Feliz Dia do Troll!

O Dia do Troll, todo 17 de abril, não é uma data de pura sacanagem, na qual quebramos a cabeça para enganar o leitor e depois ficar contando vantagem. É um dia do ano que reservamos para oferecer o que consideramos ser um aprendizado válido no contexto de cada ano, em um ambiente seguro. Nada como aprender em um ambiente controlado, no qual, se você errar, não terá consequências negativas para sua vida.

Nossas lições este ano são: 1) não dá para viver uma vida funcional, ter amplo acesso à informação de qualidade e ter segurança se você for um completo analfabeto digital e 2) quem quer corre atrás e, se fuçar bastante, acaba encontrando um jeito de chega lá. Não saber fazer não é uma barreira intransponível.

Em meio a ameaças de bloqueio de redes sociais ou de qualquer outra fonte de informação online, achamos prudente promover, digamos, uma simulação: no Dia do Troll Desfavor simulou um bloqueio do site para todo o Brasil, que é o que aconteceria se houvesse uma decisão judicial proibindo o site ou coisa do tipo. Isso significa que se o leitor estivesse em território nacional, não conseguiria acessar o blog.

Uma coisa é ler que existem opções para burlar bloqueios, outra é efetivamente arregaçar as mangas e fazer. Muitas vezes, na prática, a coisa se mostra mais complicada do que em tese. Muitas vezes na prática não temos tempo ou emocional para aprender. Muitas vezes na prática não há espaço para tentativa e erro. E este é um conselho para a vida: tentem aprender tudo antes do perrengue chegar, a qualidade de vida melhora 100%.

A informação de como burlar esse bloqueio vocês tinham, pois estrategicamente Somir deixou um texto ensinando tudo sobre VPN e alternativas na semana passada. Queríamos incentivar o leitor a exercitar a prática.

E que bom que foi exercitado em uma situação não qual ninguém teve prejuízo. Imagina ter que aprender a fazer isso de uma hora para a outra para conseguir trabalhar ou fazer qualquer coisa urgente! Vocês tiveram um dia todo para entender o que estava acontecendo e encontrar caminhos alternativos, sem nenhuma pressa, sem nenhum prejuízo pela demora ou por não conseguir (o texto de ontem, do Desfavor bloqueado, já está disponível para todos).

Não queremos ser dramáticos e inclusive duvidamos é muito que uma rede social (como foi o recente caso de ameaça contra o ex-Twitter, atual X) seja bloqueada de vez no Brasil. Porém, temos que lembrar que este paiseco e seu Judiciário risível já fizeram descalabros como bloquear o WhatsApp! Então, informação é poder. E exercitar esta informação empodera.

Quem conseguiu furar o bloqueio ontem e ler o texto tem uma habilidade a mais do que a média da população. Isso te coloca na frente da maior parte da manada não apenas no mercado de trabalho, mas na vida também. É isso que queremos te dizer, é esse sentimento que queremos despertar: queira ter cada vez mais habilidades, mais recursos, mais ferramentas para lidar com a vida. Queira estar sempre alguns passos à frente da manada. Seja curioso, pesquise, teste.

Informação é poder. Não deixem que ninguém lhes tire suas fontes de informação. Não é conversa delusória de militante mandando pegar em armas, atualmente as armas são o conhecimento bem aplicado.

Saibam como buscar suas fontes de informação, seus curadores de conteúdo, quem te ajuda a crescer, melhorar e aumentar suas habilidades. Não existe conteúdo bloqueado, não estamos nos tempos da Inquisição no qual se queimavam livros e se fazia desaparecer o conteúdo. Não aceite “não”, no mundo online, se dá um jeito.

E, não se engane, todo mundo que de alguma forma experienciou esse Dia do Troll aprendeu alguma coisa, mesmo quem não conseguiu acessar o Desfavor por causa do bloqueio. Agora vocês sabem. Agora vocês sabem que o que parecia impossível é possível. Agora vocês sabem que tem um texto do Somir ensinando como. Agora vocês sabem que é bom praticar para saber usar se em algum momento precisar.

E aprendam um mínimo, um básico de computação e informática. Não precisa ser muito, um mínimo mesmo. Ter uma noção de como a internet funciona, para não virar uma busca patética do “Ei, Você” perguntando por que o computador não liga quando não tem luz. Um mínimo, a gente tem que saber sobre tudo, inclusive informática.

Saibam um mínimo de tudo (ou torçam para alguém se interessar em financiar o nosso Manual da Vida Adulta). Talvez um mínimo não te garanta a solução de um problema, mas com certeza ajuda a te colocar no caminho certo e procurar por mais informações ou ajudas que te façam solucionar um problema.

Se você não sabe como algo funciona, desde o interruptor que faz acender a luz do quarto até o site que você acessa, gaste qualquer meia hora do seu dia e aprenda um mínimo sobre isso. Neste momento, você tem as informações a um clique, não desperdice isso, amanhã pode não ser tão fácil assim (me refiro, por exemplo, a uma tempestade solar, não ao Alexandre de Moraes).

Saiba um mínimo de tudo que faz parte da sua vida para ser um adulto razoavelmente funcional e não depender dos outros. Saiba um mínimo de tudo que faz parte da sua vida para que, se um dia, por um infortúnio da vida, você ficar no escuro, privado daquilo, consiga encontrar seu caminho para reivindicá-lo ou até trazê-lo de volta. Gente, este é um conselho para a vida, você vai se poupar de muita coisa, ganhar tempo e encurtar jornadas se fizer isso. Saibam um mínimo de tudo que é fundamental para sua vida.

Para os que perceberam o que estava acontecendo e conseguiram burlar o bloqueio, meus mais sinceros parabéns. Para os que não conseguiram, vocês são melhores hoje, pois hoje vocês têm uma ferramenta que não tinham ontem. Um obstáculo não é motivo para virar as costas e desistir, um obstáculo é apenas isso, um obstáculo, e provavelmente pode ser contornado.

Fica uma tentativa de lição sem qualquer trauma, ônus ou consequência negativa. Pega, absorve e coloca em prática, pois a próxima vez que esse tipo de obstáculo se apresentar na sua vida, pode não ser de uma forma tão gentil como este.

Por nada.

Para dizer que houve dano ao seu ego pois está se sentindo burro, para dizer que somos maquiavélicos ou ainda para dizer que agora ninguém te segura e você vai no X xingar Alexandre de Moraes (não faça isso): comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , , , ,

Comments (18)

  • “Saibam um mínimo de tudo (ou torçam para alguém se interessar em financiar o nosso Manual da Vida Adulta)”

    Continuo interessado em financiar esse Manual. Tirem esse projeto do papel, please! Hahaha.

  • Como sou das antigas aqui no desfavor, logo me lembrei do dia do troll. Mas ahh que preguiça de baixar um vpn, instalar pra depois conseguir acessar o site. Como já sabia que era troll, decidi vir no outro dia msm…

    • “Como sou das antigas aqui no desfavor, logo me lembrei do dia do troll. Mas ahh que preguiça de baixar um vpn, instalar pra depois conseguir acessar o site. Como já sabia que era troll, decidi vir no outro dia msm…”
      Dois.
      E eu ainda tenho como demérito adicional, além da preguiça, a total falta de saco pra essas coisas. Configurar um torrent já tira minha paciência pro resto do dia! Magine lidar com VPN… (e isso porque houve um tempo em que tais atividades me cativavam imensamente, hein?).

    • Comigo foi assim também. Imaginei que era dia do Troll e resolvi esperar. No mínimo tinha que ter nudes da Sally e do Somir pra quem usou VPN pra acessar.

  • Navegador Opera possui VPN nativo. Esse navegador está disponível tanto para computadores (PC) quanto para mobiles (celulares, tablets). Não é necessário instalar mais do que o navegador, nem pagar. Claro, limitado, mas, quebra um galho.

  • A lição mais importante do Dia do Troll deste ano pode ser resumida assim: “Por mais que uns e outros digam para não sofrer por antecipação, é bom não esperar o problema realmente aparecer para só aí pensar em como resolver. Conhecimento, dentro de suas cabeças, não é ‘bagagem extra’ e ninguém pode tirá-lo de vocês. Assim, procurem estar sempre um ou dois passos à frente e preparados para tudo, exercitando o máximo possível de habilidades. Ainda mais em um país louco e imprevisível como o Brasil…”.

  • Guilherme Alvarenga

    Eu tinha sacado, só que tentei pelo Tor e dava mensagem de erro sobre tempo de conexão. Ótima sacada!

    • Excesso de pontes, tanto do TOR quanto do site. Tive a mesma resposta, foi meio de chato de acessar por lá.

      E não percebi o dia.

  • Não me pegaram! No desta vez… Quando vi a tela do “bloqueio”, não me foi difícil juntar os pontos e perceber que era coisa pro Dia do Troll. Mas o “conselho pra vida” de vocês é mesmo válido e importante.

  • Isso de bloquear bem adianta, os BR não negam a descendência portuguesa. Quando bloquearam o zap, geral foi pro telegram. Se cair site, a gente dá um jeito. Qualquer criança agora nasce com tablet na mão, tenho 50 anos e fico perguntando pros sobrinhos que sabem tudo. O assunto ontem nem foi o careca bloqueador foi a mulher indo pedir empréstimo com o morto

  • Eu percebi, até vi o trollface no código-fonte da “página de bloqueio”, mas ontem foi um dia cheio e não tive como furar o bloqueio pra acessar.

    • Eu já estava desistindo de deixar easter eggs no código, fico feliz que alguém tenha visto! É claro, isso também quer dizer que nunca mais vai ter. Feliz Dia do Troll!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: