Skip to main content

Colunas

Arquivos

Golpe baixo.

Golpe baixo.

| Sally | | 46 comentários em Golpe baixo.

Não tem como não falar do elefante branco na sala. Vamos conversar sobre os eventos do último final de semana?

Para começo de conversa, uma questão conceitual básica tem que ser esclarecida: “golpe” ou “tentativa de golpe” não se aplicam aqui. Longe de mim quer livrar a cara dessas pessoas, cometeram muitos crimes, mas tentativa de golpe não foi pois faltou o requisito mais importante: uma liderança que reivindica o poder para si.

O que vimos foi um bando, um grupo de pessoas ensandecidas, sem intenção alguma de tomar o poder, apenas de fazer arruaça, vandalismo e baderna. Se você acompanha este movimento desde o seu nascimento, sabe que a reivindicação deles é basicamente “façam alguma coisa”. Pedem para que o exército intervenha, pedem para que Bolsonaro intervenha e pedem até para que alienígenas intervenham. Eles em si não fazem nada além disso: tumultuar.

Eles não querem o poder, eles querem que Lula não esteja no poder. Chamar de “golpe” é dar um status superior ao que essas pessoas têm, pois é preciso ser minimamente inteligente e organizado para arquitetar um golpe. Estamos falando de pessoas que invadiram um espaço, quebraram tudo e defecaram por cima. Então, por gentileza, parem de chamar de golpe ou tentativa de golpe. Ninguém defeca por cima do que quer pegar para si.

Dito isto, vamos retomar a nossa postura do ano passado: não adianta ficar falando mal dessas pessoas, dizer que são isso, que são aquilo, que fizeram isso, que danificaram aquilo. Todo mundo já sabe. Todo mundo já viu. Elas deram todas as provas de insanidade, falta de discernimento, burrice e do cometimento de crimes que vocês possam imaginar. Não chova no molhado. Não gaste energia apontando as falhas dessas pessoas para serem contrapontos para a sua virtude. Você é melhor do que isso.

Em vez de focar em apontar como são _________ (malucos, criminosos, burros ou o que mais você queira chamar), vamos focar em responder as três perguntas que realmente são importantes: 1) Quem facilitou as coisas para que isso aconteça? 2) Como os envolvidos serão punidos? e 3) O que farão para que isso não aconteça novamente?

O foco de vocês tem que estar todo nisso, se o interesse é conter essas pessoas e melhorar o país. Se o seu interesse é desfilar virtude e superioridade, você pode voltar para os medíocres mantras “eu avisei”, falar mal de bolsonarista e se posicionar contra o óbvio. Caso contrário, cobre os três itens acima, faça disso uma discussão pública.

Sobre o primeiro item, quem facilitou as coisas para que isso aconteça, acho que a responsabilidade vai muito além da polícia. Uma coisa desse porte não se faz de uma hora para a outra. Grande parte das pessoas que participou saiu de outros estados consideravelmente distantes, por exemplo. Havia avisos de que centenas de ônibus estava se dirigindo a Brasília com essas pessoas. Por qual motivo a segurança não foi reforçada?

Percebem que convém a Lula e ao PT que a oposição se comporte da forma mais reprovável possível, para que eles se firmem como contraponto da loucura? Lula ganhou por 1% de diferença, estava encurralado, estava pressionado, já sofria duras críticas… até esses animais fazerem algo tão escroto que agora as forças políticas, o Judiciário e até o povo vão abraçar o PT como única alternativa viável. Eu não sei o que os patriotas queriam, mas deram um poder absurdo ao PT.

Todos os órgãos que compõe a “inteligência” (hora de mudar esse nome) de informação do Brasil deixaram passar os preparativos para o que aconteceu ontem? Se sim, vocês estão fodidos, qualquer povo vizinho pode invadir e tomar o congresso com canivetes. Se não, hora de investigar e responsabilizar quem fez vista grossa ou colaborou para que isso fosse possível. A ABIN alega que alertou. Alertou mesmo? A quem ela alertou? Por qual motivo os alertados não fizeram nada?

Sobre o segundo ponto, como os envolvidos serão punidos, não é algo tão complicado. Mexeram com o Senado (mexa com Deputado, mas não mexa com Senador) e com o STF, um combo perigoso demais que coloca todas as forças políticas e judiciais na sua cola. Para piorar a situação dessas pessoas, elas se encarregaram de fornecer provas contra elas mesmas: se filmaram durante o ato, postaram em redes sociais, se deixaram fotografar… só não pune quem não quer.

Inclusive tem toneladas de fotos e vídeos circulando por redes sociais na intenção de que conhecidos identifiquem os criminosos: eu mesma já fiz a minha parte e dei minha contribuição. Se você conhece qualquer pessoa que participou disso, identifique, para que possa ser punida. Te garanto que agora haverá uma proatividade gigante para pegar um por um, não por senso de justiça e sim por terem mexido onde dói.

“Mas Sally, tem que punir os idealizadores disso”. Também. Mas, para punir quem arquitetou, tem que pegar os executores. Quando as tias do zap perceberem que cometeram crimes que podem render mais de 50 anos de condenação e que ninguém vai resgatá-las desse rebosteio, pode ter certeza, elas vão ficar apavoradas e falar tudo que sabem.

Estamos lidando com pessoas brancas, de classe média, que sempre se acharam intocáveis pela polícia. Vai ser um choque de realidade quando perceberem que serão presos. Primeira noite na prisão e vão revelar detalhes que até o diabo duvida para conseguir qualquer redução de pena ou benefício. Hoje, vão para a Papuda, mas depois da condenação definitiva, vão para presídio comum, escroto e superlotado, sem direito a cela especial.

Por fim, o terceiro item: o que pode ser feito para que isso não se repita. Primeiro, punição exemplar. O ser humano não deixa de cometer crimes por ser bondoso e ter consciência e sim pelo medo da punição. Se os envolvidos forem punidos de forma exemplar e todos aqueles que tentarem qualquer babaquice no estilo também, certamente a coisa para por aí.

Não pode ficar com medo de acusação de repressão, de ditadura, de autoritarismo. O que vimos foram crimes, vastamente documentados. Crimes. Crime se pune com cadeia. É hora de ter culhões – e provavelmente vai acontecer, pois a coisa transcende o PT e o Lula. Cagaram em mesa de Senador, rasgaram processo, depredaram sala de Ministro do STF e até roubaram e vestiram toga. Eu duvido muito que fique barato.

Mas, além de punição exemplar, é preciso não se deixar embarcar nessa loucura. Precisamos de pessoas mentalmente sãs. Ir para a rua em resposta, como foi sugerido por algumas lideranças políticas, é aderir à loucura. O que aconteceu é caso de polícia, não caso de pressão popular.

Os políticos que enfiem suas vaidades fiofó acima, não é hora de colocar pessoas em risco em troca de afagos no ego e demonstração públicas de apoio. É hora do Poder Público conter a baderna. Fiquem calmos, fiquem estáveis e fiquem em suas casas.

Quer ajudar? Tenta identificar as pessoas que fizeram isso, o resto não é mais com você e, felizmente, os responsáveis por aplicar a lei estão com sangue nos olhos para pegar e punir essas pessoas. Não vai ter desculpa de doença mental (rico quando é preso sempre alga um distúrbio qualquer para se safar), não vai ter suborno, não vai ter nada. Pelas informações internas que ouvi, serão perseguidos até com tochas se necessário.

Também seria um bom momento para um exercício de reflexão. Nada como inverter a situação para verificar se você é um hipócrita. Vamos fazer um exercício rapidinho?

Se você é petista, faça o seguinte exercício: se o Bolsonaro tivesse vencido, se você estivesse convencido de que o Bolsonaro venceu fraudando as eleições e se militantes do PT fizessem exatamente o mesmo como forma de protestar pela fraude, você os apoiaria? Se sim, você é um hipócrita. Seja melhor.

Se você é bolsonarista e defende a militância bolsonarista, faça o seguinte exercício: se o Bolsonaro tivesse vencido e os petistas alegassem fraude e militantes do PT fizessem exatamente o mesmo como forma de protestar pela fraude, você os condenaria e gostaria que eles fossem presos? Se sim, você é um hipócrita. Seja melhor.

Crime não tem partido. Crime não tem ideologia. Crime é uma conduta prevista como crime pelo Código Penal, pouco importa a ideologia de quem a cometeu. Se, para você, dependendo da ideologia, algum é crime ou é válido, você é parte do problema e amanhã, o idiota cometendo crime e sendo preso pode ser você.

Parem de relativizar crime quando acreditam que o criminoso tem boas intenção. “Era para salvar a democracia”. NÃO INTERESSA. Faça dentro dos limites da lei, ou será preso.

Ainda não perceberam que o Brasil é um atraso civilizatório e o único fio de esperança de não saírem matando/estuprando/espancando uns aos outros é a lei? Todo mundo acha que tem uma boa causa para fazer tudo que faz. Não interessa a causa: saiu dos limites da legalidade é crime. Faça dentro dos limites da lei, se não vira barbárie.

Outra coisa que deveria ser levada em conta como forma de prevenção é compreender que o Brasil é uma republiqueta de tamanho GG que importa tudo que pode em matéria de cultura e comportamento dos EUA.

Seria muito bom ter essa consciência para, em primeiro lugar, parar de copiar os outros (principalmente naquilo que eles têm de pior) e, segundo, aprender que em matéria de imbecilidade, os EUA são uma máquina do tempo: podem predizer o que vai acontecer no Brasil.

Por fim, um último cuidado: graças a esse evento imbecil, Lula e o PT ganharam poderes infinitos, foram alçados à categoria “única opção” e provavelmente vão abusar dessa condição.

Então, mesmo que você seja petista, fique de olho. Ideologia não é fã-clube, mesmo que um político seja do seu partido, ele não pode ter carta branca para fazer o que quer nem ter todos seus erros justificados. Cuidado, o PT joga com o medo e certamente vão explorar à exaustão o medo de que Bolsonaro e bolsonaristas voltem.

Medo de que Bolsonaro volte não pode ser motivo para não fiscalizar e criticar o PT, caso contrário, eles se tornam o novo Bolsonaro. Nenhum político deveria ficar sem oposição, pois é quase que inevitável que cometa abusos quando é colocado nessa zona de conforto. E é isso o que vai acontecer com o Lula: ele está sem oposição, pois quem era oposição virou maluco e criminoso.

Tirem da cabeça de vocês que se Lula for criticado ou for mal Bolsonaro volta. Bolsonaro só volta se a maioria votar no Bolsonaro – e existirão outros dez candidatos como opção no primeiro turno. Não dá para engolir calado qualquer coisa que o Lula faça por medo. Não caiam nessa armadilha. Aqui, nós vamos continuar criticando ferrenhamente quando acharmos que político está agindo contra os interesses do povo.

Também não caiam em intimidação: “se criticou o Lula é bolsonarista”. Se eu ganhasse um real para cada comentário que recebemos nessa linha… Se criticamos o Lula é por discordar de algo que o Lula fez, o Bolsonaro foi você quem enfiou, da sua cabeça. Imagina quão medíocre, distorcida e problemática é a cabeça de uma pessoa que entende a crítica a um como sinônimo de concordar com o outro.

E se você tiver amigos, parentes ou pessoas com as quais se preocupe que estejam envolvidas nesse tipo de atividade criminosa, alerte das consequências. Não é para brigar, não é para convencer (provavelmente a pessoa não vai acreditar em você), apenas alerte. Se amanhã o pior acontecer, você fez a sua parte.

Como última consideração, quero recomendar que, não importa o que aconteça, não briguem com essas pessoas. Não há diálogo possível, não há interação possível, não há nada de bom que venha de pessoas que esfaqueiam obras de arte, defecam na mesa de trabalho de alguém e pedem ajuda para alienígena usando a lanterna do celular. Não vale a pena sequer interagir com gente que se pendura de caminhão. É obrigado a conviver? Seja distante e educado.

“Mas me incomoda, não consigo escutar essas imbecilidades calado”. Isso é sinal de um problema seu, que precisa ser trabalhado. Leve uma lição para a vida: os problemas dos outros, são dos outros, mas quando dói na gente, tem algo nosso para ser olhado. Se te dói, te irrita, te tira do sério, é sinal de que algo dentro de você espelhou com a imbecilidade que o outro demonstrou e por isso doeu. O que dói é seu. Procure dentro de você e cure.

Se você se incomodar com bolsonarista maluco, seus próximos quatro anos serão muito cansativos. Sugiro que use seu tempo e energia para resolver isso dentro de você e só depois opine aos quatro ventos sobre como “salvar o país”. Falando sério: não se deixem envolver por esse esmerdeio, nem na raiva, nem no medo.

Para dizer que eram todos infiltrados de esquerda (haja paciência), para dizer que faltou alguém usando chifres como no Capitólio (não precisa, são cornos naturalmente) ou ainda para dizer que esperava um FAQ sobre a Kraken (eu também): sally@desfavor.com


Comments (46)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: