Chute no saco.

Todo mundo sabe que dói, mas nem todo mundo deve saber o motivo, o que fazer para tentar minimizar os danos ou quando procurar ajuda. Considerando que é um evento pelo qual todo homem vai passar em algum momento, achamos importante abordar esta fascinante questão em seu aspecto científico. Desfavor Explica: Chute no Saco.

Vamos começar falando da região, já que compreender sua anatomia é fundamental para compreender todo o resto do texto.

Quando se chuta o saco de alguém, em termos técnicos, se chutam os testículos dessa pessoa. Testículos não são um órgão e sim uma glândula (assim como a tireoide ou os ovários). Eles fazem parte do sistema reprodutor masculino e tem a função de produzir espermatozoides e testosterona.

É uma região especialmente sensível por um conjunto de fatores: possuí muitas terminações nervosas e não possuí uma boa proteção. Por qual motivo a mãe natureza deixaria uma zona tão sensível tão exposta? Por ser necessário para a fertilidade humana.

Para uma boa produção de espermatozoides, é indispensável que a temperatura da “fábrica” seja menor do que a temperatura do resto do corpo. Isso quer dizer que se os testículos ficassem dentro da cavidade abdominal, seria quente demais e comprometeria a fertilidade humana.

O ideal é que a temperatura dos testículos seja um grau menor do que a do resto do corpo, ou seja, em torno de 35°. Nem mais, nem menos. E o corpo tem mecanismos para tentar assegurar esta temperatura ideal: quando está muito frio as bolinhas recuam para perto do corpo, para se aquecer, e quando está muito calor elas se distendem, para se afastar do corpo e se resfriar.

Por isso, quem quer ter filhos deve evitar aquecer a região, não usando calças muito apertadas, não abafando ou esmagando a região por muito tempo (olá ciclistas), não sentando em lugares quentes por muito tempo (sauna, areia quente, etc.) e controlando o peso (quanto mais gordura, mais quente fica o corpo). É mais provável que submeter a região a calor continuado te deixe estéril do que uma chute no saco.

Para manter a região fresca e assegurar a produção de espermatozoides, a solução encontrada pela natureza foi essa: manter a região externa e sem muita cobertura. Uma fina camada de pele é tudo que protege os testículos.

Apesar desse pequeno detalhe da dor, os testículos são uma obra relativamente bem-sucedida, tanto é que estão presentes em muitos animais. Por mais que não pareça, a natureza fez o seu melhor para atenuar impactos na região, por exemplo, pela forma como estão em suspensão: essa mobilidade ajuda a aliviar impactos. Se você bate em algo rígido, o impacto é muito maior do que em algo móvel.

Além disso, o corpo tem outros mecanismos de defesa para tentar proteger esta zona tão exposta e sensível. Você já deve ter reparado que quando se assusta (inclusive quando assiste a um vídeo de outro homem levando uma porrada no saco) seus testículos “recuam”. Isso acontece por causa da liberação de adrenalina no corpo: um de seus efeitos é a retração dos testículos para tentar protegê-los de algum perigo.

Então, já entendemos que um chute no saco dói pelo combo de região com muitas terminações nervosas + região com pouca proteção para assegurar o resfriamento. Agora vamos entender o que fazer para prevenir e remediar uma pancada certeira.

A prevenção consiste em usar protetores escrotais quando praticar atividades que tem risco aumentado de gerar impacto. Não é bonito, não deve ser confortável, mas certamente é melhor do que uma pancada no saco.

No dia a dia é recomendado usar uma cueca mais justa, que dê sustentação aos testículos, mas nada apertado, apertado faz mal. Além de ajudar que seus testículos não pendurem até o joelho quando você tiver 80 anos, uma cueca justa também é capaz de atenuar pequenos impactos. Mas, atenção, apenas justa, cueca apertada está proibida.

Se não foi possível evitar o impacto, a principal recomendação é deitar em posição fetal, ou seja, de lado, encolhido, o que é algo que a maior parte dos homens já faz instintivamente. Veja bem, não vai eliminar a dor, nem sequer vai doer pouco, vai continuar doendo muito, porém não tanto quando doeria em outra posição. É normal que doa por alguns minutos.

Normalmente uma pancada no saco é vista como algo engraçado, hilário, desimportante (obviamente por quem não a levou). Mas, pode acontecer dela causar problemas mais graves, por isso, é preciso atenção.

Justamente por ser muito sensível e desprotegida, a região está sujeita a um sério risco de lesões, então, é preciso saber quais são as possíveis consequências de um chute ou pancada no saco e quando é hora de procurar o médico.

Melhor dos mundos, dói um pouco depois da pancada e passa. Talvez fique levemente dolorido alguns dias, mas, se não gerar um incômodo significativo, daqueles no qual a dor te acorda, que impede de se movimentar livremente ou que incomoda a ponto de tirar sua concentração e te impedir de levar uma vida normal. Nesse caso, é possível aplicar uma compressa de gelo na região, para atenuar a dor e reduzir o inchaço.

Esse dolorido suportável se chama “epididimite” e é uma das consequências mais comuns de uma pancada no saco. Ela acontece quando a parte (papo técnico: epidídimo) que liga o testículo ao pênis fica inflamada, provocando dor e inchaço. Mas, veja bem, não é uma dor intensa, a região fica dolorida, algo perfeitamente suportável.

Então, quando falamos de dor, em que momento a pessoa que levou uma pancada no saco deve se preocupar? Vamos estabelecer um limite aqui, mesmo cientes de que o ser humano não é matematicamente mensurável: dor forte por mais de duas horas após a pancada é motivo para ir ao médico ou ao pronto socorro. Ficar levemente dolorido não.

Se a coisa foi um pouco mais feia, pode acontecer um sangramento interno. Como é uma área muito irrigada, a pancada pode romper vasos, veias ou artérias, causando uma pequena hemorragia. Pode não ser grave, tudo vai depender do tamanho da lesão, mas fica feio e assusta, pois além de ficar roxo, também fica inchado e dolorido.

Novamente, a dor é seu guia: se for uma dor que afete sua vida rotineira, procure um médico. Se não, em poucas semanas os efeitos vão desaparecer. Se você sente necessidade de tomar um analgésico para lidar com a dor, não tome, procure primeiro um médico (a especialidade indicada é urologia) para que ele te examine primeiro, pois um analgésico pode camuflar sintomas importantes para um diagnóstico.

Se a coisa for grave, pode acontecer uma torção testicular. Ela ocorre quando o músculo que envolve os testículos se retrai de forma tão abrupta que nervos e artérias que seguram os testículos se enroscam, impedindo o fluxo de sangue. É grave e você vai saber que é grave pois a dor será insuportável. É preciso intervenção médica imediata, pois sem o fluxo de sangue adequado a região pode gangrenar.

Também pode acontecer o chamado “deslocamento”, quando uma das bolinhas “entra” de volta no corpo, pelo buraco do osso do quadril (costuma acontecer bastante em acidentes de moto), algo que também precisa de intervenção médica. E você vai saber, pois será visível: uma das bolinhas não estará no seu saco. Não espere “descer sozinha”, procure um médico e traga sua bola de volta para o fresquinho que ela precisa.

Se a coisa for tenebrosa, pode acontecer uma ruptura, quando a cápsula que protege os testículos se rompe e vazar o conteúdo interno, deixando apenas a pele do saco escrotal segurando a(s) bolinha(s). Você também vai saber que é grave, pois vai doer muito. E nesse caso, a única solução é cirúrgica. Se o testículo não estiver estraçalhado, é possível colocá-lo dentro da cápsula novamente sem que isso afete seu funcionamento.

Agora vamos ao pior dos cenários: há relatos de casos de morte decorrente de chute no saco. Sim, isso mesmo que você leu. É possível morrer de chute no saco. E é possível morrer de diferentes formas.

Existe um relato narrado em uma revista científica de um alemão que teve morte súbita após receber um chute nos testículos. Segundo a publicação, ele chegou a cair no chão e apresentar convulsões antes de ir a óbito, em poucos minutos. Acredita-se que o corpo colapsou, entrou em choque por causa da dor súbita e intensa.

Em outro caso, um jovem americano machucou os testículos enquanto andava de bicicleta, ignorou o problema e a coisa evoluiu para um quadro de febre. O rapaz foi piorando progressivamente e acabou morrendo de Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica, uma resposta exagerada de defesa do corpo à sua lesão.

Também há relatos da morte de um homem atropelado (e atingido no saco pelo carro) que teria ocorrido em função da violenta hemorragia interna nos testículos. Ele perdeu sangue suficiente para entrar em choque e morrer. Na autópsia se constatou que a única lesão significativa que ele tinha era essa, logo, por consequência, se presumiu ser essa a causa de sua morte.

A boa notícia é que, salvo raras exceções, as lesões escrotais só levam a óbito se a pessoa ignorar claros sinais do organismo e não procurar ajuda. A má notícia é que lesões escrotais só acontecem em homens, criaturas que por excelência tendem a ignorar claros sinais do organismo.

Então, se está doendo muito, se está doendo de forma anormal, esqueça constrangimento, esqueça as piadas, esqueça o “deixa pra lá”, procure um médico imediatamente. Há um consenso social que chute no saco não causa maiores problemas (e na maior parte das vezes não causa mesmo), mas em alguns casos pode ser necessária a intervenção médica.

Nossa intenção não é te assustar, é apenas desencorajar “brincadeiras” de bater no testículo alheio (não tem graça, dói e pode provocar um problema mais sério) e também alertar sobre a importância de procurar um médico caso se sofra uma pancada no saco e a dor e o incômodo persistam além do normal.

A pergunta que todo mundo se faz: é possível que uma pancada nos testículos cause infertilidade? Sim, é possível, porém é muito raro. Para que isso aconteça seria necessária uma ruptura muito feia de ambas as bolinhas, algo muito difícil de acontecer.

Geralmente essa lesão grave, que leva à infertilidade, ocorre em eventos extremos, como por exemplo acidentes de carro/moto/bicicleta, pancada em decorrência de impactos contundentes (aqueles acidentes de parkour nos quais a pessoa aterrissa de pernas abertas com os ovos por cima de um cano ou corrimão), ferimentos penetrantes (como uma facada) ou golpes contundentes (como uma martelada).

Portanto, se você levou um chute, uma bolada ou uma pancada, doeu e passou (ou ficou levemente dolorido), não se preocupe, você ainda poderá ter filhos. E mesmo quem sofre uma ruptura e passa por um procedimento cirúrgico pode ter sua fertilidade preservada, dependendo da extensão da lesão e do quanto a pessoa demora para procurar ajuda. A infertilidade só vem quando nem mesmo com cirurgia os médicos conseguem reparar o dano, ou seja, quando os testículos ficam completamente destruídos, menos de 1% dos casos.

“Mas Sally, eu sou muito resistente à dor, e se eu levar uma pancada, acontecer algo grave e eu não sentir?”. É muito improvável que alguém não sinta, mas existem outros sintomas que merecem atenção: dificuldade em urinar, presença de sangue na urina, enjoo e febre são sintomas que também justificam uma ida a um médico urologista ou a um pronto-socorro.

Os exames utilizados para avaliar a extensão de uma lesão nos testículos costumam ser ultrassom ou ressonância magnética. Ambos permitem visualizar se existem lesões internas e qual é o grau. Porém só o médico poderá determinar se o caso é cirúrgico.

Outra pergunta que vocês podem estar se fazendo: o que dói mais, chute no saco ou dor do parto? Bem complicado de responder, já que é impossível que uma mesma pessoa experimente ambos e nos conte qual é a pior. Em todo caso, já foi realizado um estudo tentando mensurar as dores humanas e classificá-las de acordo com unidades de medida chamadas “Dels”.

Levando em conta uma série de fatores como quantidade de terminações nervosas, sensibilidade na pele e resistência que o corpo humano tem à dor, entre outros, esse estudo se propôs a numerar as dores, quanto mais alto, mais dor.

Normalmente, a dor suportável oscila em torno de 45 Dels. Segundo esse estudo, durante o parto a mulher experimentaria uma dor equivalente a 57 dels, uma dor similar a diversos ossos do corpo fraturados ao mesmo tempo. E, durante um chute no saco, a dor seria de aproximadamente 9 mil dels. Porém, esta escala de dor é muito pouco confiável, desacreditada e nem sequer é utilizada hoje em dia.

Escutei relatos de homens que tiveram cólica renal e todos asseguraram que ela é muito mais dolorida do que um chute no saco, então, isso me fez pensar se esse escândalo todo na hora da pancada se justifica. Eu não faço isso quando tenho cólica renal.

Enfim, cada pessoa tem uma percepção de dor diferente e acredito que exista também um componente psicológico de bater na “masculinidade/fertilidade” de um homem. O ponto é: dói, geralmente não é grave, mas precisa de atenção para se ter a certeza de que de fato não é grave.

É fato que a dor de uma pancada no saco é muito aguda e intensa, porém raramente um acidente rotineiro como um chute ou uma bolada causam maiores estragos. Se você levou uma pancada nos testículos, mas já está se sentindo bem novamente, não se preocupe, está tudo sob controle.

Para dizer que chegou aqui pelo texto de terça divulgado no LinkedIn e está profundamente decepcionado (bem-vindo ao Desfavor), para dizer que eu não tenho lugar de fala para escrever este texto pois não tenho saco ou ainda para dizer que este texto está escroto (turum tss!): sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: , ,

Comments (22)

    • Ah, sim, o Sr. Testículo. Quem naõ lembra? Uma das coisas mais bizarras e, ao mesmo tempo, mais engraçadas com que os impopulares já se depararam Um boneco com pentelhos na cara!

  • Só quem tem ovos entende e respeita essa dor, minha mulher vive fazendo omelete por diversão kkk, vou mostrar pra ela esse texto.

  • “Em todo caso, já foi realizado um estudo tentando mensurar as dores humanas e classificá-las de acordo com unidades de medida chamadas “Dels”.”

    Infográfico animado no YouTube com uma escala de “Dels” – ou de “Dols”, de acordo com o vídeo – que lista desde topada no dedão e arranhada de gato até amputações e atropelamentos, passando também, é claro, por parto e chute no saco:

    https://www.youtube.com/watch?v=70TPV6ES-fE

    • Só vi esse vídeo agora e gostei, especialmente pela forma como abordaram um assunto em que seria fácil descambar pro grotesco e pro mau gosto.

  • Wellington Alves

    A pancada no saco dói porque reflete imediatamente nos rins. Aparentemente não deveria ter relação, mas tem. É como se levasse um chute nos rins de baixo para cima. E o pior é que, já não bastasse a dor nos rins, você também não consegue respirar enquanto a dor não passa! Não adianta tentar respirar, o organismo fica focado naquela dor e tudo o que você consegue fazer é cair em posição fetal. Parece que vai morrer sem ar e desmaiar. Conforme a dor vai passando você consegue voltar a respirar devagar. A única explicação para a natureza ter nos presenteado com essa dor é porque deve ser a forma de dizer: “Vacilão, isso é pra você aprender a cuidar desses testículos mais do que da própria vida! Deles dependem a perpetuação da sua espécie!”

  • “A prevenção consiste em usar protetores escrotais quando praticar atividades que tem risco aumentado de gerar impacto. Não é bonito, não deve ser confortável, mas certamente é melhor do que uma pancada no saco”.

    – Coquilha para boxeadores (por praticidade, usada por fora do calção nos treinos, mas sempre por dentro nas lutas):
    https://www.titleboxing.com/cdn/shop/products/dgpp2_bk_1_x800.jpg?v=1675279256

    – Protetor genital para futebol americano (mantido no lugar com o auxílio de uma espécie de “cueca” chamada em inglês de “jockstrap”):
    https://m.media-amazon.com/images/I/41LfodKrULL._AC_SL1001_.jpg

  • O que dói mais: parto ou chute no saco?
    Parto pode doer muito, mas mesmo assim ainda é bastante comum ver mulheres depois de algum tempo dizendo que querem ter outro filho. Por outro lado, jamais se viu homem nenhum dizendo que quer levar outro chute no saco.
    Caso encerrado.

    • Isso não faz o menor sentido. Depois do parto a mulher ganha um filho, algo precioso que ela deseja, ama e terá para o resto da vida.
      Jura que você quer comparar isso com chute no saco?
      Seus pais são primos?

    • Eu ri, mas eu sou risada de qualquer besteira.

      Mesma lógica da piada com Thor e Jesus: Jesus prometeu livrar o mundo das guerras e levar o pecado com sua morte, Thor prometeu livrar o mundo dos gigantes – e eu não vejo nenhum gigante.

  • Epididimite dói pra caralho! Quem disse que dói pouco não teve o ovo duplicando de volume por uma orqui-epididimite! Tem que tratar logo com o uro, que vai receitar antibióticos e anti-inflamatórios.

  • Eu não tenho bagos, mas esse texto me causou dor.

    E é melhor recorrer à cirurgia, caso queiram se esterilizar. É mais seguro e digno que meter um secador no meio dos bagos ou usar calças à lá Restart.

    E não, BDSM não envolve estresse, pancadas ou choques indiscriminados neles. Até pra BSDM dos mais hardcores existem regras, cuidados e muuuuito diálogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: