Pensamentos Intrusivos

Você já teve pensamentos estranhos, que aparecem do nada na sua mente, não fazem o menor sentido e ainda são desagradáveis? Você frequentemente se imagina fazendo coisas que racionalmente não faria ou cogitando coisas que jamais em sã consciência desejaria? Calma, isso é normal e existem diversas formas de lidar com a situação, caso ela esteja te incomodando. Desfavor Explica: Pensamentos Intrusivos.

Pensamento Intrusivo pode ser definido como uma ideia, palavra ou imagem mental que apareceu de modo espontâneo e indesejado, para a qual você não tem explicação e frequentemente está em desacordo com seus valores e desejos.

É bastante comum que esses Pensamentos Intrusivos representem uma situação de sofrimento, tragédia, vergonha ou repulsa e eles podem pipocar na mente da pessoa de forma recorrente, como uma visita desagradável, que de vez em quando aparece sem avisar.

Os temas mais comuns dos pensamentos intrusivos são tragédias, automutilação, agressão, escatologia, coisas ilegais, morbidez, coisas de cunho sexual, violência e morte. Estes são apenas alguns exemplos mais comuns, Pensamentos Intrusivos podem ser sobre muitos outros temas. O que eles têm em comum é que geralmente são totalmente inadequados, fora de lugar e bizarros.

Alguns exemplos de pensamentos intrusivos, dos mais leves até os mais pesados:

  • Pessoa andando na rua pensa “e se eu jogar este celular no chão?”
  • Pessoa colocando amaciante na roupa pensa “e se eu lamber este amaciante?”
  • Pessoa catando o cocô do cachorro pensa “e se eu lambesse esse cocô?”
  • Pessoa cruza uma ponte e imagina como seria se a ponte caísse
  • Pessoa olha pela janela de casa e pensa “e se eu jogasse meu bebê pela janela?”

Uma pesquisa realizada com voluntários detectou que o Pensamento Intrusivo mais comum é a morte de uma pessoa amada. Porém, é o tipo da coisa que não se pode aferir por uma pesquisa, já que os temas variam muito conforme idade, cultura e muitos outros fatores.

Antes de aprofundar no assunto, quero adiantar três coisas para que este texto seja lido no tom certo: 1) Todo mundo tem Pensamentos Intrusivos, é normal; 2) os Pensamentos Intrusivos não refletem sua vontade, seu caráter, seus valores ou sua ética e 3) o fato de um Pensamento Intrusivo aparecer na sua cabeça não significa necessariamente que há um risco de você efetivamente concretizá-lo.

Eu quis fazer essas ressalvas antes de começar pelo fato de muita gente se sentir mal quando aparecem certos tipos de Pensamento Intrusivo. Culpa, vergonha e até o medo de ser uma pessoa criminosa, maluca, perigosa ou mau caráter atormentam muitas pessoas quando, na verdade, os Pensamentos Intrusivos, por si só, não atestam nada sobre você, seu caráter ou sua sanidade mental.

Os mais místicos podem chegar a achar que os Pensamentos Intrusivos são um pressentimento, um sinal ou até uma maldição. Nada disso, é perfeitamente normal que surjam pensamentos sem explicação, sem contexto, sem sentido. É neurologicamente esperado. É psiquiatricamente esperado. É biologicamente explicado. Não é nada paranormal, não é sua mente enlouquecendo e, mais importante, sua mente não vai te obrigar a fazer nada do que um Pensamento Intrusivo ilustre.

É importante não confundir Pensamentos Intrusivos com um trauma. Um trauma é um medo de reviver uma situação que você já viveu ou presenciou. Por exemplo, se você sofreu um acidente de carro e desde então cada vez que sobe em um carro fica achando que ele vai bater, estamos falando de um trauma. O Pensamento Intrusivo não tem tanta lógica, ele é algo bizarro, inusitado, geralmente trágico ou vergonhoso que aparece do nada na sua mente para te torturar. Cabe a você permitir ou não que ele consiga.

Dito isto, vamos entender com mais calma de onde vem os Pensamentos Intrusivos e as possíveis estratégias para lidar com eles.

Diariamente nosso cérebro pode produzir dezenas de pensamentos inúteis ou de alerta e isso é normal. O pensamento vem, você o percebe e, se o ignorar, ele vai embora e a vida segue normalmente. Talvez esse pensamento volte no mesmo dia ou em outros dias, mas, da mesma forma como vem, se for ignorado, ele vai embora.

O grande sinal de anormalidade ocorre quando um Pensamento Intrusivo vem e se instala. Aí sim pode ser que exista um problema. O pensamento não vai embora, ele domina sua mente o tempo todo. Ou então quando esse pensamento é muito repetitivo, por exemplo, quando você se pega pensando na morte de uma pessoa querida muitas vezes por dia todos os dias, gerando angústia. Nesses casos é recomendada uma consulta com um psiquiatra para entender melhor o que está acontecendo.

Porém, não quer dizer que exista algum problema grave ou sequer algum problema. Na maior parte das vezes o que acontece é que, por desconhecer o conceito de Pensamento Intrusivo (e que ele é perfeitamente normal) e seu mecanismo de funcionamento, quando ele aparece, a pessoa se assusta, se preocupa, se desespera e isso faz com que ela dê a esse tipo de pensamento mais atenção do que merece, mais importância do que deveria, tornando-o algo maior do que ele realmente é.

Então, na maior parte dos casos, é apenas o medo, o temor, o choque e a falta de compreensão do que está acontecendo que fazem com que o Pensamento Intrusivo tenha alguma relevância na vida da pessoa. Na maior parte dos casos, se a pessoa souber que é normal, que isso não define seu caráter ou sua índole e que se não der bola isso vai passar, a coisa se resolve sozinha.

Se não se resolver, se os Pensamentos Intrusivos estiverem ocupando sua cabeça, te causando problemas, te angustiando, vale uma consulta com um psiquiatra. Se sentir que a qualquer momento esses Pensamentos Intrusivos podem se tornar realidade, que você pode chegar a fazer qualquer uma dessas coisas, também vale uma consulta. E se esses pensamentos aparecerem acompanhados de outros sintomas (como escuta vozes, sentir dores ou qualquer outra coisa que não seja apenas um pensamento) com certeza é necessária uma consulta.

Tecnicamente, os Pensamentos Intrusivos não são uma doença. Não são nem sequer considerados um transtorno, é algo que faz parte do ser humano. Quando aparecem em excesso, costumam ser apenas um sintoma de outra coisa, geralmente do aumento de ansiedade: quanto mais ansiosa a pessoa está, mais eles aparecem. Mas também pode ser sintomas de outros problemas, como estresse pós-traumático, burnout, luto problemático e muito mais.

Uma sutileza: via de regra, os Pensamentos Intrusivos por si não são um problema, no sentido de que as chances de que eles se materializem são muito pequenas, porém, se eles causam um mal-estar significativo em quem pensa, se tornam um problema por causa disso. Vamos explicar melhor?

Um exemplo para tentar deixar mais claro: todos os dias aparece do nada na mente de uma pessoa que seu filho vai morrer. Esse filho não vai morrer por causa desse Pensamento Intrusivo, mas, se essa mãe se abala com esse tipo de pensamento, cada vez que ele aparece, o corpo dela vai dar uma descarga de hormônios do estresse, ficar alerta e se sentir mal. Isso, no longo prazo, pode gerar muitos problemas.

Então, por mais que eu te diga que não tem que dar bola para o Pensamento Intrusivo pois ele não vai acontecer e vai embora sozinho, se você não consegue não dar bola, vale procurar ajuda. Não por você ser uma pessoa maluca, não por existir um risco desse pensamento se concretizar e sim pelo fato de que, se esse pensamento te afeta, te incomoda, te estressa, ele está fazendo mal para a sua saúde.

Os motivos pelos quais os Pensamentos Intrusivos aparecem (e em qual quantidade e intensidade eles se manifestam) ainda são desconhecidos. Existem muitas teorias, mas nenhuma foi provada. A mais aceita atualmente é a que admite existir uma propensão genética, somada a um fator comportamental do ambiente no qual a pessoa foi criada. Exemplo: pais ansiosos que criam filhos em ambientes ansiosos tendem a ter mais filhos com pensamentos intrusivos.

Recentemente foi publicado um estudo (leia aqui: https://www.nature.com/articles/s41467-017-00956-z) no qual se relaciona pensamentos indesejados a uma substância que existe no cérebro (papo técnico: um neurotransmissor conhecido como GABA). Este neurotransmissor teria o papel de inibir esses pensamentos. Se a pessoa apresenta algum problema ou deficiência na produção dessa substância, seu cérebro fica sem recursos para cortar pensamentos indesejados.

Então, nada de se chicotear, seu culpar ou se sentir incompetente por não conseguir cortar Pensamentos Intrusivos ou qualquer pensamento indesejado: pode ser uma questão química mesmo, o cérebro pode não dispor do neurotransmissor que precisa para executar a tarefa. Daí a importância de procurar ajuda, nem sempre temos as ferramentas para resolver tudo sozinhos.

Qual é a melhor forma de se livrar deles? Não dando bola, se isso for possível. E vamos esclarecer que não estamos falando exatamente de não fazer nada sobre o pensamento, o que realmente importa é como ele te afeta.

Se ele te provoca medo, receio, mal-estar, estresse, raiva ou qualquer outro sentimento negativo, não adianta “ignorar” (no sentido de conviver com ele e não fazer nada a respeito), pois ele está te impactando e causando danos à sua saúde mental e física.

Não dar bola é não permitir que esses pensamentos te afetem, te gerem sentimentos, te gerem desconforto. Vamos colocar da seguinte forma: se entra uma mosca na sala da sua casa, voa um pouquinho e sai pela janela, provavelmente você vai olhar e pensar “olha, uma mosca… já saiu” e seguir sua vida sem grandes transtornos. Porém, se entra uma barata voadora, se debate e sai, provavelmente você vai passar uma taquicardia infernal, sentir pavor e ter medo de que ela entre novamente. Se o Pensamento Intrusivo for a mosca, tá tudo certo. Se ele for a barata, procure ajuda para que ele se torne a mosca.

Coisas que você pode fazer sozinho para tentar reduzir a incidência e o impacto de Pensamentos Intrusivos na sua vida: qualquer coisa que ajude a controlar sua ansiedade. E nessas horas todo mundo pensa em meditação, o que é um erro. Nada contra meditação, é uma ferramenta útil. Porém, não adianta meditação se o básico não estiver coberto, o que incluí boas horas de sono, boa alimentação e prática diária de atividade física. Quando a base estiver ok, aí você pensa em refinar e ir para meditação ou qualquer outra coisa que te ajude a tranquilizar a mente.

Terapia também ajuda, mas, por gentileza, procurem pessoas com diplominha universitário. Psicologia é uma ciência, ou seja, algo que foi testado e comprovado, que vem sendo estudado e aperfeiçoado por muito tempo. Não vai ser uma tia sacudindo cristais quem vai resolver o seu problema. Talvez, se você se sugestionar muito, você mesmo resolva seus problemas e credite a solução à tia dos cristais, mas cá entre nós, se é para resolver sozinho, não faz o menor sentido pagar para alguém.

“Mas Sally, se eu não fizer nada, posso ter problemas?”. Se os Pensamentos Intrusivos te abalarem, te afetarem, te causarem medo, tristeza, estresse ou qualquer sentimento negativo, sim, você pode ter muitos problemas, que vão desde insônia, depressão ou coisas piores. Vou repetir aqui o que já disse em muitos outros textos: viver não tem que ser um sacrifício, se viver é um sacrifício para você, procure ajuda, pois é possível melhorar sua qualidade de vida. Quando viver é um sacrifício, o corpo não aguenta muito tempo, cedo ou tarde ele colapsa pelo esforço surreal que tem que fazer diariamente.

Eu sinceramente acredito que só o fato de as pessoas entenderem que Pensamentos Intrusivos não são revelações sobre elas mesmas, sobre seu caráter ou sua índole, já vai libertar um monte de gente. Só o fato de saber que é normal e todo mundo experimenta em algum momento da vida também. E principalmente o fato de saber que é possível não dar bola, não se importar, não se deixar afetar para resolver o problema, será crucial para mudar a vida de muita gente para melhor.

Conheço pessoas que foram tão atormentadas por Pensamentos Intrusivos que acabaram realizando-o como tentativa de solução, para ver se assim o pensamento as deixava em paz. Não é assim que se resolve. Quando você o coloca em prática, você dá importância e ele. A única solução caseira possível é encontrar uma forma de não levar esses pensamentos a sério, de não dar relevância, não permitindo que eles te provoquem qualquer impacto ou sentimento.

Não é viável? Procure ajuda, não por temor aos Pensamentos Intrusivos e sim pelo impacto negativo que os sentimentos que eles despertam possam provocar em você.

E, para finalizar, é assombroso como algo que está dentro da normalidade seja tão pouco falado e comentado. Talvez as pessoas tenham medo de serem taxadas de malucas, talvez tenham vergonha, o fato é que seria muito saudável normalizar os Pensamentos Intrusivos, conversar sobre eles compartilhá-los.

Se quiser, deixe algum Pensamento Intrusivo seu nos comentários. Eu começo compartilhando um meu: quando estou perto de ventilador de teto ligado frequentemente me vem pensamentos de que ele pode cair e machucar a todos os que estiverem à sua volta. Bora compartilhar o seu com os leitores?

Para dizer que seus pensamentos intrusivos exigem comentários anônimos (fique à vontade), para dizer que está feliz por descobrir que não é maluco ou ainda para dizer que tem pensamentos destrutivos: comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (26)

  • Já pensei em me atirar na frente de carros numa rodovia e em abrir a porta do carro em pleno movimento. Ainda bem que esses pensamentos nunca ficam muito tempo em minha mente.

  • Sempre, sempre penso em apertar uma taça de cristal até quebrá-la em minha mão, o mesmo acontece cada vez que entro ou saio do banho, sinto uma vontade imensa de empurrar ou puxar o blindex até ele estourar.
    Sempre preciso afastar esse pensamento pois ele seria danoso para mim.
    Sinto medo de um dia fazer isso.

    • É estranho sim, mas é normal, se for um pensamento que aparece e logo vai embora. Fica tranquilo, todo mundo tem pensamentos intrusivos esquisitíssimos.

  • Eu acho que nunca tive isso de aleatórios tipo e se eu lambesse o chão, mas outros tipos de eu entrar num elevador e sempre achar que vai cair pu estar no ônibus e imaginar que vai ter acidente, isso é direto e quando alguém me sacaneia sempre me imagino matando a pessoa.

  • Eu sempre penso que o avião onde eu estou vai cair. Já pensei em me jogar de lugares altos. Já pensei na morte de pessoas que gosto. Já pensei em ter relações sexuais com membros da minha família. Colocar animais no microondas ou no liquidificador. Enfim, esses pensamentos foram embora tão rápido quando vieram. Mas é estranho mesmo.

    • Sim, perfeitamente normal, porém estranho. O importante é a gente não se sentir mal com esses pensamentos, não dar importância, para que eles desapareçam sem qualquer efeito nas nossas vidas.

  • Texto incrível. Meu pensamento intrusivo mais comum é jogar qualquer líquido quente que eu estiver segurando no rosto de quem está na minha frente. Me jogar da sacada é bem comum também.
    No passado eu ficava muito mal com esses pensamentos e realmente alguns duravam dias, era um tormento. Mas depois de pesquisar eu comecei a deixar o pensamento vir, reconhecer que é só um pensamento e ignorar até ir embora.
    Ajudou também a falar o pensamento (só para o meu marido claro) ou escrever num caderno…Imagina um caderno cheio de coisas estranhas escritas.

    • É estranho, mas é a gente que faz ser estranho, dando seriedade ao pensamento, deixando que ele represente algo. Muito bom que você tenha conseguido perceber que não é nada, que tem que reconhecer que é só não dar importância que ele vai embora.

  • Eu era atormentada por imagens de jogar maços de dólares pela janela (nos anos 80, quando dólar era uma espécie de investimento). Meu filho me disse outro dia que sempre que vê uma grelha de churrasco vermelha de quente, imagina colocar a mão ali. Muito estranho mesmo.
    Eu tenho uma pergunta.
    Será possível que alguns pensamentos intrusivos sejam uma forma do cérebro “avisar” sobre algo perigoso ou pulsão de morte que foi detectado por sinais sutis pelo inconsciente, mas ainda não deu tempo de produzir um pensamento racional? Pergunto pq tive algumas experiências nesse sentido, já me aconteceu algumas vezes de ter o pensamento e o acidente acontecer em frações de segundos depois. Por exemplo, ano passado estava experimentando um cavalo novo, teoricamente super tranquilo, a passo, e de repente me veio uma imagem completamente idiota: “vou bater, aonde está o cinto de segurança?” e a minha mão foi automaticamente para o meu ombro esquerdo, onde costuma estar o cinto do carro. Pensamento aparentemente intrusivo e nada a ver com a situação. Simultaneamente o cavalo virou as orelhas pra trás, deu um pulo, escoiceou e me jogou longe – enquanto caía (demora um tempão, muito estranho) eu estava totalmente perplexa, tipo, WTF? Não tive nem reação. Óbvio que algo o assustou, e eu nunca entendi o que.
    Será que uma parte do meu cérebro percebeu o que ia acontecer (por alterações sutis no comportamento do cavalo, por exemplo) mas não deu tempo de “organizar” a ideia? Aí me jogou mentalmente para imagens de um possível acidente de carro?

    • Esther, acho que nem eu nem a ciência sabemos responder a isso. Até agora, isso não foi provado.
      Mas já foi provado que nosso inconsciente processa muita informação em um tempo que nós não acompanhamos, então, acho bem possível.

  • Eu tenho um amigo que tinha pensamentos intrusivos meio pesados na adolescência. Não sei exatamente do que se tratavam, mas foi o que o fez decidir fazer terapia e no fim das contas, cursar psicologia na faculdade.

    Os meus costumam ser bem inofensivos, como jogar o celular pela janela, da beira do rio ou imaginar meus óculos caindo do rosto quando chego perto de uma janela. Me dá um certo receio de realmente acabar deixando o celular cair pela janela, então costumo evitar estar com ele em mãos nessas horas.

    • Eu também tenho essa vibe de coisas caírem da minha mão, mas no meu caso sou mão de alface mesmo, tudo cai da minha mão

        • Também conheço umas pessoas bem “mão de alface”, às quais não posso confiar nada de frágil e delicado. Vai tudo direto para o chão!

  • Já tive pensamento intrusivo de esfaquear pessoas enquanto elas dormem. Atualmente não me ocorre mais, mas, na adolescência e começo da vida adulta, era todos os dias.

    E sim, eu tinha medo de que eu pudesse perder o controle e machucar alguém, ou na melhor hipótese ter TOC.

    Conversei com meu psiquiatra na época e ele me assegurou que era mais coisa da minha ansiedade generalizada do que querer machucar alguém. Fiquei mais tranquila e foi desaparecendo sozinho com o tempo.

    E sinceramente, já passei MUITA raiva nessa vida, já encontrei pessoas realmente muito desagradáveis que com certeza mereceriam pelo menos um soco na cara. E ainda assim nunca me aconteceu de machucar ninguém.

    Hoje em dia meus pensamentos intrusivos envolvem morte de ente querido ou de que vou sofrer violência (não falo apenas da violência urbana comum do Brasil) se eu sair na rua. Também não posso ver um gato e já me vem imagens mentais dele morto.

    • Que bom que você encontrou alguém que te tirou esse peso das costas e te informou que um pensamento intrusivo não reflete quem você é e não vai se concretizar!

  • Nem sabia que tinha nome para isso… e compartilho seu pensamento intrusivo, desde os tempos de escola, hahaha
    Outros pensamentos que já tive: me jogar de uma sacada alta ou dar um puxão no brinco ou piercing de uma pessoa. Muito estranho.

    • É estranho mesmo, mas é comum e considerado “normal”. Deveríamos falar mais sobre isso no dia a dia, assim se tira um pouco o peso disso. Muita gente se acha errada, mau caráter ou até perigosa por algo que é perfeitamente normal.

    • Aproveitando o comentário, Sally, uma dúvida: e quando o pensamento intrusivo se refere especificamente a pensamentos suicidas, como a pessoa se jogar de um lugar alto, seja sacada, janela de prédio, ponte etc? Não é caso pra atenção mais específica e mais especial com psiquiatra, psicólogo etc?

      • Depende. Se é apenas um pensamento desconexo que aparece do nada e rapidamente desaparece, provavelmente não é preocupante.
        Mas se é um pensamento recorrente, algo que traz emoções negativas, algo que realmente afeta a vida da pessoa, aí sim seria indicado procurar ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: