gato estiver fazendo merda, você se aproxima sem olhar para ele, sem dizer uma palavra e borrifa água no corpo do animal. Confesso que quando estou muito puta miro bem no cu, que é para incomodar bastante, mas se você for uma pessoa evoluída, um borrifo de água no tronco basta. Borrifa, vira e sai. Se o gato não perceber que o borrifo partiu de você melhor ainda, o ideal é que a punição tem esteja associada ao ATO e não ao dono. Muita gente não quer ficar molhando a casa e não gosta desta solução, então, uma tática alternativa é jogar as chaves na proximidade do gato. Nas proximidades, não NO gato! O barulho das chaves caindo vai assustá-lo e ele não vai saber de onde veio, só vai associar que quando ele faz aquilo, cai um troço sinistro e barulhento perto dele = não é bacana.

Tudo muito lindo, mas existem situações onde nada disso funciona. Vamos analisar os problemas mais comuns e planejar uma solução específica para cada um deles. A palavra chave é INTELIGÊNCIA, lembre-se, você é mais inteligente que um bicho de quatro patas, use isso a seu favor em vez de apelar para força bruta.

Gatos costumam ser animais limpos e normalmente aprendem a usar a caixa de areia observando sua mãe, dispensando treinamento para isso. Porém existem casos onde algo dá errado, como por exemplo quando a mamãe gato mora em uma casa e faz xixi no quintal e o filhote é levado para um apartamento. Este filhote aprendeu que quando tem que fazer xixi tem que sair e procurar grama, então, é isso que ele vai fazer. Como não vai encontrar grama, ele vai procurar o que houver de mais parecido, provavelmente um fuckin’ tapete. Seu dono vai pensar “Mas que gato filho da puta que eu comprei, ele sempre vai fazer xixi justamente no tapete!”. Não bata, o animal estava bem intencionado. No raciocínio dele, o tapete se adequava ao que lhe foi ensinado.

Muita calma. Primeira coisa que você tem que saber se tem um gato mijão que faz xixi pela casa: existem dois tipos de xixi, aquele normal de quem está com a bexiga cheia e outro usado pelos gatos para efetuar uma marcação de cunho sexual (e não territorial como muitos pensam, mijo territorial é o mijo canino). Você pode observar pela quantidade de xixi: se for muito, é bexiga cheia, se for um esguicho ou uma borrifada, é a marcação sexual, que pode ser realizada tanto por machos como por fêmeas, ocasião em que geralmente eles empinam a bunda e levantam o rabo. Para cada um deles há soluções diferentes.

Vamos falar primeiro do xixi de bexiga cheia. Antes de mais nada, certifique-se de que o “banheiro” do seu gato está adequado às suas necessidades: a caixa de areia deve estar sempre limpa, muitos gatos simplesmente não fazem se estiver suja. Também deve estar a uma distância considerável (mais de 2 metros) do local onde o animal come e dorme, gatos não fazem suas necessidades perto de onde comem e dormem. Se está tudo ok com o “banheiro” do gato, então você deve partir para um tratamento de choque. Confine o animal em um espaço pequeno, onde de um lado esteja sua cama e comida e do outro o banheiro. Como eu disse, gatos não fazem xixi perto de onde comem e dormem, por isso o bichano não vai ter escolha: ou mija na sua cama, ou mija na caixa de areia. Ele vai mijar na caixa de areia, acredite. Deixe o animal nesse regime de confinamento por 5 a 10 dias, isso deve bastar para ele aprender que a caixa de areia é o lugar certo para se aliviar.

No caso do xixi como marcador sexual, que é efetuado tanto por machos como fêmeas, pode ser resolvido com castração. Um pequeno detalhe: nos machos, esta castração deve ser feita antes da puberdade, pois depois que ele viram machos, mesmo castrando existirá uma programação mental para continuar fazendo. Fêmeas castradas em qualquer idade param com essa nojeira. Seu gato macho já é adulto e não foi castrado? Tarde demais para resolver o problema assim. Mas calma, ainda existe um pequeno truque, vamos trollar o gato.

Limpe o xixi, mas em hipótese alguma limpe com cloro, amoníaco ou similares, pois estas substâncias exalam um cheiro que atrai o gato e farão com que ele volte a fazer xixi no mesmo lugar. Depois de limpar, você vai fazer o seguinte: transforme o local mijado ou na cama do gato, ou no local de alimentação. Novamente, gatos não fazem xixi onde comem e dormem, então, aquele ponto crítico onde o animal cisma de fazer xixi pode ganhar uma caminha por cima ou uma tigela de comida, assim ele vai se ver obrigado a não urinar mais ali.

Supondo que a disposição física da sua casa não permita isso (ninguém quer uma tigela de comida no meio da sala), ainda existe uma última cartada: gatos exalam um determinado odor que usam para marcar tudo que lhes é querido: brinquedos, sua cama, humanos etc. É o que se chama “marcas de afeição”. Esse odor vem em sua maioria de glândulas localizadas no rosto do gato. Use isso contra ele.

Vista luvas e pegue uma gaze. Esfregue gentilmente a gaze na área que vai do canto da boca até atrás da orelha do gato (bochechas). Esta gaze vai ficar impregnada com o cheio utilizado pelo gato para marcar as coisas pelas quais ele tem afeição. Daí você vai no lugar onde o mijão costuma urinar (evidentemente depois de limpá-lo) e esfrega a gaze ali. Quando o gato voltar, ele vai sentir o cheiro da marca de afeição e dificilmente vai mijar em algo que ele supostamente “marcou” como sendo precioso e querido. Gato se adestra sim, mas com inteligência e não com pancada. Esfregue o cheiro do gato todos os dias por algum tempo até desacostuma-lo de vez a urinar ali,

Outra reclamação comum: o gato que arranha tudo. Muita gente pensa que gatos arranham de sacanagem ou pelo mero afiar das unhas (o que se resolveria apenas cortando as unhas), mas na verdade quando o gato arranha ele libera um odor por entre os dedos que funciona como uma espécie de “marca de presença”. É a forma do animal alertar que esteve ali, justamente por isso, pela finalidade de marcar presença, gatos arranham os lugares mais visíveis, como o braço do seu sofá.

Resolver o problema dos arranhões demanda vigilância. Quando o gato começar a arranhar, tente uma das técnicas de punição. Normalmente eles só reagem à última instância (borrifo de água ou jogar as chaves) mas tente as mais leves antes, quem sabe com seu gato dá certo. Você vai ter que repetir esta bronca cada vez que o animal começar a arranhar. Uma coisa que pode facilitar sua vida é comprar um arranhador e colocar nas proximidades (ou até mesmo na frente) do local onde o gato costuma arranhar. Geralmente, basta que ele esteja em um local visível que o gato acaba usando-o. Spoiler: prefira os arranhadores verticais, pois os gatos gostam mais. E quanto mais alto, melhor. Gatos normais costumam obcecar com arranhadores altos e esquecem do sofá. Para não ter erro, espalhe uma erva chamada CATNIP, também conhecida como “erva do gato” no arranhador e divirta-se com seu gato se comportando como o Rafael Pilha.

Agora é tarde? O gato já detonou o braço do seu sofá? Calma, ainda há esperanças. A tendência é que ele volte sempre ali, então, a primeira coisa é cobrir a área arranhada com uma superfície bem lisa, pois gatos não acham graça em arranhar coisas lisas. Você pode colar um papel Contact provisoriamente ou improvisar outra solução Depois deixe um belo arranhador vertical à vista e se ainda assim o ataque ao sofá continuar, monte armadilhas para seu gato, coisas que caiam ou que façam barulho quando ele subir no sofá ou chegar perto dele. Já vi gente usando ratoeiras viradas para baixo, mas eu teria medo do gato se machucar. Seja criativo, qualquer coisa que assuste o gato, desde o ruído de uma panela caindo até um estalinho está valendo.

Outra reclamação comum: gato que morre de medo de alguma coisa (barulho, vassoura, violão etc). Não endosse o medo do gato. É comum que as pessoas por pena peguem o animal no colo, o acariciem, o confortem e com isso acabem reforçando a certeza de que aquilo deve ser temido. Faça uma espécie de terapia de dessensibilização. Exponha o animal a uma modalidade muito fraca do estímulo, fraca o bastante para que ele possa tolerá-la, se não vira uma tortura que só reforça o medo. Por exemplo, gatos com medo de barulhos altos: faça um barulho tolerável para o animal algumas vezes por dia e com o passar do tempo vá aumentando gradativamente o barulho até que ele se acostume.

Seu gato não gosta de tomar banho? Normal. Gatos não são mesmo muito fãs de água, sobretudo situações de imersão. Mas talvez você esteja piorando a situação. O que vou dizer agora vale tanto para cães como para gatos: estes animais tem uma dificuldade especial em manter o equilíbrio térmico do corpo, ou seja, quando seu corpo fica muito mais quente ou muito mais frio do que o normal isso lhes causa um tremendo mal estar e uma puta dificuldade para reestabelecer a temperatura correta. Por isso, não se dá banho frio em gato. Sua temperatura corporal oscila entre 38 e 39°, banho frio representa uma tremenda agressão durante e depois. Tente dar banho com água morna e veja se a situação não melhora. Se ainda assim houver estresse, compre aqueles saquinhos para colocar roupa delicada na máquina de lavar e ponha o gato dentro, com a cabeça para fora. Isso permitirá que você o molhe, que o sabão e a agua entrem e saiam sem que as patinhas dele te alcancem.

Outro problema comum: introduzir uma pessoa nova na casa. Gatos não costumam apreciar estranhos, não raro se escondem ou até mesmo se comportam de forma agressiva. Seu namorado foi morar com você e o gato sumiu por dias? Calma, é preciso apresenta-los. Existem um pequeno truque para enganar seu gatinho. Lembra do cheiro que ele exala na área das bochechas, usado para marcar seu objeto de afeição? Pois é, esfregue um algodão ou uma gaze na região que vai do canto da boca até as orelhas do bichano e depois esfregue este algodão na barra da calça ou nos tornozelos da pessoa que está na sua casa. Espere o gato se aproximar e quando ele o fizer, o intruso deve ficar imóvel para não assustá-lo. Repita o processo por vários dias. Com o tempo o gato vai sentir repetidamente essas marcas de afeição na pessoa e passar a tolerá-la melhor.

Agora vamos a dicas para você que ainda não comprou um gatinho mas está pensando em comprar. Uma coisa importante que você deve saber é que o temperamento do gato é definido de acordo com o tratamento dado à mãe na sua gestação e ao filhote nos primeiros nove meses de vida. Estas duas fases são cruciais. Fêmeas muito acariciadas durante a gestação geram filhotes mais propensos ao contato humano. Quanto mais manipulado por seres humanos (evidentemente em experiências positivas) o filhote for nas primeiras semanas de vida, mais afetuoso e propenso ao contato físico ele será. Então, se você puder adquirir um animal de um criador de confiança que tenha socializado corretamente esses filhotes, terá um animal bem mais dócil e carinhoso do que a média.

A “formação de caráter” do gato se dá nas primeiras sete a nove semanas de vida. É nesse período que sua personalidade se constrói. Se ele for habituado a muito barulho nestas sete primeiras semanas, tolerará bem o barulho pelo resto da vida. O gatinho é plenamente moldável nesse período. Quanto mais acariciado e maior o contato com humanos melhor. E se você quiser que ele conviva pacificamente com outros animais, deve acostumá-lo com eles nesta fase. Mas atenção: só vale para aquele animal específico, ou seja, um gato criado junto com um rato desde pequeno não vai atacar AQUELE rato, mas pode atacar outros ratos. O ideal é não separar um gatinho de sua mãe antes de sete semanas de vida, pois nesse período ele aprende coisas cruciais observando-a.

Ao adquirir um gatinho a primeira providência é leva-lo a um veterinário pois ele provavelmente vai precisar de vermífugo, vacina e talvez alguns suplementos alimentares, além de uma consulta para saber se está tudo bem. Sua casa também deve ser avaliada: janelas são um convite para o desastre, pois gatos podem pular mesmo sendo um andar alto. Telas em todas as janelas são essenciais. Um conselho: acostume-o desde pequeno com a caixa de transporte. Deixe a caixa em casa, aberta, com petiscos do lado de dentro. Deixe o animal se habituar com ela sem teme-la. Se você só usar a caixa de transporte para leva-lo ao veterinário ou a viagens ele vai adquirir fobia dela e coloca-lo do lado de dentro vai dar trabalho.

Não recompense ou tolere comportamentos do filhote que não serão tolerados na vida adulta: uma gracinha um filhotinho à espreita pulando na sua perna, mas um saco um adulto fazendo isso. Corte o mal pela raiz. Gato que vai morar em apartamento deve preferencialmente ter nascido em apartamento, caso contrário tudo aquilo aprendido na infância com a mamãe gata se tornará inútil e a adaptação será mais sofrida. E tenha cuidado com a escolha das raças, algumas vem com defeito de fábrica, procure se informar. Por exemplo, os persas de pelagem branca e olhos azuis costumam ter problemas de surdez. Quando mais esbelto e longilíneo for o gato, mais agitado ele será. Quando mais compacto e peludo, mais calmo. Se você quer um gato ativo, um Siamês é uma boa pedida (são ativos e “falantes”). Se você quer um gato calmo, quase que uma almofada, o Persa é uma boa pedida. Se você quer um gato calmo mas acima de tudo dócil e amoroso, nada melhor que um Ragdoll.

Decidida a raça, alguns cuidados devem ser tomados ao escolher o filhote. Teste o filhote da seguinte forma: levante-o pela pele do pescoço, como a mamãe gato faria e se ele reagir com agressividade ou impaciência, pode devolver e esquecer. Deite ele de lado e coce sua barriga, se ele reagir mal, irritado, pode devolver. Deixe o gatinho solto e aproxime-se dele, se ele fugir, pode devolver. Bata uma ou duas palmas fortes perto do gato, se ele se assustar, pode devolver, se ele ficar agressivo pode devolver. Se ele se mostrar curioso, pode levar para casa.

Por fim, como adestrar seu gato. O processo é o inverso do cachorro. O gato vai fazer o comando espontaneamente, quando ELE quiser, e depois que ele fizer você dá o comando e recompensa. Por exemplo, você quer ensinar seu gato a sentar. Você deve esperar que o gato sente voluntariamente, quando ele tiver vontade. Logo depois que ele sentar você diz o comando SENTA e dá um petisco. Se preferir, pode fazer um gesto também, gatos costumam responder melhor a linguagem corporal do que a palavras. Toda vez que ele sentar você dá o comando e o petisco. Vai chegar uma hora, depois de muitas repetições, que ele vai entender e quando você der o comando ele vai sentar sozinho. Recompense. Mas quando ele fizer o comando sem a menor dificuldade recompense algumas vezes sim, outras não para não virar escravo de recompensa.

Com esta tática dá para ensinar o gato a sentar, a deitar, e até mesmo o clássico “Vem!”. Eu conheço um gato que dá a pata a partir desta técnica de adestramento. Gatos também podem ser acostumados a passear de coleira se houver um local seguro para tal. Porém devem ser acostumados com a coleira desde pequenos e a coleira deve ser peitoral, se for de pescoço o gato é capaz de se soltar e fugir. Quando acostumados desde pequenos, gatos demonstram prazer na hora de passear.

Tinha mais coisa, mas já me excedi no limite de páginas. A ideia é mostrar aos donos de gato que não é porque é gato que pode fazer o que quer e que o humano deve tolerar tudo. Gato se ensina, se educa, se pune e até mesmo se manipula. Bote ordem na sua casa, o dono da casa é você. Gato não tem que fazer o que ele quer, gato tem que se adaptar às normas de convivência e higiene de quem paga as contas da casa.

Para perguntar se este texto foi uma indireta ao Somir, para perguntar porque alguém iria querer ensinar seu gato a sentar ou ainda para dizer que você odeia gatos: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (1.361)

  • O gato do. Meu primo ele e filhote e ele vai nos bueros eu e meu primo. Sabe ou e fazemos me primo coloc o gato ne uma cólera eu e meu primo queremos sabeoque nois faiss respponda por favor.

    • Desculpa, Bruna, não consegui entender direito. O gato fica entrando em bueiros? É isso? Se for, o ideal é não permitir que ele saia de casa.

      • Oi, Sally, estou escrevendo na sessão resposta porque estou morta de sono e não achei o botão de publicar! Deram-me uma gatinha recém nascida morrendo de fome, morrendo mesmo! E com um olho bem machucado, que ja tratamos. E, depois de duas noites em claro amamentando, limpando e aquecendo agora ela está muito bem. O fato é que agora ela está apresentando uns comportamentos estranhos que nunca vi nos gatinhos que tive. Ela usou automaticamente a caixinha de areia, mas eu tenho de colocá-la lá, ou ela defeca onde estiver, no colo, comendo. Ela está aprendendo, mas cava na caixinha, defeca e esfrega o bumbum em cima. Toda vez tenho de limpá-la. E quanto a xixi, ela sai da cama dela e urina na minha, pois minha cama é baixa e não gosto de dormir longe do chão (costume é costume, para animais ou humanos, e o meu é dormir no chão!). Quero saber se estas atitudes dela são costumes de bebê e vai passar, ou tenho de tomar providências já.No caso quais providências, pois tá foda ficar limpando bunda de gato! Obrigado!

        • Quanto tempo de vida ela tem? Filhotes muito novinhos não tem muito controle de esfíncter, podem ser apenas acidentes

          • É bem novinha, mas ela sai da cama dela pra usar a minha de privada! Ela tem parecido mais confusa, esta noite encontrei ela dormindo na caixa de areia. Tiro da caixa e ponho ela na caminha bem aquecida, mas ela teima em voltar pra caixa de areia. A areia é daquelas compradas específicas pra gato e ela achou muito gostoso ficar lá, mas, apesar de eu ter cavado pra que ela visse e depois disso ela ter cavado e defecado na caixa, ela agora acha que a caixa é uma outra cama, sei lá o que ela pensa! O fato é que tenho de ficar de olho nela, caso contrário ela urina e até tenta defecar na cama apesar dela gostar de dormir na minha cama. Tentei a segurada pelo courinho do pescoço e sacudida pra ver se ela parava de teimar e ficava em sua cama mas ela nem se importou, também não liga pra barulho, e gosta de água e de secador de cabelo. Minha esposa ontem chegou do trabalho, alimentou-a e deu carinho, e foi pro banho deixando a porta do banheiro aberta, de repente sentiu algo em seus pés, e acreditem a Minhalda (esse é o nome dela) estava em baixo do chuveiro! Tomou aquele banho bem feliz! Então as técnicas de esguichar água ou fazer barulho não funcionam pois ela nem se abala. Caiu uma panela enorme no chão da cozinha fazendo um estardalhaço, ela ficou curiosa e foi se enfiar dentro! Ela ouve bem, mas não tem medo, e só faz o que tem vontade. Ah, ela já percebeu que não quero que ela urine na minha cama, então faz isso quando não estou vendo ou estou dormindo. A solução que encontrei no momento foi colocá-la pra dormir fora do meu quarto, mas eu queria ela por perto! Se puder me dar algumas dicas eu agradeço!

              • O gato só faz o que a gente permite. Ela tem que saber que uma consequência muito ruim acontece quando ela chega perto do cabo…

            • Quando você flagrar ela fazendo xixi na sua cama, a bronca tem que ser muito assustadora para ela. MUITO. Algo que a deixe com medo de repetir a besteira que fez. E você vai ter que fazer isso várias vezes, até ela ter muito medo de fazer novamente.

              Tenta trocar o tipo de areia que você está usando na caixa. Se não resolver, prende ela na caixa ATÉ fazer xixi. Só sai quando fizer xixi.

              • Ok, ela já fez xixi na caixa, mas continua querendo dormir nela, mesmo urinando lá. Estou bem de olho nela enquanto está no meu quarto para evitar que urine ou defeque, e, está dando certo, por enquanto. Quanto às broncas, eu não desisto de sacudi-la pelo courinho do pescoço, pra ver se ela compreende, e dou algumas “patadas” com a ponta dos dedos de leve ou uma arranhada na barriguinha, não que ela se importe muito, mas como viver se não tivermos esperança? kkkk. Quanto a água e barulho ela adora mesmo! Tem paixão por água, pelo secador de cabelo, e quanto mais barulhento for o treco que cair, mais curiosa ela fica, nunca assustada. Muito obrigado mesmo pelas dicas, acho que apenas ela deve ser muito novinha e estar confusa por ter sido um pouco maltratada antes de chegar até mim, mas ela está começando a brincar, então tudo é novo e curioso, e creio que logo ela vai aprender as regras da casa. Obrigado mesmo, foi bom ter um apoio, ao menos agora só a gatinha está confusa, pois antes éramos nós duas! Volto para contar os progressos.

                  • Não se assusta com nada, só fica curiosa e quer cheirar o que está fazendo barulho. Levei-a para a casa da minha sogra comigo para que não passasse o domingo todo sozinha, e descobri que ela não tem medo nem de cachorro! É muito corajosa ela! Mas está se adequando, retirei-a do quarto pra dormir, então tem preservado minha cama. Ontem ainda deu uma escapada enquanto eu estava distraída e urinou na cama, mas já está usando a caixinha e acho que ela fez isso dormindo. Mas enfim, acho que ela está aprendendo, teimando menos, e logo vai estar tudo bem. Quando encontrei ela defecando na caixa de areia, fiz bastante carinho dizendo “boa menina”, e ela aprende tão rápido, que se está no meu colo, toda vez que eu digo “boa menina” ela se roça toda em mim, pois já compreendeu que são palavras de carinho. Acho que vai ficar tudo bem, e ela vai ser uma ótima companheira. Obrigado pela ajuda!

                    • Debora, ela responde a estímulos auditivos? Se você bate uma palma, ela vira e olha?

                    • Sim ela ouve bem, até gosta de alguns barulhos, tipo o dos brinquedos dela, das teclas do notebook, é bem curiosa! O Problema é que ela é corajosa mesmo, não tem medo das coisas. Ontem ela estava teimando em comer o cabo do controle do videogame ( tem fixação por qualquer fio) e minha mulher fez um “ffffff” estilo gato bem perto dela, achamos que ela tinha se assustado mas no segundo seguinte foi cheirar e “curiosar” de onde vinha o som. Ela é curiosa e esperta e quando é encontrada fazendo algo que não deve até se disfarça. Parece mentira pra um gato que cabe na palma da mão e não pula mais que cinco centímetros, mas é verdade! Ela está ficando brincalhona e os ossos estão sumindo, pois chegou pra mim que dava medo de pegar de tão magra! Muito obrigado pelas dicas!

                    • Oi, a minha gatinha está fazendo progressos, mas como chegou pra mim morrendo de fome (morrendo mesmo) e ainda não comia eu dei leite bem diluído em agua (os dois fervidos) e quando ela conseguiu se levantar nas pernas arroz com carninha. O fato é que quero que ela coma ração e ela não come de jeito nenhum! Wiskas filhote ela não curte e não é meu primeiro gato que não topa essa ração. Comprei outras marcas tipo Catshow e outras tudo pra filhote, com nutrientes do leite materno, e aquela papinha mole de filhote pra misturar e incentivar e mesmo assim ela não come! Já até fingimos que íamos comer e quando ela pediu miando demos a ração com aquela comidinha mole mas ela cheira e se afasta como se não fosse de comer. Alguma dica? Tenho medo de suspender a comida e o leite e ela ficar fraquinha outra vez.

                    • Sim, eu tenho uma dica: deixa só ração. Quando a fome apertar, ela VAI comer. E vai se acostumar. O problema está em você, que está pecando pela bondade, por querer agradar sua gatinha da melhor forma possível. Acho um sentimento bacana querer dar o melhor para seu mascote, mas arroz com carne não supre as necessidades nutricionais de um gato. Por mais que ela não goste, o melhor para ela é ração. É por isso que animais precisam de donos, porque não sabem o que é melhor para eles.

                      Dica: não dê leite para gatos!

                    • Oi Sally, tuas dicas ajudaram demais. Agora minha gatinha só come ração, e aprendeu onde é a sua privada. Posso deixar ela tranquila no quarto que ela sabe que a cama não é banheiro. Segui tuas dicas e foi tudo como você disse que seria, ela acabou comendo a ração, e aprendeu a usar a caixinha de areia. Meu problema agora é outro! Minha gatinha está endemoniada! Podem rir, mas já pensei em procurar um exorcista porque a coisa tá difícil. Ela tem caixas, brinquedos, arranhador, túnel e cacareco pela casa toda, brica com tudo, mas morde mãos e pés como maiores inimigos do universo! A veterinária disse que ela não compreende ainda que são partes inofensivas do dono, mas tenho que ficar coberta do pé à cabeça porque o que ficar de fora ela morde valendo. Esses dias brincando de luta com minha mão enquanto tentava fazer carinho descobri que ela tem verdadeiro pavor de uma palmadinha sem força nenhuma no traseiro, mas volta a morder logo depois. Ela arma bote todo o tempo pra tudo! Ontem dormi assistindo netflix e ela quase me cega e me mata do coração atacando minha cara! Barulhos, ralhadas, qualquer tipo de reprimenda assusta ela em um primeiro momento, então ela volta a atacar. Por favor, me brinde com sua sabedoria, pois preciso esperar minha gata dormir pra poder fazer um carinho e estou toda escalavrada de unha e dente de gato! Salve nossa relação guru e mestra dos donos de gato malcriado! Abraço.

                    • Acho que ela encara a palmada como brincadeira, pois volta a repetit! Se você não quer que ela continue com esse comportamento na vida adulta, tem que deixar bem claro que isso não será tolerado!

                  • Olá adquiri uma gatinha persa (mestica com angorar). Ela tem 1 mês e 5 dias hoje. Não come só, e quando insisto no leite no pratinho ela recusa e as vezes tenta mais se sufoca. Só quer a mamadeira. O que faço? Com quanto tempo ela vai comer só ?
                    Não faz xixi nem cocô na caixinha. Apenas uma vez fez e não faz mais e ainda quer brincar dentro da caixinha de areia. E ajude por favor Sally

                    Obrigada

                    • A primeira coisa que você faz é para de dar leite para gato, FAZ MAL. Depois leva em um veterinario, para ele prescrever uma alimentação e suplementos adequados

              • Socorro Sally meu gato é um anjo durante o dia,mas a noite ele anda de um lado pra o outro ele não mia ele faz uns barulhos repetitivos tipo pru pru é pru a noite toda kkkkkkk aquilo incomoda muito tem um mes q nao durmo direito eu não sei o que fazer help

          • Ola,meu gato está comendo as cadeiras da mesa, na parte almofadada. Nao são arranhões ele faz isso com a boca. Entendi que preciso vigiar e punir na hora, mas ele só faz isso no momento em que estou no trabalho e nao ha ninguém em casa. O que fazer?

        • Olá Sally. Voltei para dar notícias da Minhalda, que está me causando um problemão bem maior que das outras vezes! Enfim, ela cresceu e, apesar de eu deixar bem claro que as mordidinhas e botes não seriam tolerados ela não está nem aí pra minha opinião. Morde nossos pés e mãos todo o tempo, estripou uma veia da mão da minha avó de 81 anos no natal, arranhou e mordeu ( por etapas, dois três arranhões e mordidas por vez) toda minha afilhada de oito anos pois a menina queria brincar com ela mesmo assim, e começo a pensar que ela pode ter problemas mentais! É impossível fazer carinho nela, por mais que se tente igualmente isso todo o dia várias vezes por dia! Ela morde e não é só uma mordidinha, é forte! O ato de carinho dela é morder, e ela não ronrona pra gente ou no colo, ela olha pra gente e ronrona se esfregando nos armários e móveis! Eu olho pra ela e me parte o coração saber que ela nunca conviveu com um gato um único dia da vida, pois foi atirada à rua no momento do nascimento. Levei ela para o meio de outros gatos mas um deles mais agressivo fez com que ela ficasse com medo e ela não pode ver como era brincar com eles. Minha mulher está furiosa e diz que não suporta ter um gato que não se pode fazer um carinho pois ela também tenta e é mordida. Expliquei pra ela que pra mim animais de estimação são como filhos, quando você decide tê-los não pode se livrar deles porque não são como você esperava! A coisa tá feia aqui em casa! A veterinária me aconselhou a arrumar outra gata filhote que tenha convivido com a mãe para que a Minhalda aprenda alguma civilidade com esta. Minha mulher concorda mas avisou que se a mais nova aprender a ser uma peste com a que já temos ela vai embora e eu vou ser uma velha sozinha e cheia de gatos! Você acha que é uma boa ideia arrumar outro gato Sally? Não sei o que fazer pois não vou desistir da gata porque ela tem problemas nem da minha esposa mastigada de gato! Devido a um pelo branco e duro que nasceu e permaneceu sobre o pelo negro de todo rabo e dorso a veterinária cogitou a hipótese de que a mãe dela pode ter cruzado com um gato selvagem, como moro perto de uma área ambiental preservada pode ser possível. Mais uma vez te peço desculpas pelo tamanho do desabafo e imploro teus conselhos ó guru dos assuntos gatísticos! Infelizmente estou ameaçando um casamento de dez anos pois creio que animais são como adolescentes e velhos, não podemos excluí-los de nossas vidas porque se tornaram um saco, e isto pode crer que eu não farei! Como queria que os problemas dela fossem arranhar sofá, urinar nas coisas, miar e atacar estranhos, mas atacar os donos está acabando com a moral da coitada aqui em casa! Aguardo uma luz! E obrigado por me ouvir!

          • Ela não está nem ai para sua “opinião”?

            Está aí o erro. Não é uma opinião, é uma ORDEM. E ela tem que ter MEDO de desobedecer essa ordem. Você deve estar sendo ineficiente na hora de repreender!

            • Barulhos de latas com pregos, e outros tantos barulhos diversos, pistola d’água, segurar pelo couro, alguns “fffffffffff”, cutucadelas, batida com revista no chão, tudo isto foi tentado! Eu sou bem enérgica e já tive outros gatos, aliás, tive gato a minha vida toda, mas essa é a única que está me dando trabalho! Minha última gata a Esmeralda foi dada a uma grande amiga pois estávamos de mudança pra um local com cães bravos. Ela ainda é uma gata educadíssima caprichosa e muito amiga. Vou confessar que já cheguei a chorar! Só não chorei abraçada na gata porque é impossível abraçar! As pessoas chegam aqui em casa e eu aviso, não mexa com ela, ela morde, mas as pessoas acham exagero e vão brincar com ela. Pronto, ela adora brincar, então ela fica dando botes e fugindo e se escondendo e mordendo toda a visita! Estou a quatro meses tentando ensinar essa gata a ser gata! O corretivo parece sempre menor que a vontade de atacar! Por exemplo ela está se esgueirando e dando botes com mordidas no meu pé agora mesmo, disparei com a pistola d’água e ela fugiu, mas dois segundos depois ela olhou meu pé, olhou para a direção da água e parece que decide que vale a pena ser castigada! Agora como sabe haver reprimendas ela aplica um ataque rápido e foge o mais rápido que pode pra voltar em seguida e aplicar outro,ao estilo dos lobos! Sally você acha que a castração solucionaria? A veterinária disse que provavelmente não, que eu arrume outra gata pra que elas se entendam e gastem energia brincando. A veterinária já receitou até calmante pra Minhalda, devia ter receitado pra mim! As correções não fazem efeito nela, eu fiz o meu possível quanto a isso! Qual você crê ser a melhor solução, castração, outra gata ou os dois? Com desespero e sendo mordida, aqui aguardo tua resposta!

              • Você poderia liberar lugares altos para ela sentir que aquele é o território dela e confiar nas pessoas que estão ali. Prateleiras, sabe? Mas não uma no canto e outra no outro canto, mas como uma sequência, sem interrupções.
                Como ela foi abandonada no momento do nascimento, ela não aprendeu a se portar corretamente com a mãe e os irmãos. Então vou sugerir que você se aproxime com calma, se você perceber algum sinal ruim (rabo agitado, orelhas abaixadas), não insista.
                Brinque com ela. Pegue uma vareta, amarre um fio na ponta, e na ponta do fio coloque algo pra agitar na frente dela (pode ser penas). Isso vai extravasar a energia que ela usa pra morder e arranhar. Torne o dia da gata mais dinâmico. Todo gato é caçador. Ele sente necessidade de correr atrás de algo, morder e matar, seja isso uma mão, uma canela, ou um pé. Então faça que ela corra atrás de brinquedos. E não esqueca do que eu disse sobre os móveis nos altos!
                Atenciosamente, Gabe.

              • Olá Debora, tudo bem? Li seus desabafos e me diverti muito com todos! Gostaria de te perguntar como esta a Minhalda e se sua esposa agora aceita a gatinha brava.
                Abraços

              • Oi Sally,
                Tenho um gato de 4 meses e um de 6 meses. Ambos dormem comigo. No entanto, todas as noites, lá pelas 4h30, ambos vem pra perto do meu rosto, ronronando alto.
                Pego eles e coloco nos pés, eles voltam, e isso se repete inúmeras vezes.
                Minhas noites de sono têm sido interrompidas desde então, e tenho me sentido bem cansada. Isso já ocorre há 1 mês, no mínimo.
                Alguma dica?
                Tirar eles do quarto? (ficam miando do lado de fora)
                borrifar água?
                Meu problema nao é o ronron, é a proximidade deles ao meu rosto.

                • Talvez se você não recompensar com atenção eles desistam de ir para o seu rosto. Tente ignorar. Se não der certo, tira do quarto e ignora os miados, uma hora eles cansam e não miam mais

              • DEBORA como esta hj sua gatinha? Deu uma irmazinha pra ela? A minha era assim depois de uma irma ela mudou e virou anjinho.

          • Olá Debora, tudo bem? Li seus desabafos e me diverti muito com todos! Gostaria de te perguntar como esta a Minhalda e se sua esposa agora aceita a gatinha brava.
            Abraços…

      • Por favor, não acho onde fazer minha pergunta, sorry. Então, tenho um gato com 1 ano e trouxe 2 gatinhas de 1 mês ou um pouco mais…. são de adoção, uma graça as irmãzinhas mas, o gato Bruno cismou de atacar as gatinhas sexualmente… mia, grita,faz xixi demarcando, e ataca as gatinhas pititicas… coitadas. .. elas acham que é brincadeira até que, começa a doer e gritam. O que eu faço ? Estou desesperada pq nem consigo dormir c a insistência do gato. Prendo as pequenininhas no quarto mas não resolve. Parece q o gato vai enlouquecer. Me ajude, por favor. Susana

      • Oi Sally, também me perdi aqui pra achar onde faz a pergunta.
        Então, adorei as suas dicas, eu tenho gatos faz um bom tempo mas confesso que nunca entendi tão bem minha gatinha como agora depois das suas explicações. Achei legal ver que eu acerto em várias coisas com a minha gata mesmo sem saber, como por exemplo ao pega-la pela pele do pescoço como a mãe fazia. Eu tenho duas perguntas, se souber e puder responder eu agradeço. A primeira questão é que minha gata morreeee de medo de secador de cabelo, eu fico com muita dó por que por ela ser muito peluda, eu tenho que escolher secá-la só com a toalha mesmo e deixa-la se secando sozinha, o que leva muito tempo, e no caso de tempo mais frio eu acabo nem dando banho nela, ou mata-la de susto com o secador. Como eu posso resolver isso, visto que sempre quando eu estou usando o secador eu deixo ela no quarto ainda que de longe pra ver se ela acostuma, mas ela já tem 4 anos e até agora nada.
        Segunda questão e mais importante: eu acabei de comprar um filhotinho de golden, tem menos de um mês, ou seja, não representa risco nenhum a minha gata, porém ela tá com um medo absurdo, com ciúme, e quase não fica perto de mim mais, imagino que seja pelo cheiro que o filhote tem (imagino que seja o cheiro da mãe que ainda está nele, até por que pela idade eu ainda não dei banho nele). Será que depois que eu der banho nele ela melhora esse medo. Tenho medo dela ficar doente, pois ela é muito apegada a mim, dormia na minha cama, e as vezes que eu precisei me distanciar ela passou mal, e agora o filhote está dormindo no meu quarto. Se puder ajudar eu agradeço muito!

        • Secador: Até pode ser que você consiga dessensibilizá-la do barulho com muita paciência e muito tempo, expondo ela a barulhos pequenos e aumentando gradativamente, com reforço positivo, mas hoje existem secadores que fazem muito pouco barulho no mercado, talvez seja mais fácil comprar um secador novo, mais silencioso.

          Sobre o filhote: não acho que um banho melhore a situação. Você tem que aproximar os dois. Vai demorar, pode demorar meses até, mas eles vão se tolerar.

    • Boa tarde, preciso de ajuda….morei com meu gato em apartamento por 10 anos. Me mudei para uma casa, onde telei toda a varanda para ele ficar( a varanda é bem grande, faz volta por toda a casa) mas ele não quer ficar nela e mia o dia e a noite toda querendo entrar dentro de casa. No apartamento ele destruiu todo o sofá e camas, por isso não quero deixa-lo dentro de casa. Ele sempre dormiu no meu quarto antes….. . Acontece que para eu, meu marido e os vizinhos dormirem tive que deixar a porta da varanda aberta para que ele tenha acesso ao meu quarto a noite. Mas quero acosuma-lo na varanda, mas não sei o que faço para ele parar de miar e arranhar a porta. Acreditem ele é muito insistente e faz isso a noite toda. SOCORRO ME AJUDEM POR FAVR

      • Você o repreende quando ele faz isso? Quantas vezes o fizer, quantas vezes você deve repreender. O mais persistente vencerá. Procure criar um ambiente agradável para ele na varanda: caminha, arranhador de vários andares, brinquedos, e, quem sabe, mais um gatinho…

        • Olá, fiz tudo direito, coloquei cama, brinquedos, e repreendo toda vez que arranha a porta querendo entrar, não adianta! Ele mia a! noite toda e quer entrar no quarto. Mas só o quarto tb não é o suficiente, ele quer circular por toda a casa a noite. Ele não deixa eu e meu marido dormir….. Não estou aguentado !mais!. …e acorda os vizinhos. ……fiz de tudo…..Não acredito que vou ter que arrumar outro gato!!

          • Michele, se você ignorar, uma hora ele para. Não pode recompensar o mio com nada, nem mesmo com bronca, pois ele aprende que ganha a sua atenção quando mia. Fecha a porta e ignora. Ele vai cansar.

  • Nossa, Sally, essas recomendações vão ser as minhas últimas esperanças.
    Sempre tive gatos, mas morava em casas e a maioria deles nasceu lá. Há pouco tempo me mudei para um apartamento e peguei dois gatinhos SRD, ambos com seis meses. Um deles é dócil e obedece às broncas, não mia quando cozinho, mas durante a noite sobe em tudo e não fica quieto. O outro é muito desobediente, faz um escândalo quando cozinho, sobe na pia e andou fazendo necessidades fora da caixinha. Mas agora o problema saiu do apê, todos os dias, de manhã cedo (por volta das 6:30) eles acordam e começam a miar sem parar e depois começam uma correira pela casa. Já recebi uma notificação do síndico e estou com medo de ter que me desfazer deles. Tem alguma dica pra essa situação?

    Obrigada desde já.

    • O que eu faria é tentar cansar esses gatos o máximo possível para que não tenham tanta energia sobrando. Além disso, se for possível, eu te recomendo que não deixe eles dormirem de dia, assim eles são obrigados a dormir de noite. Como a situação é grave e você pode ser forçada a dar seus bichinhos, acho que vale uma medida radical: só dormem quando você dorme. Quero ver fazer bagunça às seis da manhã…

  • Oi Sally,
    Deixei um comentario sobre o Nick ter se assustado com o barulho que fez no meu quarto de madrugada e ele passou a ter medo de entrar no meu quarto e ate pelo apto sozinho, tinha que acompanha-lo.
    Penso que as gatas do apto de cima derrubou algo e ate eu me assustei.
    Segui todas suas dicas e deu tudo certo.
    Hoje ele entra no meu quarto, anda pelo apto sem medo.
    Agora ele ficou cismado com a toca …
    Meu filho falou que foi pq coloquei uma almofadinha dentro da toca , troquei pela que estava na toca.
    Como ele não entrou , tirei e retornei com a que estava na toca.
    Diz meu filho que deve ter ficado outro cheiro e ele ficou cismado.
    É normal ? É coisa de gato?
    Não vou comprar outra toca, então como tem muitas caixas de papelão coloquei em uma caixa a almofada quentinha que comprei.
    Obrigada Sally pelas dicas.
    Abraço

    • Fico feliz em saber que o Nick voltou a circular pelo quarto!

      Gatos são desconfiados mesmo, e demoram um tempo para se adaptar a novidades. Algumas vezes eles respondem melhor a objetos novos quando você “batiza” eles com o cheiro do próprio gato, as “marcas de afeição”. Já reparou que gato costuma esfregar as bochechas em objetos e pessoas? Quando ele faz isso ele “marca” o objeto ou a pessoa com um cheiro que ele interpreta como “isso é legal” ou “isso é meu”. Se você marcar a almofada nova (ou até a velha) com esse cheiro, talvez ele a “reconheça” como algo bom. Basta esfregar a almofada ou um pano na bochecha do gato de tempos em tempos, provavelmente vai ajudar. Tenta e depois me conta se deu certo!

  • Sally, meu gato é um filhote de dois meses e meio e de uns tempos pra cá tem se mostrado meio agressivo.

    Ele não pode ver as minhas mãos que já quer morder e da patadas. Mas ele não faz isso como brincadeira, demonstra que está com raiva.
    O que devo fazer?

    • Não pode. Ele tem que entender que não pode, que algo muito desagradável acontece cada vez que ele tem essa atitude. Dá uma bronca que deixe ele com medo (da bronca, não de você) cada vez que ele fizer isso. Eu começaria com um sacode pelo pescoço (pela pele da nuca, que é por onde a Mamãe gato pega os filhotes) e se ainda assim a agressividade continuar, tentaria outras táticas. Você pode enrolar um jornal ou uma revista e bater AO LADO dele, para que o barulho no chão o assuste, por exemplo. Só tem que parar quando ele se render e desistir da agressividade. Vai dar trabalho, mas se você não fizer isso agora, ele pode se tornar um adulto agressivo e vai ser pior.

  • Cuido de 2 gatos em apartamento, faz 1 mês que os gatos estão comigo pois a pessoa que cuidava não pôde mais ficar com eles. Além disso, eles foram praticamente expulsos pelos vizinhos da quitinete, pois fizeram queixas na imobiliária, ameaçaram denunciar porque os gatos ficavam trancados em uma quitinete apertada sozinhos o dia inteiro e brigavam muito. Eram 4 gatos, consegui doar 2. Os gatos têm mais ou menos 5 anos, são irmãos, foram castrados aos 6 meses de idade. Só que está um pouco difícil a adaptação, eles querem fugir para o corredor do prédio o tempo todo. Ficam miando cada vez mais alto na porta do apto, tenho medo de que isso chame a atenção dos vizinhos e comecem a encrencar com os bichos igual os vizinhos anteriores. Fico desesperada porque aí não sei mais o que fazer com os gatos, se me obrigarem a desfazer deles. Quando eles começam a miar, eu tranco na caixa de transporte e boto no quarto, como se fosse cantinho da disciplina. Daí eles pedem pra sair, quando se calam, eu solto. Tem um que é teimoso demais, assim que sai ele volta pra porta e começa a miar de novo. Tem alguma sugestão para eles entenderem que não é pra miar na porta e que não vou deixar sair? Uma vez deixei sair pra ver se satisfazia a curiosidade do corredor, mas foi pior!!!

    • Gatos demoram muito na adaptação a novos ambientes. Mas eles vão se acostumar.

      Se você em vez de trancar tentar brincar com eles, não é mais eficiente? Pode ser qualquer coisa, uma varinha com uma pena na ponta, por exemplo, pode gerar horas de distração.

      Outra solução pode ser não permitir o acesso deles às proximidades da porta, assim eles não sentem como se pudessem chegar perto de sair do apartamento. Se você colocar uma daquelas grades retráteis ou até mesmo algumas caixas de papelão impedindo o acesso à porta talvez a situação melhores. Caixas de papelão são a Disneylandia dos gatos: eles adoram subir nelas, entrar, se esconder… vale a tentaiva, passa em um mercado e pede as caixas que estiverem sobrando. Talvez se eles tiverem algo para brincar ou se esconder esqueçam de tentar fugir.

      Tenta e depois passa aqui para nos contar. Se não funcionar a gente pensa em um Plano B

      • Eu brinco com eles de varinha com peninha na ponta, é o brinquedo preferido deles. Mas na hora parecia que o gato não esquecia da porta. Bom, eu vou tentar distraí-lo com isso quando ele estiver miando. Eu acho que a ideia de afastá-los da porta é boa, já tentei mantê-los na cozinha enquanto eu saía pra pôr o lixo na lixeira do prédio, (de modo que eles não vissem que eu passei pela porta do apto) mas eles ficaram desesperados porque sei lá como, sabem que eu saí. Caixas de papelão é o que não falta aqui no apto, da minha mudança. Tem de todos os tamanhos. Eles entram e saem, brincam, boto papelão pra arranhar. Os bichinhos são teimosos mesmo. Eles me vêem sair pela porta para ir trabalhar e aí eu escuto a miadeira deles enquanto espero o elevador. Eu moro sozinha, então, nem tem alguém que possa distraí-los depois que eu saio. Já pensei em pôr coleira e levá-los pra dar uma volta, mas acho que não dá certo não. Terei de ter paciência e mostrar pra eles que não adianta miar que não vai sair.

        • Com o tempo eles vão assimilar seu apartamento como nova casa deles. Esse vontade de sair deve ser vontade de voltar para o lugar onde eles achavam ser sua casa. Quando eles começarem a sentir seu apartamento como sua casa, a vontade tende a passar.

    • maria fernanda

      Sally e Mary, não seria bom comprar a erva do gato ?
      Em breve vou me mudar do apto para uma casa maior e sei que gatos estranham novos ambientes… Acho que vou ter que comprar essa erva.

      • Se o gato reagir à erva, é ótimo! Um brinquedinho recheado de catnip deixa o gato entretido por horas. Mas nem todos os gatos se sentem atraídos por essa erva. Mas vale a tentativa!

      • Já comprei um ratinho com catnip dentro, os dois gatos brincaram mas deixaram pra lá pouco tempo depois. Acho que não fez efeito. Levei o ratinho pra gata da minha mãe e ela fica um tempão mordendo, se embolando com o rato no chão, ela até arrancou as orelhas do rato. Eu acho que gato é imprevisível, as dicas que encontro são legais mas tem coisa que funciona pra um e não funciona pra outro. Essa gata da minha mãe, por exemplo, não tem o menor interesse por janelas, ela mora no segundo andar e nunca subiu na janela. Agora aqui no ap tem tela em todas e eles sobem nas janelas.
        Eu tô tentando de tudo para que eles fiquem calmos e se adaptem aqui, aqui tem arranhador, caixa de papelão, brinquedo com bola de guizo dentro. Já comprei um spray calmante. Vou botar semana que vem prateleiras pra eles subirem. Eu só espero que os vizinhos não se incomodem com eles aqui.

        • É questão de tempo, eles vão se acostumar. Acho difícil vizinho se incomodar com gato, gato não é cachorro que corre, faz barulho, late, uiva, chora…

          • Mary, você está com o mesmíssimo problema que eu! Me mudei de uma casa grande e cheia de gente para um apartamento de dois quartos onde moro sozinha e levei meus dois gatos comigo (um macho castrado de 7 anos e uma fêmea de 7 meses). A fêmea se adaptou super rápido, mas o macho… meu Deus, ele mia A MADRUGADA INTEIRA! Comprei brinquedos, spray calmante, florais, tem caixa de papelão e arranhador… mas só ela brinca, o macho não quer saber de nada (nem reage a catnip).
            Estou desesperada, já tentei brincar, brigar, trancar no quarto, distrair com brinquedos, carregar, dar (mais) carinho… mas não está funcionando. Eu não durmo, e também estou com medo dos vizinhos resolverem reclamar, porque não quero de forma nenhuma me desfazer deles.
            Adorei esse texto e as respostas da Sally, vão me ajudar muito! Sally, se tiver mais dicas, pode postar… estou louca para descobrir uma solução para isso!

          • Eliane de Carvalho

            Mas muitos gatos miam tanto e alto que incomoda sim! Eu estou com uma gata a duas semanas e tenho um cachorrinho. Os dois estão ficando juntos mas ontem eu percebi que ela estava querendo bater a patinha nele, inclusive subindo nas cadeiras e fazendo isso com o meu cachorrinho.
            Eu nunca tive um gato, ele foi adotada, é castrada, tem um ano e meio e mia muito ainda… Enquanto meu cachorro só late um pouco quando vem alguém em casa… Sinceramente, estou achando cachorro mais fácil de lidar com cachorro.
            Estou um pouco chateada…
            Eliane

            • Eliane, sua gatinha está se adaptando a uma nova casa. Quando ela estiver totalmente adaptada vai dar menos trabalho. Você consegue se lembrar das primeiras semanas do seu cachorro? Aposto que ele também dava muito mais trabalho do que dá hoje…

  • oi Sally, tenho uma gatinha de 1 ano e meio e ela não tem comido muito e já não brinca como dantes, e quando a gente pega nela começa a miar?
    o que se passa?

    • Marta, ela come e brinca MENOS ou ela mal está comendo e brincando?

      Gatos, quando se tornam adultos, ficam mais serenos, mais independentes e comem menos do que filhotes. Porém é uma mudança gradual. Se foi algo de um dia para o outro talvez sua gatinha não esteja se sentindo bem. Como andam cocô e xixi? Tudo normal? Quando você a pega em qualquer posição ela mia? Você acha que pode ser um miado de dor ou ela apenas não quer ficar no colo?

      • Ola! nao achei onde escrever , Saly adotei uma gata mestiça com persa, trouxe ela para minha casa com 4 meses e no mesmo dia que ela foi castrada, hoje fazem mais de 3 meses que ela esta aqui comigo mas ela nao deixa tocar nela, sibila , rosna …chega perto mas nao deixa fazer um carinho…a moça que me doou ela tinha uns 6 gatos no apto, mas nao ficava muito em casa , o que posso fazer ela é antisocial meu esposo diz pra que um gato se nao podemos nem tocar nele ….fico chateada

  • Ola sally… Fabuloso seu texto…
    Espero q possa me ajudar …
    Tenho uma gata persa de 3 anos…. Deis doa dois meses de idade nunca me deu problema na hora da higiene… Sempre correta na caixinha… Temos duas caixinhas aki em casa… A mais escondida ela sempre usava pra fazer as fezes… E a outra urinar… Sempre… Mais de uma semana para cah… Ela soh usa a caixinha pra urinar… E começou a fazer as fezes em cima do sofa e sempre no mesmo lugar… Nao sei o q fazer mais… Ela nao teve nenhum trauma… Exeto uma abelha q a pico uns dias antes desse episodio acontecer… Mas nao foi nem perto da caixinha … Espero q possa me ajudar… Obrigada

    • Jessica, ela está vermifugada? Está com diarreia? Você mudou alguma coisa na casa, tipo marca do desinfetante que passa no chão?

      Se isso continuar, você tem que impedir o acesso dela ao sofá, ela só pode ficar na área quando você estiver presente e se mesmo com você presente ela fizer novamente, muita bronca nela!

      • SIm… vermifugada e fezes durinha…. e não ouve mudança em nada… como eu disse… foi depois que a abelinha picou ela… ela acabou tendo uma intoxicação … e logo apôs uns 2 dias ela começou com essa mania de usar so o sova pra defecar e a caixinha normal pra urinar… a outra caixinha q ela usava oras fezes ela nem vai mais… e ja foi lavada trocada a areia e tudo…. não da pra entender o que acontece … e nunca consigo dar bronca … pois quando eu vejo ela ja fez… e dar bronca depois não adianta … :(

        • Tem 2 produtos que se compra em pet que podem ajudar.
          O primeiro é um eliminador de odores da Sadol, que vc vai usar para eliminar o cheiro do sofá. Ela está acostumando a fazer cocô lá pq já reconhece o cheiro do lugar.
          Depois de limpar o sofá, tem um produto que tbm pode ser da Sadol que vc passa no local onde vc NÃO QUER que ela defeque. Chama educador sanitário.
          Explique bem ao vendedor que vc quer o produto que afaste e impeça que o gato use o sofá como caixa de areia, pq tem um que é para o animal entender que ele pode usar ali, então preste atenção.
          Faça o teste, mas insista, não desanime.
          Boa sorte

      • Meu gato apesar de só comer ração ele tem o vicio de subir na mesa pra roubar comida sempre que vamos fazer as refeições em casa temos que prende-lo e agora deu pra subir no balcão da pia pra fuçar o lixo e subir no fogão atrás de comida. O que fazer?

          • Desculpe, não consegui achar onde postar o comentário. Bom, tenho dois problemas, espero que você possa me ajudar. Seguinte: adotei um gato de rua, peguei ele com um mês, a mãe tinha sido atropelada e ele estava lá, miando desesperadamente com o irmão. Está com 2 meses e meio mais ou menos. Já levei no veterinário está tudo OK, sem mais delongas, o Oz (nome que dei à ele) é muito brincalhão, gosta de brincar mordendo mãos e pés da gente, nota-se que é brincadeira mesmo, pois não fica com as orelhinhas abaixadas e o pêlo não fica eriçado, e ele também é muito carinhoso, mas muitas vezes essas mordidinhas inocentes doem pra cacete, alguma dica?
            Outra coisa também: Quando vamos comer ele fica miando desesperadamente, parece até que passa fome, come normalmente a ração que é super Premium e apropriada para ele, mas não sei o que fazer, não deixa ninguém comer, sobe na mesa, arranha as pernas. O que me aconselha?

            • Não pode permitir brincadeiras de arranhar ou morder, mesmo que Oz faça sem agressividade, caso contrário ele vai aprender que esse comportamento é tolerado e continuará fazendo quando for um gato grande. Pode se tornar um problema sério ou machucar alguém. Repreenda de forma firme cada vez que ele fizer, até que ele pare de fazer. Pode demorar um pouco para ele entender que não pode, mas vai acontecer. Se demorar muito, talvez sua bronca não esteja firme o suficiente, pode ser que ele nem perceba que você está brigando com ele ou que seja tão suave que valha a pena fazer o que ele quer e levar uma bronca. Seja mais dura se precisar, a hora é essa, pois dentro de alguns meses vai ser muito mais difícil mudar o comportamento dele.

              Sobre miar pedindo comida, não é fome, é apenas o cheiro de algo gostoso. Nunca dê comida da mesa ao gato, pois além de terem um organismo sensível (coisas aparentemente inofensivas como cebola e alho podem intoxicá-lo) ele aprende a lição de que se miar consegue o que quer. Na maioria dos casos de animais que insistem em pedir comida existe alguém na casa dando, ainda que escondido. Certifique-se que ninguém dá comida a ele quando ele pede (pessoas que estão cozinhando, pessoas que estão fazendo um lanche). Deixe ele miar, não dê atenção, se não ele percebe que você recompensa o miado dele. Ignore, um dia, de tanto pedir e não receber, ele vai cansar, gatos são animais muito espertos. Mas, para isso funcionar, é indispensável que todas as pessoas da casa tenham essa postura: nunca dar NADA que não seja ração.

              Se além de pedir ele tentar subir na mesa ou arranhar, aí vale uma bela bronca. Mas tem que ser uma senhora bronca, pois a recompensa é muito gostosa. E é pelo bem dele, se ele aprender que pode subir na mesa e comer, podem acontecer acidentes, ele pode acabar até morrendo intoxicado. Bronca exemplar para que fique bem claro que esse tipo de conduta não pode se repetir.

              • Obrigada Sally, aqui na casa ninguém dá comida pra ele, e sobre as brincadeiras, fiz aquilo de puxar a pele do pescoço e dar leves arranhões funcionou, porém puxar a pele do pescoço não está funcionando mais, digamos que ele não fica mais “tão” imóvel, e só usamos isso quando vamos dar remédio e no caso de dar broncas mesmo, estou usando as cutucadas, tem funcionado, mas o que me preocupa é que puxar a pele do pescoço e ele não fica mais imóvel, isso é normal? Ou não estamos fazendo da forma certa?

                • Ele pode ter se acostumado… Se não surte mais efeito, tenta outras coisas. Bronca com barulho costuma funcionar bem, tipo bater com uma revista ou jornal ao lado do gato.

                  • Pior que ele não se incomoda muito com barulho. Eu e o meu marido tocamos bateria em casa, entao ele já se acostumou. Vou tentar borrifador em breve, mas teria mais alguma dica?

                    • Avalia do que seu pet não gosta. Se barulho não assusta, pode ser jato de água sim.

  • Oi Sally tudo bem? “Espero que sim”
    Estou com problemas com o Nick, ja comentei aqui que peguei ele adulto na rua, tem +/- de tres a quatro anos.
    Tem 1 ano e tres meses que esta comigo.
    Nunca me deu trabalho, digo arranhar sofa, etc.
    Segui todas as suas informções e bastava eu dizer não que ele não fazia mais.
    Aconteceu a semana passada o seguinte: minha faxineira não pode vir e mandou a irmã dela.
    2 minutinhos que fui jogar o lixo na lixeira no corredor, qdo entrei a mula da faxineira estava dando chineladas no Nick.
    Foi que ela me disse: dei uma chineladinha nele de levinho só para assusta-lo pq ele subiu na impressora e não queria descer.
    Expulsei a coisa ruim, e fiz a faxina, desde esse dia o Nick teima eu subir na escrivaninha , subir na impressora, nunca tinha subido no sofa, agora ele passeia pelo sofa.
    Falei com o veterinario que me passou um produto que tem um cheiro horrivel para passar a noite quando eu for dormir.
    Coloquei plasticos em cima do sofa, cadeira do computador, impressora, coloquei em cima dos plasticos pedaços de panos e o produto.
    Conclusão: ele se ajeitou em um cantinho da escrivaninha derrubou canetas, caixa de som, e dormiu em cima da escrivaninha no meio do cheiro.
    De manhã qdo acordei ele ja estava no chão proximo a cadeira e deu um miado.
    Sei que ele dormiu na escrivaninha pq tinha pelos, e passeou pelo sofa, pq tem marca das patinhas.
    Não sei mais o que fazer pq ele tem opções de dormir em lugares altos, tem a toca p qdo estiver frio, mas depois que a mulher bateu nele, ele ficou assim.
    O veterinario disse que foi devido ele apanhar.
    Sou totalmente contra bater em animais, são indefesos, é um ato de covardia , mas a mulher saiu do meu apto levando chineladas…..fiquei p da vida qdo vi a cena .
    E justamente a impressora que foi o lugar que ela bateu nele é que ele vai.
    Se ele der um pulo derruba monitor, caixas de som, etc.
    Me sobrou a opçaõ de borrifar agua, pq deixar ele no corredor, fechar as portas p ele ter acesso apenas na cozinha e area de serviço tb não resolveu.
    Ele conseguiu derrubar dois varais de teto, acordamos e abrimos a porta que dá na sala ele entrou correndo e miava.
    Foi acostumado a dormir na sala, entrar nos quartos, ou seja ele sempre teve a liberdade de andar por todo apto, ate pq nunca subiu nas camas.
    Agora tenho que fechar as portas dos quartos pq ele sobe nas camas.
    Tem pessoas que deixam seu bichanos subirem e dormirem com eles, nada contra, mas eu não gosto, devido aos pelos que ficam .
    Sally me desculpa o comentario imenso.
    Abraço e obrigada pela ajuda com seu texto bem explicadinho.

    • Tem uma coisa que gatos costumam não gostar: superfícies pegajosas. Tenta forrar as áreas onde você não quer que ele vá com fita dupla face, deixando a parte de cima coberta pela face grudenta. Normalmente quando os gatos pisam e sentem que as patas grudam, eles vão embora.

      Abusada essa faxineira, hein? Bater no animal dos outros…

      • Obrigada Sally, vou comprar essa fita dupla, aqui no predio onde moro ela fazia faxina de 2ª a sabado em aptos.
        No meu apto quem faxinava uma vez por semana era a irmã dela, mas como perguntei se ela gostava de animais, ela disse sim , pode ficar tranquila.
        Mas como não confio, sempre fico em casa qdo vem faxineira, tenho um periquito tuim que ganhei filhotinho e criei dando papinha, hoje ele ja esta com 18 anos.
        Se vive 12 anos e esta comigo a 18 anos significa que cuido muitissimo bem, e o principal é amor , alimentação e veterinario.
        Mas aqui no predio a maioria tem animais e como espalhei a fama dela, o pessoal dispensou a torturadora de animais.
        Sally mas eu deu umas boas chineladas nela e joguei a sacola dela no corredor ameaçando de chamar a policia, e os vizinhos de porta me ajudaram a xinga-la.
        E por culpa dela meu gatinho ficou marrento.
        Nossa fiquei muuuuuuito feliz, pq nao vou precisar borrifar agua nele.
        Agradecida mesmo de coração :)

        • Estou indignada! No primeiro dia de trabalho já se sente no direito de bater no animal da dona da casa?

          Dica: para não estragar os móveis você pode forrar com plástico e depois colocar a fita dupla face em cima do plástico. O importante é que quando o seu gatinho pise, sinta algo grudento, pegajoso. Provavelmente ele vai detestar. Depois volta aqui para contar se deu certo!

          • Oi Sally , tudo bem?
            Vim trazer noticias do Nick!
            A fita dupla face ainda não comprei, perto de casa não encontrei e deixei p meu filho comprar.
            Comprei o borrifador, quando a agua ia nele, ele corria, mas depois voltava com carinha espantado procurando de onde vinha a agua.
            Peguei ele dormindo na poltrona de madrugada, borrifei ele saiu correndo, mas amanheceu na poltrona.
            Fiz assim: como as almofadas são de couro sintetico burrifico um pouquinho de agua e na cadeira do computador coloquei um plastico e borrifei com agua.
            Ele dormiu em um balcão alto que fica no corredor proximo a sala, onde eu coloco ate almofadinha para ficar macio p ele.
            Ele pode dormir em cima da mesinha de centro , em cima do balcão, em uma parte da estante que tirei tudinho para ele ter essa opção tb, pode dormir em uma poltrona no meu quarto, poltrona no quarto dos filhos.
            Só que estão todas forradas com lençois velhos que cortei e fiz forros.
            No inverno ele tem a toca quentinha e no verão as opções que citei.
            O problema dele dormir em cadeira de computador e sofa é o alongamento, arranha tudo.
            Faz parte do felino se alongar, mas como vc mesmo explica no texto quem manda é o dono, então ele que vá arranhar o arranhador, tapetinhos proximo do arranhador.
            Ele olhava para o sofa e para a cadeira do computador e miava, miava, sera que ele estava me xingando..rsrs..
            Sally, obrigada pela ajuda.
            Abraço

  • Olá Sally Gostei muito das dicas Parabéns, Então estou passando por alguns problemas com meus gatinhos, eles tem aproximadamente 3 a 4 semanas eu os encontrei Na rua o vet disse que eles estavam bem de saúde mais agora um começou a mamar no outro (são 2 machos) e está machucando seu órgão genital dele , eu comprei leite pet milk e mamadeira porém eles não querem mamar entao passei a dar a papinha de desmame eles até comem um pouquinho mais sempre que ficam juntos ele começa a mamar no irmãozinho dele eu estou deixando eles separados mais não sei se é o certo a fazer, espero que possa me ajudar…..

    • Ele não mama na barriga, ele mama no pênis do irmão? Nunca vi nada parecido… O que eu faria seria separá-los quando você não estiver presente e quando você estiver presente daria uma bronca se fizesse isso. O coitado que está sendo machucado deixa o outro gatinho fazer isso?

  • Muito produtiva a explanação, com certeza aprendi bastante.
    Temos um problema com uma gatinha que foi adotada para o qual não encontrei a resposta: ela foi abandonada muito novinha, é dócil, brincalhona, usa a caixinha mas… tem a mania de mamar nas roupas (foi abandonada durante o período de amamentação) e gostaria de saber se existe algum método especial para fazer com que ela deixe este costume.
    Obrigada pela atenção!

    • Regina

      A maioria dos gatos que criei até hoje, pegos desde bbs fazem isso.
      Atualmente estou com uma apenas, que peguei com 45 dias, e hoje com 1 ano, ainda mama pra dormir. Principalmente na coberta. É um hábito reconfortante pra eles, como a chupeta nos filhotes humanos. O vet que cuida dela disse que é normal, e que impedir isso pode frustrar o bichinho e deixá-lo triste. arrume uma mantinha pra ela mamar .quando ela começar, troque a roupa por uma mantinha dessas do paraguay, peludinha. Condicione-a a fazer isso apenas nessa mantinha. A minha tem uma só pra ela.
      Deixe que ela se aconchegue desta forma, não faz mal.
      Boa sorte

      • Meu medo é: foi dito que ela foi abandonada muito novinha. Será que ela ainda não está conseguindo comer ou digerir bem ração e está com fome, por isso tenta “mamar”? Pode ser isso? Quantos meses ela tem? Já tem dentinhos?

        • Sally 30 dias já tem dentinho…rsrsrsrs
          Se ela come ração normalmente é hábito mesmo.
          Os meus faziam isso desde bbs.
          Agora, se ela está com dificuldades na raçao, ofereça misturada ao patê pra facilitar.

        • Ela come ração para filhotes (o veterinário confirmou que ela tem aproximadamente 2 meses então qdo adotamos deveria ter menos de um) misturada com molho dos sachês para filhotes mas o problema é que continua querendo mamar em tudo, gostaríamos de saber uma maneira de tirar este costume.

  • Olá, tenho uma gata de um ano, desde o dia que eu a peguei ela sempre foi uma Lady, desde o primeiro dia sempre usou a caixinha, só que a uns três meses adotei um cachorrinho, não sei se foi por ciume porque ela adora ficar com ele, mas ela deixou a caixinha e passou a fazer xixi dentro da casinha dele, todos os dias com paciência limpava a casinha com cloro, dava banho nele porque ficava com um cheiro insuportável. Até que um dia a noite ela resolveu fazer dois cocos na casinha, tive que fazer um mutirão para limpar tudo, os dois dormiram em cima, espalharam. Consegui pega-la com a mão na massa, dei um sustinho nela, e deixei ela de castigo, trancada com a caixinha já fazem três dias e ela não repetiu o ato. Agora estou esperando para ver…O que mais posso fazer?

    • Caroline, talvez seja uma marcação territorial por causa do novo morador. Se ela repetir o erro, repita a bronca e se mesmo assim não adiantar e você sentir que vai virar um hábito, te recomendo impedir o acesso dela à casinha do cachorro enquanto você não estiver em casa.

  • Bem interessante o texto, vou seguir as dicas. Estou tentando educar minha gata Henriette (1 ano) que quer mandar em mim e na minha casa, ela não aceita uma outra gatinha que eu trouxe, ela bate na gata, isso já faz 2 semanas, no desespero eu estava brigando e dando até uns tapas nela, mas fico com pena e medo que ela fique com raiva de mim. Tomara que a técnica do borrifador dê certo (espero não ter que borrifar no cu haha).

    • Aline, gatos demoram a se adaptar a novos gatos. Tenta deixar as duas separadas por uma grande ou divisóia pela qual elas possam se ver, assim vão se acostumando aos poucos sem brigarem. Outra dica boa é deixar muita comida à disposição delas o dia todo, pois um dos grandes fatores de estresse de novos gatos na casa é o gato antigo pensar que a comida não vai ser suficiente para todo mundo. Dá umas três ou quatro semanas para ela se adaptar ao novo morador, estimula brincadeiras em grupo e com o tempo você vai ver resultados.

  • Vanessa Carvalho

    Sally…peguei uma gatinha de 45 dias da própria maeq junto ti ha outro 5 filhotes, aqui em casa percebi que ela evacua mas nao se limpa,as vzs ela sai arrastando o bumbum no CHAO,mas e’ as vzs…já tenho uma gata q peguei tbm com 45 dias e fazia tudo certinho…hj ela tem 3 meses.o que faco pra ensinar ela se limpar?

  • Gente, gato assim como qualquer outro animal tem outras necessidades além de água, comida e areia. Todo gato precisa de um arranhador e brinquedos que o incentivem a se movimentar, pois eles tem facilidade em ficarem obesos. Para quem o gato se isola ou fics depressivo eu por experiencia propria recomendo que coloquem um aranhador grande e alto, bolinhas e ratinhos com a erva do gato e principalmente prateleiras uma mais alta que a outra e vazias. Isso vai incentiva-lo a brincar. No meu caso, o Max sempre foi sossegadao, mas ficou muito mais ativo, carinhoso e passou a andar com o rabo em pé, o que é um reflexo da sua auto estima. Tentem isso! Ate mais

  • Gente, gato assim como qualquer outro animal tem outras necessidades além de água, comida e areia. Todo gato precisa de um arranhador e brinquedos que o incentivem a se movimentar, pois eles tem facilidade em ficarem obesos. Para quem o gato se isola ou fics depressivo eu por experiencia propria recomendo que coloquem um aranhador grande e alto, bolinhas e ratinhos com a erva do gato e principalmente prateleiras uma mais alta que a outra e vazias. Isso vai incentiva-lo a brincar. No meu caso, o Max sempre foi sossegadao, mas ficou muito mais ativo, carinhoso e passou a andar com o rabo em pé, o que é um reflexo da sua auto estima. Tentem isso! Ate mais

  • Olá, preciso de ajudaaa!
    Não sei mais o que fazer, nunca tive gatos, mas peguei um na rua faz um mês, ele ainda é bebe, deve ter uns 3 meses, eu to adorando, porém estou com dois problemas que não consigo resolver e já não sei mais o que fazer, já tentei de quase tudo asuahusahsu
    Bom, ele faz o coco fora da caixa de areia, teve um tempo que ele estava fazendo certinho, mas agora ele só faz xixi na caixa e o coco é só fora, li que ele pode estar com alguma doença e por isso não faz na caixa, ou será que é falta de educação mesmo?
    Eu já joguei perfume no chão para ver se ele não fazia lá, já tirei ele do lugar que ele estava fazendo o coco e coloquei na caixa, sempre coloco ele na caixa e falo que lá é o lugar certo, enfim, já não sei mais o que fazer, tirei a comida de perto, sempre limpo a caixa, enfim não sei mais o que fazer.
    E o outro problema é que todo dia de manhã ele começa miar na porta do meu quarto querendo entrar, eu tentava fazendo barulho com arroz em uma garrafa pet, mas adiantava ele continuava miando, e então por eu morar em apartamento e ter vizinhos eu acaba cedendo e abria a porta e por esse motivo agora ele não para de miar até que eu abra a porta :s
    Não sei se ele faz essas coisas porque ainda é novinho, não sei, nunca tive gatos ashuahusahu

    • Tailise, ele faz cocô fora da caixa de areia mesmo se a caixa de areia estiver limpa? Eu já vi gato que se recusa a fazer cocô porque a caixa de areia estava com xixi! Talvez você possa disponibilizar duas caixas de areia diferentes, para que ele tenha sempre uma limpa. Não acredito que isso seja doença não, parece mais algo comportamental. Repreenda ele sempre que o flagrar fazendo cocô fora (depois não adianta, tem que ser na hora!)

      Os miados para entrar no quarto se resolvem ou deixando ele entrar, ou abrindo a porta do quarto e dando uma bronca. Se ele souber que quando mia insistentemente vai ser repreendido, é provável que pare. Não precisa bater, pode segurar pela pele do pescoço e dar uma bronca com tom de voz firme, algo que seja desagradável para ele e o faça pensar duas vezes antes de repetir a gracinha.

          • Ta mais complicado do que imaginava auhshuasa
            O fato dele miar, eu dou bronca quando ele começa, como dito acima e comecei a deixar a porta do quarto aberta, então melhorou o problema.
            Maas ele continua fazendo as fezes fora da caixinha, mesmo eu colocando duas caixas de areia, ele faz xixi nas duas ahusuhas No primeiro dia, ele chegou a fazer na caixa de areia e eu realmente percebi que quando tem xixi na caixa ele não quer fazer as necessidades lá, mas ele também esta doentinho :s
            Está fazendo fezes com sangue e está com o ouvido infeccionado.
            Irei esperar ele sarar e ver como vai ser, to torcendo para quando ele sarar voltar a fazer normal, mas caso não, você teria mais alguma dica Sally?

              • Levei sim, o veterinário passou o remédio Biocanis, para dor de barriga, mas não disse o que meu gatinho tinha, caso não sare vou ter que dar antibiotico segundo o veterinário, mas hoje eu já percebi uma melhora nas fezes dele, já ta mais durinha e não vi sangue, espero que eles esteja melhorando e também estou pingando zelotril no ouvidinho.
                To torcendo para ele ficar bom logo e voltar a fazer as fezes na areia asuashu

                  • Bom, faz um tempo que estou de vir aqui compartilhar esses meses que meu gatinho ficou doente, e sim, eu percebi que eles são mais espertos do que pensamos, o meu gato estava fazendo as fezes fora da caixa, para me mostrar que algo estava errado, assim que ele sarou ele voltou a fazer na caixa, ele usa uma para urina e uma para as fezes, e as vezes quando uma delas esta suja ele mia para eu ir limpar ausahushua Ele teve giardia e também problema no figado, ele devia sentir dor e as fezes estavam com sangue, e então ele fazia fora, e foi apenas por ele fazer fora que eu pude perceber e sarar ele. Bom é isso, espero poder retribuir em algo. Gatos fazem o que querem e a hora que querem, mas ficar atenta aos comportamentos deles é muito importante!

                    • Eu não concordo que gatos necessariamente fazem o que querem na hora que querem. Quem morar debaixo do meu teto tem que seguir as minhas regras e não fazer o que quer…

                    • Concordo que gatos devem sim ser educados e nao ir ssimplesmente fazendo o que qurem, creio que eu nao soube expressar direito, acho que gatos fazem sim o que querem, mas cabe a nos imporkos limites a eles. E sobre o que disse ali em cima, qis dizer mais em relacao de que meu gato podia sim estar fazendo as fezes fora da caixa por mal comportamento, mas nao era, era porque ele eatava doente, ou qando meu gato mia atoa, mas se tbm mia pq ta sem agua o a caxa da suja, qis dizer q nem tudo é um mal comportamento e que precisamos ficar atentos, mas nunca qis dizer q nao ae deve educar, meu gato quando comeca a miar sem motivo, pego ele por onde as maes deles pegam e dou bronca, mas as vezes ele so qer me mostrar que esta sem agua.

                    • Certamente comportamentos anormais devem ser observados, mas não podemos humanizar o animal e achar que ele queria “avisar” alguma coisa, porque não é assim que funciona a cabeça de um gato.

  • Ola!!! Tenho uma gata de 5 anos que nunca me deu trabalho, mas eu me casei ha 5 meses e parece-me que ela odeia o meu marido!!! Ela que sempre foi tão comportada passou a fazer xixi e coco onde ela esta se ele se aproximar dela… o que eu faço??????

      • Sim, me mudei duas vezes já rsrsrs… e na tentativa de amenizar as coisas, nós adotamos mais uma gatinha!!! Não amenizou em nada!!! Ela continua mega depressiva.

        • Mudança de casa costuma ser algo “traumático” para um gato. Geralmente eles não gostam e não lidam bem, demora semanas ou até meses para eles se acostumarem, talvez seja isso. E, dependendo do gato, adotar uma gatinha é, em um primeiro momento, mais um fator de estresse. Quanto tempo tem da sua última mudança? Talvez essa reação dela esteja dentro do esperado…

          O que eu te recomendo é brincar muito com ela. Tem uma erva chamada Catnip, também conhecida como “a erva do gato”, que estimula bastante. Comprar um brinquedinho recheado com essa erva e brincar com ela pode fazer maravilhas. Aos poucos vai introduzindo seu marido e a gatinha nova na brincadeira.

          • A ultima mudança tem 6 meses ja e quando chegamos aqui ela até que se adaptou e fazia tudo no lugar certo… agora tem medo ate da sombra!!! Vou comprar a erva!!! Daí te falo!! Mtooo obrigada!!!

            • Tenta a erva. Outra coisa que gato ama e é bem baratinho são caixas de papelão. Espalha algumas caixas vazias pela casa, é tipo uma Disneylandia de gato: eles entram, saem, pulam…

              • Oi Sally, a gata esta melhorando!! Ja interage mais e rosna bemmm menos rrsrsr, porem o xixi e o coco ta dificil!!! Ela ainda tem receio de andar pela casa e coloquei uma casinha pra ela do lado da caixa de areia pra ver se ela se dá o trabalho de usa-la, mas nada!! Ela faz xixi na casinha mesmo!! to quase pondo fralda!!! kkkkkk

                • Tentativa desesperada: quando ela fizer xixi fora do lugar molha a caixa de areia com o xixi. Pode ser que sentindo o cheiro do proprio xixi na caixa de areia incentive a usa-la!

  • Gostaria de saber como fazer a minha gata, ficar somente no quintal, pois ela só quer ficar dentro de casa e quando não deixo ela entrar que é o faço constantemente, ela faz um barulho tremendo.

    • Coloca uma “toca” para ela no quintal. Alguma cama, caixa ou abrigo coberto. Acredito que ela se sinta mas protegida se tiver um ou mais abrigos com teto. Gato adora uma toca…

  • Sally, gostei muito dessa postagem e estou aplicando a técnica do spray de água, tem funcionado! Mas estou com um problema com a minha gatinha, ela está há uns 40 dias conosco e sempre fez suas necessidades na caixinha, foi adotada da rua e tem uns 4 meses. Só que há 2 dias ela resolveu fazer xixi na nossa cama! Peguei ela finalizando o ato, tentando enterrar o xixi… briguei com ela (não estava com o spray por perto) limpei a bagunça e fechei o quarto. Como no decorrer do dia ela fez xixi normalmente na caixinha me arrisquei e deixei ao quarto aberto. Ao chegar em casa encontro novamente o xixi na cama. Descartei a hipótese de ser algum problema urinário, pq quando ela faz na caixinha não fica enrolando ou miando. Pq será que ela está fazendo isso? O que posso fazer para parar esse comportamento?

    • É possível que alguma vez ela estivesse no quarto, estivesse apertada, com vontade de fazer xixi e não tenha conseguido sair para chegar na caixa de areia? Quando gatos não tem a caixa de areia a sua disposição, eles procuram locais absorventes para fazer xixi, como sofá, tapete, cama… É provável que a primeira vez tenha sido um acidente desse tipo. O problema é que dali para frente, o lugar fica marcado com o cheiro do xixi e os gatos tendem a repetir o erro por causa disso.

      Você vai ter que limpar muito bem a área com um produto que remova totalmente o cheiro do xixi e dar uma bronca exemplar se flagrar ela fazendo isso novamente. Se não parar, sugiro que impeça o acesso dela ao quarto quando você não esteja presente, até que ela entenda o recado.

      • A porta do quarto sempre fica aberta, então ela tinha total acesso a caixinha. Vou deixar o quarto fechado a partir de agora, mas fico com pena pq o apto já e pequeno e não queria limitar mais ainda o espaço dela. Tem alguma dica de produto que realmente remova o cheiro do xixi?

        • Tem produtos em pet shop que resolvem o problema. Dizem que uma mistura de vinagre, água, bicarbonato de sódio, detergente e água oxigenada 3% também é eficiente, mas essa eu nunca tentei.

  • Ola Sally
    Bom dia

    Minha gatinha castrou sexta-feira passada, dia 17/01, dai ao inves de colocarem nela aquele colar elizabetano colocaram uma roupinha parecendo uma múmia só que há 6 dias com aquele trem foi ficando capenga até q hj de manha saiu tudo. A cicatriz ta até bunitinha
    mas um pouco purulenta perto dos pontos e tenho receio dela lamber
    Enfim consegui fazer um colar pra ela, mas ela ta muito inquieta ( acabei de colocar)
    Deixo assim mesmo? to com dó dela com esse abajur de papelão hahaha
    A clinica disse que era para deixar a roupa pelo menos 8 dias. Mas ela saiu com 6 dias.

  • Oi Sally, amei seu texto, vai mi ajudar mto!
    Peguei um filhote de 2 meses, no primeiro dia ele ficou mto assutado, mas logo no segundo ele ja esta bem acostumado, hoje ja vai fazer 6 dias que estou com ele. Hoje ele brinca, morde, pular, faz tudo, e ja ta aprontando rs, morde os fios da tv, e arranha tudo, não ligo pela bagunça, mas sempre fico de olho pra ele não se machucar. Mas preciso saber o que fazer para ele si acostumar com o meu cachorro, ele ja é velho, peguei ele adulto. Quando fico por perto fico de olho no dois, ele fica parado e tremendo de medo do gato, mas teve um dia qe ele tentou morder o filhote, então, agora ele só esta ficando pra fora de casa, e so entra quando o gato ta dormindo. O que posso fazer para eles serem amigos?

    • Bruna, sempre que você estiver presente, mantem os dois juntos e tenta estimular brincadeiras ou atividades prazerosas, como carinhos e petiscos. Aos poucos um vai se acostumar ao outro, mas não vai ser rápido, estamos falando de meses.

      • Estou fazendo isso, hoje mesmo, meu cachorro estava em baixo da pia da cozinha, entao fui la com o gatinho, ele ficou bem perto de mim, ficava olhando eu passar a mão no cachorro, e depois que cansou saiu, e o cachorro nem si mexeu rs ufa. Mas perto de meus pais ele não obedece assim… Alem disso, ele esta mordendo e machucando,então fui dar uma bronca e peguei ele por trás igual como a mãe dele pega, ele ficou super bravo, e ficou dando patada, agora quando chego perto ele logo morde, parece que esta bravo comigo.

        • Não pode! Bicho não pode atacar o dono jamais! Brona nele! Tenta alguma das sugestões do texto: barulho, borrifo de água, uma sacudida pela pele do pescoço… até ele ter medo de te atacar!

          • Eu vi essas sugestões, bem legais, mas fico com medo de fazer isso, e ele nao gostar mais de mim, por causa do medo que ele vai ter, pq vai fazer uma semana ainda qe eu o peguei.

            • Bruna, não projete sentimentos humanos em animais. Eles não pensam como a gente. Seu gatinho não vai deixar de gostar de você porque você lhe dá uma broca, ele precisa ser educado. Se estivesse com sua mãe, certamente a mamãe gato daria uma bronca nele quando ele se comportasse de forma inadequada.

              • Ah que bom, posso dar as broncas sem peso na consciência rs, assim que voltar pra casa, vou começar a educa-lo, e socializar com meu cachorro. Obrigada pelas dicas, nunca tive um gato, ta sem tudo novo.

                • Só não obrigue um a se aproximar do outro, a aproximação tem que partir deles. Deixe os dois no mesmo cômodo e supervisione

  • Sally, achei um gatinho na rua abandonado e maltratado, tem o rabinho quebrado e a orelha como se alguém tivesse tentando furar. É um lindo siamês branco dos olhos azuis. Já levei ao veterinário e já está tudo em ordem. Vai fazer dois meses que ele está comigo, quando o levei no veterinário, o mesmo disse que ele devia ter uns 5 ou 6 meses então aproveitei para castrá-lo antes que fosse tarde. O problema é que ele ainda tenta ir para a rua, pensei que a castração resolveria esse problema mas não resolveu. Eu tenho medo de que ele saia e acabe se machucando, pegando uma doença ou vá para a casa do vizinho onde tem 2 pit bulls. Eu o acostumei a coleira e sempre o levo para passear porque não quero que ele fique entediado. O que eu faço para mantê-lo em casa sem que ele queira sair? Faz mal para ele deixá-lo não sair de casa sozinho?

    • Tem que deixar ele preso sim! Dentro de casa ou no quintal, em algum lugar onde ele não possa fugir. O que você pode fazer é comprar muitos brinquedos, arranhador e coisas que distraiam seu gato. Quer ver um gato feliz? Espalha caixas de papelão pela sala! Não me pergunte porque, caixas de papelão são playground de gato: entram, sobem nemas, pulam de uma para a outra…

  • Sally, minha gatinha vira-lata de 2 anos é muito dócil, brincalhona e companheira.
    Acontece que de um tempo pra cá, estou fazendo carinho nela, ela curtindo e zaz, me ataca. É um ataque rápido acompanhado de mordida e arranhões. SEMPRE me machuca.
    Espirro água e ela sai e depois volta a brincar. Mas às vezes, estes ataques acontecem como ontem, ela estava no meu colo para cortar as unhas (coisa que ela não se importa), percebi o olhar dela ficando diferente e numa fração de segundos ela me atacou, arranhando meu rosto perto dos olhos, obviamente não tive tempo de espirrar água e fiquei p da vida.
    Amo minha gatinha mas estou ficando cada dia mais chateada pq não consigo tirar este comportamento dela.
    Ela tem arranhadores, brinquedos, comida, água fresquinha (tenho aquela fonte), caixa de areia limpinha e não está sendo suficiente..
    Tem alguma sugestão?

    • Olga, talvez a água não esteja sendo suficiente. Ela precisa saber que se te arranhar algo muito muito muito ruim vai acontecer com ela, para que tenha medo de fazê-lo. Tenta repreender de outras formas, segurando pela pele do pescoço (lugar que a mamãe gata usa para repreender filhotes), com tom de voz firme. Vai ser tentativa e erro, até você achar uma forma que realmente seja eficiente. O que não pode nunca, em hipótese alguma, é um animal atacar o próprio dono.

  • Tenho um gato novo com 3 semanas e não consigo aproximar dele sem que fique agressivo. O gato esteve com a mãe até agora numa casa com quintal e vivia com mais gatos e outros animais. Agora, num apartamento parece impossível tocar-lhe. Está connosco à dois dias e sempre que nos dirigimos a ele tenta “atacar”. Já experimentámos elevar a voz (percebi agora que é errado) e compensar quando não ataca (apesar de continuar encolhido) mas mesmo assim o comportamento mantém-se…
    Que devo fazer?

    • Gil, ele ataca ou está brincando? Ele chega a ficar com as orelhas para trás, fazer barulho intimidador e ficar com os pelos eriçados?

      Se for ataque mesmo, o melhor que você faz é deixar o gato chegar até você. Pode demorar mas vai acontecer. Fique no campo de visão dele, porém longe o bastante para não intimidar e tente chamá-lo para brincar. Filhotes são muito curiosos, dificilmente resistem a uma brincadeira. Um brinquedo bacana para isso são aquelas varinhas com um barbante e um bichinho ou uma pena na ponta, porque te permitem ficar sacudindo à distância. Se ele se aproximar, brinque com ele. Com o tempo ele vai ver que não tem nada a temer.

      • Ele ataca mesmo, pelo eriçado, pupilas dilatas e garras à frente. Nos primeiros dois/três dias limitava-se a esconder-se num canto encolhido e andava apenas encostado às paredes sem querer que lhe toquem… Ontem, por exemplo, esteve o dia todo escondido num buraco e não o conseguíamos ir buscar, porque não queria sair, só quando foi comer é que o impedimos de lá voltar…
        Hoje penso que está um bocado “mais bem disposto” porque já brinca sozinho junto à cama dele, no entanto, se lá for volta a deitar-se e ao seu estado mais ameaçador. Apesar disso atei uma corda a uma caneta e quando pego nela ao lado dele já vai tentando andar atrás dela, sem se chegar muito perto de mim, quando isso acontece volta a “bufar” e a colocar-se numa posição mais defensiva

    • Boa noite, não localizei o botão para enviar uma pergunta. Por isso estou mandando por aqui.
      Meu gato tem aproximadamente 1 ano a 1 ano e meio. Estou c ele a 4 meses, quase 5. No início era raro o comportamento, mas agora se tornou sempre. Ele faz o cocô e acaba pisando ao tentar cobrir. Ele faz tanto movimento na caixa que pisa, e acaba sujando a pata e onde pisa após sair da caixa. E pior, os movimentos que ele faz, raramente cobrem as fezes. Parece que ele se preocupa mais em limpar as patas do que cobrir o cocô. Porém tanto movimento faz com que ele pise. A caixa dele é grande, já usei diversas areias pra ver se é isso, e com todas ouve a mesma coisa. Algumas menos. Mas volta e meia acontece. Estou sempre mantendo limpa a caixa, inclusive quando eu vejo que ele fez, imediatamente retiro as fezes. Pode ser até de madrugada, eu levanto pra limpar. Na tentativa de limpar antes que ele volte na caixa trocentas vezes e pise. Quando ele pisa, eu limpo as patas c lenço umidecido de bebê, que acaba gerando um stress, pois ele não gosta, e fica mto bravo. O que eu faço, alguma dica? Tento corrigir mas parece que ele n entende. Só quando me vê c o lenço na mão tenta correr de mim.

  • Boa Tarde Sally,
    Primeiramente quero agradecer por compartilhar conosco amantes dos felinos todas as dicas importantíssimas as quais são disponibilizadas.
    Tenho um problema com um gato persa Eros que compramos com uns 2 anos ou seja já era adulto, ele não faz as necessidades na bacia de maneira alguma já tentamos de todas as formas e nada adianta, temos mais 2 gatas uma persa e um vira lata, todos 3 são castrados as gatas fazem certinho sem problemas, já o Eros vive fazendo xixi na porta da entrada, na cozinha, quarto , porta do banheiro em fim por todos lugares menos onde deve fazer, inclusive a senhora que compramos ele falou que 3 pessoas haviam devolvido ele exatamente por este problema, mas gostamos muito dele ele carinhoso o único problema é este, ele já esta conosco á 14 meses não conseguimos ajustar o gatinho as vezes faz xixi e coco no mesmo lugar outras faz separado.
    Por favor me ajude não sei mais oque fazer mas não acho certo devolve ló por este mal habito.
    Certa de sua ajuda agradeço desde já, um feliz Ano Novo.

    • Elenice, me tira uma dúvida: é só o xixi que ele faz fora? Porque se for só xixi, ele pode estar marcando território. Nesse caso o melhor que você faz é castrar o gatinho. Porém se ele estiver fazendo xixi e cocô pela casa aleatoriamente, pode ser que ele se recuse a usar a caixa de areia suja. Nesse caso, você vai ter que disponibilizar uma caixa de areia só para ele e manter sempre limpa, de preferência com aquela areia higiênica específica para isso!

      • Olá Sally, na verdade ele já e castrado, em relação a bacia depois que ele veio para cá temos 3 em casa uma só com jornais outra com terra higiênica sem cheiro e outra com terra higiênica perfumada, as mesmas estão sempre limpas( quase sempre), pois nossa gatinha persa vai em qualquer uma das 3, já a pretinha só vai na areia sem perfume.
        Sim ele faz xixi e cocô pela casa, não creio que seja por a bacia estar suja pois costumo fazer a limpeza das bacias no mesmo horário todo dia, a gatinha persa sempre faz as necessidades logo que faço a limpeza dai já retiro a sujeira dela, inclusive já aconteceu deu ter terminado de limpar as bacias em menos de 5 min ele fazer as necessidades pela casa.

        • Elenice, então o problema dele é falta de disciplina. Vai ser um pouco mais difícil porque ele já é adulto, mas ele tem que aprender que coisas ruins acontecem quando ele (literalmente) mija fora da bacia. Dá bronca mesmo. Tem que ficar em cima, pois a bronca só funciona se você pegar ele no flagra, fazendo as necessidades naquele momento, depois não serve.

        • Oi elenice, vc conseguiu resolver o seu problema? tenho um gatinho com a mesma idade, que tem exatamente o mesmo comportamento. Não importa a caixa q eu use, a areia, a limpeza da caixa, a localização da caixa, não interessa ele faz xixi e coco onde bem entende. Não sei oq fazer, tenho medo de doa-lo e a próxima pessoa q o adotar tenho certeza q não vai aguentar. Ele já estragou várias coisas na minha casa. Muito triste.

  • Sally mts vezes elas ficam todas no quintal cada uma em um canto eu fico sempre por perto e percebi que se olham até ficam próximas mas elas rosnam uma pra outra… Mas já comecei a passar o cheiro uma na outra, to tentando fazer da mesma forma que fiz com as outras duas gatas que tenho, espero que dê certo

    • Uma dica que pode ajudar: boa parte do estresse vem da comida. Um animal novo gera o medo que a comida não baste para todo mundo. Compra tigelas novas, maiores, uma para cada e ENCHE de comida. Se perceberem que não vai faltar comida você já elimina uma grande fonte de estresse

      • Hum, Ótima dica, vou colocar em pratica, os potes delas já é grande dá pra colocar bastante ração… Outra coisa estranha que ta acontecendo é que ela fica indo toda hr na caixa de areia fica um tempão sentada lá e quando sai muitas das vezes não tem NADA, não sei se ela fica por ficar pq ontem ela até deitar dentro da caixa ela deito ou se ta com algum problema pra fazer xixi ou coco, as vezes até tem um xixi mas pouco, pouco mesmo, será que ela ta com algum problema??

        • O ideal que é que sejam DOIS potes, assim se elimina o risco de uma briga porque ambos querem comer ao mesmo tempo e se sentem ameaçados.

          Ela parece fazer força quando está na caixa? Se ela apenas descansa, repousa, pode não ser nada, pode ser um lugar que a atrai por algum motivo (fresquinho, por exemplo).

          • Sally obg pelas dicas, mas agr nem vou mais fazer, pois os dono veio buscar, apesar de ter me apaixonado pela minha protegidinha não teve como eu dizer que queria ela, pois eles se encantaram foram mt carinhosos… Mas eu ainda vou poder ver ela pois ficou tudo entre família… Hj estou mais conformada soube noticias dela e ela ta recebendo mt carinho e parece que o remedinho que mandei dá, ta fazendo efeito e ela fez um pouco mais de xixi

            Mas ainda preciso de ajuda com minha gata mais novinha, ela é mt arisca, mt assustada, já melhorou mt com as dicas que vc já havia me dado alguns meses atrás, mas ela ainda é terrível, ela é medrosa chega visita ela se enfia em qlq buraco pra se esconder morre de medo só de ouvir alguém chamar no portão, fora que nem a gente chega perto dela pra fazer um carinho é tudo na hr que ela quer e assim msm as vezes ela perto no nosso colo a gente vai fazer um carinho ela corre, a mais velha mãe dela no caso é bem sociável, brinca fica no meio de todos, não corre qnd vamos fazer carinho ou pegar no colo enfim o que posso fazer pra melhorar isso nela???

            • Tenta brincar com ela, associar a presença de visitas a uma coisa boa, como brincadeira e comida. Coloca as visitas para darem petiscos que ela goste.

              Uma coisa que eu já vi fazerem com gato e achei sensacional: dar uma vez por dia uma colher daquela comida em latinha que eles adoram e quando for servir na tigela, bater na latinha com a colher várias vezes. Com o tempo o gato aprende que aquele barulho é comida gostosa e vem correndo sempre que escuta. Assim, se um dia você quiser desentocar seu gato, basta bater com uma colher em uma lata qualquer que ele virá correndo! Isso serve para desentocá-lo quando visitas chegarem.

              Agora uma dica que é tecnicamente “errada”, mas eu vou dar porque costuma dar certo: colo é costume. Sempre fui impositiva com gato: não quer colo? vai ficar no colo mesmo assim. Eu mantive gatos à força no meu colo até eles se acostumarem. Dizem que é errado, que o gato fica com medo de você, mas comigo sempre deu certo…

  • É Sally, pode ser que o rabinho dela não levante por isso, eu acho que ela é meio misturada, meio de raça meio sem raça rsrs’… Ela é igualzinha o gato de um vizinho que é de raça e nunca vi ele de rabinho levantando… E eu to quase achando que ela vai ficar por aqui os donos não vem buscar e eu já nem quero mais dá, me apaguei a ela e ela já ta toda manhosa cmg e todos aqui em casa já ta gostando dela tbm… só que preciso fazer ela ficar amg das outras gatas e sair do quintal, será que passar o cheiro de uma na outra e dá petiscos qnd estiverem perto vai dá certo???

    • Ana, acho que pode dar certo sim. Em um primeiro momento, não deixe todo mundo junto sem supervisão porque pode acontecer uma briga. Deixa todo mundo junto e observa. O mais provável é que se olhem, se estranhem e não se aproximem. Respeita o tempo deles, pode demorar algumas semanas mas vão se aproximar e começar a interagir.

  • Vou viajar agora no fim do ano, e fico 12 dias fora. Quantos dias um gato consegue ficar sem os donos, mesmo eu deixando bastante comida e água pra minha gata ?
    Estou tentando alguém pra vir alimenta-la, mas esta bem difícil

    • Se o gato tiver comida e água, pode ficar bem mais do que issp. O problema é que dificilmente o estoque de comida para 12 dias não estrague ou a água não fique imunda ou evapore. Você precisa arrumar alguém para checar se seu gato está bem e trocar comida e água. Tente pagar a uma pessoa próxima, quando tem dinheiro todo mundo fica com mais boa vontade…

      • Moro em apto…. estou tentando ver exatamente isso de pagar, mas ainda assim ta coomplicado ver alguem de confiança. Se não conseguir vai ser o jeito espalhar potinhos pela casa com alimentacao, mas nao quero isso.

        Principalmente pela caixa de areia né…. imagina 12 dias sem limpar ?

          • Estou passando pelo mesmo dilema… e ficarei fora metade do tempo! Mas como a moça que viria aqui pra abastecer de água e comida não poderá vir, o jeito vai ser me virar com muitos potes de comida e água. Como tenho 2 gatos vou providenciar areia para 5 caixas, 2 na área de serviço (onde só o gato grande “like a boss” vai) e as outras no banheiro. Forrarei o chão do box com jornal e porei as caixas. Espero encontrá-los vivos na volta. Isso se o gato “like a boss” não tiver matado a gatinha mais nova… mas isso é outra história…

            • Eu não faria isso. O risco é enorme. Se algo der errado, seus gatos morrem. Já vi acontecer da tigela de comida encher de formigas, por exemplo, e o gato não conseguir comer.

          • Predio sem porteiro.. É pequeno, mudei pra cá tem alguns meses e conheço dois vizinhos e eles vão viajar. Sou de MG , mas morando no interior de sp.
            Por isso a dificuldade também. Marido vai tentar ver alguem no trabalho dele..
            Obrigada pela ajuda

        • Fica tranquila,
          Eu adorei um gatinho filhote de 3 meses há um mês, asse coisa de espalhar cx de areia comida pela casa nada haver, coloquei a caixa de areia na área de serviço e os comedouros na cozinha, assim que ele chegou deixei o mesmo conhecer a casa, andou pra lá e pra cá, depois levei o até a caixa de areia peguei as patinhas e ensinei como fazer, mostrei a comida, no primeiro dia ele ficou sem comer e fazer as necessidades pois estava fazendo o reconhecimento de mim tbém é claro, no dia seguinte comeu, fez as necessidades, limpo a caixa de manhã e noite, no começo foi meio cansativo, hj ele tem 4 meses, ou seja, esta comigo há um mês e já somos super amigo, já acostumou com a rotina da casa. Isso depende muito do dono como educar seu gatinho, você nunca vai pegar um gato que não seja seu. Estou muito Feliz com o meu bb. Bjkas!!!

  • Adotei um gatinho SRD que encontrei na rua, deveria ter uns 40 dias no máximo,

    já tenho um outro gato siamês de 8 anos, porém esse novo gatinho não dá sossego

    ao mais velho, pula nas costas, morde o rabo e as patas dele, sem contar que tem

    uma mania que detesto, chupa o rabo pra dormir parece que esta chupando uma chupeta,

    pensei em entregar ele pra adoção, pois alem dessa mania sinto muita pena do meu gato

    mais velho que acabou se isolando pra não ser incomodado.

    Você pode me sugerir o que fazer para acabar com essas manias do gatinho novo, ele

    esta agora com aproximadamente 3 meses, quero ficar com ele.

    Aguardo seu retorno, obrigada!

    • Meri, filhotes brincam, filhotes tem excesso de energia, é perfeitamente normal ele “encher o saco” do seu siamês. Pode ficar tranquila que seu siamês não está sofrendo, se ele se incomodar, ele vai se refugiar em algum lugar longe do filhote ou então vai dar um belo aviso de “pare com isso” e vai fazer ele parar.

      Nunca tinha visto um gato dormir chupando o rabo… Talvez passar alguma coisa com gosto ruim na ponta do rabo resolva, só toma cuidado para que não seja nada tóxico, ok?

  • É eu acho que ela ta começando a se adaptar… O que tbm ando me incomodando é o rabinho dela, não levanta, não tem “expressão”, não sei se é pq ela ta senhorinha e isso faz ficar sem forças, (nem sei se isso que penso pode ta certo) pq as vezes ela sobe na cadeira ai qnd vai descer o rabinho bate na cadeira com tudo, faz um barulham e ela parece nem se incomodar, eu pego o rabinho dela levanto com cuidado e é o msm que nada, ou se é pq ela de fato ainda ta se acostumando ainda desconfia então acaba não tendo mts movimentos ou se o rabinho ta com algum problema pq alguém pisou ou maltrato de alguma forma :(

    • Tem gatos que nunca ficam com o rabo para cima, por exemplo, é raro ver um persa com esse “rabo de antena”. Será que isso não é dela?

  • Olá eu tenho um gato lindo que sempre foi muito educado. Mas agora eu adotei uma gata de 6 meses e ele começou a fazer xixi nas coisas. A gata é vacinada para não criar. Será que castrar o gato resolve o problema dele fica fazendoo xixi nas coisas?

    • Acho que castrar resolve sim, esse xixi em lugar errado vindo de um gato que sabe qual é o lugar certo tá com cara de quem está marcando território!

  • Olá sally, tem uns meses que deixei uns comentários com pedidos de ajuda com duas gatas que peguei da rua, mãe e filhotinha… A mãe só queria saber de rua, mandei castrar demorou uns meses mas ela finalmente sossego dentro de casa, as vezes ela quer ir ainda mas o máximo que ela faz e ficar no portão olhando a rua… tínhamos problemas tbm dela com a filhotinha, só queria bater na coitada, seguir suas dicas e finalmente a paz reino, um belo dia do nada elas começaram a brincar e agr é um amor uma com a outra, se abraçam se lambem aprontam todas juntas. A filhotinha era aliás é mt medrosa mas com outras dicas sua ela ta melhor, ainda é medrosa, chega visita ela se esconde tem medo de tudo e todos, não gosta mt de colo só quer carinho na hr dela mas ai já é dela msm… elas são os bebês da casa!!!

    E agr to com outra gata, que resgatei, ela vivia na minha faculdade vi sendo maltratada morri ao ver aquilo e com mt esforço conseguir quem adote, a esposa de um primo viu a foto e quis ela, daí resgatei trouxe ela pra minha casa, só que o pessoal vai demorar a vim pegar pq eles moram em outro estado… Faz 5 dias que ela ta aqui, só que ela´emt mt assustada e mt mt medrosa, no dia que chego empaco em um lugar e de lá não quis sair, dai lá msm coloquei uma caixa pra ela dormi com cobertas, ela fico dois dias sem fazer necessidades mal quis comer e beber agua, descobri que falta alguns dentinhos nela, não sei se se foi mal trato ou pq ela já é uma senhorinha, daí to dando ração mais molinha incentivando ela a beber agua e ela aprendeu a usar a caixa de areia… Mas o que ta me preocupando mt e ela ficar o dia todo no cantinho, quietinha murcha, toda hr vou lá nela converso, faço carinho, tento brincar (coisa que parece que ela ta aprendendo a fazer) enfim conversei com uma protetora que resgata gatos tem esperiência, ela falo que é normal pq mudo ela de ambiente , pq ela nunca usou caixa de areia nunca bebeu aguá no pote e que com o tempo ela se acostumaria, mas eu não se se de fato é ter paciência pq ela ainda ta assustada com a nova vida ou se é pq ela ta triste ta deprimida e pq pode ser uma idosa, to me preocupando e apesar de saber que vão cuidar mt bem dela, vão da tudo que ela merece já nem sei se quero que ela vá, pq ai ela vai ter que passar por tudo de novo se acostumar e tals… enfim isso tudo é normal devo ter paciência e insistir? Meus pais já ate disserem que não foi legal tirar ela do local que ela tava acostumada até chego a dizer em levar ela de volta, mas isso não acho justo ela ter carinho ter onde dormi e tudo pra dps deixar ela de volta, ai sim acho que ela vai sofrer, o que faço pra ela se socializar sair do quintal deixar de medo? ah detalhe de noite ela da a louca e fica escalando as janelas derrubando as plantas, num sei se é pq ela quer fugir (que aliás o muro é mt alto e é tudo fechado não acho que ela consiga fugir pelo unica parte que não é telhada) ou pq tem habitus noturno e fica aprontando msm rs’

    • Gatos odeiam mudanças de ambiente, mesmo quando é para melhor. Com o tempo eles se acostumam, mas demora, pode demorar semanas. Não acho que foi errado tirar a gata de onde ela estava, afinal, ela estava sendo maltratada! Não se preocupe, essa fase inicial de adaptação é difícil mesmo, mas ela vai se acostumar. E vai passar por tudo novamente quando for para o seu lar definitivo. Mas em compensação, depois que ela se acostumar, vai ter uma vida inteira de felicidade e carinho.

      Não acho que ela queira fugir não, talvez seja excesso de energia, porque ela sempre viveu solta, correndo. Ela vai se acostumar.

  • Oi Sally me ajuda por favor,eu tenho um gatinho que é a minha paixãozinha,ele está sumido desde o dia 24/11/2013,e eu estou muito triste,antes dele sumir,estava fazendo suas fezes com vermes :( e eu gostaria de saber se ele pode ter sumido por causa disso,e se eu posso ter esperanças de que ele voltará?, pois eu tenho outro gato que também é macho,e gostaria de saber se o comportamento dele irá mudar quando o meu pequeno for voltar pra casa e como identificar esse comportamento?

    • Mayane, não creio que o fato de ter vermes tenha ligação com o desaparecimento. Era um gato adulto? Era castrado? Gatos não castrados tendem a ir para a rua mesmo, o cuidado para que eles não fujam tem que ser redobrado. Ele já sumiu antes e depois voltou? Pode ser que ele tenha saído para dar uma volta e tenha se perdido na hora de retornar. Eu recomendo que você procure por ele nas redondezas, espalhe cartazes com foto e telefone (muitas vezes eles entram na casa dos outros atras de comida) para que quem o encontrar saiba que ele é seu e o devolva.

      Não creio que o outro macho mude de comportamento se o gato voltar, afinal, eles conviveram a vida toda juntos… ou não?

      • Ele está sumido hoje faz duas semanas,ele já havia ficado sumido um dia e voltou, eu cheguei a pensar que por ele ser tão carinhoso e por ele estar passeando aqui perto de casa alguém viu e o pegou pensando que ele estava abandonado,eu já procurei perguntei várias pessoas se o tinham visto,no dia do seu submisso a noite um vizinho meu o viu aqui na esquina de minha casa,e semana passada um garotinho disse que viu o gato pular aqui dentro na varanda junto com o meu outro gato,e também cheguei a pensar que por ele está na idade de acasalar ele pode está por ai,mais eu sinto que ele vai voltar,pois a primeira coisa que ele fazia de manhã quando eu abria a casa ao acordar ele vinha fazer carinho no meu pé me dando “bom dia” e pedir logo a ração dele,ele as vezes a noite ficava na janela do meu quarto me chamando para deixar ele entrar,devo ter esperanças?

        • Esperanças a gente sempre deve ter, mas acho que um desaparecimento de tanto tempo quer dizer que alguém acabou “resgatando” ele, achando que ele estava perdido. Usa a internet para ver se alguém acabou levando ele para casa!

          • Eu li alguns artigos de que os gatos por estarem com alguma doença eles se isolam por um tempo,mais depois voltam,isso é verdade?
            Por que ele está ou estava com vermes.

            • Uma doença que provoque dores, sintomas graves, pode até ser, mas vermes eu acho muito improvável. Ainda assim, duas semanas é muito tempo, já era para ele ter voltado. Provavelmente alguém nas proximidades está com ele.

                • Mayane, o normal é que os gatos voltem para casa um ou dois dias depois de sumir, até mesmo pela necessidade de comida e água. Acho improvável que ele esteja se virando sozinho por duas semanas, deve ter alguém cuidando dele

                  • Eu não sei o que fazer!!!!
                    Sinto muita falta dele,eu acordo no meio da noite todos os dias e abro a janela para verificar se ele voltou,tem vezes que parece que ouço o miadinho dele,não sai da minha cabeça que ele está por perto,mais não faço ideia de onde seja,e eu não tenho dinheiro para fazer cartazes com a foto dele,o melhor que pude fazer foi colocar um anúncio em um site de animais perdidos,mais eu sinto que ele vai voltar pra casa quando eu menos esperar,parece como uma ligação entre mãe e filho sabe?! apesar de eu ainda não ser mãe, mais o instinto materno é lindo, você já viu algum caso parecido com o meu em que teve um final feliz?

                    • Tomara que ela volte. Mas recomendo que você estabeleça um prazo mental (escolha o tempo que você achar razoável) para, daí para frente, começar a aceitar a ideia de que talvez ela não volte, pois ficar a vida toda esperando é muito angustiante. Todos torcemos para que ela volte, mas é preciso que você esteja pronta para lidar com o pior também.

                      Use a internet, ela é uma ferramenta poderosa de comunicação. Muitas celebridades retuitam fotos de animais perdidos, o alcance é enorme.

                      Já vi muitos casos parecidos com final feliz, mas nunca com tanto tempo de ausência.

  • Muito bom o texto!
    Meu namorado encontrou uma caixa alta, de ventilador, sem possibilidade deles saírem, com 4 gatinhos abandonados (COM 20 DIAS DE VIDAAA) no Centro do RJ. Pra morrer mesmo, sabe? Aff! Um amigo nosso que tava com ele levou 3 e nós ficamos com o menorzinho! Eu, apesar de alérgica e asmática me apaixonei no ato! Levamos no vet, demos remédio, fizemos tudo certinho e o gato era um amoooooor! Coisa mais lindinha! Daí do nada, uma semana depois de ter sido resgatado, acordo no domingo e ele tá lá, estatelado no chão, gelado, tadinho. Passei uns 3 dias chorando. Acho que ele era frágil demais, não resistiu apesar de todos os nossos esforços.
    Resolvemos então pegar um dos gatinhos que estavam na caixa junto com ele, já que já tínhamos tudo pra fazer um coitadinho feliz. Pegamos uma fêmea e o amigo permaneceu com 2 gatinhos. Vet de novo, remédio. Alertei o que tinha acontecido com o irmãozinho e aparentemente ela estava só com verme. A safada se adaptou perfeitamente! Tá tão à vontade que virou uma peste. ¬¬
    Eu não ligo dela arranhar o sofá, de ter que ficar correndo atrás pra ela não morder os fios.. Mas pohan, ela resolveu cagar no box. E ela tá cagando moooooole e fediiiiiido e dá vontade de morrer quando vc dá bobeira 3s com a porta do banheiro aberta. Hoje de manhã ela cagou no tapete que fica do lado da minha cama. Aff! Vou levar no vet de novo, fiquei preocupada com o comportamentO dela e pq GENTE não é possível que ela esteja saudável com uma bosta fedorenta desse jeito. A ração dela é a mesma, a caixa de areia fica no mesmo lugar. Ela resolveu cagar em outras freguesias e tenho medo de isso ser alerta pra algo que esteja acontecendo com ela. Alguém aí já passou por algo parecido?
    Desculpa o texto! Nunca tive gato, me sinto mega noob hauhauhuahua

    • Putz… que triste o que aconteceu com o primeiro gatinho! Mas com essa segunda não vai acontecer, ela já aparenta estar bem. Você sabe se ela foi vermifugada? Vermes podem causar diarreia e o gato acaba evacuando fora do local porque não consegue se segurar. Vale a pena uma consulta no veterinário, pois mesmo tendo sido vermifugada uma vez, pode ser que um ou outro ovinho tenha escapado e ela ainda esteja com vermes.

      Se quiser salvar seu sofá e outros tecidos de arranhões, pode forrar o local arranhado com um durex dupla face ou qualquer tipo de adesivo. Gatos tem agonia de superfícies colantes, grudentas, e tendem a não pagar o preço e desistir de arranhar se suas patas grudarem no local.

    • Olá…
      Camila, os gatos geralmente tem um odor fétido mesmo das fezes, quanto tempo tem esse gata? Ela precisa ser castrada geralmente isso diminui um pouco no entanto é necessário que você avalie também o tipo de ração que vem dando ao animal , já que decidiu ser mãe de gato saiba que existem algumas rações que fazem mal ao organismo do bichano por conter corantes na formulação a mais conhecida é a Whiskas e a que tem mais corante! As melhores rações são as Super Premium , a Royal Canin é a melhor porém mais cara mas vale a pena investir isso vai diminuir o odor das fezes e deixar mais durinha, caso ache muito caro você pode comprar 1kilo da Royal Canin Kitten (embalagem rosa) e a Golden Premium que tem a embalagem preta e dourada. Misture as duas você vai como vai render e melhorar a saúde do seu animalzinho em todos os aspectos. Outra coisa importante é manter a ração sempre fresca, gatos comem várias vezes ao dia, você percebe o quanto pode deixar no prato de ração observando quanto ele come até o horário que você chegar em casa e repor só mais um pouco, isso também evita a obesidade e o mais importante longe da caixa de areia , gatos são animais limpos e se interessam por comida com bastante cheiro e a mistura dos dois não fica agradável, pode ser um dos motivos que ela não esteja usando a caixa de areia, outra coisa muito mais importante limpar a caixa de areia todos os dias, de uma a duas vezes por dia, gatos como eu disse gostam de coisas limpas. Uma vez me esqueci de limpar trocar a areia e a minha gata fez no chão banheiro , ainda bem que era durinho…E também é importante que você saiba que o vermifugo deve ser dado em 2 doses , você já fez a segunda dose? Isso também pode ser verme. Enfim é isso acho que falei demais.

    • Oi Camila tudo bem?
      Bom eu tive esse mesmo problema das fezes no banheiro do box,você vai fazer o seguinte,coloca a caixa de areia em um local em que seja de fácil acesso para que sua gata possa utilizar e você não precise sentir o fedor,sempre que ela for fazer ela vai começar a miar e a cavar no chão, ai você faz o seguinte sempre que ela for fazer isso você leva ela e coloca na caixa de areia,daí depois ela vai acostumar e sempre fará na caixa,espero ter ajudado você, boa sorte fique com Deus.

  • Oi Sally. Queria pedir a sua ajuda. A minha gata tem 2 meses e morde em tudo. Inclusive em mim o que me incomoda mais.
    E nao sao apenas modidas de brincadeira. Ela me magoa muitooooo.
    nao sei o que fazer. Já burrifei com agua, fechei de castigo, falei em voz firme para parar. mas nada adienta.
    O que faço?
    me ajuda.

    • Já tentou dar uma sacudida nela pelo pescoço? Pega pela PELE que fica na parte traseira do pescoço (que é onde as mães pegam os filhotes com a boca) e dá uma sacudida de leve enquanto dá esporro

  • oi, sally, adorei seu texto!
    tenho um gato de 8 anos que nunca deu trabalho e agora adotei uma fofa de 3 meses que só me dá trabalho. kkkkk
    ela faz xixi e cocô na areia E no sofá e cama do meu filho. não sei o que faço!!!!
    ontem comprei o feliway difusor, isso ajuda?
    não tenho como prendê-la, meu apto. é bem pequeno.
    me dê alguma dica, pleaseeeeee!
    bjs e obrigada
    cintia

  • Olá, adorei o texto, foi o melhor que já li na internet sobre como educar um gato.
    O meu gatinho tem quase 2 meses, a idade crítica de moldagem já está acabando. A única coisa que ele faz de errado é morder minhas mãos e pés. Eu brigo, faço barulho, assopro, e ele continua. Só não tentei o borrifador ainda, mas como ele adora ir correndo no box do banheiro pra se molhar, temo que não vai funcionar também. Mas vou tentar. Que outra alternativa eu posso utilizar pra que ele entenda que não pode me morder?
    Obrigada!

    • Taís, tenta pegar ele pela pele atrás do pescoço e dar um sacode bem firme. É assim que as mães repreendem seus filhotes. Ele não vai sentir dor, apenas o susto.

      • Olá, acabei comprando um borrifador hoje, e posso te dizer: É milagroso! Ele insistiu em me morder por um tempo, mas depois desistiu de tomar borrifada, hahahahaah tá um anjo! Quando ele vem pra me morder, eu já falo que não pode e ele daí me lambe pra disfarçar a arte, haha. Ou então é só mostrar o borrifador!
        Obrigada!

        • Taís, que bom que deu certo! Em alguns casos não dá… Se um dia ele perder o medo do borrifador, tenta potencializar o efeito colocando água gelada dentro!

  • oi sally, vc pode me ajudar?tenho 3 gatas(filhas) mancha tem 17a, eu a ganhei quando ela tinha um mes de vida, agora ta velhinha e teve varios problemas de saude,entao tenho um super cuidado com ela,bom como ela ficou dprimida dpois q o pingo (meu gatinho e ela adotou ele com filho)de 14 anos morreu,eu trouxe uma gata q estava na rua e q doeu meu coraçao,assim tentei trazer uma cia pra mancha e um lar pra sol(vet disse q ela tem +- 2a)o tiro saiu pela culatra pq a mancha no comeco rejeitou a sol, mas graças a DEUS um mes dpois elas comecaram a se ‘aturarem’, nao entendi pq a mancha nao aceitou a sol pq ela foi criado com o pingo…nao sei se foi o fato de as duas serem femeas,se e pq a sol e mto mais nova q a mancha,o importante e q elas convivem,nao sao amigas de infancia,tb a sol as vezes qr brincar com a mancha,imagina…ai apareceu a mel q eu ja alimentava antes de pegar a sol,a mel vivia no meu bloco mas teve uma situaçao q eu tive q trazer ela pra casa, ela se adaptou bem pq apesar dela ter vivido livre ‘na rua’ como ela ja me conhecia ,nao foi estrssante mas ai esta o problema ou melhor começa pq ela nao aceita as outras duas,com a mancha ela nao ataca mto o pior e com a sol e a sol tem medo entao a mel ja sabe ai e q ela aproveita ,eu vivo em constante atençao ,to com meu apto dividido com portao de seg no corredor,nao posso sair com a mamae,tem sempre q uma ficar em casa,o bom e q elas estao bem,nao estao estressadas ,eu porem to acabada de tao preocupada,um dia mel pulou o portao qse infartei,sally dsculpe escrever tanto e q nao consigo resumir mais kkkk,mas a questao é: sera q um dia vou conseguir ou elas vao se entender???ja fiz algumas coisas q melhoraram mas ta longe do ideal.bjjjjj

    • Faz quanto tempo que você levou a Mel para a sua casa? Pode ser que com o tempo ela se acostume. Já faz muito tempo?

  • Oiii Sally me socorre….
    Minhas gatinhas dormiam no meu quarto so que elas andarm fazendo umas coisinhas erradas aqui sabem…
    Pois quem entao coloco elas pra dormi em outro lugar so que elas nao querem ficar…
    E outra hoje elas entraram aqui no meu quarto e subiram na minha cama eu fui e danei com elas tirava elas e colocava no chao dai fiz essa mesma açao algumas vezes e danava com elas e nada por fim elas param de subir e ficaram quietinhas na hora que eu fui ver por que elas estavam quietas elas fizeram xixi dentro do meu sapato…. Sera que era pra se vingar de eu nao ter deixado elas subirem na cama o que eu faço? Como fazer com que elas entendam que nao pode fazer essas coisas?
    Por favor me ajuda…

    • Jessica, elas são filhotes? Filhote só aprende depois de muitas repetições. Tem que brigar com elas em tom de voz firme, repreender, dar um susto. Tem várias sugestões no texto, como barulho para assustar, por exemplo. Enquanto elas continuam indisciplinadas, sugiro que você as deixe isoladas em um quartinho ou um banheiro na hora de dormir, para que não destruam as suas coisas.

  • tenho uma gata de 3 anos e um gatinho de 9 meses, e ele tem atacado a femea. Os dois são castrados, e a gata está com machucados no pescoço…

    não sei o q fazer…

    me ajude por favor!

    • O de nove meses está atacando a adulta? Taí uma coisa que não se vê todo dia…

      Dá bronca, briga com ele quando você presenciar esse comportamento. E já que ele a está machucando, quando você não estiver presente deixa os dois separados, até ele aprender que não pode bater nela!

      • Briguei com ele e ele ficou de mal, rsrsrs ele é terrivel com ela mais muito carinhoso comigo, agora arrumei um cantinho dentro do meu guarda roupa para ela dormir, lá ele não pertuba ela…

  • maria fernanda

    Sally,
    Boa noite, tudo bem ?
    Como fazer para que a gatinha se acostume com pessoas estranhas, digo isso pois ela tem PAVOR de pessoas diferentes. As vezes vem gente em nosso apto e ela desaparece, fica com muito, mas muito medo mesmo. E de vez em quando ela nem reconhece meu marido, que mora aqui, ele chega com uma caixa do supermercado, ou mexe no lixo e faz aquele lixão grande sabe ? Ela some.. fica apavorada mesmo. Chego a ficar com dó sabe ?
    Vou pro nosso quarto e tento procurar ela, as vezes não tenho sucesso nenhum, as vezes ela fica la escondida e fico la fazendo carinho nela pra se acalmar, mas se tento leva-la de volta pra sala, ela fica doidinha, querendo voltar pro quarto e me arranha as vezes. Tem alguma dica pra me dar ?

    Obs: Adotamos ela com 3 meses, ela ja tem 6 meses e moramos em apto.

    • É bem normal que gatos se encondam na presença de estranhos, pode ser que esse comportamento continue na vida adulta. Você pode tentar estimular ela a sair com petiscos, brincadeiras ou até mesmo deixá-la sem ter para onde correr, presa com você e com as visitas na sala, na tentativa de que ela se acostume. O que ela faz se você fechar todas as portas para outros cômodos e ela tiver que ficar no mesmo cômodo da visita?

      • maria fernanda

        Na verdade até o momento somente os entregadores que vieram aqui em casa sabe ? Entregam os moveis, ou água, ou gás, por exemplo… Somos recem casados.
        Visita mesmo, amigos ainda não recebemos. Mas hoje fomos ao supermercado e marido chegou com a caixa com as compras, ela ficou doidinha sem saber pra onde ia, bem amedrontada… fiquei com dó e abri a porta do quarto.
        No caso dos moveis, como eu sabia q iria demorar a montagem deixei agua e comida no nosso quarto pra ela se acalmar e deu certo, ela ficou la, mas nao ficou escondida. Tem vezes que não acho ela de jeito nenhum. Mas fico com dó…, embora quando levamos ao veterinário ela não de tanto trabalho, fica super quieta, mas escondida dentro da bolsa, mas quando é medicada é até tranquilo. Vou ver se acho alguma dica pra ela se tormar mais simpatica com visitas heheheheh

        • Coisas novas assustam gatos. Mas te garanto que se você deixar essas caixas vazias pelo apartamento ela vai adorar brincar do lado de dentro!

  • monica andrade

    bom dia, queria saber uma coisa…urina humana atrai gatos? pois tenho dois gatinhos de 5 meses pegos em ong com 2 meses, e o mais novinho ja fez xixi na nossa cama…e so na nossa cama com a gente junto dele…e foi xixi bexiga cheia……o colçhão tem proteção plastica nao teve problema…lavei bem lençois e etc na lavanderia ….mas ele repetiu a façanha…a caixa de areia e limpa 2 vezes ao dia e são em 3 caixa….nao troquei granulado nem nada…E E SEMPRE EM CIMA DE UM MONTE DE LENÇOIS OU ROUPAS NOSSAS …..que foram usada especialmente roupa de baixo…pode ser que nossa urina os atraia? este gatinho ainda nao foi castrado mas não e marcação e bexiga cheia…o que posso fazer?

  • Oi eu de novo nossa vou virar socia do seu link ele é muito bom…
    Outra duvida como ja avia lhe dito minhas duas gatinhas so tem 1 mes e 15 dias, eu to tentando corrigir elas da forma que voce ensina nos poste mas parece que nao ta dando certo, por que a cada vez que eu corrijo elas parece que elas ficam mas temosas como que eu faço pra ensinar elas fazerem xixi e coco no local certo?
    Pois elas tao acabando com o quintal da casa da minha mae…=D
    Outra duvida voce tem algumas dicas para ensinar a elas me obedecer?

    • Você colocou uma caixinha de areia à disposição delas? A areia, por ser absorvente, é muito atraente para o gato fazer suas necessidades. Sobre te obedecer, é um longo processo, elas ainda são muito novinhas para entender e acatar ordens com perfeição. Vá ensinando o que não pode dando bronca e o que pode dando recompensas…

    • Ensinei algumas palavras “chave” à minha gatinha, desde bebé: Quando lhe dou muito carinho, digo baixinho ao seu ouvido (com cuidado, pois a audição deles é muito delicada) digo:
      – Luna! Anda cá…
      A Luna cresceu escutando isto e sempre vem.
      Se estiver num lugar errado, em vez de ralhar, digo com carinho:
      – Luna! Anda cá…
      Problema resolvido.
      A Luna era minúscula. Agora tem 3 anos.

      • Pois é, Maria. Gatos são adestráveis. O problema é que as pessoas querem adestrar eles como cachorro, aí não dá certo.

  • Oii boa tarde…
    Amei seu link e muito bom tira muitas duvidas…
    Mas deixa eu te perguntar…
    Tenho duas gatinhas persa com siames nossa elas sao terriveis ambas sao irmãs e tem 1 mes e 15 dias elas miam muito, e vive andando atras de mim tenho medo que na hora que eu saia de casa elas vao parar na rua o que eu faço para que elas se desgrudem um pouco de mim?

    • A raça siamesa é mesmo muito “falante”, é uma das raças que mais mia. Imagino que seja normal elas miarem bastante.

      Filhotes de gato requerem cuidados especiais, pois são muito curiosos e não tem noção do perigo. O ideal é que elas não tenham acesso à rua, pois podem acabar saindo e se machucando de alguma forma. Não tem como impedir que elas saiam?

      • Tem sim o portao e bem travado nao tem como elas sairem mas elas sao danadinhas nao hora q a gente menos espera elas ja estao atras de mim…
        Tem algum truque pra elas pararem de ser tao grudentas…
        Eu amo elas mas tenho medo de estar mimando elas demais…

          • Oii boa noite, não achei resposta em lugar nenhum ainda bem que achei você hehe
            Tenho uma gata tem mais de um ano e ela sempre dormiu comigo e meu marido, porém nesses últimos 3 dias não sei oque houve e ela está com medo do quarto, tentei achar qualquer objeto que pudesse assusta-la mas sem sucesso, não tem nada novo no quarto. Ela se recusa a entrar no quarto e quando pegamos ela é colocamos na cama ela fica andando rebaixada olhando pra todos os cantos do quarto e depois de um ritual desse deita entre nós… me ajudaa ela está muito diferente

            • Algum produto de limpeza novo? Algum objeto pode ter caído nela?

              Essas coisas me assustam,penso logo em algum tipo de mediunidade felina. Mas certamente existe uma explicação racional

  • Tenho uma gatinha que teve gatos pela primeira vez, eu esperei que eles começa-sem a comer para os poder dar, agora que eles ja comiam deios, mas a minha gata ainda tem leite, e cada vez mais, ha um dia e meio que os gatos abalaram e a barriga dela esta dura do leite, como se tivesse a secar mas cada vez vai tendo mais. O que devo fazer?

  • Olá, tudo bem?
    Será que podia me tirar algumas dúvidas?… Tô com uma gatinha persa de 1 mês e algns dias (tomou a 1ª dose do vermifugo já)

    As vezes quando ela faz coco, sai limpando a bunda no chão. Isso é normal? Ao meu ver ela faz isso apenas pra tirar a sujeira. Ou será que tem alguma relação a saúde isso?

    Outra coisa…
    Ela tem uma mania de pular nos meus pés e mãos pra tentar pegar e dar leves mordiscadas. Eu fico sem saber se ela está querendo apenas brincar ou se é o instinto da caça, pois tem vezes que ela fica quietinha deitada no meu colo, dorme e não tenta morder nada também.

    • Posso sim, mas tenha em mente que eu nãos ou veterinária, logo, são apenas opiniões de uma pessoa leiga.

      É normal gato arrastar a bunda no chão sim. Eles ficam com as patas traseiras levantadas e vão puxando o corpo com as patas dianteiras. Esse comportamento é tão comum que até virou piada no desenho “O gato de botas” (Shrek).

      Provavelmente ela pula para brincar. Gatos são muito curiosos e brincalhões, especialmente filhotes. Provavelmente ela vai pular em qualquer coisa que se mexa. Compre um brinquedinho que é uma espécie de vara de pescar com uma pena ou uma bolinha na ponta e fique sacudindo na frente dela, você vai ver que ela faz o mesmo. Persas são mais calmos que o resto dos gatos, quando ela ficar adulta ela vai ficar bem calminha…

  • solange s de macedo

    Gostaria de saber como fazer pois acolhi uma gata que apareceu no quintal que logo entrou no cio e teve 4 filhotes.Como ela é brava fomos ajudando e cedi a cozinha para elas e filhos.Agora tá desmamando,mia muito e chama os filhos pra sair da cx e eu não tenho espaço pra cozinhar e ela não gosta do cachorro e nem o cachorro dela.O que faço para os dois se darem bem?Pois vivo separando e fechando portas.Tem pessoas interessadas nos filhotes e vou ficar c ela pois ninguém quer.

    • Solange, geralmente cães e gatos só conseguem se dar bem quando são acostumados desde pequenos juntos. Pelo que você contou, me passou a impressão do seu cão e da gata serem adultos. Vai ser realmente difícil acostumar os dois, você vai precisar de muito tempo e paciência para aproximá-los aos poucos e ainda assim eu não recomendaria que você os deixe sozinhos quando estão juntos.

      Se o cachorro te respeitar muito, ele não vai atacar a gata. Aproxima os dois e repreenda qualquer um que ameace atacar o outro. Tente fazer a experiência agradável para eles, dê comida, carinho ou o que mais eles gostarem. Tente fazer isso sem os filhotes por perto, se não o instinto de proteger a cria vai fazer a gata partir com tudo para cima do cachorro.

  • Oi Sally!

    Tem algum jeito de evitar que o gato mexa nos fios do computador e na tomada? Já enrolei tudo e até uso umas caixas para deixar os fios escondidos, mas sempre sobra um pedaço visível.

    Obrigada!

    • Já tentou colocar os fios dentro de uma caixa, com um buraco para saída na parte traseira da caixa e encostar a caixa na parede?

      Você pode colocar um cercadinho para que o gato não tenha acesso ou cobrir com um móvel. Se tudo mais der errado, espalha caixas de papelão vazias em volta, gatos ficam fissurados em caixas, entram, sobrem e passam o dia em função delas, acredito que as caixas serão mais divertidas do que os fios

  • vivian ribeiro

    Preciso de sua ajuda…adotei um gatinho da rua com uns dois meses,hoje ja esta com 3 meses,e adotei agora uma gatinha de 45 dias..Só que ele dá cada pulo em cima dela..emorde aperta…não para um segundo,nao deixa ela nem andar tadinha…todos falam pra mim deixar..mas deve machucar…ela foge mas ele nao desisti..pus ele um pouco no quarto pra deixar ela respirar..se as mordidinhas dele doe em mim..imagina na bebezinha? e pradormir o que façoseparo? Caixinha higienica é uma pra cada?Não sei o que fazer pois acho que ele quer machucar ela..e não só brincar!
    Helppp

    • Vivian, observe e esteja atenta para a reação da gatinha: ela chora quando é mordida? ela fica machucada? Pode ser que ele esteja só brincando, pode ser que as mordidas que ele dá nela sejam mais fracas do que as que ele dá em você. Pode ser inclusive que a fuga dela seja também parte da brincadeira. Acho que um gatinho de apenas três meses não teria uma atitude agressiva com um filhote. Em todo caso, vigie de perto, se ele a machucar, ela vai te dar o sinal, vai miar, vai deixar claro de alguma forma.

      Já vi muitos gatos que dividem caixa de areia sem problema, acho que uma só basta.

  • Francine Assoni

    Olá estou muito precisando de uma ajuda, tenho 2 gatos, uma femea de 1 ano e meio que resgatei quando era filhote e um macho de 3 anos que resgatei há 4 meses…
    Minha gata antes do macho vir ela já fazia xixi fora da caixa de areia. Mudei a areia, comprei outra caixa, limpo diariamente, comprei um produto que tem aqui em Dublin que quando vc esborrifa forma uma especie de gelatina em quadradinhos com cheiro de citronela melhorou um pouco, mas ela continua fazendo xixi em outro lugares bem como na caixa de areia, porém na caixa de areia ela não faz xixi sentada, conclusão ela vai para a caixa mas faz xixi na parede… não sei mais o que fazer…

    • Francine, você vai ter que se armar de paciência e ficar atras dela o dia todo, até que ela resolva fazer xixi e quando fizer fora do lugar vai ter que corrigi-la. Sobre o problema do xixi na parede, sugiro que compre uma caixa de areia com “paredes” e “teto”, ou que use uma caixa de transporte para ser a caixa de areia, assim, mesmo se ela fizer xixi “na parede”, estará fazendo xixi no lugar certo.

      Sentiu que ela vai fazer xixi? Coloca ela dentro da caixa de areia e só deixa sair depois que fizer. Dá trabalho mas funciona. Repreenda se flagrar ela NA HORA fazendo xixi fora (depois não adianta)

  • Meu problema é um puco complicado, na realidade eu tenho uma gatinha…e um gato vive entrando no meu quintalpara batê-la, não importa a hora, já mudei os horários de deixá-la solta mas ele sempre vem para agredi-la, inclusive arando-a perto dos olhos…não sei o que fazer pois não queria ter que machuc’-lo, mas espantar e até dar uma vassourada (tive que fazer ele não parava de persegui-la mesmo comigo perto, ele não se intimida na presená de humanos continua a persegui-la) Já procurei por todo lugar mas não encontro resposta… Ela é castrada e outra conversar com os donos fora de cogitação, pois nem sei se ele possui dono, e a única pessoa que tem gatos na região não é sociavel. Muito pelo contrário

      • O muro já é alto.E mesmo aumentar mais acho que não vai dificultar o acesso pois as casas tem ligação entre si pelo telhado, com caminhos que ele pode fazer…..
        Ontem ele atacou de novo.
        Já foram mais de cinco vezes que eu vi, fora as que eu não vejo, em uma das vezes ela fugiu para o alto da arvore e ficou lá sem conseguir descer o dia inteiro, só de noite que achei e tive que pedir ajuda.

        • Olha, se não houver uma forma de isolar seu quintal, eu recomendo que nunca mais deixe sua gata do lado de fora, pois ela corre sério risco de vida. Não tem como isolar apenas um pedaço do quintal, bem longe do telhado, para que ela possa sair?

          Eu sou escrota, quando a vida de um bicho meu está ameaçada eu sou escrota. Eu observaria de onde o gato assassino vem e mandava eletrificar o lugar, assim ele nunca mais volta e qualquer outro que tente chegar no seu quintal por ali vira churrasquinho

          • Alegria de Viver

            Permitam-me opinar?
            A ideia de dar um susto do gato assassino é boa, mas não precisa eletrocutá-lo…
            basta colocar no muro, onde ele costuma pular, uma placa e ligá-la só na voltagem ou só na amperagem, nõ sei ao certo, mas um eletricista vai saber, pos se não tiver o conjunto de voltagem e amperagem, não mata, o gato vai se asustar e ali não pisará novamente… será preciso deixar ligado um tempo, depois, pode desligar e deixar a placa, ele não vai chegar perto assim mesmo…. fizemos isso na chácara, algo parecido acontecia, só que atacava galinhas.
            Se não der certo, já que não conhece o dono, pegue o gato e doe você para alguem que mora bem longe, transporte-o em uma caixa com cheiro forte e escura, para que ele não consiga retornar pelo olfato ou por ter memorizado o caminho.
            Sou contra machucar o animal, a atitude dele é institiva, a nossa é raciocinada!

            Aproveito para deixar meus elogios ao site, está bastante esclarecedor e com fácil entendimento.
            Obrigada.

    • considere a possibilidade de telar seu quintal. Ele não vai parar até machucá-la seriamente.Muito provavelmente ele ja andava por aí antes da sua gata chegar e agora ela é uma intrusa no território dele.
      Tele seu quintal para evitar o pior.
      Machos matam por território.

  • maria fernanda

    Oi Sally, eu novamente rs rs rs . To ficando sócia disso aqui hahaha. Minha gata ta crescendo e deu pra subir na sacada da varanda , no telhado ficam aqueles pardaizinhos e ela fica namorando eles.( somos o ultimo andar,sendo três do prédio)
    Há algum perigo deixar ela sozinha na varanda pois não há proteção alguma. Ou gatos são inteligentes a ponto de pensar que podem cair dali ?
    O predio deve ter no max 15 mts

    • Não, os gatos não são tão inteligentes assim. Eles são muito curiosos e pode acontecer sim dele tentar ir atras de um pássaro e cair. Eu não deixaria um gato sozinho a essa altura. Não tem como colocar uma proteção?

      • maria fernanda

        Não, infelizmente, moramos de aluguel e não deixam mexer no apto. Mas bom saber dai tiro minha gata sempre de la quando eu ver, vai ser a solução. Fora isso nao sei o que fazer.

    • Diego, não tem muita regra. Eles preferem camas fechadas, tipo iglu, mas se você morar em um lugar muito quente esse modelo pode ser inadequado. Procure uma cama em lojas para animais, porque lá você tem a certeza de que ela não foi feita usando materiais que possam ser tóxicos.

  • Bom dia! Preciso de ajuda URGENTE!!! Tenho 2 gatos Vila lata um com 2 anos e outro com 4 meses… E agora peguei um PERSA com 1 ano e 3 meses, porem a recepção não foi muito agradavel, os 2 estão rosnando e não estão aceitando o novo companheiro, o que devo fazer?!
    Outra questão é, o PERSA esta fazendo coco mole e só no meu TAPETE (q inferno) como faço pra ele acostumar com a caixa de areia?! Preciso de AJUDA URGENTE, pq ele vai acabar com o meu tapete de tanto que caga…

    • Taisi, primeiro quero que você saiba que eu não sou veterinária, ok? Apenas uma curiosa. Então, se o problema se agravar, você tem que procurar um veterinário.

      Os gatos podem demorar a se acostumar com novos gatos. O ideal é que você os mantenha isolados, mas com contato. Por exemplo, um cercadinho entre os dois gatos e o persa, assim eles podem se ver mas não podem se atacar. Se for possível, isole o persa dos outros mas deixe que eles se vejam, assim vão se acostumando. O isolamento também é bom para obrigar o persa a usar a caixa de areia. Ele acabou de chegar, deve estar confuso.

      Você mudou a ração que o persa comia antes de ir à sua casa? Essa pode ser a causa do cocô mole. Acredito que com os dias ele se acostume. Ele bebe água filtrada? Não dê leite ou carne crua para seu gato, ok?

      • Alegria de Viver

        Posso opinar?

        O recem chegado foi vermifugado? O coco mole, se não for a mudança da ração, pode ser vermes. A sensibilidade dos gatos é incrível, os persas então… pode até ser estresse!
        Se continuar, como disse nossa mestra curiosa Sally, leve ao veterinário.

        Quanto às brigas… será que esfregar a gase com o cheiro dos outros, no recem chegado não ajudaria, conforme nso ensinou a mestra Sally com as visitas???

        Obrigada!!!

        Adooooro esse site…. tanto que hoje resolvi escrever….

        Sally, já te considero uma amiga mesmo sem conhecer….. rs….bjks!

  • maria fernanda

    Sally, ontem eu postei algo e ainda nao foi publicado, nao sei o que aconteceu. Mas vamos la novamente. Ontem fui com minha gatinha conhecer os novos vizinhos e a levei pois a vizinha tem um bebe de 1 ano e ele queria fazer carinho na minha gata. Achei que nao teria problemas pois a gatinha é super mansa, tem 5 a 6 meses. Depois de uns 5 minutos do nada a minha gata quase avançou no baby, morri de susto, fez um barulho de querer avançar, meio q rosnar e mostrou as unhas sabe ? O que será q aconteceu ? E depois ficou fazendo um barulho parecendo com um rosnado…

    OBS : Não ta vacinada e nem castrada ainda. Vou vacinar amanha.

    • Maria, eu lembro de ter respondido a essa pergunta, não sei o que aconteceu… Eu tinha dito que sua gata deve ser um animal de muito bom senso, pois se eu fosse um gato, eu certamente atacaria crianças. Você já viu o que crianças fazem com gatos? Não sei o que motivou a agressão, pode ter sido um movimento brusco, um som ou apenas a falta de familiaridade com o bebê, mas sua gata não é exceção. Gatos e crianças não combinam. Nunca misture um gato com um bebê.

      E se um dia sua gatinha tiver filhotes, separa um para mim. Quero muito um gato que ataque crianças.

      • maria fernanda

        Sally, atacam mesmo nunca tendo visto uma ? E o dia q eu tiver um filho ????????
        Não sabia q crianças e gatos nao combinam..

        • Alguma coisa na criança aborreceu seu gato. Não vou saber dizer o que, mas certamente ele não gostou.

          Crianças não tem muita noção de força ou movimentos, principalmente quando são bebês. Gatos por sua vez não tem muita tolerância ao desconforto. Cães suportam crianças puxando a orelha, puxando a língua… gatos jamais. Quando você tiver filhos recomendo que só os deixe ter contato com o gato sob sua supervisão para evitar acidentes.

          E antes de engravidar consulte seu médico, pois alguns médicos ainda exigem que gestante se livre do gato por causa do suposto risco de contágio de toxoplasmose. Eu acho besteira, pois para pegar a doença a pessoa teria que ingerir fezes do gato, coisa muito improvável, mas já soube de casos onde a empregada limpou a caixa de areia e com a mão suja preparou o almoço e acabou complicando as coisas. Veja o que o médico acha sobre isso.

          • maria fernanda

            Ok Sally obrigada. Mas no caso do baby do vizinho. Ele sequer encostou na minha gatinha para ela ter a reação que teve. Creio que realmente apenas a minha gata estranhou a criança. Pra mim foi um susto.
            Sobre toxoplasmose isso me preocupa. Mesmo morando em apto e nunca ter ido pra rua, o gato ainda é hospedeiro desse mal ?

            • Eu não vejo perigo, mas existem médicos que ainda são intransigentes e mandam que a grávida se desfaça do gato. A palavra final tem que ser do seu médico…

            • Maria

              O gato não tem culpa da toxoplasmose.
              Na verdade, existem campanhas para que o povo pare com essa mania de achar que engravidou joga o bicho fora. NÃO!
              A toxoplasmose pra passar por ser humano, ela precisa ser ingerida, e como ela está nas fezes, dificilmente vc come bosta de gato, né? Pois bem, se vc mantem a higiene do seu animal, do local onde ele come e mantem as caixas de areia limpas diariamente e lava bem as mãos depois de manipulá-las, sem problemas. Lembrando que a toxoplasmose leva 3 dias para ficar “madura” e infectar alguém ou algum outro animal, por tanto, não deixe a caixa de areia suja por mais de 2 dias. No mínimo a cada dois dias troque a areia e lave bem a caixa. Os 4 filhos da minha mãe convivem com gatos desde a barriga dela, e nunca, nenhum médico a mandou se desfazer dos animais. Ainda bem que hoje em dia as coisas estão mais claras e a informação é fácil. Tem médico ignorante que acha que a gestante deve sumir com os bichos, mas isso é pura ignorância mesmo. Procure na internet “Toxoplasmose: a culpa não é do gato” bjo

              • Eu concordo com a Julianna, eu não acho que seja necessário se livrar do gato. Mas tem que atentar para a higiene. A mão que limpa a caixa do gato não pode ser mão que prepara a salada logo depois. Não estou dizendo que você faria isso, mas eu já vi empregadas fazerem. Tem que ter algum cuidado para não comer o cocô do gato sem saber. A mão que limpa o cocô não pode ir à boca depois para roer unha. Cuidados simples de higiene resolvem o problema. Porém, muito médico insiste em recomendar que a gestante se livre do gato. Sou contra.

              • Realmente, a culpa não é do gato, ele é apenas um hospedeiro intermediário desse microrganismo. Porém, a contaminação é sim muito mais simples do que parece, porque não é necessário que você ingira as fezes do animal. Um vento que bata por exemplo e leve micropartículas para uma fruta que está sobre a mesa ou uma refeição pode causar a transmissão da doença. A melhor forma de prevenção é evitar que o animal saia para fora da residência, porque muito raramente ele será portador da doença caso só fique dentro de casa (:

                Vanessa Cristina – Bióloga e apaixonada por animais

                  • Não que vc vá eliminar as chances do gato contrair a doença caso o mantenha dentro de casa, mas as chances são super baixas, já que ele se contamina pelo ambiente externo. E sim, mulheres grávidas não devem conviver com gatos, principalmente se eles costumarem “passear”. A caixa de areia deve ter de preferencia aquelas em formato de iglu, fechadas, pois como a doença é transmitida pelas fezes, isso reduz ainda mais a chance de contaminação. Tente deixar a caixa de areia em um ambiente externo ou o mais arejado possível. Eu costumo deixar a dos meus na sacada do meu apartamento. Jamais deixem a caixa de areia próxima a cozinha ou alimentos. Lavem bem as mãos após a higienização. O contagio é feito por via oral, através das fezes, por isso é essencial esses cuidados. A toxoplasmose não costuma causar muitos estragos em pessoas comuns, mas no caso da gravidez ela interfere diretamente na formação do feto.

                    “Tenho 10 gatos e estou grávida, o que eu faço? Me livro deles?”

                    Jamais! Não há um impedimento, se você tem vários gatos e sempre tomou os cuidados necessários, provavelmente eles nem portem a doença.
                    Mas se você tem um amigo que tem gatos e não sabe se ele costuma dar saidinhas, ou se o dono faz a higienização correta, você não vai me aparecer grávida lá, né? O mesmo para refúgios e coisas do tipo.

                    Quanto ao diagnostico. “Adotei um gatinho e não sei se ele porta a doença” Além de tomar todos os cuidados, você pode solicitar ao veterinário um exame de fezes ou sangue que dará um diagnostico exato da doença, dessa forma ele vai orientar corretamente sobre o tratamento.

                • E existe algum tipo de exame que identifique se o gato é portador da doença? Porque o meu veio da rua, com 4 meses eu catei ele e não sei nada sobre seu passado… rsrsrs

      • Alegria de Viver

        Posso opinar???

        Já li muito sobre essa situação… sua gatinha, de alguma forma sentiu-se ameaçada pelo ciume…. o tom da tua voz, algum movimento que voce dedica à ela, foi dedicado ao bebe e , imagine se voce sendo a rainha da casa, de repente te levam para um lugar que estranho onde tem alguem que merece o mesmo carinho? Ela deve ter pensado, vou ficar aqui, esse esquisito aí é o novo xodó da minha dona… preciso afastá-lo dela…

        Sally, como sempre, pensa como eu penso, gatos e crianças não combinam… só não haverá choro se o gato for banguela e com as unhas arrancadas… se alguem fizer isso com um merece, no mínimo, que seja aplicada a lei do ‘olho-por-olho, dente-por-dente”.

        Ficou a lição e nenhum arranhão… que bão!…hehehe

  • Sally, espero que você continue atendendo às dúvidas, e agradeço muito por isso e pelo seu texto. Não tenho tempo hábil pra passar o olho em todos os comentários, se vc não se incomodar em ajudar mais um…
    Infelizmente não achei meu caso em nenhum dos pontos em que vc listou, mas quem sabe vc saberia o que fazer em algum deles. Tenho uma gata de 6 meses que eu tirei das ruas. Um colega achou, eu levei pra casa, tratei, tudo certo. Ela tinha 1 mês ou pouco mais. Sempre foi miante, sempre foi curiosa mas sempre foi agressiva. Moro sozinha com ela e ela me morde muito. Muitas vezes de graça, muitas vezes por vingaça. Exemplo, ela tenta meter a cabeça no lixo, eu digo não. Ela fica puta, vira e me morde. Se eu toco nela com os pés, também. Ela se apossou da minha mesa, recentemente quer morder toda vez que eu preciso usar pra qualquer coisa. Borrifo d´água não adianta com ela. Ela 1) não se importa em ser molhada e 2) fica puta, putíssima, arma o bote, ataca o borrifador e minha mão junto. Vou tentar a técnica das chaves.
    Muito disso eu penso que seja pra chamar atenção. Moro só e trabalho fora. Ela é mto carente e não gosta de ficar sozinha. Eu fico mal, sinto que eu não tenho o ambiente perfeito pra ela mas não tenho pra quem dar, meu namorado se afeiçoou a ela e nem quer ouvir dizer quando eu penso nisso. Queria, de coração, fazer tudo certo, fazer funcionar. Mas estou perdida com essa agressividade. Eu preciso cozinhar e ela não deixa, morde minhas pernas, ou vai pro lixo pra chamar a atenção. Se eu fecho a porta ela mia. Quando arma o bote pra me morder, é difícil distraí-la. Consigo fazer ela olhar em outra direção por alguns segundos, mas ela volta e conclui a missão de me morder. Meu namorado ela não morde, mas ele não passa mto tempo na minha casa. Está difícil, minhas pernas estão miseráveis. Fico no aguardo de alguma dica. Floral e CalmaVet não fizeram nenhum efeito. :/ beijos!

    • Um animal não pode atacar o dono NUNCA.

      Você não pode deixar que isso aconteça. Se água não adiantou, tente outras coisas. Compre aquelas buzinas a gás e toque cada vez que ela te morder. Se o barulho não a incomodar, pegue-a pela pele do pescoço e dê uma boa sacudida. Sinceramente, eu até usaria bater no animal como último recurso, porque como está não pode ficar (provavelmente profissionais da área discordarão de mim nesse ponto). Ela tem que ter MEDO de te atacar. Ela tem que saber que ela leva a pior se a coisa descambar para a agressão.

      obs: Se você acha que um dos motivos é a solidão, já pensou em adotar um segundo gatinho?

      • Adotar um segundo gatinho está fora de cogitação por questão de grana. Ela foi realmente meio inesperada na minha vida, ando muito dura mas quando o meu colega achou eu me sensibilizei. Adoro gato, já vivi com 2, mas eles não eram tão carentes ou agressivos, eram mais blasés. Confesso que sim, já parti pra uma agressão mais incisiva, mas sabe o que acontece? ela luta comigo e ganha. rsss Por causa das arranhadas e mordidas, eu saio do “confronto” bem pior que ela, no sangue mesmo (pra falar a verdade, toda vez que ela me morde ela me tira um pouco de sangue). Me recomendaram usar calça jeans em casa. Mas daqui a pouco vem verão no Rio de Janeiro. Quem aguenta? Preciso agir mais mesmo, tentar sons. É um problema. Eu trabalho muito, inclusive em casa, e ela não deixa. É aquilo, meu namorado é de grande ajuda, distrai bastante enquanto eu cozinho. Mas quando estamos só nós duas… :(

        • Natalia, você NÃO PODE PERDER para um gato. É um animal de três quilos. NÃO PODE. Não pode deixar ela te arranhar nem te morder, tem que imobilizar e dar bronca, assustar.

          Você já conversou com o veterinário sobre esse problema?

          Honestamente, se a coisa estivesse nesse ponto comigo eu apelaria para dar um choque no gato cada vez que ele me tirasse sangue. Mas eu sou meio desalmada…

        • Natália,

          Sendo mãe de 9 gatos e a maioria deles extremamente territorialistas e ariscos, acho que posso ajudar, talvez, pq gatos são como gente, cada qual com sua personalidade.
          Na questão de querer mandar na sua mesa por exemplo, enrole uma revista (isso mesmo, enrole uma revista tipo as da Natura/Avon) e quando ela te ameaçar o te atacar, dê. Mas dê sem machucar, dê como se fosse numa cça. SEMPRE que ela repetir esse comportamento de atacar vc dê a revistada no traseiro dela, tipo na região das coxas na lateral, no pernil (rsrsrsrs) até que ela veja que está perdendo e saia do local.
          Não tenha dó, estará fazendo um favor pra ela educando-a.
          Quando se agarra e arranha suas pernas faça a mesma coisa. NÃo exite.
          Pra acalmar sua xaninha (kkkkk é nome de gato, ué) compre em qualquer pet shop saquinhos de cat nip, é erva do gato. Dê pra ela brincar quando vc chegar em casa. Ela vai adorar, ficar relaxada, brincar e vai associar sua presença, sua chegada a uma sensação boa.
          Gritar um NÃO firme e forte junto com a revistada ajuda a associar o som ao castigo da revistada, e com o tempo vc vai ver que bastará gritar o não, pois pra não apanhar ela já vai vazar.
          Assim eu doutrinei meus bichanos, principalmente aqueles que arranhavam os sofás e um dos machos que insistia em borrifar urina na parede da sala.
          Hoje vivemos tranquilamente.
          Boa sorte

          • Bate mesmo. Tem bicho que é teimoso e enfrenta ou testa a sua paciência. Bate até o gato se colocar no seu devido lugar.

        • Alegria de Viver

          Natalia, eu penso que se ela já aprendeu na rua a ser agressiva, agressividade só vai piorar.
          Se tudo o que a Sally te recomendou não der certo, tenho mais sugestões.
          Gatos não são vingativos, ela é brincalhona, não está entendendo os comandos, está feliz, uer brincar, se sente segura, mas precisa treinar, tem também que testar você, saber se pode confiar etc e tal. Quer ainda dizer a voce o que gosta e o que não gosta… preste muita atenção nela, sempre que puder a encare e feche longamente os olhos, para os felinos é como voce dizer a eles,”confio em voce e te amo”… eles nunca piscam diante do inimigo.
          Eu recomendo voce tentar mais algumas coisas, a saber:
          1) toda a vez que ela fizer algo, qulaquer coisa que voce desaprove, repreenda com severidade, falando em tom pouco mais alto que o teu costume em casa, e procure usar uma única palavra, exemplo NÃO. Peque-a como fazem as mamaes gatos, pelo pescoço e tranque-a, em um local pequeno e sozinha, exemplo no banheiro, sem brinquedos e com a tampa do sanitário fechada. Como se fosse um castigo.

          2) passe algo de cheiro bem forte nas suas pernas (onde ela costuma atacar), algo que a repulse, como vinagre ou desinfetante… o vinagre é menos tóxico e gatos não costumam apreciar, tanto que se costumam urinar em determinado lugar, se lavarmos com vinagre eles não retornam a urinar naquele lugar… não me pergunte porque, não tenho a menor idéia…rs

          3) se nada disso resolver, peça para seu namorado usar uma calça velha para ter o cheiro dele, depois, ao cozinhar, utilize como uniforme. Pelo que entendi, o lider dela é seu namorado e voce a colega do ‘bando’, todo animal tem em seu bando um lider e me parece que seu namorado adotou esse posta sem saber.

          4) para educar, basta usar SEMPRE (sempre mesmo), as mesmas palavras, se não é sempre não, se ai é sempre ai, não importa… sempre a mesma palavra para a repreensão . Dê um nome que termine com i, gatos ficam mais obedientes e respondem melhor a nomes que terminem com o som de i.

          BOA SORTE!
          Sally, você não tem noção de como eu aprendo com voce… tenho 8 gatos e 10 cães… Obrigada!
          bjks

  • Boa noite! Estou com dois gatinhos de 3 meses , desde seus 45 dias….são irmãos, juntos desde nascidos. Cada um tem seu temperamento, claro… um é bem espoleta, já o outro é mais calminho, mas tbm brinca bastante, mas adora um colinho e tal… o espoletinha já é dificil de parar no colo , e o mais calmo me parece ser mais submisso ao outro tbm . O problema é que o espoleta está fazendo xixi fora da caixa… ele sabe onde fazer, faz no lugar, já foi ao vet, nao é problema urinario, mas qd bem entende faz na minha frente …. caixas limpas, todas as dicas possiveis feitas, te pergunto: Será ciumes nessa idade já, com 3 meses apenas… ou alem disso, mostar que ele é quem domina?

    • Vania, eu acho que é falta de medo. Ele tem que ter medo de fazer xixi onde não deve, tem que saber que algo muito ruim vai acontecer com ele. Por favor, não me entenda mal, não estou mandando você espancar ou machucar seu gato, apenas repreendê-lo de forma enérgica para que ele tenha medo de voltar a fazer isso.

      • Realmente, somente o “não”energético não foi suficiente…me da uma dica… e ciumes do outro, pode ser? Dominancia, essas coisas?

        • Não humanize sentimentos dos animais. Eles não são humanos, não são movidos pelos nossos sentimentos. Não faz diferença o motivo pelo qual ele está fazendo xixi no lugar errado e dificilmente alguém vai conseguir entrar dentro da cabeça de um gato para saber o motivo. A questão é: se ele SABE que é errado, precisa ter medo de fazer. Não busque a origem, busque a solução. Você é a líder, você manda neles, as coisas tem que ser do seu jeito. Deixe isso claro, sem se importar com os “sentimentos” do gato.

          Sobre as formas de punição, tem várias no texto sobre educação de gatos. Não precisa bater: um ruído incômodo, um esguicho de água… existem várias possibilidades. Observe o que incomoda mais o seu gato!

          • Certo, e ele sabe que é errado mesmo , tanto que só faz qd dá na telha… sabe o lugar certo, onde deve fazer! Bem, se ocorrer a próxima (espero que não precise,pois nem se quer faz todos os dias) vou tentar o borrifo de agua…… novidades, volto aqui.
            Obrigada!!!

            • Vania, adquira um educador sanitário em qualquer pet shop e borrife no local onde ele está fazendo xixi. Tbm tem produtos que vc pode usar no local onde quer que ele urine. Vai do seu gosto e da sua possibilidade. Usei educador sanitário pra reprimir mijadas em locais impróprios e deu certo. Ele pode estar querendo chamar a atenção. Fazer as necessidades em locais errados sem motivos físicos é claramente uma reação instintiva sobre algo que está acontecendo. Procure educá-lo, mas lembre que só adianta a punição quando pegá-lo no flagra.

          • Mas que pessoa egocentrica, saiba que os sentimentos dos animais como cães e gatos são sim iguais aos dos humanos, as mesmas regiões cerebrais com os mesmos neurotransmissores. Vai estudar!

            • Jonathan Gonçalves

              Sr(a). Anonimo,
              Primeiro, argumento mandando a pessoa estudar, se chama argumento ad Hominem, significa que vc está ofendendo a pessoa ao inves de argumentar algo embasado.

              Segundo, Mediante a sua informação, se acha que é mais valida que a informação dela, vc deveria indicar fontes para validar seu argumento.

              De qualquer forma se alguem estiver interessado em saber mais sobre o assunto, indico o excelente artigo escrito no link a seguir:

              http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/animais_tem_sentimentos_.html

              Abs. a todos.

        • Alegria de Viver

          Dominância… arruma outra caixa para ela e sempre a recompense quando fizer no lugar certo… só ela, já que voce autorizou que ela fosse a lider entre os dois…

          Talves te ajude…

          A sally me ensinou isso, no texto acima…

          bjks.

    • maria fernanda

      Quando vc ver ele fazendo xixi em local que vc nao gosta, vc pega o gato e coloca ele na caixa de areia. Pelo menos foi assim que fiz no meu apto e deu certo. E quando ela fazia xixi no lugar certo eu dava um petisco e acariciava a barriguinha dela.

    • maria fernanda

      Sally, tem uma coisa que minha gata faz que acho engraçado… e queria saber o significado, se é que tem. Acho bunitinho demais. Logo cedo ela fica miando na porta do meu quarto querendo me acordar dai assim que abro a porta ela entra e faz um barulho engracadinho demais , tipo assim : “Bruuuuuuuuuuuuu”.

      É uma mistura de ronronado com sei la o que.
      É tao bunitinho…. o que pode significar ?

  • maria fernanda

    Ola, tudo bem… voltei aqui. Minha gatinha fica na nossa varanda. Que é pequena, tem a caixa de areia la, sua caixa de dormir e sua alimentação. Acontece que sempre que chove temos que pegar tudo correndo pois molha e eu não tenho outro local para deixar. Inicialmente tinha deixado tudo na área de serviço, mas deixar la junto os produtos químicos não achei boa ideia e a varanda tem nos atendido. Mas quando chove eu tiro, fecho a varanda e deixo tudo próximo a porta que fecha a varada. Fica ruim pra cabecinha da gata essas mudanças, mesmo que ocorram poucas vezes ?

    Outra pergunta, a minha gatinha tem mania de brincar com nossa mão e agarra e arranha e morde e doi demais. Como faço para parar com esse tipo de brincadeira, que maneira posso “mostrar” que não gosto de mordidinhas. Eu tenho pegado outra coisa pra ela brincar, mudo a brincadeira…, mas ela vem e me morde, brincando, mais morde.

    • Acho que não deve ter problema mudar a caixa de areia alguns metros mais para dentro em caso de chuva. Ela se confunde quando você faz isso e faz as necessidades fora do lugar?

      Quanto às brincadeiras que machucam, um leve toque repreendendo cada vez que ela exagerar nas garras e nos dentes deve bastar.

      • maria fernanda

        Sally, ela não se confunde pq é muito perto. Tipo na varanda coloco próximo a porta, e dentro de casa, coloco tb próximo a mesma porta, só que do lado contrário. E também é somente quando chove e não fica chovendo toda hora, mas fiquei pensando q a gata pode ficar doidinha e resolvi te perguntar.
        Quando a repreender ela, vou tentar, vamos ver. Obrigada

  • Muito bom!! Sally, o meu gato tem mania de “pegar” cobertor, almofada…ouvi dizer que castrá-lo não resolveria isso. Será que é verdade?

  • Ola… adotei dois gatinhos ha 3 dias… eles são himalaio(pai), com siames (mae) Levemente ariscos por enquanto….
    Estão com 55 dias e no sabado, qd chegaram, apos algumas horas escondidinhos, interagiram um pouquinho comigo, um deles comeu o outro nao, enfim, nada de anormal… dai a surpresa: Caixa de areia… eles nao reconheceram… e pior… batizaram meu sofa diversas vezes…entao resolvi confina-los num banheiro medio q nao uso quase, exatamente como descreveste no texto… estao a 2 dias ali, esta funcionando, beleza…. vou la varias vezes ao dia , brinco, limpo as caixas enfim… agora a duvida: quando eu poderei “libera-los” do confinamento, e o sofá batizado… mesmo limpo e passado um tempo, terão eles “esquecido” do “primeiro banheiro”? Durou apenas uns minutos esse banheiro e Afinal nao foi por marcação e tal, foi pq nao sabiam onde fazer mesmo,,,, obrigada desde ja

    • Simone, é provável que não soubessem o local certo. Na natureza os bichos procuram fazer suas necessidades em locais bem absorventes, para não deixar pistas para seus predadores, isso pode explicar a escolha do sofá. Acredito que você possa soltar os filhotes com a sua supervisão, sempre de olho no que eles vão fazer no sofá. Se for para deixá-los sozinhos, eu deixaria mais um tempo no banheiro…

      Se observar NO ATO que eles insistem em fazer xixi no sofá (o cheiro de um xixi anterior pode ser convidativo), repreenda.

      • Sally, obrigada!! vou seguir assim então e daqui uns dias veremos….espero q sigam evoluindo ehehe… ah, mais uma duvida… eu sei q pela idade, 56 dias jah deveria ter dado vermifugo a eles, mas fiquei com medo pela mudança, estress e um deles esta comendo pouco ainda…ainda assim, acha q jah dou hoje?

          • Não foram ao veterinário ainda… só sei por experiencia que as vacinas soh sao dadas apos desverminados, de preferencia no 2 mes de vida… mas nunca havia pego um gatinho com menos de 3 meses, por isso estou a perguntar aqui, e naõ no vet ;))

            • Tem que levar ao veterinário independente de vacinas! Ele tem que passar por uma revisão, saber se está tudo bem, se precisa de remédios, suplementos… leve o quanto antes!

  • Minha gata não dorme na cama dela de jeito nenhum, só na minha cama e me irrita DEMAIS, pois acordo mt cedo e ela fica se lambendo, andando na cama e por muitas vezes acabo chutando ela, pois não gosto de gatos, aceitei por causa da esposa.

    Depois que trato ela mal fico com remorso…. kkkkk

    Abs

      • Pq? perguntei algo errado? rs Mesmo não me orientando… arrumei um jeito, coloquei a cama dela perto da nossa, mesmo ainda com alguma dificuldade de adaptação ela está entendendo.

        • É que eu sou contra essa coisa de chutar animais, sabe? Se você não gosta de gatos, não deveria ter um dentro de casa, ainda que seja de outra pessoa.

  • Sally, adorei a postagem, parabéns. Tenho um persa adulto que morava na casa da minha mãe e no quintal ainda há 2 casas que são das minhas irmãs, lá ele tinha um espaço a mais do que a casa, tinha as casas das minhas irmãs, os quintais e também gente o tempo inteiro passando pra lá e pra cá, porém eu casei e minha mãe não tinha condições de cuidar e pediu pra que eu leva-se, ok. Levou uns 3 dias pra ele ficar bem no ambiente, fiz tudo certinho como manda o figurino, só que lá ele fica sozinho o dia todo e não tem como sair porque é apartamento e se passando pouco mais de 1 mês o bichano começou a ficar esquisito. Quase todo dia ele faz xixi em algum lugar e o que percebi é um tipo de “birra”, ele queria ficar dentro do guarda-roupa e como ele é um persa não é legal nossas roupas ficarem com um tom de pêlos a mais e lógico que não deixei, travei a porta com um elástico, pronto fez xixi na cozinha, outra vez jogou bola de pêlos no tapete e após um comentário nosso do tipo “caramba hein” vimos que ele fez xixi em cima da mesa e assim vai, tenho medo de fazer qualquer coisa. Enfim, ele era muito livre na casa da minha mãe, praticamente sem regras, porém ele é adulto e sinceramente não faço ideia do que fazer, ainda tem jeito dele aprender?

  • Sally, adorei a postagem, parabéns. Tenho um persa adulto que morava na casa da minha mãe e no quintal ainda há 2 casas que são das minhas irmãs, lá ele tinha um espaço a mais do que a casa, tinha as casas das minhas irmãs, os quintais e também gente o tempo inteiro passando pra lá e pra cá, porém eu casei e minha mãe não tinha condições de cuidar e pediu pra que eu leva-se, ok. Levou uns 3 dias pra ele ficar bem no ambiente, fiz tudo certinho como manda o figurino, só que lá ele fica sozinho o dia todo e não tem como sair porque é apartamento e se passando pouco mais de 1 mês o bichano começou a ficar esquisito. Quase todo dia ele faz xixi em algum lugar e o que percebi é um tipo de “birra”, ele queria ficar dentro do guarda-roupa e como ele é um persa não é legal nossas roupas ficarem com um tom de pêlos a mais e lógico que não deixei, travei a porta com um elástico, pronto fez xixi na cozinha, outra vez jogou bola de pêlos no tapete e após um comentário nosso do tipo “caramba hein” vimos que ele fez xixi em cima da mesa e assim vai, tenho medo de fazer qualquer coisa. Enfim, ele era muito livre na casa da minha mãe, praticamente sem regras, porém ele é adulto e sinceramente não faço ideia do que fazer, ainda tem jeito dele aprender?

    • Pode aprender sim. Você tem que repreender quando flagrar fazendo coisa errada e ao mesmo tempo incentivar a fazer a coisa certa facilitando ao máximo a vida dele: caixa de areia em um lugar que ele goste, sempre limpa, sempre disponível, etc. Existem produtos que incentivam o gato a fazer xixi no local certo.

      Ele sabe qual é o local certo? Se tudo estiver bem ele sempre faz no lugar certo? Se sim, é questão de repreender mesmo. Ele tem que saber que coisas ruins acontecem quando ele faz algo errado.

      • Ele sabe onde é o lugar certo, vou tentar mudar o lugar da caixa e incentiva-lo e agrada-lo quando fazer na caixa. Gostaria de saber mais sobre os produtos que incentivam o gato a fazer xixi no local certo, comprei um educador em spray, mas funcionou apenas nos dias que coloquei, quando passava o efeito ele voltava a fazer no mesmo lugar.

        • Se ele sabe o lugar certo e insiste em fazer no lugar errado, tem que ficar solto apenas sob a sua supervisão e ser repreendido com muita firmeza quando fizer no lugar errado. É bronca MESMO, nada de falar “Mamãe fica triste”, ele tem que saber que o bicho vai pegar se fizer aquilo.

  • Olá Sally

    Eu adotei o Max quando ele tinha 2 meses de vida no começo do ano e quando ele completou 4 meses adotei o Tigor também com 2 meses. De inicio eles brigavam muito o Max não deixava o Tigor comer, usar a areia e entre outras coisas. Mas com o tempo eles passaram a se dar bem, dorme juntos e tudo mais. As vezes sai um “arranca rabo”, mas aquela coisa de irmãos.
    Mas o que me preocupa é que o comportamento do Max mudou muito. De um filhote docil que dormia comigo, adorava carinho e tudo mais ele se tornou um gato mal humorado e um tanto arisco. As vezes aceita carinho e de vez em quando faz ronron. Mas normalmente quando vou acaricia-lo ele rejeita, se pego ele no colo foge e tudo mais. Evidentemente é ciumes.
    O Tigor é um gato abandonado, talvez por isso seja tão doce. Ronron o tempo todo, nunca brigamos, nunca dou bronca e só tem o pessimo costume de ficar “mamando” na coberta.
    Mas o Max me preocupa. Ele se alimenta bem, brinca bastante comigo, sozinho ou com o Tigor. Mas sempre rejeitando carinho. Normalmente só raz ronron quando eu chego em casa ou quando não estamos perto do Tigor.
    Tenho medo dele se tornar mal humorado o resto da vida, queria que ele se tornasse tão carinhoso quanto o Tigor. Porque enquanto eu estou com o Tigor dormindo no meu colo e digitando esse texto, o Max tá na casinha sozinho, isolado.
    As vezes ele dá de ser manhoso, deita na coberta comigo e solta uns ronrons. Mas isso é um episódio dificil de ser visto.
    Enfim, não sei se deixei claro, mas eu sinto como se o Max pensasse que eu não o amo mais como antigamente, como quando eramos só nós 3 (eu, meu namorado e ele). Imagino que ele tenha medo de mim porque como ele se tornou muito arisco com o tempo e se afastou, começou a fazer coisas erradas e nisso broncas e broncas.
    Queria saber como faço pra tornar nossa relação mais próxima, mais amorosa. Não quero que ele fique se isolando, quero ama-lo (:

    • Não humanize sentimentos de animais. Eles não pensam como a gente. Não necessariamente ele está se sentindo rejeitado. Talvez ele esteja apenas virando um adolescente e por isso esteja menos dócil que um filhotinho. Quantos meses ele tem hoje? Alguns gatos se tornam adultos antipáticos mesmo. Alguns melhoram com a castração, outros não.

      Em todo caso, o que eu faria (e é uma opinião de LEIGA, ok?) seria promover atividades grupais onde você brincasse com ambos, para que ele associe o novo gatinho como algo divertido, como algo bom.

      Pergunta: quando você está sozinha com o Max, sente que ele continua carinhoso e apenas fica arisco na presença do outro gatinho ou ele mudou de atitude com você o tempo todo?

      • Entendo. Bom eles serão castrados nas próximas semanas, talvez as coisas mudem. O Max está com 8 meses atualmente e o Tigor com 6 meses.

        Eu já faço isso! Brinco com ambos, mas o Tigor acaba dominando a brincadeira e SÓ ele acaba participando, o Max acaba recuando. De início ele até participa, mas como o Tigor é muito mais participativo ele acaba só observando.

        Longe do Tigor o Max é um gato com ronron o tempo todo, que fica grudadinho, pede carinho e brinca muito. Perto do Tigor ele parece ficar inseguro, costuma se isolar, mas eu sempre tento fazer algo para atrai-lo e evitar que ele se isole. Exemplo: normalmente quando chego do trabalho ambos me esperam na porta com ronron, passa alguns minutos e o Tigor grudadinho comigo, o Max isolado. Na hora de dormir o Tigor dorme comigo e o Max fica observando de longe. Então eu começo a fazer brincadeiras com as mãos embaixo da coberta para atrai-lo (fingindo ser algum bichinho que some e aparece) e ele acaba vindo brincar (aliás é por isso que tenho as mãos todas arranhada), então ele cansa e acaba dormindo comigo. Mas se não faço isso ele permanece isolado, dormindo pelo cantos da casa, dificilmente vem no meu colo voluntariamente e muito menos permanece se eu o trago. Tenho sempre que “atrai-lo” com as brincadeiras.

        Mas enfim, o Max longe do Tigor, imediatamente faz ronron. É como se ele gostasse de ficar sozinho comigo. É tire e queda. Eu moro em um sobrado e como o Tigor tem medo de altura ele não desce e nem sobe as escadas, só no colo. Dessa forma eu e o Max acabamos sozinhos as vezes (com o Tigor miando querendo subir ou descer, mas enfim) e é sempre a mesma coisa, ele começa de ronron, não rejeita carinho, adora colo e fica muito mais dócil. Isso me preocupa porque tenho medo de futuramente ele desenvolver uma depressão ou algo do tipo pois parece que ele não aceitou de fato o Tigor. Até pensei em doa-lo, ele parece o tipo de gato que quer viver sozinho com o dono. Mas não consigo, eu peguei um amor incondicional por ambos, não consigo fazer isso. Mas esse medo realmente me afinge. Será que com o tempo ele mudará esse comportamento? A castração e também a mudança para um apartamento muito mais espaçoso e com uma bela sacada (telada) podem contribuir para uma mudança de comportamento positiva?
        Porque as vezes eu acho que o espaço que eles estão dividindo atualmente é muito pequeno para o Max, e isso está o incomodando. Eles vivem trancados na minha kitnet e eu estou para me mudar até o final do mês para um apartamento com muito mais espaço, talvez isso influencie de maneira positiva.

        • É, então o problema dele é “pessoal” com o outro gatinho…

          Ele vai se acostumar sim, mais cedo ou mais tarde. No mínimo ele vai tolerar. Promova brincadeiras e não deixe um afastar o outro. Tem que fazer com que eles associem a presença do outro a coisa boa: petiscos, brincadeiras, etc

    • Relaxa, Vanessa.
      Tenho 9 gatos adultos e um filhote, a caçula com 3 meses.
      Consigo acariciar tranquilamente e pegar no colo apenas 2 adultas e lógico, a filhote que é bb e mama na coberta tbm.
      2 machos adultos eu consigo pegar com certa manobra, tenho que ficar chamando e mimando, mas consigo.
      Os demais só consegui pegá-los quando eram pequenos, e mesmo assim bem pouco.
      São extremamente avessos ao contato humano, não se deixam pegar nem por misericórdia. Já foram piores, hj noto que se aproximam mais quando chamo, porém ainda numa distância segura onde eu não alcanço…kkkkkk
      Mesmo assim, estão sempre todos juntos, felizes, brincando, comendo, usando as caixas de areia na maior paz, não brigam entre si.
      O vet que cuida deles disse que animais são como nós, cada um tem uma personalidade.
      Os gatos não são todos iguais, os cães tbm não, nem os pássaros, nem as tartarugas nem as galinhas.
      A maioria gosta de contato com humanos, mas uma pequena parcela prefere mesmo a solidão do cobertor, do tapete, do que o calor do colo do dono.
      Tente se aproximar e promover brincadeiras como a Sally sugeriu, mas sempre respeitando o espaço dele e lembrando que se ele sair do ambiente, deixe-o, não o persiga.
      Gatos são animais de personalidade forte, mas não é impossível conquistá-los, ou pelo menos deixá-los um pouco mais sociáveis.

      • Me sinto mais confortável, eu pensei que só o Max adotasse esse comportamento mais “solitário”. Mas realmente eles tem personalidade diferentes, não? Isso é bem notável!

  • maria fernanda

    Saly, me ajuda…. Sei que você é apenas uma leiga mas eu estou ficando desesperada.
    A minha gatinha dia 23-7 estava mal.. vomitou por duas vezes e apresentou diarreia. Levamos ao veterinário e medicamos com os remédios que orientaram… o vomitou parou, foram somente duas vezes mas a diarreia persiste e hoje piorou tudo… evacuou praticamente só agua. Não sei o que fazer.

    • Leva ao vet de novo. Se não ficar convencida, leva em outro. Ele não deu o diagnóstico? Pediu exames? Marcou retorno? Deu prazo de melhora?

      Diarréia gera desidratação, então tem que ficar de olho… Muita água, comida SÓ o que o vet recomendou.

    • maria fernanda

      Sally…. não aguentei e levei novamente ao veterinario… mandou manter a medicacao ja dada e acrescentou um outro. Espero mesmo que minha gatinha melhora. O Triste é ver ela andando e fazendo coco ao mesmo tempo… fica pingando de tanta diarreia que tá. Espero que melhore. Obrigada

        • maria fernanda

          Sally.
          Minha gatinha esta bem melhor agora, mas ainda inspira certos cuidados. Ela tava com diarreia e ficava pingando pela casa, tava feia a coisa. Agora continua pingando, mas fica igual um angu, no entanto esta beeeeeem melhor que antes…
          Só que o anus da gata parece que ta ferido, ta bem vermelhinho, pois a medida que vai querendo sair ela vai e se lambe e acredito que de tanto lamber vai ferindo… não sei o que fazer. Faço alguma coisa ?

          Ahhhhhh ! A gata ta toda prosa, correndo… brincando… feliz… nao ta chorando nem nada… aparentemente normal. Inclusive coloquei um paninho morno para ir limpando sabe ? Nem reclamar ela reclamou… quando limpo a seco ( papel higienico) apenas da uns miadinhos hehehehe

          • As feridas devem ser, desculpe a grosseria, de tanto cagar. Muito estranho uma diarreia que demora semanas para passar. Eu levaria a um outro veterinário!

  • Sally, tenho um persa que morava com a minha mãe e teve que vir morar comigo e com meu marido, ele tem um sério problema com porta fechada, e sempre dormiu com a minha mãe no quarto, porém meu marido não pode nem pensar nisso, e o gato fica miando na porta para entrar, ele já tem 3 anos, será que é possível com a técnica do borrifo fazer ele parar? Eu abriria a porta sem ele me ver e borrifaria um jato em sua direção. Será que vou obter resultado ou tento alguma coisa outra?
    Adorei o blog, muito explicativo e completo, parabéns!

  • Em primeiro lugar, parabéns (coisa chata esse negócio de “parabenizar”, parece forçado, mas tô sem criatividade nenhuma) pela tua originalidade, clareza nos argumentos e ampla visão de mundo!
    Conheci o blog através de um excelente texto teu que li no CMI (sobre o pilantra do Sergio Cabral).
    Ae comecei a ler os textos do blog, saltando de link em link (uma evidência de como um site me interessa).
    Intonce, hoje encontro um texto falando sobre gatos, que são uma das minhas maiores paixões (num rol que contém rock n’ roll, literatura, video game, mario kart, cerveja, mulheres, e infelizmente futebol e uma determinada mulher).
    Muito do que você escreveu eu aprendi observando meus bichanos, desde a primeira, uma gata que chegou em casa, de onde nunca soubemos, quando eu tinha 15 anos (1999), e me conquistou rapidamente. Era uma gata já adulta, “meio” velhinha, mas bem dócil, que alguém teve coragem de abandonar. Devia sofrer maus tratos, então a adotamos, e hoje sou uma pessoa muito melhor por causa desse bichano. Pra você ter ideia, quando ela morreu, eu chorei copiosamente a noite toda, nem consegui dormir.
    De lá pra cá foram muitos gatos em casa, e cada um com seu jeito peculiar, suas ‘chatices’, seus ensinamentos, e pela forma como cuido deles desde filhotinhos, todos até hoje ficaram apegados a mim.
    A última da linhagem, que tá com 8 anos, mora na casa de meus pais e parece o garfield da tão gorda e comilona, quando me vê, mesmo após muitos meses, fica o tempo todo no meu pé!
    Aprendi com os bichanos muito do que você relatou: eles são carinhosos e atenciosos do jeito deles (teve uma que exigia que a pegasse no colo o tempo todo e ia atrás de mim pela rua, de tão grudenta que era); eles tomam conta de toda a casa (gosto muito disso); eles nos enrolam com facilidade; e precisamos entender o jeito deles pra melhor lidar com os mesmos, e não ficar achando que devem ser como cachorros (um amigo meu vive falando essas idiotices do tipo “gato é traiçoeiro”); amo os gatos sem ficar exigindo que eles me sejam submissos de forma alguma. Aliás, sou defensor dos animais, mas não suporto cachorro, não criaria um de jeito nenhum.
    E hoje aprendi demais com muitas das dicas de adestramento e educação que não conhecia, e será muito útil nos próximos que vou criar (pegarei filhotes da rua).
    Desculpa pelo enorme texto, e obrigado pela honestidade e qualidade de ideias, pelo humor e espontaneidade.
    Tamo juntos na contracorrente desse mundo recheado de hipócritas, fascistas, moralistas, desumanos e de cérebros controlados pela rede bobo de televisão!
    Abraço

  • maria fernanda

    Sally, tive que comprar um aspirador de pó, pois o apto que estou morando depois que me casei tem MUITA poeira, e ainda o gatinho de 3 meses, o aspirador acabou de chegar e liguei para ver se tava funcionando direitinho. O gatinho ficou APAVORADO… não sei o que fazer. Ficou escondido na dispensa de limpeza por horas. Fiquei com dó, tadinho, há algo que eu possa fazer pois não posso deixar de aspirar o apto.

    • Tem que dessensibilizar ele aos poucos, acostumar ele com o aspirador e depois com o aspirador ligado. Vai demorar, mas é possivel.

  • Olá Sally, tudo bem? Se puder me dar umas dicas vou te agradecer muito. Tenho 3 gatos em casa. Todos adotados ainda pequenos. Na semana passada um gato que anda rondando as casas do meu condominio entrou na minha casa e bateu muito no maior ( tive que levar pra veterinaria pois o pescoço estava sangrando ). Ele também bateu no outro macho, meu gato pretinho que amo muito e que é um gato bastante medroso pois foi atropelado uma vez. Bom, depois dessa luta dentro da minha casa somente a femea se salvou. O pretinho fugiu em disparada para a rua, ainda fui atrás dele mas não consegui pegar. Ele sumiu muito amedrontado. Ja tem uma semana e ele não voltou ( teve uma vez que ele tomou um susto pq derrubou a gaiola do hamster e fugiu por 4 dias mas voltou ). Agora estou em panico pq ja tem uma semana e o gato que bateu nele continua rondando no meu condominio e é um gato muito agressivo. O que vc me sugere? Todas as noites saio pra procurar ele , ja distribui cartazes em todos os lugares e nada. Ele estava de coleirinha quando fugiu ( com a plaquinha com o telefone daqui de casa ). Vivo na rua falando com todo mundo e nada. Ninguem viu? Não sei o que fazer mais? Devo perder as esperanças totalmente? Obrigada e , se puder , me dê uma luz !!!!

    • Livia,

      Pode ser que ele volte, pode ser que ele esteja sentindo ou vendo a presença do outro macho e não “possa” voltar. Nesse último caso ele vai acabar procurando um novo território, já que ele foi expulso do dele.

      Avise protetores e ONGs que trabalham com gatos, como a Adote um Gatinho (não sei de onde vc é). Avise tb por Facebook.

      De qualquer forma, vc tem que tirar esse gato de perto da sua casa… Peça ajuda para capturá-lo e mande-o pra BEM longe. Se alguém quiser adotá-lo, castre-o antes. Fora isso, uma casa segura para gatos não deixa nem entrar nem sair de casa. Bote telas se for preciso. Gatos não são animais sociais, não precisam de “amigos gatos” e frequentemente se metem em brigas com eles. Podem até acabar morrendo por causa dessas encrencas. Gato sem acesso a rua vive MUITO mais do que gatos que podem sair.

  • maria fernanda

    Ola, tudo bem. Adorei o texto… Meu marido e eu adotamos um gatinho de 3 meses de uma ong de animais. O gatinho tava muito ” educadinho” fazendo as necessidades na caixinha, mas do nada hoje ele defecou muuuuuuuuuuuuito no sofá e no tapete, por que será ? queria chamar atenção ? Tenho que limpar a caixa de areia de quanto em quanto tempo ?
    E como faço para ele acostumar com sua caminha ?

    Outra pergunta, ele é novinho 3 meses, qual a quantidade de ração a oferecer ?

    • Maria Fernanda, não sou veterinária, portanto as respostas que vou te dar são de uma pessoa leiga, ok?

      Pelo que você descreveu, o episódio do cocô no sofá me parece mais um acidente do que um protesto. Era diarreia? Pode ser que sua gatinha tenha sofrido uma forte “dor de barriga” e não tenha aguentado até chegar na caixa de areia. Também pode ser que a caixa de areia estivesse suja e ela tenha se recusado a usar, gatos não gostam de fazer suas necessidades em locais sujos.

      O ideal é limpar a caixa de areia cada vez que o animal fizer suas necessidades lá. Não precisa trocar a areia toda, apenas aquela que entrou em contato com as necessidades. Geralmente essas areias se solidificam quando entram em contato com o xixi, basta remover a pedra que se forma. Porém, se a caixa de areia começar a apresentar algum cheiro desagradável, sugiro que jogue fora toda a areia e a lave.

      Para ele se acostumar com a caminha você tem que colocá-la em um local da casa que ele goste. Observe onde ele gosta de dormir e posicione a caminha ali. Espalhe as “marcas de afeição” que eu narrei no texto pela caminha e em pouco tempo ele vai acabar usando-a. Gatos preferem caminhas cobertas, tipo caixas, com apenas um buraco para entrada.

      Eu sempre optei por deixar ração a disposição dos meus gatos o dia todo. Gatos precisam comer em curtos intervalos de tempo o dia inteiro, caso contrário podem ter sérios problemas renais. Deixe sempre a tigela cheia e quando ela estiver com menos da metade da ração, encha novamente. Se seu gato for guloso e começar a comer descontroladamente e engordar, consulte o veterinário sobre a melhor estratégia a tomar.

      • maria fernanda

        Eu acho que você esta certa sobre a diarreia viu , pois fez em vários pontos do tapete. Acabei de limpar tudo…rs rs rs
        Quanto a quantidade de alimentação, me casou conflito pois em alguns lugares eu li que para 3 meses apenas de 30gr a 50 gr DIÁRIAS, isso mesmo diárias,seriam suficientes, achei muito pouco por dia, concorda ?

        • Então foi só uma dor de barriga, um acidente de percurso. Ela não conseguiu segurar.

          Eu acho pouco, gato que fica muito tempo sem comer tem sérios problemas renais. Eu deixaria comida sempre à disposição…

  • Olá! Adorei suas dicas, vou tentar por em prática por aqui. Há 4 meses adotei um gatinho (que agora deve estar com 8/9 meses) que é a alegria da casa! Castramos há 1 semana, mas como ele já estava acostumado a dar suas voltinhas na rua e no quintal (apesar de não ficar com livre acesso o tempo todo) ele ainda continua com antigos hábitos. Na rua ele não vai mais, não porque não quer, mas sim porque diminuímos o espaço que dava pra passar no portão. O problema é mais o muro lateral, pois somos vizinhos de 2 rotweillers… se o Gatto cair lá não sobra nem a alma! No mais, ele é dócil, porém com períodos de perturbação intensa e profunda. Creio que seja importante gastar energia, para não torná-lo um animal gordo e prostrado, por isso brinco bastante com ele. Brinco mesmo, faço ele correr, pular do sofá-escada-sofá, brinco de pique (???), me escondo atrás das portas e quando ele me acha eu corro atrás dele… além dos estímulos normais, como caixas e bolinha de papel. Achei que com a castração ele fosse ficar mais calmo, mas nada! Acho que está mais agitado ainda! Será por causa dessas brincadeiras sem noção? Você acha que se eu pegar mais leve nas brincadeiras ele pode ficar mais calmo? No mais, sem nenhum outro problema grave, tirando o fato dele me acordar religiosamente às 6 da manhã.
    Bjks

    • Nadia, tem que ver esse problema do muro com o vizinho dono dos cachorros. Gatos são muito curiosos e vira e mexe se metem em encrenca por causa disso. E Rottweiler é uma raça muito forte e de grande impulsão no salto, ou seja, dependendo do tamanho do muro um deles pode pular e pegar seu gatinho mesmo que ele esteja em cima do muro.

      No mais, acho que o excesso de energia dele se deve ao fato de ainda não ser um adulto e sim um “adolescente”, com o passar dos meses ele vai ficar mais calmo. Quanto mais você brincar com ele melhor!

  • tamara correia de moraes

    gatos são carinhosos, só que as pessoas estão acostumadas a julgar como única forma verdadeira de carinho e afeto o que o cachorro faz. gato não é carinhoso de mesma forma que cachorro, mas é carinhoso á sua forma.

  • tamara correia de moraes

    nossa eu gosto muito de gatos persa mais so que a minha mae não quer que eu teja mais porque eu tenho muitos gatos de varias raças

  • Faz 3 semanas que mandei castrar, aé o jeito ter calma. KkK eu acho que quem ta me cansando é ela pela insistência de ficar na rua e querer brigar com a pequena… Mas farei o possível pra educar essa ex gatinha de rua, que ta uma pivetinha mt danada.

  • Sally, suas dicas são ótimas, com a minha gatinha mais nova (a pantera) super ta dando certo ela ta bem mais amigável, comprei petisco de gato assim qnd ela faz algo bom do o petisco incentivado e sempre tiro um tempo pra brincar com ela e aos pouco consigo da carinho e ela ta mais sociável com quase todos da casa, aprendeu a fazer as necessidades na caixinha sem borrifadas de aguá, ta quase uma princesinha :)
    mais infelizmente a mais velha (xaninha) ta dificíl de mais, mandei castrar faze 3 semanas a mania de rua dela não paro e nem a de trazer rato pro portão de casa e comer (o veterinário falo que com o tempo parava) mas até hj ela só quieto em casa 1 dia e é impossível segurar ela, além disso qnd ela resolve voltar pra casa só quer saber de bater na Pantera, tentei as marcas de afeição tentei o petisco, não tentei mts vezes pq é impossível ela ficar quieta em casa… agr to fazendo assim, qnd ela ta perto da Pantera sem querer bater ou rosnando eu do petisco e faço carinho nas duas, mas qnd ela resolve atacar eu falo ‘NÃO’ e borrifo aguá na bunda dela, será que da certo?? ou devo tentar mais com petisco e marcas de afeição?… Só que o problema é, meu pai sempre pega ela trazendo rato e comendo e isso deixa ele bravo e ele não ta querendo mais ela disse que vai dá pra alguém que tenha chácara já que ela é tão selvagem e gosta de “caçar”… To desanimadíssima com a Xaninha, porém não quero largar de lado tenho esperanças :(

      • Sim, Sim… já tentamos mais é impossível qnd ela num escapa, ela começa a miar sem parar de madrugada, não deixa ninguém dormi, irrita todo mundo e acaba alguém deixando ela ir… Algumas pessoas e o veterinário falo que com o tempo ela perde a vontade de ir pra rua, tenho essa esperança :/ E sobre ela bater na outra to fazendo certo dando petisco qnd ela fica na boa perto da outra e qnd ela vai bater eu borrifar a aguá e dizer ‘NÃO’ ??

        • Ela vai desistir de sair sim, principalmente se estiver castrada.

          Faça tudo que estiver ao seu alcance para aproximar os dois gatos: marcas de afeição, brincadeiras, agrados quando ela se comportar e broncas, jatos de água e outras coisas desagradáveis quando ela ameaçar ficar agressiva. Uma hora ela cansa

  • Olá Sally!
    Gostei mt das suas explicações e referências neste site, mas não encontrei Nd relacionado diretamente ao meu problema: adotei um sialata de uma Assoc. Na cidade onde moro com 50 dias e hoje ele tem 9 meses. É mt bem cuidado, ganha mt amor, carinho e procuro não deixá-lo mt sozinho, pois moro em apartamento… Só que em determinados momentos ele me ataca nas pernas me mordendo ou nas mãos, fico td arranhada c marcas de sangue e roxa!!! Já tentei segurá-lo imobilizando seu corpo e cabeça por um tempo, já levantei o dedo dizendo NÃO, já borrifei água, já tranquei no lavabo escuro… Algumas vezes ele para e desiste, mas outro dia vem novamente, como devo proceder??? Será q isso um dia passa??? Ele foi castrado com 6 meses e neste momento, enquanto escrevo está dormindo no meu colo :)

    • O que o veterinário disse sobre isso?

      Você já tentou brincar bastante com o gato para cansá-lo, deixá-lo sem energia?

      Você já tentou verificar se há algum denominador comum em todos os episódios que desencadeie essa crise?

      Uma coisa é certa: inviável deixar que seu animal de estimação te machuque. Punição exemplar, o quanto seja necessário, para ele parar. Se precisar pega pelo pescoço e cola o bicho no chão até ele se acalmar. Você consegue imobilizá-lo quando ele está nesse estado? Se não, recomendo que ande com algo que faça muito barulho, tipo aquelas buzinas que vem em lata e fazem um barulho muito alto e toque a buzina no ouvido dele quando ele te atacar. Ele vai correr e vai aprender que ao fazer isso leva uma buzinada ensurdecedora nos cornos.

  • OLA, TENHO UM GATO DE 3 ANOS QUE SEMPRE BRIGOU MUITO COM O RABO, MAS DE 1 MÊS PRA CA, ELE VEM BRIGANDO COM O RABO TODO O SANTO DIA, ELE BRIGA EM CASA, NA RUA EM CIMA DO TELHADO, OS CACHORROS FICAM TODOS LATINDO, É UMA BARULHEIRA OS VIZINHOS LOGO VÃO COMEÇAR A ACHAR QUE ESTAMOS MAL TRATANDO ELE, FICO PREOCUPADA POIS NÃO SEI OQUE FAZER, E JÁ PENSEI EM LEVAR NO VETERINÁRIO PRA MANDAR TIRAR O RABO DELE, MEU GATO TEM UM RABO ESTRANHO DESDE QUE NASCEU, PARECE QUE O RABO DELE TEM VIDA PRÓPRIA, MESMO MEU BICHANINHO ESTANDO DORMINHO O RABO DELE BATE, LEVANTA FAZ UMA CURVA E PARECE ESTAR OLHANDO PRA GENTE, KKK ME DA UMA DICA POR FAVOR OQUE POSSO FAZER. ABRAÇOS

    • Rose, não creio que você deva tirar o rabo do seu gato…

      Geralmente bicho atrás do rabo é estresse ou vermes. Primeira coisa é levá-lo ao veterinário para saber se ele está bem de saúde, se não é um problema físico. Se o gatinho estiver ok, se for um problema apenas comportamental, repreenda-o cada vez que ele atacar o próprio rabo. Pode ser com um barulho forte que o assuste, pode ser com um borrifo de água ou com quaisquer outras táticas ensinadas no texto.

      É como o hábito dos humanos de roer as unhas, a pessoa faz sem nem perceber que está fazendo, vira um hábito e depois ela não consegue parar. Se ele estiver se machucando, recomendo que, até descobrir o que fazer, coloque um Colar Elizabetano nele, aquela proteção plástica que deixa o bichinho com cara de abajour.

      Leve ele no veterinário, depois passa aqui e conta o que ele recomendou, ok?

      • OBRIGADA, SALLY PELAS DICAS, SOBRE O Colar Elizabetano, COLOCAMOS NELE, ELE Ñ FICA COM ESTE COLAR, ELE SAIU NA RUA TENTANDO TIRAR E POR POUCO Ñ FOI ATROPELADO, GELEI NA HORA, VOU LEVAR AO VETERINÁRIO E DEPOIS POSTO O RESULTADO, OBRIGADA, E ABRAÇOS.

  • Moro num condomínio fechado, de 50 casas, tenho pátio fechado e jardim. Quando vim para cá, há 5 anos, trouxe comigo uma gata de rua que já morava comigo fazia 1 ano ! Apareceram outros gatos aqui , em situação de risco, vindos da vizinhança , das casas em volta! Cada um que aparecia eu levava ao veterinário, agora tenho seis, são todos castrados, e tratados como meus filhos, com todos os vermífugos, com todas as vacinas e anti pulgas e a melhor ração! Dormem comigo, na minha cama! Só que durante o dia eles insistem em pular o muro e dar uma voltinha na frente da casa ! Tenho vizinhas que implicam com isso, já recebi uma notificação com ameaça de multa do condomínio, pq no regimento tem uma cláusula que diz que é proibida a circulação de animais soltos. O que faço ? Não consigo trancar os gatos 24 h por dia! Tenho certeza de que eles não incomodam ninguem, pq aqui q eles tem a sua referência ! Obrigada

    • Beth, infelizmente existem muitas pessoas más no mundo. Se os seus vizinhos estão irritados, eu deixaria os gatos trancados dentro de casa, pois teria medo de fazerem uma maldade com os bichinhos. Outra opção é construir um muro bem alto na sua casa, de modo a que eles tenham acesso ao quintal mas não à área externa da sua casa…

  • Sally você me salvou! Apareceu aqui em casa uma gatinha prestes a parir, no início era toda arisca e ficava só rondando a casa. Aí fui praticando o que eu aprendi por aqui e agora a mocinha virou uma lady. Se dá bem com todos da casa deixa a gente brincar com os filhotinhos e até tomou banho sem dar problema nenhum, nem mesmo me arranhou. Só não descobri ainda o sexo dos babies…pra mim são todos iguais! hahaha.
    Olha aí a bandidinha que roubou meu coração…
    https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/945592_453969358020378_1249516334_n.jpg

    • Poxa, que legal saber que o texto ajudou! Fico realmente muito feliz. Espero que seu relato sirva para que as pessoas compreendam que gatos podem sim ser educados, só que de uma forma diferente da que se educa cães

  • Ow finalmente castrei a gata mais velha, ela anda mt rueira ainda, mas disseram que isso melhora como tempo, a gatinha mais nova ta cada dia menos medrosa, (pelo menos cmg).
    Agr meu problema é, a gata mais velha qnd ta em casa não quer a própria filha perto dela, toda vez que a pequena chega perto ela rosna e correr atrás pra bater e o pior que da cada patada na pobre, não sei se é ciumes ou desacostumo de tanto que anda na rua, elas era mt amigas brincavam e se lambia o dia todo, agr ta essa desavença que não sei como controlar :/
    que faço pra elas voltarem a conviver pacificamente?

    • Tenta incentivar brincadeiras entre as duas e esfregar marcas de afeição que eu falei no texto de uma na outra. Se a coisa ficar feia, separa e só junta com a sua supervisão, dando petiscos cada vez que for juntar ambas, assim ela associa isso a uma coisa boa.

  • Estou tentando prender a gata adulta, mas é mt dificil pq ela começa a miar em plena madrugada e se coloco ela na garagem ela mia bem na janela do quarto do meu irmão se coloco no quintal do outro lado ela vai pra janela do quarto dos meus pais e eles acaba deixando ela ir pra rua… A castração dela já ta marcada, eu espero que com isso ela sossegue dentro de casa, dizem que qnd castrado eles param dentro de casa, vamos ver!
    … Já a filhotinha estou praticando as brincadeiras como vc me aconselho e aos pouco sinto que ela vai perder o medo.

      • OI Sally… gostaria de sua ajuda para tentar solucionar uma questão.. A minha gata não é extremamente rueira, mas gosta de sair no quintal e as vezes dar uma puladinha nas casas alheias dos vizinhos… E uma vizinha especifica diz que a gata entra na casa dela e defeca por alguns lugares… Existe alguma coisa que eu possa fazer para resolver esse problema?

        Obrigada

  • Olá, Sally adorei suas dicas pra educar gatos… Mas estou com um grande problema adotei um gata adulta, ela saiu do lixo pro luxo, estava sendo maltratada pelo dono e pariu na casa de uma vizinha por fim acabei adotando um dos filhotes… Só que agr a gata adulta ta com uma mania mt feia de ir pra rua e voltar com ratos, ela largava lá na causada agr ela ta com mania de comer pq ela faz isso? e o que faço pra ela para com essa mania nojenta?(meus pais não ta mais nem aceitando ela aqui, querem que eu doe ela e isso não quero pq me apeguei e seria mt ruim ela ser rejeitada mais uma vez)… E a filhotinha de aproximadamente 5 meses tem um medo enorme de ir na rua fazer as necessidade e tem mt medo de gente qlq pessoa que chega perto ela corre ela tem medo de absolutamente tudo não conseguimos nem fazer um carinho nela, ela é mt dengosinha mt arteira qnd ta com a outra gata no caso a mãe mais com as pessoas ela nem deixa chegar perto, faz +/- 1 mês que a pequena estar aqui em casa mas não se acostumou, quem ainda chega perto e pega no colo na marra sou eu mas o resto da família mal ver a cara dela. O que faço pra ela deixar o medo de lado e ser mais dócil como a mãe e entender quando estamos tratando com carinho e qnd estamos brigando??

    • Sobre a gata adulta, a única forma de evitar esse comportamento é impedindo que ela saia. Mantenha ela dentro da casa sem acesso à parte externa. Se optar por deixá-la sair, castre a gata, pois ela pode pegar doenças cruzando na rua, coisas graves como AIDS felina.

      Sobre o filhote, leva tempo mesmo. Um mês é pouco tempo. O que você pode fazer é tentar socializá-lo brincando. Descubra algum brinquedo que ele goste e brinque com ele, filhotes de gato são muito curiosos e brincalhões, provavelmente ele não vai resistir e brincar. Ao brincar diariamente com você ele vai ir perdendo o medo.

  • Olá adotei uma gata adulta da rua, dou banho, ração tudo certinho muito carinho, mas ela sai para rua para fazer as necessidades e traz nojeira , tipo rato, peixe, coisas do lixo morto, quando vejo eu tiro , não sei se ela chega a comer, como faço para ela parar?

    • Você não tem como controlar o que ela vai fazer na rua… A solução seria impedir que ela vá na rua, limitando-a apenas a um quintal (um muro alto resolve se não houver arvores por perto). Se não for possível, impeça ela de sair e tente ensinar a fazer as necessidades em uma caixa de areia.

  • Parabéns pelo blog. As dicas são ótimas.
    Sou apaixonada por felinos.
    Estou com um problema com um gato e acho que talvez você possa me ajudar.
    Apareceu um gato branco de rua na minha casa que estava com carcinoma nas duas orelhas. Depois de mais de 1 ano tentando capturá-lo (pois ele é muito arisco), consegui pegá-lo no último domingo. Levei ao veterinário e as orelhas foram amputadas e ele foi castrado.
    Quero adotá-lo, mas ele é muito arisco e agressivo. Já deve ter sido muito maltratado e é bem medroso. É praticamente um animal selvagem… Tenho certeza que, ao ser solto, vai fugir e nunca mais vai voltar a minha casa.
    Ele ficará internado provavelmente até na segunda-feira que vem.
    Há algo que eu possa fazer para que ele perca o medo das pessoas? Quero muito esse gato para mim e estou muito aflita com isso. Sempre tive gatos, mas nunca me deparei com um animal tão problemático e não sei como lidar.
    Pensei em colocá-lo em um hotel de animais por mais uma semana, em algum lugar que eu pudesse entrar e ficar no mesmo ambiente que ele. Assim eu tentaria me aproximar aos poucos.
    Agradeço muito se puderem me ajudar.

    • Fernanda, eu sou apenas uma leiga, não sou veterinária, mas posso tentar te ajudar. Eu levaria sim o gato para a minha casa e deixaria ele quieto em um primeiro momento, com água e comida à disposição. Aos poucos, permita que ele se aproxime. No começo ele vai fugir de você, mas mesmo que demore um pouco, ele vai perceber que você não é uma ameaça e ele vai acabar indo até você. Tenha paciência com ele. Talvez pequenas iscas possam aproximar ele de você, como erva dos gatos, petiscos ou algo pelo qual ele se interesse… o que costuma ser mais eficiente são brinquedos. Gatos são muito curiosos e adoram brincar: cordinhas ou varinhas com algo na ponta que você possa arrastar na frente dele podem despertar sua curiosidade e ele vai sair para brincar. Vai arrastando o brinquedo de um lado para o outro e depois aproximando-o lentamente de você e quando ele se aproximar tente fazer carinho.

      Pode demorar semanas, mas ele vai entender que você não é ameaça. Bicho não é bobo, sabe reconhecer a mão que o alimenta.

      Se precisar de mais ajuda pode me mandar um e-mail: sally@desfavor.com

      • Obrigada pela resposta.
        Vou tentar interagir com ele usando brinquedos então, mas não vai dar certo trazê-lo para casa. Moro com meus pais e eles não vão aceitar esse gato destruindo a casa (se a casa fosse minha, eu não me importaria). Se eu soltá-lo no jardim ele vai fugir. Sugeriram que eu o mantivesse em uma gaiola/jaula, mas acho que ele vai me odiar se eu fizer isso. Vou procurar algum lugar espaçoso para hospedá-lo e visitá-lo diariamente, até que ele entenda que eu só quero o bem dele…
        Mais uma vez, agradeço sua atenção!

              • Acho que vc vai ter que conseguir porque se confiná-lo num hotel, quando soltá-lo no jardim ele vai tentar voltar para o hotel. O problema não é que gatos são apaixonados pelo lugar (mentira isso), mas porque eles se sentem seguros no território DELES. Mesmo quando ele se acostumar com vc, vc terá que deixá-lo confinado num quarto por alguns dias (+/- dez dias), para que ele se sinta seguro e considere aquele como território DELE. Assim ele não foge mais…

                  • Conversei hoje com uma veterinária especialista em comportamento animal (uma psicóloga de bichos) e ela me disse exatamente isso. Que se ele ficar confinado dentro de casa ele vai se adaptar em no máximo 2 semanas. Consegui persuadir minha família a permitir isso. Ele volta na segunda-feira…
                    Obrigada pelas dicas.

                    • QUE LEGAL!

                      Muito carinho, muita paciência. Os primeiros dias serão frustrantes, você mal vai ver o gato. Mas tenha paciência que ele vai acabar indo até você quando perceber que está em um ambiente seguro.

  • Acho que sou muito sortuda. Com certeza não consigo educa-los… Eles me ganham com sua fofura, personalidade e carinho que dão…. Parece que os espertinhos sabem quando fizeram algo errado, eles começam a distrair do fato fazendo coisas irresistíveis.

    Ainda bem que são super limpinhos e bonzinhos. (Bom, meu gato acorda meu namorado todo dia as 6 da manhã, mas tirando isso…)

    Acho gatos na verdade mais carinhosos que cachorros – esclarecendo, já tive os dois e amo os dois.
    Os cachorros são submissos ao dono e aos humanos em geral. Aprovam tudo, fazem tudo para agradar, são agitados e fazem festa.
    Mas eu acho mais interessante do que ter um animal totalmente submisso (cachorro) ter um animal que você sabe que se está lhe agradando, e fica perto de você o dia todo, e faz carinho em vc (gato) é porque realmente te ama, porque não é submisso… E que se outras pessoas chegarem em casa ele não vai ter a mesma relação com elas, porque não confia nelas. É lindo ver o quanto confiam na gente e nos amam.

    PS: A castração é boa para TUDO, é bom castrar os animais, mesmo que já sejam adultos (mesmo que não seja para resolver o xixi)

  • Sally, meu marido adotou uma gatinha preta vira lata ha alguns anos. Quando nos casamos fomos morar em uma casa onde já havia um gato adulto arisco, então ela ficou na casa da minha sogra. Ela era dócil, muito apegada a meu marido. Depois que ele saiu de lá, ela ainda ficava feliz em nos ver, mas quando minha cunhada e sobrinha ainda bebê foram morar com ela, ela ficou totalmente arisca, não deixa que ninguém a acaricie, rosna, morde e arranha. Ela ainda não foi esterilizada, e durante os sios ela aceita carinho. Agora nos mudamos de estado e precisamos trazê-la, pois minha sogra também irá se mudar e não terá como levá-la. Gostaria de uma orientação sobre como permitir um ambiente agradável para ela, para que ela volte a ser o que era, e se isso não for possível, que pelo menos melhore em alguma coisa. Vamos castrá-la e também me aconselharam a comprar o Feliway, e gostaria da sua opinião sobre isso també, se funciona. Tenho uma filha de dois anos que ama gatos, e tenho medo de que ela seja atacada ao tentar fazer carinho na gata. Pela sua experiência a castração ajuda? Devo ficar na minha e esperar que a gata se aproxime? O alimento AD é uma boa forma de recompensa quando ela aceitar carinho? Aguardo sua ajuda!!! Obrigada, Carolina.

    • Carolina, eu não sou profissional da área, ok? Então, se um veterinário contrariar qualquer conselho que eu der, escute A ELE e não a mim.

      Eu compraria aqueles arranhadores que vem com uma casinha no topo (quanto mais alto mais os gatos gostam) e deixaria em um canto bem tranquilo da casa, um lugar que seja o “porto seguro” do animal. Feliway eu nunca testei, honestamente, não sei se funciona.

      Sobre o bebê, é uma combinação bem complicada bebê com gato. Nunca deixe os dois sozinhos. Aproxime aos poucos, se a gata mostrar hostilidade (algumas são surpreendentemente tolerantes com bebês!) você pode tentar passar as marcas de afeição do gato para o bebê como descrito no texto, até que ela se renda e espontaneamente vá até ele.

      Não sei se castração ajudaria, isso é melhor você perguntar para um veterinário. A recompensa pode ser qualquer coisa que sua gata goste muito. Acredito que sim, seja possível acostumá-la ao bebê, mas vai ser trabalhoso. Até porque crianças muitas vezes pegam pesado com animais na melhor das intenções. Vigie os dois de perto!

  • Sally, adorei seu texto, vou rever minhas atitudes com minha gata.
    só tem um problema.
    tu falou em comprar o gato, porém a minha é de rua, pegamos quando filhote e ela se apegou a mim, todavia continua um pouco arisca ao contato. Quando ela quer carinho, fica na volta, caso contrário é quase impossível passar a mão nela.
    também não atende pelo nome, somente como o ruído comum “psh psh psh sph” (isso ficou muito tosco, pqp) ela vem.
    Há alguma alternativa para torna-la mais sociável??

    • Pois é, acho muito nobre quem resgata gatinhos de rua, mas eu tenho sérias ressalvas em fazê-lo justamente por causa disso. Normalmente animais de rua não passam pelo período de socialização tendo o contato suficiente com o ser humano para ficarem amorosos o bastante para o meu gosto.

      O que você pode fazer é recompensar o contato, a socialização. Talvez sua gatinha associe o contato, o carinho a um reforço positivo e tope investir mais nisso.

      • E sobre o nome, chame-a pelo nome antes de colocar a comida dela, antes de dar um petisco, antes de fazer qualquer coisa legal. Ela acostuma a “aparecer” quando for chamada.

        E lembre-se de nunca chamá-la pelo nome para dar bronca. Use um som, como o SHHHHHHHHH ou NÂÃÃÃOOOO ou HEEEY, mas não o nome.

        • Um dos gatos do Somir não respondia pelo nome, mas respondia por “não”, pois sempre que o Somir falava com ele era para dizer “não”. O bicho acabava aparecendo cada vez que ele falava “não”

  • Sally, amei seu texto, como sempre está perfeito.
    Sou mãe de 12 gatos, criados desde o primeiro minuto de nascidos e cada um tem um temperamento diferente.
    Tem o monstrinho, o calmo, o amoroso, o preguiçoso, o chorão e por aí vai.
    sim, eles tbm choram quando querem algo.
    Sabem fazer manha e sabem que assim conseguem.
    Amo animais e receber o carinho dos meus bichanos é a recompensa por tanto cuidado que tenho com eles.
    Bjos

    • Me tira uma dúvida, Julianna, algum deles não suporta contato humano? Pergunto porque quero saber se mesmo fazendo tudo certo, desde os primeiros dias de vida do animal, é possível que ainda assim ele fique arisco a qualquer pessoa (inclusive ao dono)

      • Sally

        Nesses anos todos sendo mãe de gatos (hahahaha) aprendi a duras penas que são como gente: Cada um tem uma personalidade e mesmo que vc ensine a todos igual, corre o risco de ter um revoltado (kkkk)
        Tenho 12. Todos nasceram na minha casa.
        Dentre tantos, 2 deles são extremamente ariscos, não deixam nem mesmo a mim pegá-los. Pego na marra mesmo, acalmo, faço um carinho.
        Mas por conta eles nao vem.
        Um desses dois só come depois que saímos de perto…”marditos” soberbos….
        Mas eu aprendi que não devemos insistir muito, pq é o jeito do bicho e isso dificilmente muda.
        Já são adultos, 1 ano de idade. Mesmo assim, continuam ariscos.
        Noto uma discreta melhora na hora de comer (consigo passar a mão neles enquanto comem) mas já me conformei.
        Campainha então, Gzuis!! parece que deram um aviso de ataque nuclear: Desaparecem todos. Isso porque moro num lugar calmo, eles nunca saíram na rua (castrados) só um deles vai comigo na calçada, se eu chamar, e mesmo assim, fica pouco pq tem medo do som da cidade… a campainha os assusta porque são habituados ao silêncio.
        O bom é que cada um sabe o nome, e mesmo os mais ariscos aparecem quando chamamos.
        hahahaha

        Bjinho**

          • Pois é, Sally…. são avessos a muito contato. A única hora que consigo passar a mão neles é quando estão comendo. Se estiverem de boa na calçada e eu abrir a porta, se escondem.
            Bem diferente dos demais que querem dormir no sofá e ficar no colo….hahahahahahahahahaha
            eles são metidos demais pra pedir um afago….
            Bjinhoos**

            • Como dizem por aí:

              O cachorro: “esse humano me alimenta, me da casa, carinho e segurança, então deve ser o meu dono!! =D”

              O gato: “esse humano me alimenta, me da casa, carinho e segurança, então eu devo ser o dono dele!! =D”

              kkkkkkkkkkkkk

              • HAHAHAHAHAHA

                Acho que gatos não pensam de forma hierárquica, seja para dominância, seja para submissão. O ser humano é outro ser vivo que está ali e só…

  • Esse post chegou alguns anos atrasado, meu gato virou um monstrinho e virei sua escrava. Aplicarei as medidas de adestramento no próximo que vier, são realmente bem úteis e algumas informações não conhecia, apesar de pesquisar sempre sobre o assunto.

    Algumas perguntas/considerações:

    – Sally, você acha errado deixar gatos irem para a rua? Li uma vez que a expectativa de vida de um gato nessas condições é de 3 anos. Acho o ambiente urbano muito perigoso, sem falar nas pessoas que maltratam os bichinhos gratuitamente.

    – Outra pergunta: Você conhece persas? Tenho um que foi comprado em gatil, o dono anterior tinha um cachorro e eles não se deram muito bem, então ele veio morar comigo com uns 6 meses de vida. Ele não tem aquela cara “síndrome de down”, e é exatamente igual a este. Já suspeitei que ele seja apenas SRD de pêlo longo, pois o temperamento não tem muito a ver com de persa, além da preguiça. Apesar de roçar nas pernas e gostar de ficar perto de mim, ele é bem arisco e não fica no colo nem fodendo, além de dar uma de assustado e sair correndo às vezes até comigo. Ou seja, não parece confiar muito em humanos.
    A pergunta é: Será que esse temperamento é proveniente de algum tratamento inadequado que ele recebeu quando filhote, ou o fato de ele não ser realmente persa?

    – Li já também que o leite pode fazer mal para os rins do felino, nunca dei para os meus. Nesse mesmo livro, estava falando de comidas de humanos que podem ser oferecidas esporadicamente: Só lembro de ovo e atum (apesar de achar ovo um alimento muito estranho para gatos…)

    – Uma coisa que acho importante: CUIDADO COM MORDIDA DE GATO. Se o dente entrou, é bom ir a um médico imediatamente, pois o potencial de infecção daquilo é absurdo.

    Tinha mais coisas pra falar, mas sinto que o tamanho desse comentário já ultrapassou o aceitável há tempos.

    • – Eu jamais deixaria um animal meu sozinho na rua. Trocentas doenças, trocentas ameaças. Gatos não são safos o bastante para sobreviver no nosso mundo, pode dar muito errado. Mesmo com coleira eu só levaria um gato em um ambiente muito tranquilo e muito reservado, como um condomínio com poucas pessoas.

      – Esse persa da foto me parece um Persa Chinchila, uma variação do Persa que não tem o focinho tão achatado, coisa que eu acho ótima pois além da cara de síndrome de Down é ruim para a respiração do animal e pode comprimir seus dutos lacrimais. O temperamento deveria ser calmo, pacato, de pouca mobilidade. Os Persas costumam ter pouca energia, ficam mais parados do que em movimento. A docilidade depende muito da gestação e da infância do gato. O Persa pode ser muito calmo, muito parado, mas arisco a contato humano. Talvez ele nem tenha sido maltratado, apenas não tenha sido exposto e muito contato humano. Tem muita gente que trata super bem seu animal mas evita mexer nos filhotes por medo da “mãe comê-los” ou de machucá-los por eles serem muito pequenos. Infelizmente não é divulgada a importância de muito contato humano da mamãe gata na gestação e dos filhotes até sete semanas. Mas calma, pode melhorar. Tenta recompensar quando ele socializar, quem sabe com o tempo ele não se acostuma.

      – Existem comidas humanas que podem ser oferecidas sim, mas tem que ter um conhecimento filho da puta em nutrição felina, eu não me arriscaria. Uma comida errada faz um mal danado para o gato, mais do que faria a um cão, por causa dos seus rins que são muito sensíveis. Gente que dá resto do prato para bicho merecia levar uma surra da bambu em praça pública.

      – Mordida de gato realmente pode trazer problemas. Assim que tomar a mordida, lavar com água e sabão, aquela lavada boa, apertando e procurar um médico. Muita gente pensa que se o gato for vacinado não há nada a temer, mas existe sim o risco de infecção.

  • Texto muito bacana, mas continuo detestando gatos. Mesmo assim, é sempre bom ler um texto com o jeitinho Desfavor de ser. :D

    • Vai que um dia você arruma um namorado tipo o Somir, com trocentos gatos? Já estará preparada para lidar com eles…

      • Gato, pra mim, é que nem criança: acho bonito em fotografia, mas prefiro não interagir muito pessoalmente (antes que alguém ache que saio chutando e afogando gatinhos por aí).
        Pelo menos UMA vantagem eu vejo: não precisa cuidar, não precisa levar pra passear nem nada, ele só fica ali existindo, como diz uma amiga.

        • Gato custa metade do que custaria um cachorro em termos de manutenção mensal, pois come menos, não precisa de banho e tosa toda semana e não precisa de uma série de outros gastos feitos com cão. Além disso gato fica sozinho de boa em casa.

          Tudo depende do que a pessoa quer. Se ela quer um animal mais presente, mais grudado, mais atencioso, tem que ter cachorro, não adianta nada um bicho mais limpo e mais barato que não atende às suas expectativas, né?

  • Vc falou vassoura hahaha
    A minha mãe tinha um gato possuído pelo demo e sempre tinha faxina ele ia lá e atacava a empregada. Então não era coisa só dele, gatos em geral devem odiar vassouras.
    Ele não saia mijando em todo lugar, a não ser quando uma parenta nossa velha rabujenta ia nos visitar aí ele sempre mijava no pé dela.

    • Costuma ser muito comum as pessoas baterem ou enxotarem gatos com vassouras, até em desenho animado essa cena é clichê. Por isso gatos muitas vezes tem medo de vassoura: viram suas mães apanhando ou até mesmo apanharam ou foram enxotados por uma vassoura na infância. O trauma fica. O ideal é deixar a vassoura exposta no ambiente onde o gato está, colocar petiscos perto e tentar dessensibilizá-lo até ele perceber que não tem perigo ali.

      obs: Tem muita empregada que bate no bicho quando o dono não está, fique de olho.

      • Sally,
        Tenho 2 gatos um adulto e um filhote,o adulto fica com ciumes e bate no pequeno(filhote) o que eu faço para que ele(adulto) não bata mais no pequeno(filhote)
        por conta dos ciumes?

        Lucas.

        • Lucas, quando isso acontecer na sua frente, repreenda. Procure sempre associar a presença do filhote a coisas boas para o adulto. Por exemplo, mantenha-os em ambientes separados quando você não estiver em casa e quando chegar, junte os dois dando petiscos para o adulto. Promover brincadeiras entre os dois também ajuda: uma cordinha, uma pena, qualquer brinquedinho novo vale. Gatos socializam brincando. Você também pode tentar deixar o filhote com as marcas de afeição do adulto, esfregando um pano na bochecha do gato e depois no filhote, como manda o texto. Acredito que fazendo tudo isso diariamente em questão de poucos meses eles se acostumem um com o outro.

  • Conheço uma pessoa que dá palmadas no gato quando este faz coisas erradas. O gato chega a miar, não sei se é de dor ou se é de medo.
    Uma pergunta: gatos que soltam bastante pelo, mas bastante MESMO; que duas horas depois de limpar a casa já junta a mesma quantidade.. é normal?

    • Não acho produtivo bater em um gato para educá-lo. Não sou totalmente contra bater em animais, acho quando o animal se volta contra o dono sem um motivo justo e te ataca com a clara intenção de te ferir, tem sim que levar muita porrada. Um animal se voltando contra o dono é INADMISSÍVEL, TEM QUE SER INADMISSÍVEL e ele tem que levar uma puta surra. Mas para fins de adestramento não.

      Dependendo do gato e dependendo da época do ano (gatos de fases de muda de pelo) é normal sim. Porém existem raças que TEM QUE ser escovadas todos os dias, assim o pelo morto sai na escova e não no chão. Escovações diárias costumam atenuar muito esse problema.

  • Adorei o texto! Tenho uma gata que é “pêlo curto brasileiro”, o típico guapeca/tomba lata/ srd, ela já tem quase dois anos e ela é incrivelmente parecida na coloração tanto nos pêlos como nos olhos dos siameses, só que com o pelo comprido.
    Ela é bem comportada, e dificilmente dá algum trabalho adicional, mas tem os problemas de arranhar sofás e de transportá-la, mas isto eu cuidarei, mas ainda tenho dúvidas, por exemplo, ela não tem especificamente um lugar só para dormir, moro em uma casa, e ela dorme em sofás, escadas, na almofada ou na caminha dela, seria algum problema isso para ela? Outra dúvida: é normal o gato te tratar com indiferença as pessoas quando elas voltam de viagem? Minha gata costuma ignorar por um dia ou dois a existência do viajante, mas depois volta a se comportar normal.

    • Outra coisa, minha gata cresceu com o nosso cachorro fora de casa, e depois que ele sofreu um acidente, ele come e dorme em casa, mas todos os dias quando alguém chega de carro em casa do trabalho/aula, ele late muito, o que é normal, mas a nossa gata faz o mesmo, sempre quando chegam os membros da família nossa gata mia várias vezes pra dar oi, ou pra ‘EI, ME OLHA, EU EXISTO’, é normal um gato absorver tanto assim esse tipo de comportamento, sendo que fazem poucos meses que nosso cão está em casa?

    • Augusto, se não te incomodar que ela durma em diversos lugares, acho que não tem problema não.

      Essa mágoa pós-viagem é comum até mesmo em cães. Muitos bichos se ressentem de seus donos e os tratam com frieza quando se sentem negligenciados ou abandonados!

      • O meu cachorro veio bem antes da gata, e até ela ficar meio grande a gente não deixava eles interagirem soltos, só com 2 ou 3 pessoas ao redor! Então, acho que a gata aprendeu isso só pelo som, por que eles não socializaram tanto assim, ela tinha esse hábito antes de colocarmos o cão para dentro de casa,e ela cresceu sem ver ele.
        Sentimentais esses bichos, em! Não sabia que eles PODIAM se sentir assim!

        • Se ela ouvia ou via o cachorro fazer isso quando era filhote, pode ser que tenha aprendido com ele. Mas pode ser que seja dela também, vai saber… tem gatos que são muito falantes. Talvez ela tivesse uma mamãe falante e tenha aprendido isso desde o berço.

  • Sally, ainda tenho algumas dúvidas. Meu gato é um filhote já um pouco crescido. Um típico vira-lata (aquele clássico cinza-preto listrado)

    – Quando eu brinco com ele afagando seu tronco/barriga com as mãos e pés, ele me morde. Isso é normal: Tem alguma forma de inibir esse comportamento?

    – A namorada do meu irmão diz que é bom lichar a unha dele. Isso é correto?

    – Meu gato começa a miar BASTANTE quando tem comida a mesa, mesmo com a ração dele servida. Tem como parar com isso? É irritante…

    – Meu irmão gosta de durmir com o gato na cama dele. Tem problema?

    – Nunca precisamos de caixa de areia. Ele veio acustumado de rua mesmo a fazer em uma graminha na frente de casa. Devemos deixar assim ou mudar esse comportamento? Tenho medo dele acabar fugindo uma hora dessas. E é verdade que gatos não são tão fieis como os cães e de desafeiçoam rápido do dono?

    – Quantas vezes deveriamos leva-lo ao veterinário por ano e o que devemos perguntar para ele?

    – Meu gato é daqueles de pelo curto que adoram brincar. Ele corre pela casa feito louco e não é raro ver ele tentando pegar o proprio rabo. Isso é normal? Pensei que só cachorros faziam isso…

    – E ração? Recomenda alguma marca para filhotes:?E já que eu não sei a idade dele, com que tamanho mais ou menos devo trata-lo como adulto e dar comida de adulto para ele?

    – E por fim, o que DEFINITIVAMENTE não se pode dar a um gato para comer?

    Desculpe o interrogatório, mas eu sempre quis um gato e não quero que ele morra por minha causa…

    • Vamos por partes.

      – Não chame seu gatinho de vira-lata, chame-o de “pêlo curto brasileiro”, fica mais chique

      – Essa síndrome do gato mordedor é muito comum e normalmente vem de filhotes que não foram devidamente socializados nas primeiras semanas de vida. Pergunta: é aquela mordidinha de aflição, onde o gato só encosta o dente mas não machuca ou é aquela dentada que tira sangue? Se for a dentada, tem que repreender. Começa com a dedada, se não resolver faz a dedada e o barulho e se nada resolver água nele! É bem difícil socializar um gato que não seja mais filhote, mas você pode recompensá-lo de alguma forma cada vez que ele ficar no colo sem morder. Algumas vezes resolve.

      – Lixando a unha do gato ela não fica tão afiada e o estrago em móveis, cortinas e até mesmo em seres humanos pode ser menor no caso de um ataque. Mas se o gato for bem educado, ele mesmo vai desgastar suas unhas no arranhador. Muito cuidado, gatos tem terminações nervosas nas unhas e se você alcançá-las eles vão sentir dor. Em gatos de unhas brancas é fácil perceber onde começa a parte enervada, mas em gatos de unhas escuras é quase impossível. Lixe pouco para não correr esse risco.

      – Miados à mesa: repreenda naquele esquema dedada, barulho e água em último caso. Se a graça continuar, prenda o animal bem longe de vocês cada vez que ele pedir comida, uma hora ele entende que se miar quando as pessoas estiverem à mesa vai ser sumariamente removido. Mas TODOS na casa tem que tomar essa atitude, se um educa mas depois outro fica com pena e não castiga o gato o animal fica esquizofrênico e não sabe o que pode e o que não pode.

      – Eu não vejo problema algum em dormir com gato, mas se você pensar friamente, é meio nojento. É um animal que lambe o próprio cu, que mija e eventualmente pisa no mijo quando está enterrando etc. É bicho, né? Por mais que eu entenda e aceite dormir com bicho na cama, eu sei que é nojento.

      – Nessa área onde ele faz as necessidades dele existe uma passagem livre para o mundo externo? Se existe, pode ser um problema. Não é que gatos sejam desapegados, é que são muito curiosos e qualquer coisa que chame sua atenção (um passarinho, uma gata no cio, etc) vai fazer com que ele corra atras sem medir muito bem as consequências. Já ouviu aquele ditado “a curiosidade matou o gato”? Pode ser que nada aconteça, mas pode ser que um dia dê merda. Se houver esta opção, acho mais fácil colocar um obstáculo que impeça o gato de fugir do que tentar acostumá-lo com a caixa de areia.

      – Se o animal estiver saudável, uma visita ao veterinário uma vez por ano basta para ele tomar o reforço de todas as vacinas.

      – Eu gosto muito da Royal Canin, que apesar do nome, também faz comida para gatos. Mas é cara, é cara pra cacete. Fui ensinada a ter pavor de ração nacional e jamais daria uma ração nacional para um gato meu. Para saber a idade dele basta olhar os dentinhos, um veterinário vai saber te informar. Outra forma de perceber que ele está virando um rapazinho é quando o fdp começar a esguichar xixi pelos cantos da casa.

      – É normal gatos correrem e brincarem, principalmente no período da manhã e no final da tarde. No crepúsculo muito gato surta e corre sem parar feito doido. São períodos do dia que eles ficam com excesso de energia. Filhotes então, tem excesso de energia o dia todo! É normal correr atrás do rabo ou de qualquer coisa que se mova, desde que ele não se machuque, não morda o rabo e tire sangue.

      – O que não se pode dar a um gato: NADA que não seja ração. NADA. O rim do gato é muito sensível e qualquer pedacinho de chocolate pode matá-lo. Se você não for um veterinário ou um especialista em gatos nunca vai saber ao certo o que pode e o que não pode, então, não arrisque. E gato tem que ter sempre comida disponível, caso contrário também pode ter sérios problemas. Dá uma lida neste outro texto que eu fiz falando especificamente de gatos, lá explica melhor: http://www.desfavor.com/blog/2012/01/desfavor-explica-gatos/

      • Foi uma coisa que eu nunca entendi, o meu gato se joga no chão, fica fazendo gracinha e exibindo a barriguinha..mas é so encostar que ele já vem todo godzilla me morder. Eu sei que ele deve fazer essas coisas para agradar e esperar alguma recompensa, mas tem algum lugar específico que eu possa fazer carinho que ele não entenda como ameaça ou nao incomode??

        outra, vou tentar trazer meu gato para o lado da luz e gostar de ficar mais perto da gente (apesar de já ter noção que é quase impossível quando adulto), você recomenda algum tipo de biscoito ou agrado que não engorde o bichano??

        • Mas ele morde de arrancar pedaço ou apenas dá uma encostadinha com o dente? Eu já vi gatos que sentem cócegas e apenas encostam com o dente…

          Comida de latinha, daquelas que parecem um patê, são uma boa recompensa. Os gatos costumam adorar e você compra uma lata e tem recompensa para o mês inteiro. Dá uma bolinha dessa comida bem pequena (do tamanho da sua unha) para cada acerto. Ele não vai acertar tanto a ponto de engordar…

          • Nossa, o meu é a ponto de arrancar pedaço mesmo. Não sei o que deu nesse bicho, a gente nunca maltratou ele..o que eu penso é que, como ele não veio logo depois de desmamar, ele tenha aprendido a ser arisco ou não se deram ao trabalho de acostumar o bicho com humanos.

            Eu vou fazer isso com ele, uma tentativa…tava pensando em dar catnip p ele p ver a reação, mas fico com medo que ele fique mais endemoniado.

            • Pode ser que no período crítica da formação de personalidade dele (sete primeiras semanas) ele não tenha sido acariciado ou manipulado (ou o tenha sido de forma traumática), daí fica esse registro. É bem difícil de reverter, mas com muita paciência e carinho é possível. Eu, particularmente não tolero que um animal me ataque, se fosse meu gato, eu o cobriria de porrada seriamente, mas se você for menos agressiva que eu, suas chances de sucesso serão maiores.

              • Quando ele vem para me atacar eu bato mesmo, não p machucar, mas p ele perceber que aquilo não é tolerável…ele nunca me atacou por nada, só quando alguém, por ex., irritou ele demais e aí ele parte p quem está mais próximo. É foda né

      • – Ele não me morde ao ponto de tirar sangue. Mas pinica um pouco. Queria saber se todo gato faz isso normalmente ou não. Será que é o modo como eu faço carinho ou brinco com ele? Tem uma forma certa ou errada de fazer isso?

        – E como eu faço para saber o sexo de um gato?

        – Tem outro gato, bem maior que ele que as vezes consegue entrar em casa. O meu filhote e ele já se encontraram e o clima não ficou muito legal não. Existe a chance da minha gata morrer em uma batalha ÉPICA (rsrs) entre eles??

        – Minha gata adora subir nos moveis (tipo cadeira, mesa de sala, sofa, cama). Devo reprimir esse comportamento:

        – E o tradicional leite? Frio? Quente? Desnatado? Integral? Devo colocar ao lado da ração? E agua? Tambem deve ficar sempre disponivel? Como evitar que o gato beba agua da piscina?

        – Quanto a castração. Como é que é o processo? É caro? Onde fazer?

        – E por ultimo, NOME!!!

        ALGUEM TEM UM NOME DE GATO LEGAL POR AI?

        • – É comum gato morder quando recebe carinho sim e se não chegar a machucar, se não for com agressividade, eu entendo como parte de uma brincadeira. Observe seu gato, cada gato tem predileção por um carinho diferente: alguns gostam mais no topo da cabeça, outros debaixo do pescoço, outros na lateral do rosto… vai fazendo e observando a reação dele, ele próprio vai te indicar o jeito “certo”. Normalmente quando eles gostam eles relaxam e fecham os olhos, fazem aquela cara de mormaço, sabe?

          – Se o gato for filhote é uma tarefa que requer atenção: as fêmeas tem dois buraquinho bem próximos, o ânus e a vulva. Os machos terão buraquinhos mais afastados (provavelmente ainda não serão visíveis o pênis e o escroto) e serão três buraquinho: ânus, espaço para testículos, espaço para pênis. Na prática, eu sempre erro, para acertar recomendo que você coloque vários filhotes lado a lado e os compare. Ao menos eu só consigo acertar comparando. Se o gato for adulto acredito que não existam dificuldades, né?

          – Sim, um gato pode matar o outro. O gato que entra é da casa ou é um intruso?

          – Depende. Esse comportamento te incomoda?

          – Seu gato já desmamou? Se sim, então esqueça leite. O ser humano é o único mamífero retardado que insiste em beber leite depois de adulto. Não é bom para o gato, sobretudo o leite de vaca, pois a maioria tem intolerância a uma série de substâncias presentes no leite. Uma ração de qualidade vai dar ao seu gato tudo que ele precisa. Ração e água. Seu gato bebe água da piscina?

          – Nome: TICO

          Tico mia na sala, tico mia no sofá…

          • “O ser humano é o único mamífero retardado que insiste em beber leite depois de adulto.”

            Sally, não querendo em certa medida desvirtuar a conversa mas… é realmente verídico que leite faz mal aos humanos? Tinha uma colega minha que vendia herbalife e ooolha… fizeram uma tal lavagem cerebral na cabeça dela no qual ela além de parar de beber leite ficava dizendo pra todos os cantos que leite faz mal e tentava provar lá com uns argumentos que não pareciam muito legais. Enfim, algum biólogo, médico ou nutricionista aqui na república impopular saberia responder essa questão de forma mais… ou melhor, menos burrizifizada?

            E ok, já levando para o caso pessoal, eu bebo leite moderadamente no decorrer do dia e confesso, não me faz mal!

            • Ge, o leite que a gente bebe, certamente faz muito mal, porque de leite de vaca tem muito pouco. É troço químico bastante nocivo. Não sei se o leite fresquinho da vaca faz mal, me falta conhecimento técnico para opinar. Em todo caso, acho sintomático que todos os mamíferos parem de tomar leite e só o retardado do humano insista!

              • A capacidade de digerir lactose depois de adulto é considerada uma adaptação evolutiva do ser humano, uma das últimas que a humanidade teve. Existem alguns grupos isolados que não têm essa capacidade e sofrem com a subnutrição, já que vivem em lugares e culturas onde a comida é muito escassa e o leite faz falta.

            • Gê, não sou nutricionista, mas vou em um gastro (muito bom) e uma nutricionista. O que eles disseram é que poucos seres humanos adultos produzem as enzimas em quantidade necessária para digerir corretamente o leite (lactose vs lactase ou algo assim). Mas a maioria também não chega a não produzi-las (intolerância o/) então tomar um pouco de leite não chegaria a fazer mal (é até bom por causa do cálcio).

              Mas para quem tem intolerância, ou tomar em grande quantidade ou frequência, pode dar diarréia, refluxo ou irritação gástrica.

              De forma geral, melhor obter cálcio de outras fontes, como queijo. Mas tb não vai te matar (exceto se for aquele leite batizado com soda caustica).

              • Intolerância a lactose é causada pela falta da enzima lactase no organismo. As vezes a enzima é produzida, mas não na escala suficiente para digerir a lactose. Nesses casos, se a pessoa quiser comer algo que contenha lactose, é necessário tomar uma cápsula de lactase e aguardar trinta minutos. Tem gente que não produz nada de lactase. Nesses casos, é melhor evitar qualquer produto que contenha até mesmo traços de leite, pois a menor quantidade pode desencadear dores fortes e diarreia.

            • Nhmm bom saber galera, mas ainda assim me restam dúvidas particulares: gente que como eu toma pelo menos 1 copo de leite por dia, a longo prazo faz mal? E em que sentido faz mal? E receitas culinárias que vão leite? [não vamos muito longe, pra se fazer um bolo qualquer vai farinha… E LEITE!] Por acaso provoca alguma reação não agradável a nosso corpo, desenvolve células cancerígenas, obstrui algum orgão ou função importante em nosso organismo ou algo do tipo? Existem tantas diferenças entre o leite de vaca e o “industrializado com soda caustica” de caixinha?

              Eu sei que, e voltando ao assunto felino em pausa: é fato vero! não pode dar leite pra gato adulto pq solta a barriguinha dele! Não reclamem depois se ele começar a cagar diarreia por toda casa.

              • Ge, não sei os efeitos do leite a longo prazo nem sei se existe pesquisa sobre isso, mas creio que em receitas seja menos grave, já que a quantidade ingerida fica menor: ninguém come UM BOLO INTEIRO (exceto Siago Tomir), daí você acaba ingerindo uma quantidade relativamente pequena de leite. Em todo caso, continuo recomendando aquela minha receita de torta búlgara, sem farinha e sem leite.

                • Galera acima, obrigado pelas respostas…

                  E Sally pausa… aquilo lá sim é que é um ECATOMBA de chocolate kkk… tem que comer devagar aquilo pq olha… chega a enjoar!

                  • A torta búlgara é pesada mesmo… mas isso é bom, porque com um pedacinho bem pequeno a gente mata a vontade de comer doce. Quanto menor o pedaço menos se engorda. Melhor isso do que comer metade de um bolo comum.

                • Mas qualquer quantidade de leite que uma pessoa que tem problema com ele faz mal, não importando aonde ele esteja: bolo, cupcake, café com leite, biscoito…

                  • Se a pessoa tem intolerância absoluta, não produz nenhuma enzima, sim. Mas essa não é a regra, a regra é que a pessoa seja “meio mais ou menos”, acho eu.

                    • Até onde eu entendo é isso… Eu tenho intolerância leve, ainda produzo um mínimo dessas tranqueiras aí. Queijo vai bem, não sinto nada. Danone é mais ou menos. Leite, especialmente quente é derrota. Se quiser limpar a barriga pro final de semana é só passar na Kopenhagen e mandar um Capuccino GRANDE. É que nem o Manitol, só que com prazer…

              • Ge, o que eu sei é que o leite, a longo prazo, não faz mal. O que acontece é que tem gente que tem predisposição a se sentir mal ingerindo leite e outros não… E as receitas que vão leite podem ser substituídas por leite de coco, suco ou água, sem afetar a receita.

          • – É um gato intruso que mora na rua. Tem algum jeito de afastar esse tipo de gato? Acho que filhotes ainda não sabem marcar território.

            – Não, pelo contrário. ADORO! As vezes quando eu estou deitado no sofá, ele vem e se deita no meu peito. Abusado(a) o menino(a) não? XD Tem outra quando eu estou trabalhando no notebook, ele vem e se deita no teclado como se não fosse nada. Eu fico olhando para ele e ele fica olhando para mim como uma cara que diz “Que foi?”

            – Já o vi bebendo uma vez e o retirei imediatamente de lá. Fico preucupado pq não posso vigia-lo constantemente. Se bem que a minha piscina é minuscula e eu acho que nem usamos cloro nela, mas mesmo assim…

            – E ainda queria saber sobre a castração.

            – Obrigado pelo nome… XD

            • – Tem que afastar esse gato intruso sim, pois além de correr o risco dele matar seu gato de porrada, ele ainda pode matar seu gato apenas brigando com ele. Gatos de rua podem ter AIDS felina e se eles se atracarem e sangrarem um no outro seu gatinho pode pegar estas e outras doenças. Dá teu jeito: coloca telas nas janelas, coloca algo que impeça o intruso de entrar em contato com o seu gato

              – Se não te incomoda HOJE e não vai te incomodar quando ele for um gato adulto e maior, então não tem problema

              – Fiquei pensando se não tem o risco dele cair na piscina. Sei lá, correr para pegar um passarinho ou coisa do tipo. Talvez seja melhor cobrir a piscina com uma lona.

              – Castração é um assunto polêmico. Vai ter quem te diga para não castrar, mas eu acho melhor castrar. Gatas no cio ou machos perto de uma gata no cio ficam insuportáveis: miam feito bebês chorando, mijam tudo, fogem, brigam… Se o seu gatinho for macho, eu castraria antes de entrar na puberdade, assim você evita que ele fique mijando os cantos da casa.

              – Se não gostar de TICO, pode chamar o gato de Desfavor…

            • Esse gato intruso parece ter o mesmo perfil dos gatos semi-selvagens. Geralmente são gatos machos, que não têm endereço fixo ou ficam muito pouco tempo nele, são um pouco maiores que os gatos comuns, mais agressivos e cheios de cicatrizes. Eles vivem invadindo os territórios de outros gatos atrás de comida e fêmeas.

              Os gatos de casa normalmente evitam filhotes e saem de perto (porque senão apanham da fêmea), esses selvagens matam os filhotes que conseguem achar, pra que a fêmea entre no cio mais rápido. Uma vez aconteceu aqui em casa, um deles aproveitou um descuido da gata e matou dois filhotes, meu pai matou ele a facão.

              Tente manter esses gatos longe, eles andam por uma área muito grande, têm contato com muitos gatos, transam e brigam muito, e vivem tendo arranhões e outros ferimentos, então a chance de ele ter doenças é muito grande.

      • A RoyalCanin tem uma linha Premium pra gatos q costuma ser mais em conta que as super premium que a gente vê por aí, pouca coisa mais cara que as rações ‘comuns’, essa vale?

  • Meu gato deixa marcas de afeição em todos os meus sapatos…

    Mas ele, apesar de ser de rua, aprendeu logo as regras da casa. Não tenho do que reclamar…

    • Eu tenho medo de gatos de rua, acho eles meio selvagens, meio ariscos. Você teve a sorte de pegar um com bom temperamento…

      Espero que o pelo do seu gato seja curto, ninguém merece marcas de afeição cobrindo sapatos de pelo longo!

      • É de pêlo curto mesmo…

        E sim, dei muita sorte. Ele parece um cachorro, me segue pela casa, só dorme depois que eu chego, brinca com os cachorros e ainda avisa se tem alguém na porta. Na outra encarnação ou ele foi cachorro ou foi estilista de sapato, ainda não sei…

          • Não, acho que foi sorte mesmo… Eu sou BEM chata com bicho, sempre acho que eles não tem que “querer” nada. Então TEM que cortar a unha (e quieto), TEM q

            • (falhou)… TEM que deixar escovar, TEM que fazer xixi no lugar certo, etc etc etc.

              Mas acho que o maior mérito é sorte mesmo… Imagina um gato que vivia sendo chutado num posto de gasolina que ADORA ração seca e não come se você colocar comida misturada. E que errou o lugar do xixi só 3 vezes. Já que os cachorros dão trabalho, o gato compensa.

                • Já pensei, mas tinha castrado ele antes… :S

                  Mas foi bom porque ele não fica tentando fugir nem miando. Onde eu moro tem um povo que deixa gato solto (eles tem até coleira) e às vezes eles vem na minha porta. Em uma das vezes eu entrei sem olhar e meu gato mandou um PASSA FORA no intruso. Nas outras eu mesma botei eles pra correr. Só não gosto porque eles fazem cocô no meu jardim. Acho que se a pessoa não queria cuidar, poderia não ter…

  • Uma coisa que eu sempre pensei que já viesse no dna dos gatos era fazer xixi na caixinha de areia. O meu gato veio um pouco maiorzinho, acho que com um mês e meio e assim que chegamos em casa e montamos o ‘banheiro’ ele foi direto fazer xixi.

    Adorei a postagem, só queria ter ideia dessas dicas quando peguei o meu..ele é mega anti social, nunca chegou muito perto p receber carinho, morre de medo de secador de cabelo e acho que sair de casa é a morte p ele.

    • Não vem no DNA, mas vem da observação da mamãe gata. Ainda bem que a mãe do seu gatinho fazia xixi na areia, se ela fosse acostumada a fazer xixi no quintal você teria passado um perrengue…

      Você pode dessensibilizar ele, ao menos diminuir o estresse. Dá recompensas para os bons comportamentos. Muita gente nem tenta por causa do mito de que gato só faz o que quer, mas funciona.

      Outra opção é pegar um segundo gatinho que seja muito dócil, às vezes o gato mais velho entra no ritmo do gato novo

  • Sally legal o texto! Já sabia de algumas coisas de antemão, e só acrescento o seguinte: por experiência própria de quem já teve várias raças diferentes de gatos… eles são temperamentais viu? rsrs
    No mais, apesar de tudo, tenho lá um carinho especial pelos persas. São preguiçosos, dormem o dia inteiro, não dão [muito] trabalho. Ao contrário de um siamês que é mais que rabugento e não para quieto.

    • Eu amo persas, eles são almofadas, você pode fazer o que quiser com eles. Tirando o fato de ter que escovar diariamente para o pelo não embolar, é uma raça maravilhosa.

      obs: conheci uma persa que permitia que a dona passasse o aspirador de pó nela em vez de escovar

  • Então quer dizer que se o gato se esfrega nas minhas pernas, ele gostou de mim? Eu nunca entendi isso. Sério mesmo!

    • Geralmente quando esfregam o corpo eles querem carinho, mas quando esfregam o rosto estão te marcando como sendo “dele”, como um objeto de afeição dele

      • Das duas uma: ou eles querem carinho da pessoa, ou querem algo da pessoa: seja comida, água, ou brincar com ela. Via de regra: gato é sempre interesseiro! rs

        • É verdade, ele quer algo que você tem. Mas não acho que sejam interesseiros, é o jeito deles de pedir. Se você está comendo algo gostoso um cachorro também para e te olha com olhos do Gato de Botas do Shrek

          • O labrador costuma olhar assim. E as vezes tenho a impressão que faz uma cara que parece que eu estou matando ele de fome.

            • Eles falam com o olhar. São séculos de aprendizado sobre como nos chantagear da forma mais eficaz. Gatos emitem miados cujo tom é semelhante o choro de um bebê quando estão com fome, porque aprenderam que esse tom específico é muito difícil de ignorar, já que o ser humano vem com uma programação genética para não ignorar esse som nunca. Animais de estimação são uma linhagem de “filhos da puta chantagistas” profissionais…

                • Nós seres humanos somos muito arrogantes para admitir que nos deixamos manipular por um animal de rabo, mas a verdade é que eles nos manipulam diariamente. E eles só fazem porque a gente dá, se fizessem e a gente ignorasse, nunca mais fariam. Tem como resistir?

                  • A alternativa foi uma pessoa apenas dar a comida ou em caso de desencontro ou atrasos, ligar para checar se esta tudo ok.
                    Mas é malandro, para ele sempre há a esperança.

                    • Eles são pequenos psicopatas peludos, eles sabem o que fazer para nos quebrar. Como muitas vezes são sim mais espertos que a gente (dói admitir que um animal de rabo nos passou a perna, mas é a realidade), eles sempre tentam.

      • Meu humano, miaaauuhhh…

        Teve uma vez que um gato preto fez isso comigo na rua (estava com o dono sem coleira). Eu tenho que admitir que eu gelei quando vi aquela mini-pantera andando na minha direção, me encarando. Passou por trás de mim se acarinhando e só saiu quando dei um cafuné. Eu fiquei impressionada!!

        • Gatos são carinhosos, só que as pessoas estão acostumadas a julgar como única forma verdadeira de carinho e afeto o que o cachorro faz. Gato não é carinhoso da mesma forma que cachorro, mas é carinhoso à sua forma.

          • EU JA ACHO QUE GATOS E GATAS SAO EXATAMENTE FOFOS MAS TEM QUE CONCORDAR COM VC Sally gatos (as) fazem um coco que cheira ruim que vc nem aguenta e da vontade de mata-los ou faze-los limpar com suas proprias linguas né mas pelo lado contrario a gente acha eles um gracinha né principalmente quando eles (as) fazem aquela carinha de gato abandonado né e falando dos caes eles (as) sao uma graça e eles o coco quase nao fede se vc der diariamente e sempre so raçao para eles né eles sao mais deficientes de vdar problemas né mais pelo lado bom e otimo eu adoro amo e gosto muito de todos os animais domesticos que existem no mundo como:cachorro gato coelho raposa tartaruga golfinho borboleta peixe macaco e etc e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: