Ou, como dar a volta em bloqueios na internet. VPN é a sigla de Virtual Private Network, ou traduzindo, Rede Virtual Privada. Com o nosso querido STF ficando mais e mais voraz na vontade de regular a internet tupiniquim, essa ferramenta pode ser algo útil para todos nós no futuro.

Hoje eu não vou discutir a briga entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, temos o texto de amanhã para mostrar o que pensamos sobre o tema. O que importa aqui é que uma das coisas que pode acontecer daqui pra frente é o judiciário brasileiro querer proibir um ou mais sites de serem acessados em território nacional. Se isso acontecer, você já vai ter alguma noção de para que serve e como se usa uma VPN.

Primeiro uma explicação básica: VPN nada mais é do que um “túnel” entre seu computador e a internet, um que passa por baixo do caminho normal que o seu provedor de internet te oferece. Quando você segue pelo caminho normal, o seu provedor brasileiro, seja ele Claro, Vivo ou similares, recebe o seu pedido para acessar um site e te oferece o conteúdo dele.

Quando você usa uma VPN, seu computador (ou celular se você for um plebeu) fala direto a VPN, e a partir dela os dados são enviados e recebidos. Ou seja, seu provador brasileiro não sabe mais o que você está vendo ou deixando de ver na internet. Só sabe, é claro, que você está se conectando com uma VPN.

Quando um juiz brasileiro fica atacado e manda derrubar um site, ele só tem poder sobre a internet brasileira. Se alguém quiser proibir o acesso ao X(Twitter), só pode mandar a ordem para os provedores brasileiros. Aí eles colocam uma regra que impede seus clientes de acessar diretamente o site. Você tentaria entrar no site e não funcionaria.

A VPN faz as coisas funcionarem diferente: seu pedido de entrar no site vai até eles, e eles, que tem computadores ligados em provedores de outros países, conseguem acessar o site bloqueado e te mandar ele pelo “túnel”. Como os dados da VPN são criptografados, nem se a Vivo ou a Claro quisessem, poderiam saber que site você está acessando. Ou seja, a regra do juiz brasileiro não funciona mais.

É literalmente isso que a VPN faz: ela esconde do seu provedor o que você está fazendo na internet. Mas aqui é importante começar a explicar os limites dessa tecnologia. Como VPNs são um negócio que dá muito dinheiro, a publicidade delas está cheia de promessas exageradas sobre segurança e privacidade. O que na vida real é bem mais discutível…

Usar uma VPN não vai te deixar escondido de vez, só vai evitar que uma entidade (no caso o provedor de internet brasileiro) saiba o que você está vendo. Mas a VPN ainda vai saber. Se você quer segurança forte, eu até vou sugerir outras coisas, mas nesse momento tem que ficar claro que VPN só garante que você pareça estar acessando a internet por outro país, nada mais.

Perfeito para burlar um bloqueio da justiça brasileira, mas muito mais nebuloso em outras questões de segurança. Você não está escondido, o seu computador ou celular só parece estar em outro país. Se você cometer algum crime na internet, saiba que ainda é possível te achar. Primeiro que por mais que as VPNs digam que são defensoras da privacidade, se receberem uma ordem judicial para te entregar, evidente que não vão perder todos os negócios num país para te ajudar.

E é claro, grandes coisas usar uma VPN se você ainda está logado e usando sua conta normal de rede social, né? Tem gente que acha que está anônima só por usar a aba de navegação privativa do navegador… evidente que não muda nada se você faz postagem ou publica conteúdo se mostrando. Se a Justiça do seu país está querendo te pegar, usar VPN não te protege.

Com isso bem definido: o que fazer se um site como o X(Twitter) for proibido no Brasil e você ainda quiser acessar?

Você vai ter que usar uma VPN e fingir que está em outro país através dela. Em todas a VPNs você vai precisar instalar alguma coisa no seu computador ou celular, e em todas você vai precisar criar uma conta de usuário. A maioria é paga, mas a maioria usa um sistema de reembolso da primeira mensalidade se você cancelar antes do primeiro mês terminar. Como já está claríssimo que VPN não é para se tornar anônimo, isso quer dizer que você provavelmente vai ter que colocar seu cartão de crédito no site e pagar uma mensalidade. Faz parte. Se você quiser continuar usando, continua pagando, se não quiser, pede reembolso e vida que segue.

E como estamos falando de instalar um programa, não saiam baixando e instalando qualquer coisa que se diz VPN, vá nas empresas mais confiáveis (para não te passar um vírus, porque todas vão te entregar para o Xandão na primeira ordem judicial). As que eu conheço e acredito que não vão infectar seu computador são essas:

NordVPN – https://nordvpn.com/pt-br/

SurfShark – https://surfshark.com/pt-br/

ExpressVPN – https://www.expressvpn.com/pt

ProtonVPN – https://protonvpn.com/pt-br

Private Internet Access – https://www.privateinternetaccess.com/pt/

Se quiser usar, use esses links, que são os reais. Em todas elas você vai ter que escolher um plano, pagar um mês e pedir reembolso antes de 30 dias. Tem outras opções, inclusive com plugins para o Chrome, mas eu não vou te sugerir nada que eu nunca tenha testado ou ouvido falar. Só tente outras se você for nerd o suficiente para saber o que está fazendo.

Você vai criar sua conta, contratar o mês de experiência e instalar o programa deles no seu computador ou celular. Lá dentro eles fazem o programa ser simples o suficiente para qualquer analfabeto digital usar, você vai clicar no maior botão que aparecer e magicamente vai estar em “outro país”. É só isso mesmo.

“Mas não tem nenhuma grátis?”

Tem, mas ou é vírus, ou é cheio de anúncios, ou exige conhecimento avançado. Se você realmente for guerreiro(a) e quiser algo mais complexo, vá no site da OpenVPN e comece a fuçar. Não é para iniciante, você vai poder criar sua “própria” VPN usando serviços da AWS ou da Azure (e se você não entende esses nomes, está na cara que não é para você).

Uma alternativa é usar o navegador Opera que já vem com uma VPN nativa, meio limitada, mas pelo menos é grátis. Quebra o galho só para ver um site. O Opera é um navegador decente, eu sou do time Firefox, mas o Opera é seguro para baixar e instalar (desde que você use o link certo, o que eu coloquei).

Tem outra alternativa grátis: proxies. Eu nem vou entrar na tecnicalidade, mas o proxy é muito parecido com o VPN, e tem sites que te permitem usar isso de graça. Um deles é o Proxy Site. Se você entrar nesse site e digitar o nosso endereço, por exemplo (https://www.desfavor.com/blog/), vai acessar o Desfavor como se estivesse nos EUA ou na Europa, embora muito lento. No Twitter pode ser meio chato porque é mais pesado, mas de graça e fácil é o que tem! Lembre-se de liberar os scripts desmarcando a caixinha para ficar igual a foto.

Para o X(Twitter) especificamente, proxies podem não funcionar. Elão meteu um bloqueio generalizado na plataforma para impedir que sites alternativos como o já falecido Nitter pudessem exibir o conteúdo deles sem mostrar as propagandas ou sem pagar direto para eles pelo uso dos servidores. Proxies são úteis para outros sites como Facebook, Instagram e Google, e mesmo assim, não se anime porque é lento mesmo. Impossível ver vídeos por proxy, tem que ser VPN, e uma das pagas mesmo.

Agora eu vou subir o nível. Se você quer ficar anônimo DE VERDADE… não tem como, 100% não existe na internet. Mas, se você quer um grau de anonimato grande, vai precisar ir para a TOR. Eu tenho um texto sobre isso aqui, mas está bem antigo, então vamos atualizar: você vai precisar de um programa chamado TOR Browser, que é um navegador especial que só se conecta à internet pela rede TOR, uma que faz seus dados serem muito difíceis de serem rastreados.

Você entrar no site do Projeto TOR e baixa o navegador. Ele instala sozinho e depois você só precisa apertar um botão para funcionar como qualquer outro navegador (na verdade é o Firefox modificado para ser mais seguro). É uma VPN hardcore, porque passa seus dados por vários computadores escondendo de onde vem a informação. Se alguém interceptar, não vai saber que computador estava enviando ou recebendo os dados. Mas é lento. Já foi muito mais lento, mas não espere poder usar a Netflix ou mesmo o YouTube de forma decente usando a rede TOR. Use em último caso. Eu deixo acessarem o desfavor pelo TOR, porque nós podemos moderar os comentários, mas a maioria dos sites que permite postar coisas sem moderação como as redes sociais vão ter bloqueios, por motivos de conteúdos imensamente ilegais que as pessoas se sentem seguras em postar quando estão usando TOR.

Para todas as ferramentas, a regra é a mesma: se você não for anônimo, o computador não vai ser por você. Grandes coisas usar ferramentas para esconder onde está o seu computador e usar o seu perfil de rede social, né? Para acessar conteúdos bloqueados, todas essas ferramentas servem, para manter o anonimato, elas são apenas o começo.

E se vir propaganda dizendo que VPN torna seu computador mais seguro, pode rir e ignorar. Elas só servem para mudar o local de onde seu computador ou celular parecem estar, mas ainda é o seu computador ou celular.

Se o Xandão ou o Elão pirarem, vocês já sabem o que fazer. Vou até fazer um PDF desse texto para vocês poderem baixar e deixarem salvo em algum lugar.

Para dizer que dormiu no primeiro parágrafo, para dizer que nem sentiria falta do X(Twitter), ou mesmo para dizer que o dia que bloquearem o PornHub você se revolta: comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: , ,

Comments (14)

  • Wellington Alves

    Fui acessar o site hoje e Teve que ser Com VPN. Parece que o texto incomodou alguém! Estão sabendo de alguma coisa?

  • Somir, e no caso dos vpn que assina junto com planos de antivírus pagos, são bons? Seguros?

    Já vi coisa do tipo seja no Norton antivírus, ou no bit defender: tu assina lá por 1 ano o pacote tal, que vem com a defesa padrão, defesa de hansomware e ainda vpn juntos… Vale a pena?

    • Antivírus é cereja do bolo para boas práticas de uso da internet. Eu vivo há uns 20 anos sem antivírus e nunca tive meu computador comprometido. Eu não gosto de ter mais um programa rodando em tempo real no computador, especialmente porque o Windows já tem um sistema bem decente para te proteger do básico.

      Ou seja, zero experiência com esses softwares.

  • Eu de verdade espero que não bloqueiem o Twitter. A gente sabe como usar VPN, sabe como usar TOR, etc. Mas o brasileiro médio, não. Se sabe, não tem paciência.

    Eu definitivamente não quero o povo do Twitter se alastrando para fora dele, e passando mais tempo nas demais redes sociais.

    • Lembrando que o evento mais danoso da história da internet foi o bloqueio de um fórum nazista nos EUA. Eles espalharam para a 4chan… e até hoje eu acho que isso acabou com Trump e Bolsonaro eleitos.

  • O problema são os doidos que usam VPN e TOR juntos (dica: sua tentativa de ofuscação na verdade te torna um farol ambulante, e faz qualquer um que regula tráfego tentar ver o que você tanto quer esconder).

    Há maneiras de se proteger, e envolvem bem mais do somente VPN ou TOR.

  • 1) Eu avisei que este era tema para todos nós, não queria ter acertado “e menos ainda” há tantos meses…

    2) Do jeito que uns BMs online que ainda dependo em outro tema estão naquelas de “ex-twitter não é maior ainda porque não quer e blá blá blá nem vou sentir falta“, o juiz X “tá podendo e quase podendo +”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: