E se você se arrepender depois?

Já repararam que quando uma mulher diz que não quer ter filhos sempre tem um cerumano para dizer “Não quer? Tem certeza? E se você se arrepender depois?”. Já repararam que quando uma mulher diz que pretende engravidar nunca ninguém cogita fazer esta mesma pergunta? Pois é, queria bater um papinho sobre isso…

“E se você se arrepender depois?” pressupõe que a decisão de não ter filhos é irreversível, algo que você deve ter medo de decidir, pois pode gerar um transtorno eterno do qual a pessoa não pode se livrar. Curioso que as pessoas usem esse argumento apenas para contraditar quem não quer ter filhos, já que ter um filho também é uma decisão irreversível. Então, qualquer que seja a escolha é irreversível e existe a chance de se arrepender depois. Por qual motivo então indagar apenas um dos lados?

Talvez se parta da premissa (falsa) que apenas não tendo filhos você pode se arrepender, pois seria impossível se arrepender de ter um filho, de tão maravilhoso que isso é. Isso não é verdade. O que acontece é que ninguém tem coragem de admitir, nem para si mesmo, que se arrependeu de ter filhos, pois dificilmente alguém tem a maturidade emocional de perceber que isso não quer dizer que não ame muito seu filho. São duas coisas bem diferentes, que a maior parte das pessoas não tem refinamento emocional para distinguir.

Mas, meus amigos, mesmo quando tentam esconder, o arrependimento pode se manifestar de diversas formas nesta vida, inclusive de forma indireta e camuflada. Não é socialmente aceito dizer (e nem ao menos confessar para si mesmo) que filho dá muito mais trabalho e despesas do que você imaginava e que está exausto, arrependido e de saco cheio. Qualquer pessoa que chegue perto de pensar assim vai enterrar isso fundo e se obrigar achar o contrário com as mais diversas gincanas argumentativas. Convencionou-se pensar que se você se arrepende, é por não amar o seu filho, uma bela duma mentira. Mas a pessoa dá sinais disso, ah dá…

Felizmente, o ser humano não é muito competente na hora de esconder sentimentos. Existem atos, posturas e escolhas de vida que, de forma implícita, demonstram sim um arrependimento. Mas há um pacto social de fingir que não vê, pois arrependimento de ter filhos é tabu, ninguém ousaria acusar uma coisa dessas. Um exemplo muito comum que tenho visto são pais surtando pois colégio dos filhos vai entrar de férias no meio de ano. Os pais simplesmente não conseguem suportar, dar conta e entreter filhos dentro de casa o dia todo. Isso mesmo, pais que não conseguem conviver o dia todo com seus filhos, ficam de saco cheio, perdem a paciência, mal podem esperar para as aulas recomeçarem. Feio, né?

Se você fica exausto e de saco cheio de ficar full time com seu filho por vários dias seguidos, não me odeie, mas eu acho que você meio que se arrependeu de ter filhos e não tem coragem de confessar isso nem para você mesmo. Ficar de saco cheio do filho de vez em quando faz parte, mas ficar de saco cheio sempre que tem que passar vários dias full time com ele é cheirinho de arrependimento enterrado.

Nada contra, crianças são chatas e exaustivas, super te entendo, você tem todo meu apoio e compaixão. O que não pode é se sentir assim e continuar fazendo propaganda do quão maravilhoso é maternidade e paternidade, por uma questão de coerência, né? Se você não aguenta seu filho full time por vários dias, não deve ser tão maravilhoso assim, não é mesmo? Você sabe, lá no seu íntimo, que se passar vários dias com seu filho vai ficar de saco tremendamente cheio e louco por um descanso? Então não seja hipócrita. Se você não consegue suportar de boa, muito feliz, 15 dias seguidos o dia todo com seu filho, bem… reflita.

E para você que, assim como eu, ousou ser mulher e não querer ter filhos, algumas considerações sobre essa odiosa frase.

“E se você se arrepender depois?”. Se eu me arrepender depois estarei serena e consciente de que, na época, tomei a decisão racional com base no que eu achava melhor para mim e, como adulta que sou, lidarei com as consequências disso da melhor forma possível. Ninguém morre por não ter filho, ninguém é menos mulher por não ter filho e, calma, não gritem e não desmaiem, ninguém é menos feliz por não ter um filho. Você pode ser menos feliz se tiver um filho e ele morrer, pois já experimentou a alegria que é ficou sem ela, mas quando não se tem filhos, investimos a busca da nossa felicidade em outros lugares, tão válidos e eficientes quanto. Pois é, não existe apenas uma forma de ser feliz. Quem tem filhos por medo de faltar algo, de uma vida incompleta, os tem pelos motivos mais errados do mundo. Medo não pode ser motivo para ter um filho.

Se eu me arrepender, terei orgulho de olhar para trás e ver que não tomei uma decisão importante como essa por pressão social, familiar ou marital. Por mais que, no fim das contas, eu termine a vida achando que foi uma decisão errada não ter filhos, saberei que tive culhões de fazê-lo e, sim, sentirei orgulho de mim, afinal, como eu disse, ter filho por medo (no caso, medo de me arrepender) é muito feio. No contexto social em que vivemos, acho motivo de orgulho ter coragem de não ser mainstream. Nunca tive vocação para fazer o que todo mundo faz e isso me auto-mata de orgulho. Eu não sou mais uma, eu sou eu. Filho é coisa séria, é muito feio dar um passo importante como esse por medo.

Se eu me arrepender depois, posso adotar uma criança. Não acho minha genética nada fundamental nem privilegiada a ponto de ter que passa-la adiante (spoiler: não somos tão importantes). O amor não está no DNA, ao menos, não deveria. Quem faz questão de filho com mesma genética provavelmente está tendo uma criança por vaidade, outro motivo errado.

Se eu me arrepender depois, tenho a opção de focar em todas as coisas que posso fazer justamente por não ter um filho: total liberdade para relacionamentos, poder fazer meus horários como melhor desejar, poder dedicar muitas horas do meu dia para mim e para atividades que eu goste, poder gastar meu dinheiro basicamente comigo e com coisas que eu ame e, acima de tudo, poder decidir o que eu gosto e o que me dá prazer. Pais acabam vivendo em função de filhos e se anulam: gostam de agradar ao filho, o que lhes dá prazer é o que dá prazer ao filho, os programas legais são os programas que divertem o filho. A pessoa esquece o que ela quer, o que ela gosta. Mesmo que eu me arrependa, saberei que levei uma vida investindo em mim, no meu querer, na minha vontade. Isso não tem preço. Quantas pessoas podem bater no peito e dizer que viveram assim?

Se eu me arrepender depois, saberei que arrependimento não basta para me deixar infeliz. Saberei que eu, como pessoa adulta e inteligente, tenho grande capacidade de adaptação e de buscar minha felicidade em diversos lugares, em vez de concentrá-la em outro ser humano, o que, diga-se de passagem, não é saudável e é um tremendo peso para esse ser humano. Dormirei em paz, sabendo que eu sou tão inteira que tenho a capacidade de ser feliz por vários caminhos diferentes, pois a minha felicidade não está em fatores externos como filho, casamento ou dinheiro, ela está dentro de mim, ao alcance da minha mão e eu sei e posso fazer o que for preciso para alcança-la, trilhando pelo mais diferentes caminhos.

Se eu me arrepender depois, muito francamente, talvez baste olhar para o lado e ver minhas amigas, que, em sua maioria, tiveram filhos com as pessoas erradas e pelos motivos errados. Olharei para o lado e vou respirar aliviada por não me encontrar com 40 anos, separada, tendo que recomeçar minha vida amorosa, dar conta de uma criança sozinha vários dias por semana, quase que detonando minha vida pessoal e financeira. Respirarei aliviada por não engolir traição de marido ou casamento sem amor e/ou sem sexo pensando no bem da criança ou no quanto minha qualidade de vida ($$$) vai cair se eu tiver que me separar. Uma rápida espiada à minha volta vai me mostrar que filhos não são esse mar de rosas que unem casais e deixam mulheres plenas. A realidade não é um comercial de margarina.

Se eu me arrepender depois, bem, é a vida. Fiz a escolha que achei mais correta e, como qualquer escolha, sempre há o risco de arrependimento. Mas, que se foda, eu fiz o que eu quis, não é isso que conta? Quão triste deve ser tomar uma decisão importante como a de ter filhos baseada no medo de se arrepender depois? Não, obrigada. Posso ter muitos defeitos, mas medíocre eu não sou.

Não vou fazer filho sem ser com o grande amor da minha vida, sem ser com um pai excelente e emocionalmente maduro, tendo tempo para conviver diariamente (no café da manhã e na janta é mole, assim eu tenho dez filhos!). Não vou ter filhos deixando babá, avó ou creche passarem mais tempo com ele do que eu. Não vou ter filhos sem a mais completa e absoluta certeza de que os quero e que estou com um parceiro que amo e tem maturidade, equilíbrio e inteligência emocional para criar uma criança.

Destas condições, meus queridos, eu NÃO VOU ME ARREPENDER, são as condições que eu considero mínimas para criar um ser humano da forma decente. Acho é questão essencial ligada à minha ética e caráter, sempre vou achar uma maldade que não se faz nem com cachorro: colocar na sua vida sem ter muito, muito, muito tempo e inteligência emocional para dedicar.

Agora eu te pergunto, você que tem ou pretende ter filhos: E se você se arrepender depois? Eu posso buscar fontes alternativas de felicidade, projetos pessoais e profissionais. Posso viajar o mundo, me dedicar a um grande amor, aprender idiomas, dança, estudar, me aprimorar, iniciar uma startup, empreender, dar aulas, fazer outra faculdade, criar gado, virar astronauta. Em resumo, eu posso fazer tudo que eu quiser da minha vida, exceto ter um filho com a minha genética (apesar de sempre poder adotar).

Já você, que vai ter um filho, tem um leque muito menor de possibilidades para lidar com isso caso de arrependa: independente de qualquer coisa, você vai ter que ter um filho como prioridade. Todo santo dia cuidar, educar, alimentar, vestir, dar banho, etc. Você não vai poder fugir disso e vai ter que encontrar sua felicidade com menos tempo, recursos e disponibilidade emocional. Para quem será que o arrependimento vai pesar mais? Não seria melhor a sociedade começar a fazer essa perguntinha cretina para quem pretende ter filhos?

Então, comecem a perguntar para quem quer engravidar se a pessoa não tem medo de se arrepender. Não tem medo de investir uma vida em um filho e ter um filho e ele ser morto pela violência urbana? Já pensou? (parabéns a todos os que criam filhos no Rio de Janeiro por ter sangue frio de assumir esse risco, eu jamais teria). Ou de ter um filho e ele acabar virando um viciado que vai trazer sofrimento e criminalidade para dentro de casa? Ou de tantas, mas tantas outras coisas que podem dar errado. Ao não ter um filho, só uma coisa pode dar errado para mim: me arrepender de não ter um filho. Porém, ao ter um filho, olha, tanta coisa pode dar errado e causar arrependimento, que eu acho prudente que a perguntinha seja direcionada a quem vai ter, e não a quem não vai ter.

Essa ilusão social de que filho é sempre uma benção, de que automaticamente e inevitavelmente você vai amar seu filho e ser sempre feliz não importa o que aconteça e essa suposta garantia de que se você tiver filhos não vai se arrepender é um tremendo desfavor social. No fundo, lá no fundinho, a pessoa sabe que está arrependida, mas não tem coragem de assumir, pois se considera como algo monstruoso, terrível e condenável. Todos nós temos uma vozinha lá no fundo de nossas cabeças que vez por outra nos assopra umas verdades. Há quem chame de anjo da guarda, há quem chame de Deus, há quem chame de inconsciente. Muita merda pode acontecer no caminho, ao contrário do meu caso, onde só pode acontecer uma merda relacionada ao assunto.

Tive apenas uma amiga, uma psicóloga muito bem resolvida, que me confessou que se arrependeu de ter filhos apesar de amá-los muito. Excelente mãe e amava de verdade seus filhos e cuidava como uma mãe deve cuidar, priorizando de verdade. Porém, admitiu que comprometeram sua vida de uma forma que ela não gostou. Acho que ainda vai demorar séculos para que as pessoas se libertem desse medo de julgamento e consigam admitir isso para terceiros e até para elas mesmas. As pessoas precisam ser libertas dessa obrigação de achar lindo ter um filho! Quem sabe aí parem de perguntar “E se você se arrepender depois?” para quem não vai ter filhos e passem a perguntar para quem vai ter filhos.

Para ambos os lados, ter ou não ter filhos, se você se arrepender depois a resposta é a mesma: lide com isso. O que não tem remédio, remediado está. E, convenhamos, é muito mais fácil lidar com liberdade absoluta e menos despesas do que ter que lidar com todas as restrições de um filho. Cá entre nós, meus amores, se tem um arrependimento que deveria realmente assustar, é o de ter filhos, e não o de não ter.

Então, se alguém vier te atormentar com essa falácia de “E se você se arrepender?”, explique para a pessoa que, se você se arrepender, tem todo o resto do mundo para focar e se dedicar e encontrar sua felicidade em qualquer outra coisa – e sim, é possível, não existe uma única forma de ser feliz. Já quem tem filho e se arrepende, carrega essa cruz limitante para o resto da vida, apesar de amá-lo muito.

Do fundo do coração, recomendo que guardem essa perguntinha nefasta para as mocinhas que querem engravidar…

Para se ofender, para se ofender muito ou ainda para se ofender muito mesmo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (96)

  • Com alegria que comento e digo que amei este site!!! Obrigada por proporcionar conteúdo tão confortante, maduro e lógico! Tenho 30, não tenho e não quero jamais ter filhos, porque me interesso mesmo é em ser filha e não tem nada melhor! Dei tanto trabalho a minha mãe coitada, tenho até dó, mas ela me ama tanto que diz que todas as mães passam por isso. Eu a ADMIRO, mas nem por isso acho q ela mereceu passar por tudo isso, ela sim teve vocação pra ser uma mãe incrível, já eu, tenho vocação para ser mãe de gatos e talvez de cãezinhos! Estou no inicio da trajetória, buscando a salpingectomia, quando eu conseguir mando um relato!

    Outra coisa, quando os outros falam eu não falo que não quero ter filhos, eu falo só que ainda não posso, que estou buscando a carreira, que não casei( embora eu não queira casar, mesmo com 7 anos de namoro) , que quando eu casar pensarei nisso.. vou despistando para não falarem nada assim evito estresse! Minha cirurgia só meus pais e meu namorado vão saber sobre, é isso! Vamos seguir nossa vida sem filhos, na paz!

    • Seja muito bem-vinda.

      Existem muitas formas de ser feliz, inclusive sem filhos. Nunca deixe que te convençam de que filho é fundamental. Só você sabe o que é fundamental para você!

      • Consegui! Fiz minha salpingectomia bilateral, removi as duas trompas em uma laparoscopia! O processo demorou dois meses, tive que correr atras de reconhecer os termos em cartório e fazer uma consulta com psicologo para atestar a sanidade mental, marquei a cirurgia e fiz, foi tudo pelo convênio médico, Já fazem 15 dias e eu estou ótima, me recuperei bem e logo volto as atividades físicas e sexuais rsrs. Quem quer fazer que faça, e não fique contando a ninguém, porque as pessoas julgam, só a gente pra saber da nossa vida, ninguém vem pagar nossos boletos né! Boa sorte a todas que estão nessa busca!

  • Bom! Quem se arrependeu de ter filho levanta mão! Eu confesso que me arrependi! Mas agora não tem mais o que fazer! Durante os meus quase 10 anos de casamento relutei e muito a ideia de ter filhos! Até que sofri o maior preconceito na escola que eu trabalhava como professora. Vou viver 100 anos e não vou esquecer as palavras da diretora: estou te demitindo porque você gosta mais de bicho do que de gente . Os alunos reclamaram disso! E que é por isso que vc não tem filhos! Eu tentei explicar que não era bem isso! Que eu não tinha filhos porque eu não conseguia engravidar e tals! A verdade é que com uns cinco anos de casamento eu realmente tentei engravidar e não consegui e desisti toquei a vida pra frente! Eis que engravidei ano passado no pior momento da minha vida ! Eu estava desempregada, meu irmão caçula estava na UTI! Ainda fui julgada por doar sangue pra ele sem saber que estava grávida! Me julgaram por ter sofrido daquela forma pelo meu irmão afinal eu tinha que saber que estava grávida! Passei por todos os transtornos da gravidez! Uma bosta! Uma prisão de ventre horrorosa ! Azia! Tudo de ruim! E depois de 15 horas em trabalho de parto ainda tive uma cesárea! Um desespero pois eu só me preparei para o parto normal! Sai da maternidade com as pernas iguais a de um elefante e a barriga enorme! Outro detalhe os recém nascidos dormem direto durante os 15 primeiros dias, depois o inferno começa quando cai o umbigo! Um inferno chamado cólicas! Aí! A pobre da mãe que já tá se recuperando da cesárea não pode comer mais nada! Pois tido provoca cólica no bebê! E o bebê chora a noite toda vc não dorme! Aí aqueles filhos da pura! Que falaram que ter filho é “maravilhoso ” com 3 meses passam as cólicas! Porra! 3 meses sem dormir! O foda pra mim! E que passou o raio dos 3 meses e o menino continuou chorando! Depois descobrimos que ele tinha refluxo causado por uma alergia a proteína do leite de vaca! Foda gastamos dinheiro com médico, remédios! Até que passou ! Hoje ele está com 6 meses uma graça de bebê dorme durante toda noite agora! Eu e o meu marido voltamos a fazer sexo por agora! Continuo desempregada, estou praticamente careca! Unhas sem fazer! Não tenho tempo pra nada! Sair de casa e uma odisseia! E a pessoa que mais me julgam quando ouso sair de casa sem o bebê e a minha própria mãe! Eu sempre falo estou deixando ele com o pai não é com nenhum estranho ! Quando vc se torna mãe perde o direito de fazer qualquer coisa sozinha! E julgada por todos o tempo todo! Se eu disser que não me arrependi estaria mentindo! Mad coloquei um ser humano no mundo e ele é minha responsabilidade! Vou ser a melhor mãe que eu puder! Quero deixar um bom ser humano no mundo! Não tenho grandes expectativas em relação ao meu filho! Não espero e nem acho que vai corresponder a nada! Mas vou tentar educa-lo na melhor forma possível! Eu até tenho vontade de falar a real para pessoas sobre ter filhos: que é uma merda, cansativo pacas! Mas isso é um tabu social! Quando me perguntam se é bom ser mãe? Esboço somente um sorriso amarelo!

    • Ter fihos por pressão social é um erro.

      Para quem realmente quer, as dificuldades da gestação não devem ser um impedimento.

  • Amei o texto Sally e também li todos os comentários, é muito chato as pessoas ficarem perguntando quando vc vai ter filhos, é muita pressão da sociedade, eu não aquento mais isso, as pessoas tem q respeitar a minha escolha de não querer ter filhos. Tenho vários motivos para não querer ter filhos, mas eu creio que o principal é que eu não sinto vontade de ser mãe, eu não quero ser mãe e pronto. As pessoas acham q nenhum dos meus motivos justifica. E eu já ouvi cada absurdo, q vcs nem imaginam, as pessoas tem filhos por motivos errados e egoístas. Por isso vou fazer laqueadura e não quero q ninguém fique mais falando besteiras. Eu posso ser feliz sem filhos, eu sou uma mulher realizada sem filhos. É bom saber que tem gente q pensa como eu!

    • Pessoas fazem filho sem ter dinheiro para isso, sem ter estabilidade emocional, sem amar o parceiro, sem ter o mínimo do mínimo para a criança nascer em um lar funcional. E ainda julgam quem pensa diferente. É lamentável.

      Se você encontrar alguém que faça uma laqueadura em uma mulher sem filhos, por gentileza, me passe o contato!

  • A questão é que a escolha de não ter filhos incomoda terceiros.
    Imagine um casal sem filhos, bem-resolvidos, estáveis , ambos compactuam do mesmo objetivo e são felizes com uma vida mais livre: podem mudar de estado, país, sem pensar duas vezes, podem desfrutar de momentos a dois com mais frequência, finais de semanas tranquilos, podem chegar a ter independência financeira, as viagens são mais simples. As coisas são mais simples. Claro que isso não é a regra, a vida a dois por si só já é desafiadora, mas imagine tudo isso somado com filhos.
    Daí um casal com filhos, que pode até se dar bem, precisa abrir mão do seu tempo, não descansam final de semana, a intimidade não é como antes, por que ter filhos demanda tempo.
    Inevitavelmente por mais que a pessoa goste da maternidade/paternidade, como humanos vendo pessoas que não tem filhos vivendo felizes, eu acho que rola um certo incomodo.
    Tipo- eu abri mão de várias coisas e agora estou aqui. Não acho que elas não gostem de serem pais, mas se chega ao ponto de se incomodar, elas não estão seguras de suas escolhas. Por que se fossem de certo felizes, não estariam dando palpites, e reforçando a todo momento que filhos são a melhor coisa da vida delas.
    Outra coisa que observo nas redes sociais, as pessoas que tem filhos, postando somente coisas dos filhos. Algumas pessoas não conseguem cultivar outros interesses- arte, cultura, música, hobbies, a vida dela se resume a postar foto da criança, ela perde sua individualidade. E se torna desinteressante.
    De verdade, conheço pouquíssimas pessoas bem-resolvidas, reclamam a todo momento dos gastos, do cansaço. Amam seus filhos, mas o fardo acaba sendo pesado.
    Que bom a gente assumir que não temos vocação, desejo e vontade de seguir esse caminho que é esperado socialmente. Muito obrigada !! =D

    • Verdade, quando casais com filhos olham para casais sem filhos, percebem tudo que poderiam ter e se ressentem. É preciso uma supercompensação, hipervalorizar o filho para aplacar este sentimento. E sim, pessoas com filhos costumam esquecer do que gostam, do que querem, e se dedicarem a si mesmas.

  • Tenho 19 anos e nunca quis ser mãe. Houve uma época em que pensava nisso, puramente por pressão da sociedade em colocar na nossa cabeça desde pequenas que nossa vida é crescer, casar, ter filhos e felizes para sempre. Até que acordei há alguns anos. As pessoas costumam perguntar QUANDO e não SE, e respondo simplesmente que não quero nunca. Usam as frases mais clichês possíveis: “Mulher nasceu pra ser mãe”; “Isso é uma fase”;”As que dizem isso são as primeiras a terem”;”E se seu marido quiser?”… E por aí vai, isso quando não ofendem dizendo que estou louca, que preciso de ajuda, que tenho problemas com traumas, alguma carência. Por Deus, quando vão entender que filho não é um pré requisito essencial pra uma mulher ser feliz? Sou uma pessoa normal, faço faculdade, trabalho, sou voluntária em uma ONG de proteção animal (e esse é o principal ponto de ataque “amor por animais é falta de filho”). Não sinto falta de nada, e tenho certeza que não sentirei, gosto do que faço, faço por amor e pelo que acredito, tenho tantos projetos de vida, um mundo pra “conquistar” e as pessoas insistem em limitar o meu mundo a uma criança, e olha… Nada contra crianças, já cuidei de várias, tenho uma irmã pequena, brinco, gosto, e exatamente por saber da realidade, escolhi não abraçar pra mim, não dá, eu não seria feliz, sempre amei e amo minha liberdade, nem a relacionamentos gosto de me prender. Por ter absoluta certeza da minha decisão já criei uma poupança pra daqui uns anos fazer minha laqueadura, sei da dificuldade que é e sou muito organizada e gosto de planejar tudo, então já to me preparando. Eu cansei de rebater e agora fico na minha, não vale a pena, mas as pessoas e a sociedade em geral atacam de uma forma… Parece que somos monstros, não faz sentido: é uma simples escolha

    • Tentei fazer laqueadura pagando particular, pagando o dobro, implorando… Se você não tiver filhos, é muito difícil fazer no Brasil.

  • Vanessa Araujo

    Obrigada, obrigada, obrigada.
    Tô me sentindo de alma lavada ao ler seu texto. Porque é muito cansativo tentar levantar essas reflexões no dia a dia. Saber que não tô sozinha, que tem mais gente que tem a coragem de questionar isso, é um alento.

    • Vanessa, melhor não comprar essa briga no dia a dia, as pessoas simplesmente não respeitam. Mulheres com filhos parecem querer te levar para a mesma realidade delas, talvez por pavor de se depararem com o fato de que dá para ser feliz sem filhos sim. Desabafa aqui com a gente e deixa essas pessoas em seus mundinhos…

  • Texto maravilhoso e sensacional!
    No momento presente vivo um grande dilema em minha vida, porque sou casada a 11 anos e graças a Deus NÃO tenho filhos. Mas minha vida ta ficando um inferno porque meu marido quer muito ter filhos e eu nunca quis.
    Perdi as contas das inúmeras vezes que isto trouxe muita discussão entre nós e pior que eu sinto que estamos chegando no fim da linha e cada um vai ter que tomar seu rumo. Eu não aceito ter filhos por imposição de alguém e isto está fora de negociação. NÃO entendo como pessoas sem a mínima condição financeira ou emocional façam tanta questão de ter filhos só porque os outros tem… Enfim…isso foi mais um desabafo.

    • Kelly, já passei por isso e sei bem a dor que é. Lamento muitíssimo te dar este conselho, mas aqui vai: não fique com um homem que 1) não respeita uma negativa sua e 2) tem um projeto de vida diferente do seu. É duro abrir mão da pessoa que você ama, mas, mais duro é ficar em uma relação onde um dos dois está infeliz

    • Infelizmente é isso mesmo! Tenho uma amiga que nunca quis ter filhos mas por imposição do marido e da família engravidou… vejo á frustração estampada na cara dela mas agora vai ter que ir até o fim. Ela NÃO TEM PERFIL PARA SER MÃE! Fiquei com muita pena dela!Coitada!

  • Que texto SENSACIONAL! Fiquei inclusive surpresa pelos poucos comentários de ódio das pessoas aqui.

    Meus motivos para não ter filhos são bem claros: Não acredito que tenha uma genética espetacular para espalhar pelo mundo, vivemos num mundo muito escroto, crianças inocentes não o merecem; tenho TANTA coisa pra realizar ainda, tantos sonhos, tantos projetos… ter filho seria limitação demais.

    E claro, se mais tarde eu me arrepender: Eu adoto! Simples assim.

    • Mesmo que não fosse possível adoção: se a gente se arrepender depois, encontramos outras formas de felicidade. Minha Gente, não existe uma forma só de ser feliz não, filho não é a única resposta!

  • Tenho 21 anos e desde os 14 que já tenho mais que fixado na mente que não quero ter filhos.

    Ousei falar isso pra algumas pessoas e já desejaram que eu engravidasse de trigêmeos. Disseram “Mas como assim não quer ter filhos? Filhos são bençãos. Você é egoísta, só pensa em você. Quem vai cuidar de você se ficar velha e sozinha? Espero que tenha logo trigêmeos”.

    Primeiro, cortei relações com a tal pessoa imediatamente e, segundo, notem a contradição na frase da pessoa, pois de acordo com a lógica da dita cuja eu sou egoísta (egoísta com quem? com alguém que não existe?), mas tenho que ter filhos para cuidar de mim como se fossem enfermeiros, depois que filhos são bençãos, mas me deseja logo 3 como forma de punição e castigo por eu ter ousado não querer ser mãe.

    Outra coisa que me irrita profundamente é o fato de que sempre somos muito novas pra tomar uma decisão como essa. Não importa se você tem 15, 20, 25, 30, 80 anos de idade, você sempre vai ser muito nova e imatura pra decidir que não quer utilizar o seu útero pra produzir alguém.

    E faço das suas as minhas palavras. SE eu me arrepender essa será uma decisão única e exclusivamente minha e eu lidarei com isso. Pelo menos vou ficar com a consciência mais que tranquila de saber que não coloquei ninguém no mundo por pressão social ou medo.

    Não tenho o tal instinto maternal, não sou nem um pouco fã do universo infantil, não estou disposta a me anular em prol de alguém, quero cuidar apenas de mim, ser responsável apenas por mim. Tenho plena e absoluta consciência de que estou certa, pois no momento é isso o que quero pra minha vida.

    Ter filhos é uma decisão muito séria. Colocar alguém no mundo não é colocar um brinquedo que quando você enjoa é só deixar ali de lado e pronto. É ser responsável eternamente por alguém, é formar alguém, é educar, é cuidar… enfim, tantas coisas.

    Não acho que pessoas que não querem ter filhos, em especial mulheres, tenham que ficar 24 horas por dia justificando essa decisão como se tivessem fazendo algo errado. Isso é uma decisão que cabe apenas a cada um e como tal apenas cabe apenas a pessoa que assim o decidiu.

    O que falta pra muita gente é se colocar mais no lugar do outro. “Ah, mas eu tive e comigo foi assim e assim”. Ok, meu anjo, com VOCÊ a experiência foi assim e assim e isso não quer dizer que com todos os outros bilhões de habitantes também será, não significa que todas as pessoas terão a sua experiência. Nesses casos, recomendo que cuidem das suas vidas (e dos seus úteros) e deixem os outros em paz.

    PS: Desculpa pelo textão, mas eu precisava desabafar.

    • Seu desabafo é muito bem vindo, mulheres tem que poder dizer tudo que você disse sem serem recriminadas por isso.

      Cheio de “empoderada feminista” por aí que recrimina quem não quer ter filhos, totalmente contraditório. Aqui é espaço seguro, pode desabafar.

    • Cristina, nossa, vc disse tudo o que eu digo a todo momento. Quero ser sua amiga hahahah
      Essa coisa da idade é de longe o que eu mais odeio!
      Uma mulher que quer ter filho aos 20 é madura pq quer ter, mas eu com 27 não tenho maturidade pra dizer que não quero!

  • Sally, este é o texto que eu gostaria de ter escrito. Penso exatamente como o que foi colocado nele, sem tirar nem pôr. Impecável. Parabéns.

    • Obrigada, Maíra. Passe adiante, deve ter muita mulher por aí sendo crucificada por algo que é apenas uma escolha pessoal, quero que elas saibam que não estão sozinhas.

  • Pra quem não quer ter filhos, não se arrependeu e quer fazer laqueadura

    O pessoal do grupo do face :Laqueadura: Quero, posso, mas me impedem, publicou nomes de alguns médicos que fizeram laqueadura em mulheres sem filhos. Segue a lista:

    Dr Eduardo de Oliveira – Uberlândia

    Dr. Wagner Mendonça, em Araraquara (SP)

    Dr Ricardo S Scharz
    Rua Alferes Poli, 405,cj 302,
    Rebouças, Curitiba PR
    Telefone: 41 30152930

    Dra Thais Faria Koch SAMPA

    Dr. Rogério Luiz Coutinho, Belo Horizonte, SUS

    Instituto de saúde da mulher.
    3273_1950
    Dr. Geraldo Henrique Ribeiro BH
    Plano Unimed BH

    Sérgio Galbinski- Porto Alegre – RS CONVÊNIO E PARTICULAR

  • Obrigada pelo texto Sally. Nesta semana tive que conversar com a psicóloga que atendeu meu marido (não temos filhos e ele irá fazer vasectomia). Impressionante eu ter que explicar que não preciso parir para me sentir feliz. Falei o que você disse ali no meio, existem muitas formas de ser feliz, no meu ponto de vista, eu não seria feliz com filhos. Tenho amigas que se dizem felizes com filhos, mas vez ou outra curtem ou comentam postagens falando que estão mortas, exaustas, sem dormir há meses, sem tomar banho direito, e eu fico observando e pensando: Isso é felicidade? Desculpe, eu passo a bola pra outra!

    • Minha ideia de felicidade é bem mais sofisticada do que limpar cocô, xixi, nariz escorrendo e fazer programinha de criança no final de semana. Eu tenho o mundo para conquistar!

      • Foi o que falei! Mas achei absurdo ela supor logo de cara que meu sonho era ter filhos e que meu marido estava “precipitado”. No fim, deu tudo certo. Mas não achei certo eu ter que ir numa consulta para emitir um laudo para outra pessoa tendo que explicar que não vou condicionar minha vida à outra pessoa, rs.

        • Quer chorar? Se você for casada, pela lei, precisa de uma autorização por escrito do seu marido para ligar as trompas, enquanto que ele pode fazer vasectomia de boinha sem que você sequer seja perguntada.

          • Para pensar: se seu marido quiser ter filhos, e você não, ele poderia procurar outra para realizar o seu “sonho”? Você, mulher, flexibilizaria o dever de fidelidade que ele tem para contigo, e aceitaria um “estranho” na sucessão de seu marido?

  • Eu nem argumento mais quando alguém vem me questionar sobre o possível arrependimento da escolha de não ter filhos.
    Ninguém tem absolutamente nada a ver com o que eu escolho pra minha vida e, logo, não devo nenhum tipo de satisfação.
    Pra falar a verdade eu evito anunciar que escolhi não ser mãe pra não dar margem pra debate.
    Mas sempre acontece da pessoa perguntar quando vou ter filhos, eu dizer que não quero filhos e a pessoa perguntar o pq. Eu me limito a dizer que tenho vários motivos mas que não quero falar sobre isso. Pronto, acabou a história e todos somos felizes!
    Isso também é engraçado né… Perguntam QUANDO eu vou ter filhos e não SE eu vou ter filhos, como se fosse algo que, obviamente, eu VOU fazer. Só tenho que informar a data… Rs!

    • A verdade dói. Eu costumava explicar a verdade: que acho um absurdo colocar filho no mundo para deixar com outra pessoa o dia todo enquanto eu trabalho, que acho criminoso deixar criança em creche, com babá ou com avós. As pessoas super se ofendiam. Parei de falar.

  • Um dos meu últimos romances acabou por conta de um “maior sonho da minha vida é ser pai” dito a queima roupa em uma conversa, como a minha decisão nesse assunto não é negociável não ia perder meu tempo nem o dele.
    Mas pior é o discurso “vontade de deus” … quando na vdd é falta de planejamento familiar msm.

  • Tenho filhos, mas levo uma vida bem confortável, impulsionada e motivada por todos eles.

    Porém, fato é que, subjetividades à parte, não há objetivamente conforto no mundo que substitua ter aberto mão de si mesma no ápice físico e profissional, trilhando o caminho do sucesso. Do sucesso, mas não propriamente o meu.

    O irônico é que provavelmente tenha o dobro ou o triplo de patrimônio do que teria se me mantivesse sem filhos. Mas certamente terei de metade a um terço da saúde, um quarto de cultura e de vivência que esperava ter nessa fase da vida e muito menos disso de tempo para desfrutar efetivamente de qualquer centavo disso.

    Patrimônio é o de menos nesse rol de coisas que poderiam te levar a uma trajetória que você jamais terá chance de imaginar como seria…

    • É uma escolha, onde se abre mão de algumas coisas para ganhar outras. Cada um sabe de si e qual escolha lhe faz mais feliz. O problema é essa romantização de quem acha que filho só agrega felicidade. Filho implica em renúncias, como você bem citou.

      • Não diria propriamente ganhar outras, seria mais algo como dispor de abundantes meias experiências. Por exemplo, um casal conhecido sem filhos fez uma única grande viagem (velejando meses), mas nela fez o que quis. Aqui todo ano seria Miami, Orlando, ou qualquer outro roteiro batido, para abarcar o que agrade a todos para te dar paz de espírito. E por aí vai…

  • Ter filhos e uma forma de escravidao….O pior e quando as pessoas dizem: voce vai ficar sozinha na velhice buaaaa….

    • Nada garante que, mesmo tendo filhos, você não fique sozinha na velhice: filhos morrem, filhos se mudam para outro continente, filhos viram as costas para os pais. Se apenas esse é o motivo, me parece pouco para colocar um ser humano no mundo.

      • Esse pessoal que acha que os filhos sempre cuidarão dos pais na velhice nunca visitaram um asilo. Quando visitei um asilo não encontrei ninguém sem filhos por lá.

        • Filho morre, filho se muda de país, filho constituí sua própria família e joga os pais em asilo. Filho não é garantia de NADA.

  • Também acho que não é nenhum mérito ter filhos, qualquer zé ninguém tem filhos. Eu também não quero ter filhos e as razões são muitas! Moro em um país subdesenvolvido de merda, que tipo de pessoa coloca filho num país ferrado como o Brasil? é pedir pra criança sofrer. Eu só teria se fosse rica, morasse em um país decente, com um índice educacional excelente, com qualidade de vida, sem favelas, etc. Só lamento pelas crianças. Penso da mesma forma Sally, pena que temos ouvir essas imbecilidades.

    • Curioso que sua opinião é extremamente sensata, racional e lógica e, no entanto, as pessoas criticam muito e desvalorizam quem faz esse tipo de colocação. Nunca vou entender, acho que estamos à frente do nosso tempo. Bonito e normal é ter um siricotico hormonal carente e colocar um filho no mundo por motivos pequenos.

  • Ser pai ou mãe, hoje em dia, está muito caro!

    Alem disse, trazer filhos pra esse mundo cruel chega a ser meio egoísta.

    • Ivo, eu juro, juro muito, não compreendo como as pessoas podem ser irresponsáveis e cruéis de colocar um filho no mundo no Rio de Janeiro. Continuo abismada. Talvez o problema seja comigo, talvez eu leve a vida muito a sério.

      • Não há nada de errado ou exagerado com sua opinião. Aliás, tem como não levar a sério um assunto tão sério?

        No Rio de Janeiro só?

        E aqui? Hum…

        Me deixe quieto.

      • Era uma mulher ^^, figuras colecionáveis são muito valiosas pra quem as coleciona, todo colecionador morre de ciume dos seus action-figures. Uma criança tocar é um pesadelo!!! E não é nem coisa de criança, muito menos só de homens

        • Eu li que foi com um homem…

          A questão vai muito além de ser um brinquedo ou não. Mesmo que fosse: se é meu, eu determino quem pode mexer e quando. Criança na minha casa se porta conforme as minhas regas ou não entra.

  • Eu não sei se estou vivendo em um mundo paralelo ou se meu círculo social é esquisito mesmo, mas ultimamente eu tenho visto muitos homens pressionando mulheres para terem filhos. Amigos querendo ter 3, 4, 5 filhos e as namoradas HORRORIZADAS.

    • O meu ex marido queria muito , mas eu coloquei a condição de acabarmos com dívidas e ter uma casa própria . Resultado: Não tivemos . Ele se juntou com outra q teve e não deu certo. Ele é pai de 15 em 15 dias . Posta foto em rede social e paga uma pensão ridícula. Já tem outra e a infeliz tá gorda e fingindo que pelo menos tem um amor verdadeiro. A maioria quer ter Pq na verdade sabe q o mais pesado fica com a mulher Pq do jeito q são práticos a memória teria filhos se fosse atrapalhar sua vida financeira, seu corpo , vida sexual e social.

      • Eu tenho muita pena dessas mulheres que fazem filho com um homem que não é um bom pai e um bom marido, deve ser uma solidão muito dolorosa.

        • Acrescente aí, no lado oposto da coisa, os problemas psicológicos possíveis causados pela dor da solidão e do abandono por um pai que nem te quer direito…

    • Claro né. Eles não vão passar 9 meses barrigudos, não vão parir, não vão passar meses trancados em casa com uma coisa pendurada na teta, em caso de separação provavelmente não vai ficar com eles… Se eu fosse homem ia querer uns 10.

  • E ainda existe a possibilidade de você vir a ter um filho com algum tipo grave de deficiência física ou mental e ter que forçar o coitado a viver uma vida de sofrimento e sem sentido (e você vai ter que dedicar muito mais tempo de sua vida pra ele). E tem também aqueles pais que colocam filhos no mundo como se fossem um plano de previdência (“e quem vai cuidar de você quando você estiver velho?”), arrrgh!

    • Sim, um filho com deficiência implica em uma criança que não cresce nunca, que precisa de ajuda para o resto da vida. E cansei de ver pais que tratam filhos como “algo para chamar de seu” e no final das contas os filhos vão para outro país ou simplesmente viram as costas para os pais e a pessoa fica sem o suporte esperado.

    • A melhor que eu escutei foi “você tem que ter filho pra ter alguém pra deixar seu patrimônio”.

      Na época eu respondi que o meu patrimônio eu vou dilapidar alegremente em vida, mas hoje em dia eu diria: “que patrimônio, cara-pálida?”

  • Vejo você se preocupando demais com esse assunto atualmente. Como se verbalizando e reafirmando o sentimento, você estivesse tentando afastar pensamentos contraditórios. Caso tenha vontade, não se prenda à sua vontade pregressa. Sentimentos mudam, evoluem ao longo de nossas vidas. Todos que lhe importam entenderão. Abração.

  • Odeio esse pessoal que se intromete na vida alheia e quer influenciar em uma decisão tão pessoal como essa… Se vc nao quer ter filhos, isso é algo que remete apenas a você e mais ninguém, se vc se arrepender quem vai ter que lidar com isso é vc e mais ninguém… Mas naaao, fulano se acha importante o suficiente para se meter em escolhas pessoais. Ora foda-se.

    • A pessoa ser sem noção eu entendo, o que não compreendo é por qual motivo é sem noção seletivo, assume que quem não tem vai se arrepender mas nem cogita que quem tenha se arrependa.

      • Eu acho que é algo social, a pessoa já botou na cabeça desde novo(família, amigos, televisão influenciando) que tem que ter filhos pra ser feliz que nem se questiona que pode se arrepender dessa escolha, ou então passa pela cabeça da pessoa isso e ela não aceita e se agarra a opção confortável… Tipo acreditar em deus

        • Verdade, deve ser um conforto acreditar que existe uma receita certa e infalível para a felicidade, isso tira muita responsabilidade das costas da pessoa!

  • Perguntinha burra que já me fizeram, mas fiz questão de responder. A qualquer momento, qualquer pessoa pode ter filhos, basta adotar! Então qual a lógia de dizer que vai se arrepender de não ter tido? E quem teve filho e se arrependeu faz o que? Daí a pessoa que peeguntou ficou caladinha sem resposta.

    • Tem gente que acha sua genética tão maravilhosa e especial que não considera adoção uma opção, pois faz questão de um filho sangue do seu sangue. Spoiler: geralmente são pessoas muito feias que nem deveriam passar seus genes feios adiante.

  • Eu adoro meus afilhados e sobrinhos e o melhor de tudo é q nunca perdi uma noite de sono por causa deles . Começou a encher o saco devolvo para os pais . Sinceramente , não quero ter filhos , não quero educar , não quero gastar mais que um presentinho no aniversário e nem quero deixar de levar uma vida confortável e despreocupada. Texto excelente , mas nem me dou ao trabalho de responder as perguntas sobre isso.

  • É como eu li em algum lugar certa vez: algumas mulheres querem ter filhos, outras querem ser mães.

    Também vale pra homens, é claro, mas nesse Brasil latino movido a novela e fofoca, é mais comum as mulheres se pressionarem a “dar um filho homem” pro maridão.

    • Tudo que vejo é mulher pressionando marido pra ter filho e marido meio que “ah, ok, tanto faz”. O chumbo grosso é na mulher mesmo: gestação, licença maternidade, amamentação, etc. É ela quem mais vai comprometer sua vida tendo um filho. No final das contas, o homem arruma uma amante, ou separa e arruma uma namorada.

  • Já vi mães dos dois tipos: as que comemoram quando as férias dos filhos acabam e, mais recentemente, as que acabam de ter bebê e mesmo estando em casa exigem baba o dia todo pra ficar cuidando. E nos dois casos elas dizem que tem que ter filhos sim, que é tudo de bom e maravilhoso e nunca foram tão felizes. Porra, se a pessoa não consegue se dar ao trabalho de passar um dia cuidando da própria prole sozinha é porque não deve ser tão maravilhoso, né?

  • Bem… se não tem filhos, tenha projetos. Muitos. E amigos. E familiares próximos. E sobrinhos, que possam um dia substituir essa “vontade”, até ela passar.

    Só não reclame, no futuro, que não tem nada (nem ninguém) para chamar de seu.

    • Admitindo a minha inferioridade moral, também gostaria de ter um filha(o), mas somente na hipótese de ele ser saudável, respeitoso, educado, humilde e minimamente comprometido com a vida. Infelizmente não é possível prever a ocorrência de uma hipótese desejável que depende de inúmeros fatores para concretizar. Por isso não terei, pois para mim, o sacrifício de cuidar, educar e conviver com um ser humano em formação não compensaria o risco de se aventurar no universo das probabilidades de realização das nossas egoicas projeções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: