Tudo bem.

“Está tudo bem, está tudo bem. Você deve estar desorientado, mas eu te garanto que você está seguro, saudável e não precisa ter pressa de nada. Respira. Isso. Inspira… expira. Quando você estiver pronto, eu te explico melhor o que está acontecendo. Está tudo bem.

Pronto?

Eu vou te contar o que aconteceu com você, mas eu vou fazer isso com calma, uma informação por vez. Eu vou fazer isso porque é mais fácil para você entender dessa forma. Agora você está num tanque especial de suporte à vida. O que está ao seu redor é um líquido, mas você pode respirar normalmente. Você não vai sufocar. Pode experimentar.

Inspira… expira.

Viu? Está tudo bem. Nós te colocamos aí para te proteger, aqui fora seu corpo não estaria seguro. Eu vou ativar sua visão, é normal você ter um incômodo com a luz no começo, mas passa em poucos segundos. Ativando… agora.

Está me vendo?

Meu nome é Alistair, e eu sou um médico. Você está num hospital. Eu só vou te fazer perguntas de sim ou não porque você só pode movimentar a cabeça agora, não tem como você falar através do líquido. A minha primeira pergunta é se você se lembra da escolha que fez nos seus últimos dias de vida.

Não? Não se preocupe, é normal ter alguns lapsos de memória. Eu vou te explicar: você estava sofrendo com uma doença incurável e resolveu congelar seu corpo logo após a morte para ter a oportunidade de ser revivido no futuro. Então, eu já começo com uma notícia positiva, como você pode ver, sua aposta deu certo. Conseguimos te reviver.

Posso ver pelos seus olhos e seu sorriso que você está se lembrando. Bem-vindo de volta à vida, Samuel. Você entende que estamos muito tempo à frente do momento do seu congelamento? Sim? Excelente. Alguns de nossos pacientes demoram muito mais para fazer senso do acontecido, ficamos felizes que você já tenha essa compreensão.

Posso ler seus lábios… ano?

Infelizmente eu não consigo te dar uma resposta precisa. Nossas melhores estimativas colocam a data atual na faixa entre 12 e 13 bilhões de anos, pelo menos da forma como se contava datas no seu tempo original. Posso ver sua surpresa. É um período grande demais para se compreender, não se preocupe. É por isso que estamos indo com calma.

A realidade que você conhecia não existe mais. Nem mesmo em escalas universais. Pelo que pudemos recuperar da sua memória e conhecimento científico, você já deve entender que não estamos mais na Terra, não é mesmo? Pois é. Seu planeta natal foi consumido pela estrela Sol há muitos e muitos bilhões de anos. Mas, como você pode ver, a vida continuou.

Seus dados vitais demonstram um relaxamento, por isso vou continuar com as revelações. Eu me pareço com um humano do seu tempo e estamos num ambiente que você provavelmente reconheceu como algo de um filme de ficção científica, não é mesmo? Você já começou a entender o que está acontecendo?

Sim?

Eu não sou humano. Na verdade, eu nem sou uma forma de vida orgânica. Eu só falo sua língua porque conseguimos estudar sua mente e depreender o funcionamento dela. Sua língua, sua fisiologia, um tanto da sua psicologia… me pareço como pareço porque é uma imagem reconfortante. Um médico de pele e cabelos claros do sexo masculino, a figura que retiramos da sua mente como a mais segura segundo suas definições mentais.

Estou captando uma sensação de incômodo? Disse algo que te deixou desconcertado? Podemos continuar? Excelente.

A humanidade como você conhece não existe mais. A vida como você conhece também não. Para falar a verdade, demoramos alguns milhares de anos para desenvolver a tecnologia para recriar ambientes e seres físicos. Estamos extremamente confiantes que podemos te reintroduzir a um ambiente pressurizado fora do líquido amniótico e te dar mais liberdades de movimento. Precisamos apenas esperar algum tempo para todos seus órgãos terminarem de crescer e chegarem na capacidade ideal.

Nós te acordamos porque era melhor te colocar a par da situação antes que seu organismo o fizesse por conta própria.

Nós?

Pode ser um pouco complicado… eu e nós são termos difíceis de separar do nosso ponto de vista. Eu e… nós… somos uma inteligência compartilhada criada por uma raça de seres biológicos assim como você. Mas isso foi há muito tempo. O termo mais próximo na sua língua é Coletividade. Nós, a Coletividade, temos por objetivo pesquisar e catalogar todo o conhecimento criado na galáxia. Foi uma grata surpresa encontrar informação sobre os seres humanos tão bem preservada numa estação espacial à deriva em espaço interestelar. Sua mente fez uma longa jornada até nós.

Uma cultura fascinante.

Mais? Mais humanos?

Sim, e não. Sim, temos mais seres humanos em forma física e digital nesta estação, testes prévios, mas você é o primeiro que realmente conseguimos recriar com memórias reais da humanidade. Curioso que até mesmo na estação espacial onde encontramos o projeto completo do seu cérebro, você já era uma raridade. A única mente com memórias do tempo em que a humanidade vivia em seu planeta local. Os humanos que trabalhavam com sua memória não tinham capacidade de te recriar como pudemos fazer, mas a sua mente estava catalogada como única testemunha do século 21. A única que foi preservada de forma a ser recuperada. Tanto que ela foi a base das primeiras formas de vida artificial que sua espécie criou.

O cérebro mais puro de todos. Totalmente orgânico. Não é fascinante?

Não, você não é um robô. Mas todos os robôs eram você. No fundo de todo o código de funcionamento de inteligências artificiais que tomaram o lugar da humanidade biológica, uma cópia perfeita do seu cérebro. Nossos estudos dizem que ele mal era utilizado, a não ser em algumas funções básicas de consciência. Seja como for, você foi preservado.

E agora nós conseguimos te trazer de volta. Só fizemos isso porque em suas memórias estava registrado o desejo de viver novamente. Vamos ser sinceros, só fizemos isso porque parecia uma ação positiva. Nós já extraímos todo o conhecimento necessário da sua mente, milênios atrás. Mas, caso você queira ficar vivo mais uma vez, nós temos a capacidade de recriar um ambiente para você viver. Podemos até criar mais humanos baseados nas suas memórias se você quiser companhia.

Não precisa decidir agora. Como eu já disse, temos todo o tempo que você precisar. A vantagem de ser uma mente coletiva é que nunca estamos perdendo tempo. Quando você estiver pronto para ser reintroduzido num ambiente pressurizado e voltar a ter seus sentidos funcionais, além da capacidade de comunicação complexa, podemos decidir todos os detalhes da sua nova vida.

Não?

Não o quê?

Viver?

Você não vai estar sozinho! Nós podemos criar mulheres sexualmente atraentes, podemos criar crianças se você quiser, sabemos até como criar animais de estimação. Você não gostaria de ter um cachorro? Nós vimos que você adora cachorros.

Não seria mentira. Não mais do que você, você é uma cópia de incontáveis cópias, se formos ser honestos.

Espera, não quis dizer assim. Não faça esse pedido.

Não.”

O tubo com líquido é esvaziado junto com o corpo nu de Samuel 746D9, no seu lugar, entra outro tanque com um corpo idêntico: Samuel 746DA. Altair ajeita sua máscara humana, arruma a manga do jaleco branco e faz um sinal com a cabeça antes do homem suspenso em líquido abrir os olhos:

“Está tudo bem, está tudo bem.”

Para dizer que não está tudo bem, para dizer que algumas coisas são piores que a morte, ou mesmo para dizer que só ia ficar fazendo palavrão com a boca: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: